PDA

Ver Versão Completa : Bad, uma experiência de vida

followerU2
20/06/2007, 22h15
UVs,

Não sei vocês têm acompanhado a série de artigos de autoria de integrantes do staff do fansite @U2, sobre músicas do U2 que marcaram suas vidas. São textos muito interessantes e emocionantes, que valem à pena conferir.

O último deles é de uma pessoa incrível, alguém que admiro muito e que tenho como uma verdadeira e fiel amiga, sem nunca na verdade termos nos encontrado pessoalmente (por enquanto, esperamos que isso aconteça algum dia...). O nome dela é Laura Page, nos conhecemos no Interference em 2000, e mantivemos contato desde então. Ela teve um fansite próprio por algum tempo, e depois entrou para o staff do @U2.

Escrevi pra ela e pedi permissão pra fazer uma versão em português desse texto, onde ela narra sua experiência com Bad, e como essa obra-prima do U2 a ajudou a enfrentar uma situação muito difícil que, mesmo sem que ela soubesse, era a mesma retratada na música. Eu sei de quem ela está falando nesse texto. Acreditem, a estória dela é verdadeira. E também sei o que é passar pelo que ela passou. Acreditem, chega-se a um ponto em que essa difícil decisão tem que ser tomada...let it go...

Quem quiser conferir o texto original dela:
http://www.atu2.com/news/article.src?ID=4675

Segue a minha versão:

Eu sempre senti que a música do U2 estava diretamente relacionada a coisas que aconteciam na minha vida. Isso pode ter algo a ver com o fato de que eu tenho mais ou menos a mesma idade dos integrantes do U2, e muitas das nossas experiências de vida aconteceram na mesma época. Muitas dessas experiências de vida acharam seu caminho na música deles.

Em 1984, eu era uma estudante universitária desembrulhando minha cópia em vinil do álbum The Unforgettable Fire. As rádios mais populares estavam cheias de Frankie dizendo às pessoas para “relaxarem” (referência ao hit Relax, da banda Frankie Goes To Hollywood), e as rádios universitárias eram uma fuga daquilo que eu considerava uma música estúpida. Eu me considerava uma fã do U2, e as Violent Femmes e REM também tinham alta rotação no meu toca-discos.

Eu estava também passando por dificuldades, ao observar alguém muito próxima de mim lutar uma batalha enorme contra o vício.

É difícil lidar com algo tão pesado quando você está cercada por festas estudantis e jogos de futebol, e quando você se dá conta de que essa não é uma experiência universitária comum. Eu não podia contar com nenhum dos meus amigos. Eu não estava a fim de “relaxar”. Na verdade, eu não tinha certeza se estava a fim de coisa alguma. Eu me sentia desesperada, triste, frustrada, com raiva....e sozinha.

Então, dos horríveis auto-falantes do meu velho 3 X 1 (toca-discos/gravador/rádio-amplificador) eu subitamente ouvi Bono dizer tudo por mim.

“Bad” começa do jeito que eu me sentia naquela época, com um apelo...um desejo de consertar as coisas, de ajudar essa pessoa, de fazer o mal ir-se embora.

If I could throw this lifeless
Lifeline to the wind
Leave this heart of clay
See you walk, wallk away

Eu certamente tinha intenção de consertar as coisas; eu queria fazer com que melhorasse, tira-la disso. Não há nada pior do que ver alguém que você ama descer ao inferno. Também não há nada a dizer, nada a fazer para melhorar as coisas até que aquela pessoa queira melhorar por si própria. Para aqueles de nós que já estiveram envolvidos com pessoas viciadas, acostumadas a esconder ou se permitir isso, a idéia de que você não pode consertar as coisas por elas é muito difícil de aceitar.

Meus amigos gostavam da música, mas não a amavam; eles tinham outras preferidas no disco. O que eles viam de certo modo com uma tentativa boba de rimar palavras, eu via como a progressão pela qual alguém passa quando é confrontado com o risco de perder alguém que se ama.

Desperation
Dislocation
Separation
Condemnation
Revelation
In temptation
Isolation
Desolation
Let it go

Eu atingi um ponto nesse relacionamento que eu tive que desistir. Tinha que abandona-la para o seu próprio bem. Como é que ela algum dia poderia melhorar se não sofresse as conseqüências do seu próprio comportamento? Eu também tive que desistir por mim mesma porque não agüentava mais assistir a sua auto-destruição.

Eu lembro claramente do momento em que isso aconteceu. Nós estávamos conversando, e ela simplesmente me olhou nos olhos e mentiu novamente. Na superfície, ela parecia tão serena quanto poderia ser, graças à ajuda dos medicamentos. Mas nos seus olhos lá estava: a tempestade.

True colors fly in blue and black
Bruised silken skies and burning flack
Colors crash, collide in bloodshot eyes

Ela estava em outro mundo, e eu nem ao menos podia alcançá-la. Eu acredito que ela estava tão desesperada quanto eu estava, tão frustrada, e perdida.

Surrender
Dislocate

“Bad” começou sendo sobre ela; e acabou sendo sobre mim.

Quando a famosa performance de “Bad” no Live Aid aconteceu, eu fiquei paralisada. Lá estava o Bono me dizendo que a música era de verdade sobre o vício. Lá estava o U2 no palco, nem de perto a maior atração do evento, superando a todos. Eu assistia enquanto o U2 tocava e Bono se deixava levar pela música, até que ele se lançou em desespero de 6 metros de altura para salvar a garota. Para mim, aquela dança aconteceu por causa da música, pelo fato de o Bono se sentir tão imerso na canção que ele tinha que ir e salvar alguém. Fez total sentido pra mim o fato de te sido “Bad”, e não outra música das mais populares deles, que no final das contas os catapultou à estratosfera. Por ser a letra tão íntima, tão pessoal, eu senti claramente que essa vontade deles em dividi-la solidificou o relacionamento deles com os fãs.

E duro afastar-se de alguém que se ama, alguém de quem você sempre esteve perto, e de quem você precisou a sua vida inteira. É especialmente difícil ter essa atitude ainda muito jovem, apenas começando a vida e tentando se encontrar.

“Bad” me fez saber que eu não estava sozinha.

© @U2/Page, 2007
versão em português por Maria Teresa M.da Rosa

MT

jorgefilipe_u2
20/06/2007, 22h35
Fantástico! Achei impressionante, muito bonito mesmo!

Valeu MT!! Muito obrigado :aprovado:

ntrevia
20/06/2007, 22h40
MT,
eu ainda não tinha visto esses textos no @U2, esse em particular é muito especial...belo texto...mostra como a música pode nos ser muito útil em momentos alegres mas também adversos...do quanto eles são capazes de transcrever esses sentimentos em belos e tocantes versos...
Valew pela dica...;)

followerU2
20/06/2007, 22h46
Legal Jorge :)

E Nonata, no link que coloquei com o texto dela tem os outros links para os outros ensaios, confere lá.

MT

ntrevia
20/06/2007, 22h49
Legal Jorge :)

E Nonata, no link que coloquei com o texto dela tem os outros links para os outros ensaios, confere lá.

MT

;) já tô fuçando por lá...

Bonolocks
21/06/2007, 08h48
Muito obrigado, de coração, MT! Esse texto incrível revela o que muitas vezes aconteceu comigo. E o que tem acontecido comigo ultimamente, mais uma vez tendo circunstâncias difíceis sendo reveladas nas músicas do U2. Mas como a Laura Page disse, não estamos sozinhos. E é nessas circunstâncias que descobrimos quem são nossos verdadeiros amigos e quem está aí só prá julgar e nos derrubar de alguma forma.:(

Que bom que as músicas do U2 estão aí também prá nos ajudar a levantar e encarar situações pouco agradáveis. Kite, Stuck In A Moment, Walk On,... Como é bom também poder ouvir essas músicas simplesmente pelo prazer de escutar. E se divertir também com Vertigo, Elevation, Angel Of Harlem, Out Of Control,...

;) :)

Mlpangelina
21/06/2007, 08h56
Uau! Maravilha de texto :sim:

Bad é uma das músicas do U2 que mais me deixa emocionada e é uma das minhas preferidas. Por ser muito pesada no tema não é sempre que eu escuto, mas eu amo ela de mais, e me identifico com ela, não de forma literal, mas de algum modo ela se encaixa em situações pelas quais estou passando/passei na minha vida. Acho que essa é umas das grandes qualidades do Bono compositor; conseguir transpor experiencias dele e de pessoas próximas a ele de forma tão perfeita que retratam momentos de outras pessoas, não sei se me fiz entender, mas isso sempre em passa pela cabeça quando eu fico sabendo qual foi a inteção dele ao escrever alguma letra.

Scarlet
21/06/2007, 09h41
Que história hein?!

Muitas vezes me peguei "vivenciando uma música", quero dizer, vivendo um momento que pode ser traduzido em uma determinada canção.
Acredito que se consegue assimilar mais facilmente a mensagem de uma canção quando se tem experiência com o assunto ali discutido, que foi exatamente o caso da Laura. Mesmo sem saber o real significado da letra de Bad, ela compreendeu o significado de cada verso com muita clareza porque estava vivendo aquela mesma situação. Para as outras pessoas, a letra poderia não ter o mesmo significado. As canções escritas por Bono são subjetivas, não é qualquer um que consegue entender a mensagem ali contida. Que cabecinha brilhante ele tem!!!

Bjssss
Cris

Larrynha
21/06/2007, 10h19
Uau! Maravilha de texto :sim:

Bad é uma das músicas do U2 que mais me deixa emocionada e é uma das minhas preferidas. Por ser muito pesada no tema não é sempre que eu escuto, mas eu amo ela de mais, e me identifico com ela, não de forma literal, mas de algum modo ela se encaixa em situações pelas quais estou passando/passei na minha vida. Acho que essa é umas das grandes qualidades do Bono compositor; conseguir transpor experiencias dele e de pessoas próximas a ele de forma tão perfeita que retratam momentos de outras pessoas, não sei se me fiz entender, mas isso sempre em passa pela cabeça quando eu fico sabendo qual foi a inteção dele ao escrever alguma letra.Se fez entender sim Mlpangelina,e vc escreveu a mesma coisa que eu penso;)

di Lua
21/06/2007, 10h38
Que história hein?!

Muitas vezes me peguei "vivenciando uma música", quero dizer, vivendo um momento que pode ser traduzido em uma determinada canção.
Acredito que se consegue assimilar mais facilmente a mensagem de uma canção quando se tem experiência com o assunto ali discutido, que foi exatamente o caso da Laura. Mesmo sem saber o real significado da letra de Bad, ela compreendeu o significado de cada verso com muita clareza porque estava vivendo aquela mesma situação. Para as outras pessoas, a letra poderia não ter o mesmo significado. As canções escritas por Bono são subjetivas, não é qualquer um que consegue entender a mensagem ali contida. Que cabecinha brilhante ele tem!!!

Bjssss
Cris

Concordo com você...
Uma mesma letra pode ser interpretada ou ajudar várias pessoas de maneiras diferentes exatamente por essa subjetividade que ele usa.
Isso acontece comigo.Pra mim algumas músicas tem um significado especial que não é o sentido real da música, mas que se encaixam perfeitamente em algumas situações.

Muito bom texto MT!

Marybel
21/06/2007, 10h42
Fazia muito, muito tempo que um texto não me levava às lágrimas!

Marcinha nr 1
21/06/2007, 16h24
É, Bad é muito especial, e nunca deixou de ser a minha preferida!!!

U2FANATIC
22/06/2007, 01h20
por muitos anos bad foi a musica mais emocionante de todos os tempos pra mim, bono se entrega completamente nessa musica, é uma dessas musicas que arrepia e vendo as expressoes de bono talvez seja a musica emocionalmente de maior entrega desse excepcional cantor, acho que todos os fãs se arrepiam quando ele canta essa musica, talvez seja o unico ser na terra que possa canta-la, e como se a musica fosse parte de sua alma, me puxei mas é isso mesmo.

followerU2
22/06/2007, 21h09
Legal pessoal :) Passei pra Laura um resumo dos comentários de vocês, e disse que o pessoal elogiou o texto. Enão repasso agora o thank you very much dela :)

MT

rodrigo_beleza
23/06/2007, 21h43
Há momentos tão amargos, secos e tristes que procuramos, com o passar dos dias, tentar esquecer...

Let it go...

Essa leitura de Bad, tão pesada quanto sincera e direta, também me fez lembrar de algumas coisas...

Definitivamente, observar alguém que amamos em caminhos tão tortuosos e incertos... tão frustrantes... tão miseráveis...

Não creio que haja algo mais amargurante do que isso, sabe...

A vida caminhou de maneira que, a exemplo de tantos outros, também tive que falar a tal "Let it go"...

e foi tão pesado quanto.... sempre é, quando precisamos dizer isso.

Engraçado como a gente se encontra, né....

da alegria de "Beautiful Day" até a dor desse "Let it go" de "Bad"...

da esperança de "Midnight is where the day begins" até a triste realidade de "a house still doesn´t make a home"...

MT, valeu pelo texto, querida...

Bonolocks, meu caro...
vc está coberto de razão...

bom não estar sozinho.

Su Scout
24/06/2007, 12h07
Eu fiquei emocionada. Sempre achei Bad uma linda canção, mas atualmente ela está fazendo todo o sentido na minha vida.

Be Strong
25/06/2007, 13h34
Bad é uma canção que mexe com qualquer pessoa. E o mais legal é que são três acordes e nada mais (ou será a verdade?!?!?). Todo andamento dá música está na interpretação do Bono, aumentando ou diminuindo a intensidade da poderosa bateria do Larry. Clássico dos clássicos.

Valeu pelo texto MT!

Aliás, todos que assistiram ao Live Aid, em 1985, se encantaram pelo U2 por causa de Bad e a maravilhosa e emotiva interpretação do Bono. E pensar que ele se sentiu o último dos últimos por não poder tocar Pride...

Mysterious girl
25/06/2007, 19h21
Não tenho como descrever esse som... Não tenho como explicar como essa música me emociona... Acho que nem preciso tentar, pois tudo o que eu disser não será suficiente! Dos primeiros acordes até o último, essa música me faz entrar em outra dimensão! :aprovado:

Adorei o texto! Obrigada por compartilhá-lo MT! ;)

Renuska
26/06/2007, 09h53
Bah, que incrível esse texto!

Valeu MT!!

Elise
27/06/2007, 20h19
(...)Escrevi pra ela e pedi permissão pra fazer uma versão em português desse texto, onde ela narra sua experiência com Bad, e como essa obra-prima do U2 a ajudou a enfrentar uma situação muito difícil que, mesmo sem que ela soubesse, era a mesma retratada na música. Eu sei de quem ela está falando nesse texto. Acreditem, a estória dela é verdadeira. E também sei o que é passar pelo que ela passou. Acreditem, chega-se a um ponto em que essa difícil decisão tem que ser tomada...let it go...(...)
MT

:vergonha: :( ...Ah...eu ia fazer um comentário a respeito, mas não consigo....:(

angel of dublin
04/07/2007, 22h09
nossa, ceis flaram exatamente tdo q eu tava pensando...:P

MT!! qe texto lindo!!

eu nem to ouvindo Bad, mas a musica tá tocando na minha cabeça nesse exato momento....

desde o começo dos meus tempos de fã, sempre achei Bad uma canção linda...mas eu, boba q era, n ouvia as letras e a poesia do Bono. por isso, eu achava até qe a música tratava sobre a liberdade...rsrsrs, disfarçaaa.

mas até qe faz sentido n faz? o 'let it goooooo...' lindo e comprido me dava (e me dá até hj, pq nao?) uma sensação de liberdade e alegria....e a guitarra do Edge, incansável, sem parar, Adam e Larry tb....

só um tempinho dps descobri sobre oq ela realmente se tratava, e aí virou algo completamente diferente, mas até mais emociante...

enfim, liberdade ou vício, Bad eh uma canção linda, se bobear, a mais linda do U2 e provavelmente de todos os tempos. :)

PARABÉNS MT e Laura (minha xará, cujo trabalho eu n tive o privilégio de conhecer melhor)!!!!!!!!

TO LET IT GOOOOOO...
AND SORT OF FAAAAAAAAAAAAAADE AWAYY.