PDA

Ver Versão Completa : Dólar em queda! O que vc pretende fazer?

Louisevans
16/05/2007, 18h40
Como bem noticiado pela mídia desde ontem, dia 15, o dólar rompeu com a barreira dos dois reais, hoje a Bovespa fechou em alta de 2,41. Todos índices internacionais que avaliam o risco de investimentos estrangeiros no Brasil apontam para um futuro promissor para o país, como bem explica esta reportagem que retirei do portal de notícia uol. Diante dessa nova realidade da economia brasileira, o que vocês pretendem fazer?

15/05/2007
Dólar abaixo de R$ 2: o que está por trás da trajetória de queda da taxa de câmbio?
SÃO PAULO - Após seis anos de muita oscilação, nos quais o patamar dos R$ 4,0 chegou a ser atingido, o dólar comercial finalmente rompeu a barreira dos R$ 2,0 nesta terça-feira (15). A divisa fechou o dia em forte baixa de 1,34%, cotada a R$ 1,9810 na venda.

Apesar de importante, o movimento não é assim tão inusitado, uma vez que analistas já vinham alertando para essa possibilidade há algumas semanas.

Para se ter uma idéia do quão significativa está a tendência de baixa do dólar, a divisa registra desvalorização na casa do 6,0% neste ano. Desde janeiro de 2002, a queda acumulada supera expressivos 55%.

Qual o motivo de tamanha desvalorização?

Devido à relevante influência que o mercado de câmbio tem sobre o comportamento da economia de um país, os movimentos declinantes do dólar em relação ao real estão sendo noticiados com grande ênfase pela mídia brasileira e incitam muita discussão entre políticos, empresários e participantes do mercado financeiro em geral.

Mesmo assim algumas perguntas ainda incomodam, principalmente as pessoas menos familiarizadas com os fatores que influenciam o comportamento do mercado de câmbio: por que o dólar está se valorizando tanto frente ao real? Ou melhor: o que está por trás de um real tão forte? Quando esse movimento de desvalorização vai acabar, ou não vai acabar?

As respostas para essas perguntas não são assim tão simples, mas a análise da atual conjuntura econômica brasileira e mundial nos ajuda a entender melhor o movimento.

Fundamentos estão cada vez mais sólidos

Tendo em vista que o influxo de moedas para um país usualmente reflete sua situação econômica, no Brasil, a percepção de que os fundamentos estão cada vez mais sólidos trabalham a favor da valorização do real. Neste contexto, premiando os avanços econômicos obtidos nos últimos anos, a Fitch Ratings, importante agência internacional de classificação de risco, elevou na última semana o rating dos títulos da divida externa brasileira para BB+.

Isso significa dizer que o país está agora um degrau abaixo do tão sonhado grau de investimento, ou investment grade, patamar no qual apenas nações com baixo risco de calote são enquadradas.

Segundo a Fitch Ratings, o upgrade é reflexo da significativa melhora na situação externa do país, políticas macroeconômicas prudentes, aumento da poupança doméstica e mais uma lista de itens, que incluiu o interessante nível das reservas internacionais, uma garantia de que Brasil conta com melhores condições de cumprir seus compromissos financeiros, inclusive caso ocorra uma eventual deterioração do quadro econômico internacional.

Brasil na rota dos grandes investidores

Em um período de elevada liquidez internacional e juros baixos nas nações desenvolvidas, a posição de uma economia com baixo risco de calote, boas perspectivas de crescimento e com a maior taxa de juros reais do mundo coloca o Brasil na rota dos grandes investidores, que inundam nossa economia com seus dólares.

Para se ter uma idéia deste movimento, desde 2002 que o fluxo de recursos estrangeiros da Bolsa de Valores de São Paulo não fica deficitário. Nos últimos quatro anos, essa classe de investidores mais comprou mais do que vendeu ações brasileiras, deixando mais de R$ 19 bilhões na Bovespa, segundo os últimos dados oficiais disponíveis, que computam os negócios realizados até o último dia 10 de maio.

O crescimento dos investimentos diretos também é significativo. Segundo dados da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), o México liderou a lista dos países da região que mais receberam investimentos estrangeiros em 2006, com US$ 18,94 bilhões (26,1%). O Brasil ficou logo atrás, com US$ 18,78 bilhões (25,9%), seguido pelo Chile, com US$ 8,05 bilhões.

Fluxo cambial recorde

Não podemos deixar de mencionar ainda a importante contribuição da balança comercial brasileira. Nos últimos quatro anos, as exportações brasileiras mais que dobraram (127,7%). Outro dado relevante é que o saldo acumulado, no mesmo período, atingiu US$ 149,2 bilhões, contribuindo para a melhoria das contas externas brasileiras e a estabilidade econômica.

O fluxo cambial de abril ficou positivo em US$ 10,728 bilhões. O valor é o maior da série histórica mensal do BC iniciada em janeiro de 1982. Antes desse resultado, o maior valor de fluxo tinha ficado em US$ 10,331 bilhões em março de 1998. No ano, o fluxo cambial está positivo em US$ 28,122 bilhões. Em igual período do ano passado, o fluxo cambial estava positivo em US$ 18,301 bilhões.

Movimento de desvalorização em nível mundial

Por fim, mas não menos importante, vale mencionar que o dólar enfrenta um movimento de desvalorização frente às principais moedas internacionais.

Nos últimos anos, os fundamentos macroeconômicos norte-americanos mostraram alguma deterioração. O aumento dos gastos com a guerra do Iraque e com questões sociais, a queda da arrecadação decorrente da política de redução de impostos e os elevados déficits em conta corrente e comercial pressionaram as contas.

Esse movimento tem sido observado de perto pelas grandes autoridades e gerado certo desconforto, levando muitos bancos centrais a reverem suas posições em dólar.

Até onde vai a desvalorização

Na opinião dos analistas consultados pela InfoMoney, as intervenções do BC podem até conter um pouco a apreciação do real no curto prazo, mas, tendo em vista a favorável conjuntura para a economia brasileira e para o influxo de recursos, não serão suficientes para inverter a tendência de queda da divisa norte-americana.

Recentemente, a equipe da Tendências Consultoria alterou suas projeções para o dólar. "Revisamos nossa projeção para a taxa de câmbio de R$ 2,13 para R$ 2,02 ao final deste ano e de R$ 2,13 para 2,08 ao final de 2008".

Entre as cinco instituições que se destacam pela precisão de suas projeções nas pesquisas de expectativas de mercado realizadas pelo Banco Central (Relatório Focus), a projeção para o dólar ao final deste ano é de R$ 1,95. Quando as projeções referem-se à toda amostra de instituições pesquisadas pelo Banco Central (aproximadamente 100), a mediana das perspectivas aponta para o dólar a R$ 2,05 ao final de 2007 e R$ 2,10 ao final de 2008.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/economia

Mlpangelina
16/05/2007, 18h46
Diante dessa nova realidade da economia brasileira, o que vocês pretendem fazer?As primeiras coisas que pensei quando o dólar começou a cair, foi em comprar alguns produtos pelo amazon [que eu sempre quiz, mas o dólar não ajudava], logo em seguida pensei em viajar :P Se o dólar continuar em baixa até as ferias é o que eu vou fazer, faz anos que minha família fala nisso, parece que agora chegou a nossa vez :lol:

Muita gente tá falando em comprar dólar, mas como não entendo nada disso prefiro não me meter :dúvida:

edit: votei em "comprar produtos importados" pq n]ão dá pra escolher mais de uma opção :P

*Carol*Ws*Sl*Hewson*
16/05/2007, 18h51
sentar e chorar...

preferia que o euro abaixasse

::Juliana::
16/05/2007, 18h59
sentar e chorar...

Idem! :chorando:

Eu já tinha intenções de viajar faz tempo, por isso votei nessa opção, mas como o destino é Europa me ajudaria muito mais se o Euro não estivesse tão alto. A não ser que consiga algum super ultra pacote promocional em dólares não está fazendo muita diferença pra mim no momento. :(

Mirrorball
16/05/2007, 19h00
Comprar produtos importados! Quero que o dólar baixe o máximo possível. :D

Louisevans
16/05/2007, 19h07
Comprar produtos importados! Quero que o dólar baixe o máximo possível. :D

Eu também!!! :pulando: Eu gostaria também que os preços dos insumos, como milho e soja abaixassem também, assim eu posso vender mais ração :assobio:

*Carol*Ws*Sl*Hewson*
16/05/2007, 19h11
Idem! :chorando:

Eu já tinha intenções de viajar faz tempo, por isso votei nessa opção, mas como o destino é Europa me ajudaria muito mais se o Euro não estivesse tão alto. A não ser que consiga algum super ultra pacote promocional em dólares não está fazendo muita diferença pra mim no momento. :(

além de tudo isso...pra mim não tem graça nenhuma e nunca teve quando dólar baixava :reprvd: é legal pra moh galera, mas no meu caso nao <_< <_< droouga viu XD

alias corrigindo eu escrevi dolar abaixasse,mas quiser dizer baixasse xD imagina uma nota de dólar abaixando HAHAHAHAH XDDD e dançado xD aii cala a boca caroline

Tatiane RD
16/05/2007, 21h14
Provavelmente comprar produtos importados :D

Pra viajar, eu ainda vou esperar pelo Euro mesmo >.<

Vertigoatomic
16/05/2007, 21h48
Eu quero é que o euro baixa bastante, mas em 2008. Por hora com essa queda fantastica do dolar, acho que vou fazer umas visitas ao amazon.

MYSTERIOUS
16/05/2007, 22h04
sentar e chorar...

Idem Be!<_<

Eu quero é que o euro baixa bastante, mas em 2008. Por hora com essa queda fantastica do dolar, acho que vou fazer umas visitas ao amazon.
O desbunde da vida de solteiro...:assobio: :lol:

Su Scout
16/05/2007, 22h57
Amazon já!:P

Vivian
17/05/2007, 00h29
sentar e chorar...

me too :(
se eu tivesse $$ agora eu viajava, comprava tudoooo q me desse na telha, mas como to pobre, nao farei nada :D

MYSTERIOUS
17/05/2007, 02h07
se eu tivesse $$ agora eu viajava, comprava tudoooo q me desse na telha, mas como to pobre, nao farei nada :D
e no fim ela RI!:ROTFLOL:

Vivian
17/05/2007, 02h23
e no fim ela RI!:ROTFLOL:
logico, senao eu choro :lol:

Marybel
17/05/2007, 08h55
Gente, cêis tão se esquecendo que se o dólar baixa, o euro também baixa. Não tanto quanto, mas já é algum negócio...

Eu não votei na enquete porque eu pretendo fazer duas coisas: visitar alguns sites gringos e comprar alguns objetos de desejo e por fim, comprar algumas doletas para a minha viagem do ano que vem. Se eu tivesse condições de ter certeza absoluta, com 15 meses de antecedência, que tudo que eu planejei, as minhas 8 semanas de folga no trabalho, realmente acontecerão, eu até já fecharia o meu curso de inglês...:dúvida:

cran02girl
17/05/2007, 09h36
Idem!!! Eu queria era comprar um pc novo... Só isso! :(

Beterraba
17/05/2007, 10h47
Bom eu votei em NADA..pq eu não tneho dinheiro nem em real auhauhauhahua

17/05/2007, 12h32
Gente, cêis tão se esquecendo que se o dólar baixa, o euro também baixa. Não tanto quanto, mas já é algum negócio...

Eu não votei na enquete porque eu pretendo fazer duas coisas: visitar alguns sites gringos e comprar alguns objetos de desejo e por fim, comprar algumas doletas para a minha viagem do ano que vem. Se eu tivesse condições de ter certeza absoluta, com 15 meses de antecedência, que tudo que eu planejei, as minhas 8 semanas de folga no trabalho, realmente acontecerão, eu até já fecharia o meu curso de inglês...:dúvida:
E quem acha que ela já tem uma planilha pra tudo isso levanta a mão! o/

Desculpa, mas eu não pude resistir! :ROTFLOL:

di Lua
17/05/2007, 13h26
Eu queria viajar pra Disney!
:lol:
Brincadeira.
Eu queria comprar algumas coisas importadas.
Mas é só querer msm.Não tô comprando nem por aqui, então...:reprvd:

Vivian
17/05/2007, 14h23

é verdadeeeeee :oh:

definitivamente aqui no forum deveria ter aquele panda gritando! como sinto falta deleee :lol:

Elise
17/05/2007, 15h09
Putz...Eu trabalho na área de Turismo e a queda pro mercado é muito bom (óbvio)!!!

MAAAAASSSS, eu pessoalmente não estou muito feliz porque eu estou pra receber um reembolso de impostos em dólar, e tava contando com a grana pra trocar e quem sabe viajar aki pelo Brasil...Anyway, podia ter esperado só um pouco, até eu trocar!!! :P

Scarlet
17/05/2007, 15h18
Eu não vou fazer nada. Vcs não tem noção de quanto dinheiro se gasta em um inventário <_< . Esse ano, tô quebrada até o fim.
E que venha 2008, porque desse ano eu não vou levar boas lembranças.

E se o dolar se mantiver baixo, ou melhor, se cair ainda mais no ano que vem, eu gostaria de visitar uma amiga que mora no Canadá. Mas até lá ainda tem muito chão.

Bjsss
Cris

17/05/2007, 16h41
definitivamente aqui no forum deveria ter aquele panda gritando! como sinto falta deleee :lol: =
:ROTFLOL: Eu acabeeeei de comentar isso com a Cris, tava até no google procurando o gif original desse panda pra poder hospedar!

Mas voltando ao dólar... eu também não fiquei muito contente porque eu gostaria de ter trocado meus dólares por Euros antes, porque mesmo que o Euro tenha baixado um pouco não foi nem de perto na proporção do quanto o dólar baixou. <_<

Louisevans
17/05/2007, 17h04
Bom eu votei em NADA..pq eu não tneho dinheiro nem em real auhauhauhahua

Eu também, Beter!! Estou na expectativa de ganhar algum real com essa baixa do dólar!!

Ins4no
17/05/2007, 20h51
Eu moro à 400km do Paraguai... Não sei se vcs sabem, mas tem um Shopping de importados lá... o negócio é fazer a festa... pretendo comprar um ipod, deve tah uns 700 reais!!!

Violet U2
18/05/2007, 03h56
Amazon já!:P
:aprovado: