PDA

Ver Versão Completa : Rock vira curso superior em universidade

Bonolocks
25/12/2006, 17h54
Rock vira curso superior em universidade gaúcha
DIÓGENES MUNIZ
RICARDO PIERI
da Folha Online

Em um filme de 2003, o ator norte-americano Jack Black ministrou aulas de rock'n'roll a uma turma primária. A idéia meio absurda que levou Richard Linklater a filmar "Escola do Rock" (School of Rock) ganhou contornos na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no Rio Grande do Sul.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/images/20061109-rock230.jpgNo filme "Escola do Rock", Jack Black interpretou um professor de rock'n'roll

Em março de 2007, uma sala com cerca de 40 alunos inaugura o ano letivo de Formação de Músicos e Produtores de Rock. Dois anos e seis meses depois, estará graduada a primeira turma de roqueiros por formação acadêmica do Brasil. A Estácio de Sá, no Rio, também planeja oferecer curso semelhantem, mas, segundo a própria univesidade, não há garantia de turma já no próximo semestre. As inscrições para o vestibular da Unisinos estão abertas até 29 de novembro e podem ser feitas apenas pela internet. O site da universidade (http://www.unisinos.br/) diz que "as provas vão rolar no dia 2 de dezembro".

Para o idealizador e futuro coordenador do curso, o roqueiro gaúcho Frank Jorge, 40, (ex-Cascavelletes, ex-Graforréia Xilarmônica, ex-Cowboys Espirituais) a proposta não é enquadrar o rock, nem banalizar a academia. "Acho que não tem possibilidade do curso parecer careta. Não queremos enquadrar o rock", diz. Formado em Letras, ele também pretende dar aula de História do Rock.

A graduação --que, segundo Jorge, ainda não busca registro no MEC-- será dividida em quatro módulos: "Construção de referências musicais", "Identidade musical e elaboração de repertório", "Produção musical" e "Preparação da carreira". Os alunos terão aulas como Direito autoral, Desenvolvimento da carreira musical e Laboratório de rock --este último em parceria com estúdios. O curso ainda vai compartilhar 20% de seu currículo com outras salas da Unisinos, como de Antropologia e Ética.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/images/20061109-frank230.jpgRoqueiro gaúcho Frank Jorge, 40, será coordenador na Unisinos

O incentivo para Jorge pensar na graduação veio em maio deste ano, de uma provocação do poeta Fabricio Carpinejar, coordenador de Formação de Escritores e Agentes Literários na Unisinos. "Ele lembrou que a universidade não tinha curso de música", diz.

O roqueiro gaúcho pensou então em uma graduação que gostaria de ter feito há 20 anos, quando começava sua trajetória musical. "No início, pareceu um negócio meio maluco. Mas não estou preocupado em formar grandes expoentes do rock nacional, mas pessoas que vão adquirir conteúdo. O cara vai ter que entender, por exemplo, da tropicália e seu rompimento de barreiras."

Segundo Jorge, é preconceituoso apontar que o curso reforça a espetacularização da academia. "Já me disseram que rock se aprende na Pompéia, não na universidade, mas chega a ser preconceituoso alguém imaginar que ele não possa ser estudado seriamente, com profundidade. Também não há porque aliar a idéia de academia com algo chato."

Outra questão que intriga é a da disciplina. Afinal, na escola do rock "há de ser tudo da lei"? Para quem pensa em alunos embriagados, fumando na sala de aula e professores quebrando instrumentos em cima da mesa, Jorge dá um alerta. "Quem se inscreveu no vestibular vai se dedicar, vai ter que estudar. Nisso, não difere de outro curso."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65940.shtml

Louisevans
25/12/2006, 18h02
Eu acho isso sensacional!! Uhuuuuu!! Eu adoraria fazer!! :aprovado: O rock and roll é para mim a expressão da cultura popular mais marcante do século XX, acredito que a história confirmará que as transformações decorridas do rock são mais significantes que podemos hoje supor!!! E viva ao rock and roll!!! :pulando:

Louisevans
25/12/2006, 18h12
É óbvio que existe o lado antropológico, sócio-cultural, histórico, tecnológico (sim o rock surgiu da tecnologia, da eletricidade :sim: ), é com certeza um curso das ciências humanas.. há muita coisa a ser estudada e discutida!! Nossa minha cabeça está fervilhando :maluco: , mas estava imaginando a prova:

- "Nossa!! Errei aquela questão sobre o Gentle Giant. E o trabalho comprativo entre Pink Floyd e Genesis. Mandei bem, tirei 9!!" :lol: :lol:

HAHAHAH Nenhuma mãe poderia reclamar do filho ouvindo rock:

- "Pô, mãe! Tô estudando. Tenho escutar a discografia completa Yes pra aula de segunda" :ROTFLOL:

Bonolocks
25/12/2006, 19h02
É óbvio que existe o lado antropológico, sócio-cultural, histórico, tecnológico (sim o rock surgiu da tecnologia, da eletricidade :sim: ), é com certeza um curso das ciências humanas.. há muita coisa a ser estudada e discutida!! Nossa minha cabeça está fervilhando :maluco: , mas estava imaginando a prova:

- "Nossa!! Errei aquela questão sobre o Gentle Giant. E o trabalho comprativo entre Pink Floyd e Genesis. Mandei bem, tirei 9!!" :lol: :lol:

HAHAHAH Nenhuma mãe poderia reclamar do filho ouvindo rock:

- "Pô, mãe! Tô estudando. Tenho escutar a discografia completa Yes pra aula de segunda" :ROTFLOL:
Muuuuito bommmm Louise! Me deu até vontade de fazer esse curso! Estudar ouvindo música. :aprovado: Será que dá prá gente tirar dez nas provas sobre o U2?:assobio: :lol: Só me faltava ter um trabalho comparativo entre U2 e Oasis.:reprvd: :P :lol:

Louisevans
25/12/2006, 19h18
Muuuuito bommmm Louise! Me deu até vontade de fazer esse curso! Estudar ouvindo música. :aprovado: Será que dá prá gente tirar dez nas provas sobre o U2?:assobio: :lol: Só me faltava ter um trabalho comparativo entre U2 e Oasis.:reprvd: :P :lol:

Eu também adoraria fazer.. quem sabe, né :P

Grade curricular:

Blues
Classical rock I
Classical rock II
Progressive rock I, II e III
Alternative rock
Punk rock
Heavy Metal rock
Pop rock
e assim vai.. :lol:

Trabalho de conclusão de curso: "As novas pespectivas do rock no século XXI como propulsor de transformação social" :P

O curso de rock oferece diversas modalidades:

- Bacharel em história do rock
- Bacharel em antropologia do rock
- Bacharel em produção de rock
- Bacharel em literatura de rock

Você, Cris pode se formar em rock and roll e fazer pós-graduação em U2. Alías qual o nome para o profissional do rock? Roqueiro, ou roquiólogo, ou pedrólogo :ROTFLOL: A rockologia é a ciência do rock e a Bonologia a ciência do Bono.. :oh:

Estou viajando muito nessa história.. :lol: :lol:

Su Scout
25/12/2006, 19h30
Aqui muita gente já é graduado em U2, falta só o diploma.:lol:

Bonolocks
25/12/2006, 19h43
Eu também adoraria fazer.. quem sabe, né :P

Grade curricular:

Blues
Classical rock I
Classical rock II
Progressive rock I, II e III
Alternative rock
Punk rock
Heavy Metal rock
Pop rock
e assim vai.. :lol:

Trabalho de conclusão de curso: "As novas pespectivas do rock no século XXI como propulsor de transformação social" :P

O curso de rock oferece diversas modalidades:

- Bacharel em história do rock
- Bacharel em antropologia do rock
- Bacharel em produção de rock
- Bacharel em literatura de rock

Você, Cris pode se formar em rock and roll e fazer pós-graduação em U2. Alías qual o nome para o profissional do rock? Roqueiro, ou roquiólogo, ou pedrólogo :ROTFLOL: A rockologia é a ciência do rock e a Bonologia a ciência do Bono.. :oh:

Estou viajando muito nessa história.. :lol: :lol:

:ROTFLOL: :ROTFLOL: :ROTFLOL: Mas sabe que eu tô me amarrando nessa viagem sua. Tá só me atiçando.:aprovado: :lol:

cran02girl
25/12/2006, 20h00
Se eu pudesse, largaria tudo aqui pra fazer essa faculdade!
Deve ser tudo de bom!!!

Lucilla
25/12/2006, 21h05
Ela só foi "reinventada", a partir de uma outra, mais antiga. Num jornal de Campinas, SP, em 09/06/1985, se lia:

"No Rio, Rock vira curso

Da Sucursal no Rio

Se o samba não se aprende na escola, o mesmo não acontece com o rock. Essa é, pelo menos, a visão de um músico de 25 anos, Tato Taborda, que está organizando um workshop sobre rock no Centro de Artes do Tempo, uma casa de divulgação da cultura, na definição de seu fundador, o cenógrafo e diretor teatral Luís Carlos Ripper.

Organizar um curso sobre rock não é, porém, tarefa das mais fáceis, principalmente quando a pretensão é reunir - como professores - críticos, cantores, músicos, letristas. Daí, o início do curso - que deveria ser na próxima segunda feira - ter sido adiado para primeiro de julho. Tato Taborda reconhece que tem sido uma "pauleira" organizar o currículo do workshop, que será dividido em quatro partes: o histórico do rock, a parte prática, a teórica e uma parte dedicada à parte cênica.

No "corpo docente", nomes que vão dos jornalistas Luís Carlos Maciel (autor de vários textos sobre rock e artistas de rock) e Nelson Motta (além de crítico e repórter de música, também compositor, letrista) ao guitarista Celso Blue Boys (cantor e compositor, autor do hit "Aumenta que isso aí é Rock'n Roll") ao poeta Bernardo Vilhena (parceiro de Ritchie, principalmente, além de Lobão, entre outros) e ao criador da rádio Fluminense, a "maldita", Luis Antonio Mello. O curso se destina, principalmente, a quem faz rock ou quer fazer. Assim, ao lado da parte teórica, vai se mostrar, também, a batalha que é formar uma banda de rock, nas palavras de vários produtores.

Palavra e som

"O curso não vai se limitar ao palavrório", diz Tato, que quer dar subsídios para que o roqueiro tenha mais base musical. Na sua opinião, em geral, o jovem que toca rock tem muita informação - através de leitura, de videoclips, de discos - e pouca formação musical. Por isso, por exemplo, enquanto Luís Carlos Maciel estiver falando sobre a história do rock, Celso Blue Boys estará ilustrando na guitarra as várias etapas pelas quais o ritmo passou.

Na parte teórica não vai ter apenas teoria musical, mas também uma análise do rock enquanto linguagem musical. Segundo o organizador, vai se tentar responder a perguntas do tipo "por que essa harmonia é banal e aquela não?". Mas tudo, garante Tato Taborda, analisado do ponto de vista de quem entende e gosta de rock e não sob as normas da música erudita.

Na parte cênica, estão previstas performances, caracterizações estimulando-se a formação de bandas entre os alunos. E quem ainda não sabe dançar rock, poderá aprender, pois estão programadas aulas específicas. Do currículo ainda contam apresentações de estrelas como Herbert Vianna e Cazuza, do Barão Vermelho. Enfim, quem quiser conferir se o rock é matéria de escola, deve procurar o Centro das Artes do Tempo: rua Mariana, 136, Botafogo; telefone: 286-4541."

Estão vendo por que fazer um caderno de recortes (e depois guardar por 20 anos) é uma boa? :P

Aliás, a maioria da informação contida na matéria acima já é material pro curso atual... :lol:

pedro-vox
25/12/2006, 21h37
menino que beleza!!

ja sei que carreira cursar: vou ser professor de rock n' roll!! :aprovado:

é perfeito!! :lol:

JuHewsonBand
25/12/2006, 22h01
nossa...eu AMARIA fazer esse curso na facu

bem,já imaginou vc indo pra aula na facu e ter uma palestra de rock com o U2???
ai qui sonho...:P :aprovado: :D :) :assobio:

Lucilla
25/12/2006, 22h39
Aliás eu mesma, que sou formada em história da arte, toparia fazer uma pós graduação em história do rock... :)

Maris
26/12/2006, 03h15
Hahaha gente que curso fantastico!
HAHAHA adorei a Lou separando as grades. :ROTFLOL:

:dúvida: quero esse curso, eu quero, quero mesmo.

:lol:

Fernanda*U2*
26/12/2006, 06h09
Bora estudar lá... :)

Louisevans
26/12/2006, 10h07
Hahaha gente que curso fantastico!
HAHAHA adorei a Lou separando as grades. :ROTFLOL:

:dúvida: quero esse curso, eu quero, quero mesmo.

:lol:

Se a idéia da faculdade do rock não é nova, a faculdade do U2 é com certeza pioneira, nós da UV poderíamos iniciar.. a Mirrorball já está fazendo doutorado, temos mais doutores aqui também. Já podemos abrir uma faculdade :pulando:

E maris!!! Que saudade docê muié :abraço:

LadyCygnus
26/12/2006, 17h58
Eu acho isso sensacional!! Uhuuuuu!! Eu adoraria fazer!! :aprovado: O rock and roll é para mim a expressão da cultura popular mais marcante do século XX, acredito que a história confirmará que as transformações decorridas do rock são mais significantes que podemos hoje supor!!! E viva ao rock and roll!!! :pulando:
Lu, disse tudo o que eu penso!!!

Cara, se há uma coisa que me motivaria a não abandonar outro curso na faculdade, seria isso: ROCK N ROLL!

But...........:dúvida: