PDA

Ver Versão Completa : The Unforgettable Fire...e o inverno

followerU2
10/05/2007, 08h32
Olá UVs,

Inverno chegando aqui no Sul (bem atrasado, dessa vez...) e me bate aquela vontade de revisitar um álbum que eu sinto como a trilha sonora perfeita pra dias frios como esses, às vezes ensolarados, às vezes cinzentos. É o que tenho feito nos últimos dias. No domingo coloquei meu amado vinil do TUF pra rodar, meu glorioso primeiro disco do U2, comprado em 1985, impecável até hoje. E no resto da semana tenho ouvido direto o CD ou a versão digital no meu iPod.

Não acho que consiga explicar o porquê esse álbum tem essa identidade com o inverno pra mim, é mais algo que sinto, andando de carro pelas ruas da cidade, um frio gostoso lá fora, janelas trancadas, enquanto A Sort of Homecoming, Pride, Bad, Promenade, The Unforgettable Fire, MLK, enfim, músicas com uma atmosfera muito especial invadem o meu Corsinha. Olho pra fora, e me sinto transportada, no tempo e no espaço com elas. Imagens daqueles irlandeses de tão longe, ao mesmo tempo tão próximos, me voltam à cabeça...

Bono no auge do seu infame mullet (e lembrar que eu usei esse corte de cabelo também, hehe), cantando como nunca, encontrando sua identidade vocal nessa época, de certo modo... Edge, e seus riffs antológicos, às vezes poderosos como em Pride e Wire, outras vezes sonhadores e sutis, como em Bad e Promenade...Adam e Larry, responsáveis pela perfeita harmonia rítmica de A Sort of Homecoming e The Unforgettable Fire...enfim, são tantos highlights nesse álbum que é impossível fazer justiça a ele com palavras, então paro por aqui.

Mensagens poderosas, melodias poderosas, imagens tão poderosas quanto...The Unforgettable Fire, que comprei no inverno de 1985, foi amor à primeira audição pra mim. E continua assim até hoje. O inverno só reacende essa chama inesquecível.

Grande abraço...e, mesmo que ele não saiba...Feliz Aniversário Bono. Thanks man! :)

MT

Adri Soul Love
10/05/2007, 09h03
Olá UVs,

Inverno chegando aqui no Sul (bem atrasado, dessa vez...) e me bate aquela vontade de revisitar um álbum que eu sinto como a trilha sonora perfeita pra dias frios como esses, às vezes ensolarados, às vezes cinzentos. É o que tenho feito nos últimos dias. No domingo coloquei meu amado vinil do TUF pra rodar, meu glorioso primeiro disco do U2, comprado em 1985, impecável até hoje. E no resto da semana tenho ouvido direto o CD ou a versão digital no meu iPod.

Não acho que consiga explicar o porquê esse álbum tem essa identidade com o inverno pra mim, é mais algo que sinto, andando de carro pelas ruas da cidade, um frio gostoso lá fora, janelas trancadas, enquanto A Sort of Homecoming, Pride, Bad, Promenade, The Unforgettable Fire, MLK, enfim, músicas com uma atmosfera muito especial invadem o meu Corsinha. Olho pra fora, e me sinto transportada, no tempo e no espaço com elas. Imagens daqueles irlandeses de tão longe, ao mesmo tempo tão próximos, me voltam à cabeça...

Bono no auge do seu infame mullet (e lembrar que eu usei esse corte de cabelo também, hehe), cantando como nunca, encontrando sua identidade vocal nessa época, de certo modo... Edge, e seus riffs antológicos, às vezes poderosos como em Pride e Wire, outras vezes sonhadores e sutis, como em Bad e Promenade...Adam e Larry, responsáveis pela perfeita harmonia rítmica de A Sort of Homecoming e The Unforgettable Fire...enfim, são tantos highlights nesse álbum que é impossível fazer justiça a ele com palavras, então paro por aqui.

Mensagens poderosas, melodias poderosas, imagens tão poderosas quanto...The Unforgettable Fire, que comprei no inverno de 1985, foi amor à primeira audição pra mim. E continua assim até hoje. O inverno só reacende essa chama inesquecível.

Grande abraço...e, mesmo que ele não saiba...Feliz Aniversário Bono. Thanks man! :)
MT

Realmente MT, ouvir o U2 nos traz sensações muito agradáveis!;)
Mesmo que o Bono não saiba que estamos por aqui sonhando com o U2 e desejando feliz aniversário a ele, eu acredito na força do pensamento, do amor, tenho certeza que ele pode sentir de alguma maneira toda essa energia boa, existe a distância mas ela não é nada perto de um sentimento forte como o amor!!! Feliz aniversário Bono! Muita saúde! :wub: (ficou meio off)

Scarlet
10/05/2007, 10h33
Hummm....e com esse friozinho todo me deu uma vontade de ouvir o TUF também. E não vou passar vontade não, assim que sair aqui do trampo vou fazer o mesmo que vc MT, vou colocar meu TUF no toca CD do carro e relaxar enquanto o caos impera no trânsito de SP (com o Papa na cidade, o trânsito ficou ainda pior). E que se dane o trânsito......;) .

Bjsss
Cris

Marcinha nr 1
10/05/2007, 11h36
Vc sempre escrevendo coisas linda Ma!! Adoro ler tudo!!

cran02girl
10/05/2007, 12h02
Nossa, me arrepiei toda!!!
É tao bom ouvir aquele disco preferido e ter essas sensações. Acho que as bandas irlandesas são mestres em fazer discos assim. Tenho a mesma sensação ao ouvir o No Need To Argue do Cranberries em dias nublados e frios. Chega até ser meio depressivo, mas é uma delícia!
Ops, ficou off topic! Eu como uma fã relaxada, nao conheco a fundo o TUF, mas pelos hits, nao dá pra falar nada contra ele, né?

Mysterious girl
10/05/2007, 12h22
Muito bom o seu texto MT :aprovado: , e realmente TUF tem o cheiro do inverno... E é um álbum inesquecível para mim, pois foi o primeiro que ganhei!
As melodias são marcantes, a voz do Bono é forte e cheia de emoção, como o próprio Edge disse: "A voz do Bono é como se fosse mais um instrumento nesse álbum".
A banda estava encontrando o seu caminho, não eram nem novatos e nem artistas consagrados...
Agora me deu vontade de ouvi-lo... :P

Bonolocks
10/05/2007, 12h28
É incrível MT, como certas músicas ou até CDs inteiros nos transportam à alguns lugares, climas e até nos fazendo lembrar de bons momentos passados com amigos.

No meu caso, o CD do U2 que tem a cara do inverno é o Under A Blood Red Sky. Nesse exato momento , olhando pela janela e com o frio que está por aqui em Santa Catarina, parece que me transporto para o clima do show gravado no Anfiteatro Red Rocks em Denver (isso por conta da gravação do vídeo do show, partes dele incluídas no CD). Aquela neblina, o frio, a montagem do palco, o vapor saindo da boca dos entrevistados, depois o próprio show com aquelas tochas em meio à neblina, tudo isso me leva a um sentimento agradável parecendo até que estou vivenciando o momento.

Além das músicas do U2 em si, há também uma linda que é tocada antes e depois do show e que levam os meus pensamentos até aquele clima do show, a música Theme From Harry's Game, da Clannad, que prá mim é pura Irlanda e que por sinal não foge desse mesmo clima de friozinho, garoa, neblina (vou colocar essa música no U2 Mart).

Muuuito bommmm MT! Seus comentários me fizeram ficar com vontade de ouvir meu Under A Blood Red Sky (que é o que farei agora) e também rever o DVD. E acho que é isso que farei hoje à noite, debaixo das cobertas.;)

Mysterious girl
10/05/2007, 13h17
Pois é Cris, Under A Blood Red Sky tb, com certeza... só que com um clima totalmente diferente do TUF...
Puxa, acho que agora terei de ouvir e assistir aos dois... :assobio:

Bonolocks
10/05/2007, 13h32
Pois é Cris, Under A Blood Red Sky tb, com certeza... só que com um clima totalmente diferente do TUF...
Puxa, acho que agora terei de ouvir e assistir aos dois... :assobio:
:aprovado: ;) :lol:

Promenade
10/05/2007, 18h28
é isso aí.. vou ouvir o TUF bastante nesse inverno!!
honrar o meu nick e ouvir Promenade!!!

Larrynha
10/05/2007, 18h53
Falou tudo Maria Teresa TUDO;)

rodrigo_beleza
10/05/2007, 22h09
MT

Tava aqui pensando nas tuas palavras sobre o adiantado inverno, que trouxe consigo o calor do Unforgettable Fire...

Também sou destes que acredita que o U2, além de fazer boa música, boas letras e bons shows, tem esse condão singular de nos transportar pra outros lugares... muitas vezes um simples dedilhar de guitarra parece desenterrar um milhão de coisas.

Fico ouvindo as versões de Bad que vc mandou pro podcast e tentando imaginar a relação com o frio e penso no prazer que vc sente em estar em seu carro, sozinha, música de fundo, dirigindo, livre...

Confesso que logo de ínício, aquelas imagens da Irlanda, do clipe de Homecoming... isso saltou na minha frente...

mas não é só isso, pra mim...

Também sou apaixonado por Bad, Homecoming, Promenade, Unforgettable Fire e Pride... As três primeiras, principalmente... talvez pela maneira tão especial como elas são cantadas... talvez pela paz que transmitem... talvez pela energia que ganham com o passar da música...

Não bastasse tudo isso (- acho que agora tocaremos em um ponto fundamental -), a grande verdade é que muitas destas músicas trazem à tona algumas coisas que já se perderam na linha do tempo... bons momentos, pessoas queridas, experiências marcantes... aqueles "pequenos tesouros" dos quais sempre falo, que carregamos bem guardados durante toda a vida... uma série de coisas que acabamos perdendo, por capricho da vida...

Se o Unforgettable Fire for especial pra vc, não só pelas músicas, não só pela voz do Bono, não só pelas letras e valores nele contidos, não só pelo cabelo do Bono, não só pela sensação maravilhosa de dirigir em paz com uma boa música de fundo...

se, além destas razões, existirem outras...

então, minha querida amiga, digo pra vc o mesmo que diria pro Bono, conforme conversamos nestes últimos dias...

Temos, MT, algo em comum !
(e... se me permite dizer, minha amiga... ter algo em comum contigo significa que não estou, de todo, perdido...;) )

Que o Inverno venha, em definitivo, com todo o seu vigor !

Boa "Viagem"...

beijos,

rodrigo beleza

followerU2
10/05/2007, 22h11
Legal gente :). Comentei na lista da UV que não planejo escrever sobre esse ou aquele assunto, apenas me vem a inspiração de fazer esses relatos em cima de experiências e sensações que só caberiam aqui, onde muitos hão de entender e outros tantos de se identificar comigo.

O Cris, sendo catarinense e meu vizinho próximo, lembrou muito bem do Under a Blood Red Sky, que ele diz produzir o mesmo efeito sobre ele. Legal, fim se semana que vem prometo tirar o pó do meu VHS e quem sabe comento alguma coisa :)

Se alguém quiser aproveitar o tópico pra comentar mais alguma coisa sobre o TUF sinta-se à vontade :sim:

MT

E Rodrigo...respondemos ao tópico quase ao mesmo tempo, então não havia lido o que escrevestes...belas, belíssimas palavras amigão...muito obrigada, acabou de me emocionar de vez :)
Btw...achei uma foto minha...de 1984, vésperas da minha formatura na faculdade...ostentando um legítimo mullet...que coisa incrível minha gente :P :D

Macphista
10/05/2007, 22h48
hello hello MT, acho q é assim q o pessoal t chama aki né...
...é q sou nova aki, keria fazer algumas amizades...
...e nada melhor do que começar falando do seu texto sobre TUF...
...realmente, eu tbm amo ouvir ele nesses dias nublados, frios, pra fik dormindo em ksa debaixo do cobertor, e ouvindo TUF...
...as vezes parece que ele foi feito para esses momentos msm, friozinhu...
...pra mim, axo q como ele foi feito na europa, a europa carrega akele arzinho d lugar frio, uma coisa mais... sei lá, mais reservada, o lado europeu pra mim eh mais ou menos assim...
...até a própria musik TUF trata mais ou menos sobre isso...
...pra mim, axo q esse é o cd mais com essência européia...

...bjU2's a tdos...!:aprovado:

di Lua
11/05/2007, 01h31
é isso aí.. vou ouvir o TUF bastante nesse inverno!!
honrar o meu nick e ouvir Promenade!!!
Pois é...
Eu estava ouvindo Promenade agorinha.
Nunca tinha pensado nessa associação do inverno com TUF, mas ouvindo agora...faz sentido.
Sei lá...
Me lembra um inverno europeu (bem, eu nunca presenciei um inverno europeu, mas me lembra :dúvida: ).

Promenade
11/05/2007, 23h29
Promenade tem uma letra confusa.. me faz viajar..
alguém sabe ao certo o significado dela??

Isamara
12/05/2007, 03h10
É engraçado me deparar com este tópico, pois resgatei um cd com clipes do U2 essa semana, que continha A Sort of Homecoming e The Unforgettable Fire, 2 das minhas favoritas, junto com Bad, Wire e Indian Summer Sky... pena que essas outras não estejam junto... e quanto ao frio, vai muito bem obrigada, aqui então, é tão frio quanto Porto Alegre!
Muitos beijos MT, lindíssima mensagem!

Mila Hewson
12/05/2007, 15h27
Com certeza The Unforgettable Fire tem tudo a ver com o inverno !
Essa semana eu estava voltando da faculdade para casa de ônibus, estava chovendo, fazendo um friiiio ... e de repente quando eu percebi duas músicas me vieram na cabeça: A Sort Of Homecoming e The Unforgettable Fire. Tive que aguentar até em casa (pois não tenho um i pod) mas a primeira coisa que eu fiz quando cheguei foi colocar o cd para tocar.

Ainda me lembro da primeira vez em que ouvi The Unforgettable Fire (a música), a bateria, a guitarra com alguns acordes misteriosos do Edge, o baixo igualmente misterioso e a voz do Bono um tanto sussurrante no início e tão poderosa à medida em que a música toca. De qualquer modo, essa canção sempre teve um poder muito grande sobre mim (tal como New Year's Day) e está entre minhas preferidas. Foi paixão à primeira "ouvida".

Cacau
13/05/2007, 15h08
Promenade tem uma letra confusa.. me faz viajar..
alguém sabe ao certo o significado dela??

Tem relação com a Ali e a casa em que eles viviam na época.
No Lillie's tem até foto da casa, e a descrição de que havia uma escada que dava pro quarto deles que ficava no andar de cima, com teto de vidro...ficava em um bairro boemio. Era uma Mortello House (acho que é assim que escreve), um tipo de edificação histórica que virou moradia, mas tinha outra função no passado (esqueci agora, qual era...:vergonha: :dúvida: ) Acho que James Joyce tb morou numa delas...

Cacau
13/05/2007, 15h12
MT,

Sua mensagem na lista me serviu de inspiração pra escolha da trilha sonora do dia, aqui no Planalto Central não faz o frio gostoso que vc tem ai no SUL, mas foi uma delicia revisitar esse album maravilhoso...

Também ando nostalgica...outro dia revi o show de Red Rocks e terminei com lágrimas nos olhos...não sei se por mim, ou por eles ou pelo excesso de hormônios da gravidez que ainda me deixam uma manteiga derretida.:D

Obrigada por suas mensagens sempre tão inspiradoras e tão apaixonadas por nossa banda favorita! :aprovado:

followerU2
13/05/2007, 16h45
Voltei pra responder a pergunta do(a) Promenade, mas a Cacau já o fez. :) E falando nela, que bom vê-la de volta :sim:.

Hoje aqui está um dia frio, chuvoso e triste, apesar de ser Dia das Mães :frio:. Resolvi assistir ao DVD com a performance do U2 no Live Aid, e também ao A Fire in Dortmund, pra passar o tempo e continuar viajando pela atmosfera do TUF. Comentei no upcoming podcast sobre o Bono que nunca vi ou ouvi uma performance de Bad que não contivesse uma grande carga de emoção, que não fosse de entrega total do Bono ao interpretar essa que é, pra mim, a mais bela música do U2. Esses dois DVDs são registros poderosos dessa evidência, talvez por serem performances dessa época, 1984/1985...não sei, mas dá vontade de ver e rever muitas e muitas vezes :sim:.

MT

Promenade
13/05/2007, 20h47
valeu cacau.. esclareceu bastante..
essa música parece ser de outra dimensão!!
e follower: sou um cara.. :D

Joanne
14/05/2007, 07h38
MT, descrição perfeita do álbum e das suas músicas! Eu não faria melhor de certeza!

Eu também adoro esse álbum e principalmente a época. Foi numa altura que a banda apercebeu-se do seu talento e da sua força como músicos e acabaram por fazer um trabalho excelente! Chega-se bem a essa conclusão quando se lê o capítulo no U2 by U2, eles trabalharam muito intusiastamente para essa resultado.

O Bono costuma dizer que as letras não estão grande coisa, mas foi isso mesmo que me chamou à atenção no The unforgettable Fire. São confusas. mas são belas e intensas. Apaixonei-me por Bad na actuação do Live Aid... é mesmo apaixonante!

Estou sem tempo, podia continuar por aí fora, mas é isto. É um dos melhores álbuns dos U2!

followerU2
02/06/2007, 16h02
Bom, como o :frio: continua, também continua minha febre de Unforgettable Fire :P. Hoje pela manhã saí a caminhar ao som do boot Welcome to the Unforgettable Fire, gravado em Rotterdam, em 30.10.84. Adoro esse boot, o público holandês é simplesmente genial, me dá a sensação de que estou lá no meio daquele bando de malucos :sim:

Como curiosidade pra quem não conhece, coloquei no Rapidshare dois demos da era TUF, Wire e um instrumental de The Unforgettable Fire. O Bono atinge uns agudos absurdos nesse demo de Wire, e dá pra apreciar a Edge´s Orchestra nessa versão instrumental de TUF:
Wire:
http://rapidshare. com/files/ 33777119/ U2_-_Wire_ _Demo_.mp3. html (http://rapidshare.com/files/33777119/U2_-_Wire__Demo_.mp3.html)
The Unforgettable Fire:
http://rapidshare. com/files/ 33777815/ U2_-_The_ Unforgettable_ Fire__Instrument al_Demo_. mp3.html (http://rapidshare. com/files/ 33777815/ U2_-_The_ Unforgettable_ Fire__Instrument al_Demo_. mp3.html)

:)
MT

Mysterious girl
02/06/2007, 16h20
UAUUU... Obrigada MT... :aprovado:

Stamera
03/06/2007, 00h56
...Como curiosidade pra quem não conhece, coloquei no Rapidshare dois demos da era TUF, Wire e um instrumental de The Unforgettable Fire. O Bono atinge uns agudos absurdos nesse demo de Wire, e dá pra apreciar a Edge´s Orchestra nessa versão instrumental de TUF:
Wire:
http://rapidshare. com/files/ 33777119/ U2_-_Wire_ _Demo_.mp3. html (http://rapidshare.com/files/33777119/U2_-_Wire__Demo_.mp3.html)
The Unforgettable Fire:
http://rapidshare. com/files/ 33777815/ U2_-_The_ Unforgettable_ Fire__Instrument al_Demo_. mp3.html (http://rapidshare.%20com/files/%2033777815/%20U2_-_The_%20Unforgettable_%20Fire__Instrument%20al_Dem o_.%20mp3.html)

:)
MT

Acho que esse segundo link está quebrado. :(
Se alguém conseguir e puder me passar fico feliz. :lol:

followerU2
03/06/2007, 13h23
Acho que esse segundo link está quebrado. :(
Se alguém conseguir e puder me passar fico feliz. :lol:

Acho que deu zebra quando copiei do email que mandei pra lista, aí vai então:

http://rs68.rapidshare.com/files/33777815/U2_-_The_Unforgettable_Fire__Instrumental_Demo_.mp3

MT

Stamera
03/06/2007, 21h03
Acho que deu zebra quando copiei do email que mandei pra lista, aí vai então:

http://rs68.rapidshare.com/files/33777815/U2_-_The_Unforgettable_Fire__Instrumental_Demo_.mp3

MT
Agora sim!!!
Já baixando... obrigada MT :lol: