PDA

Ver Versão Completa : Por que astrologia não funciona (Parte IIa)

Mirrorball
29/08/2006, 15h29
Um texto por mim. Aceitam-se comentários contra ou a favor do que está sendo dito. E esta é só a primeira parte da história. Planejo escrever mais duas ou três.

Por que astrologia não funciona (Parte I)

Uma aquariana lê a descrição de sua personalidade segundo a astrologia. Fica tão impressionada com ela que envia uma mensagem ao seu blog, comentando com quais partes do texto ela se identificou (a maioria) e com quais partes ela não concordou (algumas poucas). Termina dizendo que não entende como tem gente que não crê em astrologia. Ela deve ter concluído o seguinte: se os astrológos conseguiram descrevê-la tão bem, obviamente a astrologia funciona.

Vinte pessoas lêem seus mapas astrais. Todas ficam impressionadas, porque a maior parte do texto está correto. Logo a astrologia funciona. Cem pessoas lêem seus mapas astrais. Todas ficam impressionadas, porque a maior parte do texto está correto. Mais evidências de que a astrologia funciona. Agora fica difícil negar que a astrologia funciona, certo?

Isto é um erro. Não podemos concluir nada a partir desses dados. No máximo, temos uma sugestão de que talvez a astrologia funcione. Porém ainda nos resta encontrar boas evidências de que esta teoria está correta, já que os exemplos acima não são boas evidências. Não convenceriam nenhum cientista ou cético. Vou mostrar o porquê com o seguinte exemplo: Maria sempre tem dores de cabeça à tarde. Um dia seu amigo João lhe diz que conseguiu uma erva peruana que dizem ser ótima para dor de cabeça. Ele lhe prepara um chá usando a erva. Quando Maria bebe o chá, sua dor de cabeça passa. Nas tardes seguintes, fica claro que toda vez que ela bebe o chá, a dor de cabeça passa. Quando ela não bebe o chá, a dor de cabeça não vai embora. Logo a erva funciona, não é? Não funciona. Maria tem hipoglicemia, mas não sabe disso, e é a hipoglicemia que faz com que ela tenha dores de cabeça. João põe açúcar no chá, o que faz com que a bebida eleve o nível de glicose no sangue dela de volta ao valor normal. Vejam só: toda vez que Maria toma o chá, sua dor de cabeça passa. Parece incrível, dá certo sempre, e mesmo assim a erva não tem efeito nenhum. É por isso que mil pessoas impressionadas com seus mapas astrais não provam que a astrologia funciona.

Para saber se a erva peruana é boa mesmo para dor de cabeça, devemos estudar dois grupos de pessoas. Não podemos estudar só uma pessoa, porque o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para a outra. As pessoas são diferentes entre si. E temos que dividi-las em dois grupos para que se possa compará-los. Um grupo recebe a erva peruana em cápsulas enquanto o outro grupo recebe cápsulas de gelatina (um placebo). Ninguém sabe se está tomando erva ou placebo. No final, vemos se a erva diminui a dor de cabeça mais do que o placebo. Só as pílulas de gelatina já vão fazer muita gente se sentir melhor, porque as pessoas melhoram simplesmente por estarem fazendo um tratamento (o efeito placebo). E como não temos mais o açúcar no chá, vai ser fácil ver que a erva peruana é uma fraude. (Mas é claro que a Maria não vai acreditar no resultado do experimento, afinal "sempre deu certo para ela".)

E quanto à astrologia? Podemos escolher algumas pessoas, fazer seus mapas astrais certos e comparar o resultado com o de mapas astrais errados. Para fazer os mapas astrais errados, mudamos o texto para que ele afirme justamente o contrário do que foi previsto pela astrologia ou usamos a data de nascimento errada. Se a astrologia funciona realmente, os mapas astrais certos devem ser melhores quando comparados com os mapas astrais errados. Faz sentido? Sempre precisamos de uma comparação para ver se algo tem efeito.

Um pesquisador da Universidade da Califórnia fez um experimento no qual as pessoas tinham que comparar três mapas atrais (um certo e dois errados) e escolher aquele que melhor descrevia a sua personalidade (Carlson, 1985). Só um terço das pessoas escolheu o mapa astral certo, o que indica que a astrologia só funciona por sorte. O mesmo pesquisador fez outro teste no qual as pessoas faziam testes psicológicos de personalidade. Os astrólogos tinham que ler o resultado de três testes (um certo e dois errados) e adivinhar qual era o resultado certo usando a data de nascimento da pessoa. Novamente uma comparação. Os astrólogos também só adivinharam qual era o resultado certo em um terço dos casos. Qualquer pessoa poderia obter o mesmo sucesso que os astrólogos escolhendo um resultado ao acaso, sem saber data de nascimento nenhuma.

Referência
Carlson, Shawn. A double-blind test of astrology. Nature 318, 419 - 425 (05 December 1985).

Marybel
29/08/2006, 15h40
:lol:
Carol, vou esperar as duas outras partes.
Vai ser o duelo entre a totalmente cética x a totalmente crente!!!:lol: :lol: :lol:

Mirrorball
29/08/2006, 15h44
Assim não tem graça! Agora vou me sentir pressionada para escrever as outras partes... Que serão sobre "por que a astrologia parece que funciona, motivos psicológicos" e "por que a astrologia é simplesmente absurda". Mas talvez eu faça também uma outra parte, citando mais estudos como este aí da Nature.

De qualquer forma, a gente sempre pode discutir o assunto mais profundamente enquanto come uma margherita. :lol:

Marybel
29/08/2006, 15h52
Assim não tem graça! Agora vou me sentir pressionada para escrever as outras partes... Que serão sobre "por que a astrologia parece que funciona, motivos psicológicos" e "por que a astrologia é simplesmente absurda". Mas talvez eu faça também uma outra parte, citando mais estudos como este aí da Nature.

De qualquer forma, a gente sempre pode discutir o assunto mais profundamente enquanto come uma margherita. :lol:
Mas aí a gente vai ter que apelar para a grande, porque só a média não vai dar nem pro começo!!!:lol:

Agora voltando a falar sério sobre este assunto, eu quero ver os seus próximos ensaios (depois que vi o título fiquei mais interessada ainda), porque eu sou a personificação da pessoa que acredita piamente em astrologia. Meu lado cético e racional já me mostrou diversas vezes que isso não tem a menor lógica, mas daí, acontecem determinadas coisas que me fazem voltar atrás. Eu só quero descobrir, e acho que pode aparecer alguma coisa relacionada a isto no seu segundo texto, se esses fatos podem ser simplesmente provocados por indução psicológica, entente?

Olha eu tentando falar difícil...:assobio: :lol:

Lara Vox
29/08/2006, 16h07
Eu não acredito em astrologia.

Alias, meu prof. de Filosofia estava falando sobre isso. Ele deu um exemplo simples: Certa vez, durante uma aula sobre o mesmo assunto, ele perguntou para uma aluna qual era o signo dela. Ela respondeu aquário. Daí ele pegou a seção de horóscopo do jornal e começou a falar para ela as caracteristicas - eram mais qualidades - do signo. Ela concordou plenamente. Só depois ele disse que estava lendo sobre o signo de áries.

Ou seja, é algo muito impreciso, questão de sorte.
É a minha opinião...

Cacau
29/08/2006, 17h52
Não funciona porque Plutão não é planeta...:P

Carol, chega de preguiça e começa logo a escrever os outros capitulos...

Tem algumas empresas que no recrutamento fazem o teste grafológico e o mapa astral do candidato...
Tem empresas que fazem mapa anual, Feng Shu...

Esse negócio de horóscopo de jornal não tem nada haver...mas o mapa precisa ser bem interpretado, acho que é igual tarô...eles só te dão uma noção do que está acontecendo ao seu redor, mas cabe a vc fazer as mudanças pra alcançar seus objetivos...
Eu sou mais cética, até fui no tarô 2 vezes e fiz o mapa 1 vez...acho que não iria de novo porque não sou chegada em previsões futuristicas...prefiro deixar as coisas acontecerem. Maktub;)
Sei que o budismo tibetano usa astrologia para tomada de decisões.

Talvez seja tudo placebo...ou sua mente é sugestionada por essas coisas e essa energia positiva faz com que as coisas aconteçam pra vc.;)

LadyCygnus
29/08/2006, 18h37
Bem, que não sou o tipo de pessoa que precisa ler o horóscopo antes de sair de casa, mas eu acredito sim em Astrologia. Em partes porque eu cresci com isso, meu avô paterno faz mapas astrais e, por incrível que pareça, de uns 5 mapas que eu fiz até hoje, os mais 'corretos' foram um do meu avô e de uma outra pessoa que eu não conhecia.

Eu conheço pessoas que lêem trezentas mil vezes o horóscopo do dia, no jornal, na internet como se isso fosse a 'dica' para que elas tomem as decisões daquele dia. Não sei dizer se isso é futilidade ou se é acreditar cegamente, mas, não acho que deva ser dessa maneira. Por exemplo: um mapa astral não deveria ser feito todo mês, um só já basta. Sim, porque o que aquele mapa te diz é o que você tem que tomar cuidado, é o que você deve melhorar, prestar atenção......

Outra coisa, sobre a personalidade. Eu não sei realmente o que acontece, mas tenho impressão que, muitas vezes, essa questão de personalidade é quase que uma histeria geral. Um exemplo; todo o escorpiano age daquele jeito e tal, então, é regra que um escorpiano seja daquela maneira. Acho que isso vai muito da criação e das experiências pelas quais a pessoa passou. Eu sou escorpiana, mas não sou exatamente a personalidade escorpiana, porque eu aprendi que certas coisas não me fariam bem....

Acho que não disse nada com nada.... mas, estou esperando a segunda parte do ensaio!!!!

Mirrorball
29/08/2006, 18h39
Agora voltando a falar sério sobre este assunto, eu quero ver os seus próximos ensaios (depois que vi o título fiquei mais interessada ainda), porque eu sou a personificação da pessoa que acredita piamente em astrologia. Meu lado cético e racional já me mostrou diversas vezes que isso não tem a menor lógica, mas daí, acontecem determinadas coisas que me fazem voltar atrás. Eu só quero descobrir, e acho que pode aparecer alguma coisa relacionada a isto no seu segundo texto, se esses fatos podem ser simplesmente provocados por indução psicológica, entente?

Entendo perfeitamente. Já estou com a maioria da parte dois planejada. Vai começar com um jogo! Assim fica mais iterativo... :assobio:

Mirrorball
29/08/2006, 18h40
Eu não acredito em astrologia.

Alias, meu prof. de Filosofia estava falando sobre isso. Ele deu um exemplo simples: Certa vez, durante uma aula sobre o mesmo assunto, ele perguntou para uma aluna qual era o signo dela. Ela respondeu aquário. Daí ele pegou a seção de horóscopo do jornal e começou a falar para ela as caracteristicas - eram mais qualidades - do signo. Ela concordou plenamente. Só depois ele disse que estava lendo sobre o signo de áries.

Ou seja, é algo muito impreciso, questão de sorte.
É a minha opinião...
É mais ou menos isso que fizeram no estudo que eu citei, só que de maneira mais científica.

Marybel
29/08/2006, 19h01
Certa vez, durante uma aula sobre o mesmo assunto, ele perguntou para uma aluna qual era o signo dela. Ela respondeu aquário. Daí ele pegou a seção de horóscopo do jornal e começou a falar para ela as caracteristicas - eram mais qualidades - do signo. Ela concordou plenamente. Só depois ele disse que estava lendo sobre o signo de áries.
Lógico que bateu, porque aquário e áries são signos irmãos!!!:P :P :P

Mirrorball
29/08/2006, 19h36
No estudo que eu citei, o texto do horóscopo era alterado para dizer exatamente o oposto do que o original dizia (por exemplo, se ele dizia "você é uma pessoa muito calma", ele era alterado para "você é uma pessoa muito nervosa") e mesmo assim as pessoas achavam que servia para elas. Todo mundo é calmo algumas vezes e nervoso em outras. Se você ler a frase "você é uma pessoa muito calma", vai se lembrar das vezes em que ficou calma e vai concordar com a frase. Se ler "você é uma pessoa muito nervosa", vai se lembrar das vezes em que ficou nervosa e concordar também.

O problema é que as pessoas sempre procuram exemplos positivos que apóiam aquilo em que elas acreditam e ignoram os exemplos negativos desfavoráveis. Mas esta não é uma boa idéia. Porque vamos supor que eu quero te convencer de que "todos os sapos são verdes" e para isso eu te mostro um milhão de sapos verdes. O que adianta? Pode ter um sapo vermelho pulando no meu quintal e eu nem percebi, porque só estou interessada naquilo que apóia a minha teoria: os sapos verdes. Mas um milhão de sapos verdes não provam coisa alguma. Por outro lado, um único sapo de outra cor prova que a minha teoria está errada. O legal não é encontrar muitos casos que demonstram aquilo em que você acredita e sim ficar procurando casos que negam a sua crença e não achar nenhum. ;)

Se você ficar procurando explicações para os casos em que a astrologia não funciona, com certeza vai encontrar alguma. "Ah, mas ela tem a lua em Gêmeos." "Ah, mas ela não é uma canceriana típica." Assim até eu...

Vivian
30/08/2006, 01h20
pensei nisso qdo li tb :lol:

Su Scout
30/08/2006, 08h57
Isso tudo lembrou um teste que fizeram no Fantástico um tempinho atrás, com um ator que fingiu ser um astrólogo. Ele falava pra pessoa como ela era, como a Carol falou... ah você é nervosa... sensível... calma... tá estressada. E a pessoa falava que estava sendo descrita perfeitamente. Tem gente que até chorou.:P
O mais incrível é que mesmo depois de falarem que ele era um ator, muitas pessoas continuavam acreditando na capacidade do cara.:dúvida:

Fernanda*U2*
30/08/2006, 09h37
Nossa Carol, esse texto me fez lembrar uma aula de piscologia que tive em 2004...

Não lembro o nome da teoria, + sei que foi feita em uma fábrica de parafusos (ou derivado) no EUA, lá eles usaram a LUZ como técnica para o estudo, e ficou comprado que com LUZ FRACA o rendimento era BAIXO, aih ele aumentaram a LUZ tornando-a FORTE e com o passar das semanas perceberam que a produçãoi havia aumentado. Decorido-se um mês resolveram diminuir a LUZ, sem avisar nem uma dos funcionários.

E fico constatado que com LUZ FRACA ou FORTE o rendimento era o mesmo!

Marybel
30/08/2006, 12h38
Isso tudo lembrou um teste que fizeram no Fantástico um tempinho atrás, com um ator que fingiu ser um astrólogo. Ele falava pra pessoa como ela era, como a Carol falou... ah você é nervosa... sensível... calma... tá estressada. E a pessoa falava que estava sendo descrita perfeitamente. Tem gente que até chorou.:P
O mais incrível é que mesmo depois de falarem que ele era um ator, muitas pessoas continuavam acreditando na capacidade do cara.:dúvida:
Su, eles treinaram o cara para ser um adivinho, um vidente. E não um astrólogo.

Carol, eu vou continuar esperando os seus textos. Eu me lembro bem, quando eu tentei ler o "Universo numa casca de noz", como o livro descrevia a astrologia. E provava que ela não funcionava, argumentando basicamente sobre o fato de que quando a astrologia foi criada, as pessoas acreditavam que a Terra era o centro do nosso sistema solar. E não o SOL como é a realidade. Sem falar no questionamento de que um cão, ou um gato, também poderiam ter um mapa astral e então, seria possível fazer previsões acerca da vida da Lalinha:P .

Mas uma coisa eu admito. Ela vai funcionar somente para as pessoas que realmente acreditam nela. Daí o meu interesse em conhecer mais sobre a indução psicológica, entende?

Mirrorball
30/08/2006, 13h06
Em breve...

Su Scout
30/08/2006, 13h27
Su, eles treinaram o cara para ser um adivinho, um vidente. E não um astrólogo.

Eu sabia que eu tinha colocado errado pq eu lembro bem que ele não estava usando nenhum artifício de um astrólogo, mas eu não lembrava o título do que ele estava exercendo, haha. Obrigada por corrigir Bel.:)

giubbyvox
30/08/2006, 15h13
O legal não é encontrar muitos casos que demonstram aquilo em que você acredita e sim ficar procurando casos que negam a sua crença e não achar nenhum. ;)

ah, mas acho que em nenhum caso isso vai acontecer...crenças, religiões, astrologia, sobrenatural e tudo mais existem porque acreditamos e não porque existam coisas que provam aquilo ou não. pelo menos no meu caso é assim...

Mirrorball
30/08/2006, 18h22
ah, mas acho que em nenhum caso isso vai acontecer...crenças, religiões, astrologia, sobrenatural e tudo mais existem porque acreditamos e não porque existam coisas que provam aquilo ou não. pelo menos no meu caso é assim...
No caso da religião, é verdade, porque ela não afirma nada sobre o universo que eu possa ir lá e testar. Mas astrologia não é religião. Pelo menos a precisão das previsões pode ser testada cientificamente. Foi mostrado que tanto faz o mapa astral feito com a data de nascimento certa ou com a data errada! Se alguém prevê que acontecerá e este algo não acontece, é um erro. Não há como fugir disso.

Spanish eyes
31/08/2006, 20h58
Eu já tenho um motivo concreto e agora com esta comprovação científica... não leio mais horoscopo! <_<

Mirrorball
03/09/2006, 16h30
Por que astrologia não funciona (Parte IIa)

O início da parte II é baseada neste jogo (http://free.ipdz.com/mirrorball/). Resolva e coloque o seu melhor resultado aqui. Mas não diga qual a estratégia você usou para conseguir o resultado.

Mirrorball
03/09/2006, 17h13
Atualização: Vocês podem jogar quantas vezes quiserem e ir melhorando o resultado a cada tentativa.

Lucilla
03/09/2006, 19h18
Olá!
Que maldade, Carol... você espera o meu computador quebrar pra "atacar"... Mas agora eu estou de volta, pronta para o "contra-ataque"... ;)

O fato é que não se deve ser crédulo, e nem cético demais. Peca-se pelo excesso nos dois casos. A própria ciência atual reconhece que não tem a resposta para tudo, e simplesmente descartar ao que a ciência ainda não explica é tão ruim como acreditar em tudo cegamente.

Quanto à Astrologia, tudo o que eu posso dizer é que horóscopo de jornal e mapa astral não são a mesma coisa...

Em 1932, num caso que ficou famoso, uma astróloga chamada Evangeline Adams, nos EUA, levou con sucesso a Astrologia ao banco dos réus, ao ser acusada de charlatanismo.

Para provar que a Astrologia funciona, ela pediu para ser autorizada a fazer um mapa astral de alguém que o juiz conhecesse. Ele deu a ela os dados de seu filho, morto por afogamento, sem contar a ela, e ela conseguiu ver que a água era um grande perigo de morte para essa pessoa. No fim do julgamento, o juiz ficou tão impressionado que a absolveu da acusação de charlatanismo, e elogiou a Astrologia.

De resto, o que talvez se possa dizer é que já não se fazem mapas astrais como antigamente.

Já a respeito do açúcar no chá de ervas, o que eu posso dizer é que nenhum curandeiro responsável receita algum remédio "alternativo" sem saber o caso todo da pessoa, exatamente como um médico tradicional. É por isso que a medicina alternativa é muitas vezes chamada de Holística. Leva-se em conta tanto o estado físico, como o emocional, o energético e o espiritual de uma pessoa.

A auto-medicação é um erro em todas as modalidades de medicina. Usada de maneira errada, até uma aspirina pode não surtir efeito, ou prejudicar.

E uma hipoglicemia como a que você descreveu, Carol, é algo que todo mundo pode ter, e que pode ser remediada com um mero lanche. A pessoa em questão instintivamente aprenderia a se alimentar para que a dor de cabeça passasse, e muito provavelmente nem iria perceber o quadro médico, mesmo indo ao médico. Infelizmente, na hora que uma hipoglicemia digna de nota é percebida, geralmente o paciente já está no pronto socorro, com um grave quadro convulsivo. Aconteceu com o meu pai, há exatamente um mês atrás. Está vivo agora por milagre, e porque foi socorrido logo.

O caso que você cita não prova nem desprova nada, infelizmente, e existem outras maneiras de se fazer passar uma dor de cabeça com ervas, que não utiliza açúcar. Eis uma: compre uma planta de alfazema e outra de menta, coisa que se encontra em qualquer supermercado. Plante cada uma num vaso, e não se esqueça de manter a hortelã sempre bem regada. Da próxima vez que muita TV ou computador te deixarem com aquela dorzinha de cabeça chata, colha uma folhinha de cada, e esfregue nas têmporas. Não Passou? Tome uma aspirina. Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. ;)

Eu posso dizer que já tive bons resultados com ervas e óleos essenciais. No mais bem sucedido deles, eu consegui curar um fungo numa unha de minha mãe, que o médico tradicional havia dito que não tinha cura: o remédio tradicional iria provavelmente ter pouco efeito sobre o fungo, e efeitos colaterais horríveis no fígado dela. Pelo menos, foi isso o que ele disse.

Eu então fui aos meus livros, e vi que o óleo de Tea Tree mata fungos nas unhas. Mas só uns dias depois de começado o tratamento, é que eu vi uma aromaterapeuta profissional falar na TV que esse óleo, para surtir efeito, deve ser pingado sobre a unha doente todo dia três vezes por dia, religiosamente nos mesmos horários por três meses, ou o fungo não sara. Foi isso o que a minha mãe fez, e hoje tanto a unha como o fígado dela estão sãos, onde deveriam estar.

Sobre o joguinho: eu não gosto de joguinhos de adivinhar pela internet... Os programas de computador têm o péssimo hábito de se deixar programar ao bel prazer de quem os inventa... ;) Mas já obtive resultados um pouco acima da mera probabilidade matemática com um maço de cartas comuns, tentando adivinhar quais eram vermelhas e quais eram pretas, e creio que qualquer pessoa com um pouco mais de sensibilidade conseguiria resultados semelhantes.

O que eu recomendo a todos é que não vão acreditando ou duvidando de tudo automáticamente, só porque escolheram uma certa visão do mundo, mas que mantenham a mente aberta para as possibilidades, examinando e pesando a tudo e todos com discernimento e sabedoria, para discernir o que é charlatanismo e o que é "apenas" pouco convencional. Esse é o verdadeiro espírito do método científico. Os séculos já nos mostraram que o que era crendice antigamente hoje pode ser ciência, e que mesmo quem fala em nome da ciência pode ser um charlatão disfarçado.

Beijos, Carol!

Mirrorball
03/09/2006, 19h45
Que maldade, Carol... você espera o meu computador quebrar pra "atacar"... Mas agora eu estou de volta, pronta para o "contra-ataque"... ;)

É uma pena mesmo que você não tenha visto este tópico antes, com tudo o que você tem a dizer.

A própria ciência atual reconhece que não tem a resposta para tudo, e simplesmente descartar ao que a ciência ainda não explica é tão ruim como acreditar em tudo cegamente.

Mas a ciência explica que a astrologia não funciona. Explica por que não funciona (veja o estudo que eu citei e mais na Parte III, que eu ainda vou escrever) e por que algumas pessoas poderiam achar que funciona (parte II, resolva o meu jogo).

No fim do julgamento, o juiz ficou tão impressionado que a absolveu da acusação de charlatanismo, e elogiou a Astrologia.

Realmente as pessoas se impressionam com a astrologia. Mas não deixa de ser uma ilusão. As pessoas lêem descrições de sua personalidade e acham que aquilo só se aplica a elas, quando na verdade se aplica a quase todos. E se há algum erro na descrição, é normal ignorá-lo e se concentrar nas partes que funcionam. Quantas afirmações esta astróloga não deve ter feito sobre o filho do juiz? As mais genéricas ou que não bateram ninguém cita. Aí ela diz que a água é um perigo de morte e é só esta frase que se espalha. Ignore os erros, se concentre nos acertos. E se o menino tivesse morrido de alguma outra forma, também não haveria problema algum, afinal muita gente tem medo de água e já passou por maus momentos em uma piscina funda. A água é um perigo para qualquer um.

Já a respeito do açúcar no chá de ervas, o que eu posso dizer é que nenhum curandeiro responsável receita algum remédio "alternativo" sem saber o caso todo da pessoa, exatamente como um médico tradicional. É por isso que a medicina alternativa é muitas vezes chamada de Holística. Leva-se em conta tanto o estado físico, como o emocional, o energético e o espiritual de uma pessoa.

Lucilla, a minha mensagem não é sobre ervas e hipoglicemia. Eu só criei uma historinha para ilustrar como uma coisa pode parecer funcionar sempre e ainda assim não ter nenhum efeito. O objetivo foi só explicar por que não se pode acreditar em algo a partir de exemplos positivos. E você cometeu este erro ao tentar me convencer que astrologia funciona com a sua história do julgamento.

Na minha história da erva peruana nós vimos que a dor de cabeça passava todas as vezes em que Maria tomava o chá (e devia deixar Maria impressionada). Nem foi uma só vez enquanto a Maria estava em julgamento. Foram todas as vezes. Mas na verdade ela só tinha hipoglicemia. Com isso eu só quis dizer que 1000 exemplos positivos em que algo parece funcionar são na verdade uma evidência muito fraca de que aquele algo realmente funciona.

O que eu recomendo a todos é que não vão acreditando ou duvidando de tudo automáticamente, só porque escolheram uma certa visão do mundo, mas que mantenham a mente aberta para as possibilidades, examinando e pesando a tudo e todos com discernimento e sabedoria, para discernir o que é charlatanismo e o que é "apenas" pouco convencional.

Para que as pessoas não acreditem em tudo ou não duvidem de tudo automaticamente eu cito estudos e dou argumentos lógicos. Assim pode-se ter uma base para a opinião.

Lucilla
03/09/2006, 20h15
Carol, o que eu quiz dizer é que cada caso é um caso...

Mas não se deve inferir que, se uma experiência é feita errado 1000 vezes, o objeto do estudo não tem valor. Então a experiência/tratamento com o "chá de erva" foi feito errado. Então a vertiginosa maioria dos mapas astrais é feita errado.

Assim mesmo, isso não invalida o objeto do estudo. A ciência pode até "provar" que a astrologia não funciona, baseada em conceitos astronômicos e matemáticos, mas não provará nada em definitivo enquanto não descobrir maneiras de medir o componente mediúnico/energético, aquele componente aparentemente "mágico", de um mapa astral, que faz com que o método esteja suficientemente correto num número suficiente de vezes para estar em uso há milhares de anos.

Não é só impressão, e nem sempre as pessoas que acreditam em mapas astrais são tolamente crédulas. Note-se que mesmo antigos Papas e altos membros da Igreja Católica, na Idade Média e no Renascimento, foram astrólogos, e que isso, em parte, contribuiu para o desenvolvimento da Ciência como a conhecemos agora.

Se a Astrologia fosse completamente inútil, ela já teria sido esquecida, assim como tantas outras crendices e costumes "arcaicos" já o foram.

Eu não estou aqui para fazer a defesa ou para condenar a Astrologia. Aliás, eu simplesmente penso que (como todo mundo) não tenho fatos suficientes para ter uma idéia final sobre o assunto.

Já vi e experienciei coisas muito interessantes, tanto a favor como contra, e tudo o que posso dizer é que "não acredito em bruxas, mas que elas existem, isso existem".

Mirrorball
03/09/2006, 20h38
Mas não se deve inferir que, se uma experiência é feita errado 1000 vezes, o objeto do estudo não tem valor. Então a experiência/tratamento com o "chá de erva" foi feito errado. Então a vertiginosa maioria dos mapas astrais é feita errado.

OK, vamos supor que os estudos com astrologia deram azar e só escolheram astrólogos ruins ou desonestos. Mesmo assim, estes mapas astrais deixavam as pessoas realmente impressionadas. Os mapas astrais feitos por astrólogos ruins usando uma data de nascimento errada. ESTES MAPAS deixavam as pessoas extremamente satisfeitas.

Então eu lhe pergunto como uma pessoa vai saber se o mapa astral que ela recebeu é bom ou ruim, já que ela vai ficar satisfeita de um jeito ou de outro. Como você pode ter certeza de que um mapa astral é bom? Um mapa astral ruim já deixa todos impressionados. E não é porque os estudos de astrologia só usaram pessoas crédulas. Eu sei que eu seria enganada, afinal nunca descobri sozinha como os mágicos fazem os truques. Para mim é incrível e eu acreditaria em mágica se não tivessem me explicado que é tudo de mentirinha. Eu não sou nada crédula, como você pode ter percebido. ;)

Eu nem de perto quis dizer que as pessoas que acreditam as astrologia são crédulas. Pelo contrário! A astrologia parece funcionar, veja por que na Parte II (eu estou parecendo um comercial de TV). Você não quer tentar fazer o meu jogo e enviar para cá a sua pontuação? É a recriação de um experimento psicológico bem interessante.

As pessoas se enganam. Com freqüência. Existem ilusões e elas pegam todo mundo, com diversos graus de inteligência. Por isso foi desenvolvido o método científico. Os cientistas só querem evitar serem enganados e para isso usam várias técnicas. Uma delas consiste em comparar dois grupos, que são iguais em tudo exceto em um fator. É este fator que eles querem estudar. Assim eles têm certeza de que os resultados que encontrarem estão relacionados àquele fator, porque os grupos são iguais em relação a todo o resto.

Por que a medicina moderna é tão boa? Porque tudo foi testado e testado e testado mais um pouco, até ficar bem claro que o remédio funcionava e não era uma ilusão. As ilusões existem e todos são vítimas. Não só os outros!

Não é só impressão, e nem sempre as pessoas que acreditam em mapas astrais são tolamente crédulas. Note-se que mesmo antigos Papas e altos membros da Igreja Católica, na Idade Média e no Renascimento, foram astrólogos, e que isso, em parte, contribuiu para o desenvolvimento da Ciência como a conhecemos agora.

Não se deve acreditar nas coisas só porque uma "autoridade" disse que aquilo é verdade. Isso é ser realmente crédulo. O papa acreditava em astrologia, logo só pode ser verdade! O papa atual não acredita em astrologia. E agora? Qual deles tem razão? (Resposta: Aquele que concorda com você. :P )

Se a Astrologia fosse completamente inútil, ela já teria sido esquecida, assim como tantas outras crendices e costumes "arcaicos" já o foram.

Durante milhares de anos, as pessoas acreditavam que a terra era plana. Provavelmente milhões de anos. Aliás, se você quer saber, muita gente no mundo atual não sabe que a terra é redanda. Triste, hein? E os cientistas já se esqueceram da astrologia há décadas.

Eu não estou aqui para fazer a defesa ou para condenar a Astrologia. Aliás, eu simplesmente penso que (como todo mundo) não tenho fatos suficientes para ter uma idéia final sobre o assunto.

Então dê uma olhadinha nos fatos que eu apresentei. Quem sabe assim você pode ter uma idéia melhor sobre o assunto. ;)

Lucilla
03/09/2006, 21h22
Se os cientistas já tivessem se esquecido da astrologoa há décadas, você, como cientista que é, não estaria falando dela, nem citando tantas provas veementes de sua ineficácia... ;)

Como você disse, a gente acredita nas pessoas que confirmam aquilo que a gente pensa. Não estaria você sendo um pouco "influenciada demais" por cientistas a quem respeita?

Para mim, enquanto houver algo intangível, seja mágico ou psicológico (o que, em 90% dos casos, na minha experiência, é a mesma coisa), na Astrologia, eu não estarei pronta a descartá-la de vez. É claro que eu não vivo em função de mapas astrais, e reconheço que a esmagadora maioria deles é inexata para se dizer o mínimo, mas "aí tem".

Eu tentei jogar o joguinho, Carol... Mas confesso que não o entendo. Você pediu para que a estratégia usada não seja revelada, mas se for o que eu estou pensando então é algo básico demais... Eu cheguei a fazer uns 78%, ou 80%, mas ainda não estou certa da finalidade do jogo. Como eu disse, preferiria um baralho comum, sem o uso de computadores. Ao contrário do computador, o baralho não tenta te manipular.

Mirrorball
03/09/2006, 21h31
Se os cientistas já tivessem se esquecido da astrologoa há décadas, você, como cientista que é, não estaria falando dela, nem citando tantas provas veementes de sua ineficácia... ;)

:P Por isso eu não estou publicando o meu texto numa revista científica. Seria como chutar cachorro morto.

Como você disse, a gente acredita nas pessoas que confirmam aquilo que a gente pensa. Não estaria você sendo um pouco "influenciada demais" por cientistas a quem respeita?

Eu nem conheço os autores dos estudos. Eu analizo o método que eles usam e eles fazem sentido para mim.

Eu tentei jogar o joguinho, Carol... Mas confesso que não o entendo. Você pediu para que a estratégia usada não seja revelada, mas se for o que eu estou pensando então é algo básico demais... Eu cheguei a fazer uns 78%, ou 80%, mas ainda não estou certa da finalidade do jogo.

Depois explico qual é a finalidade, mas fique feliz porque as pessoas só costuman fazer no máximo 60% - 65%. Muitas só ficam no 50%. Você com certeza pegou o espírito da coisa. ;)

Lucilla
03/09/2006, 21h43
Ok, feliz eu fico... ;)

Quanto a analizar métodos, eu gostaria de poder te mostrar alguns métodos "menos ortodoxos", como o do baralho... eles certamente não explicariam a Astrologia em si (que usa fatores variados demais, e de difícil cálculo), mas talvez mostrem esse "lado mágico" das coisas, ao qual eu prezo tanto...

Aliás, por que você não tenta? (Já que eu joguei o seu joguinho.) Pegue um baralho comum, embaralhe bem, e vá tirando as cartas uma a uma, tentando adivinhar antes qual a cor. Ou peça para alguém te ajudar e tirar para você. Anote os erros e os acertos (é claro que a probabilidade matemática é 50%), e depois me diga... Talvez você se surpreenda com sua capacidade de "adivinhação". É algo parecido com as Cartas Zenner, só que mais simples. ;)

Mirrorball
03/09/2006, 22h02
Ok, feliz eu fico... ;)

Você pode me mandar uma mensagem contando qual método você usou e eu confirmo se você realmente descobriu como fazer uma pontuação alta ou foi sorte.

Aliás, por que você não tenta? (Já que eu joguei o seu joguinho.) Pegue um baralho comum, embaralhe bem, e vá tirando as cartas uma a uma, tentando adivinhar antes qual a cor. Ou peça para alguém te ajudar e tirar para você. Anote os erros e os acertos (é claro que a probabilidade matemática é 50%), e depois me diga... Talvez você se surpreenda com sua capacidade de "adivinhação". É algo parecido com as Cartas Zenner, só que mais simples. ;)
Pior que eu acho que não tenho um baralho. Serve um baralho eletrônico?

E Lucilla, existe a possibilidade de 50% de alguém acertar mais de 50% das cartas por acaso. Por exemplo, a probabilidade de alguém acertar 60% ou mais por acaso é de mais de 10%. É preciso fazer um teste estatístico para medir o "nível de significância" do experimento, ou seja, a probabilidade de a pontuação ter sido ao acaso ou porque a pessoa realmente tem o poder de adivinhar a cor das cartas. Mais uma vez, não se pode fazer as coisas só uma vez ou só pegar os casos em que a pontuação é alta e usar isso para concluir coisas.

Lucilla
06/09/2006, 01h16
Parece que ninguém mais se interessou pelo tópico... enquanto isso, a Carol e Eu desenvolvemos uma acalorada discussão nos bastidores, em PVT...
Vamos ver a que conclusão a gente chega, e depois a gente podia postar um resumo dela, né Carol? :)

Marybel
06/09/2006, 11h40
Calma Lucilla...
Vocês não perceberam, mas o tópico chegou no final de semana, e quando eu vim pro fórum, a discussão tava bastante complexa, cheia de argumentos, que um começo de mês não me deixa ler (começo de mês pra mim é dose...).

Então fiquem tranquilas. Daqui a pouco entra mais uma aqui pra encher de post este tópico!:P

Cacau
06/09/2006, 12h44
Então fiquem tranquilas. Daqui a pouco entra mais uma aqui pra encher de post este tópico!:P

Pois é Bel, só agora eu vi como essas duas discutiram no final de semana:lol: e eu tb não vou ter tempo pra ler agora porque estou no trabalho, mas lembrei de um artigo que li na Isto É dessa semana, então vou colaborar com mais conteúdo pra esse tópico, e o artigo tem haver com o que eu já tinha dito antes, a astrologia usada como ferramenta corporativa.;)

06/09/2006 http://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifhttp://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifhttp://www.terra.com.br/istoe/1924/fotos/astrologia_01.jpg Vanguarda: em parceria com uma universidade federal, o astrólogo Francisco Seabra fundou o primeiro
curso destinado à pesquisa dos fenômenos astrológicos http://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifhttp://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifhttp://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifhttp://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifhttp://www.terra.com.br/istoe/imagens/ico_seta.gifO dedo de Plutão (http://www.terra.com.br/istoe/1924/ciencia/1924_astrologia.htm#)http://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifhttp://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gif
AstrologiaA astrologia
muda de caraAstrólogos perdem terreno
para o misticismo e tentam
encontrar novos espaçoshttp://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gifPor Julio WiziackA história começou com uma ligação telefônica. De Portugal para o Brasil. A portuguesa Teresa Filipa da Costa Sá convidou o astrólogo brasiliense Francisco Seabra para uma palestra na cidade do Porto. Antes de tomar qualquer decisão, Seabra pediu a data, a hora e o local de nascimento de Teresa. Indiscrição e indelicadeza? Não. Seabra queria fazer o mapa astral de sua interlocutora. Vinte e quatro horas depois, outra ligação, dessa vez de Brasília para Porto. Teresa foi pedida em casamento e, quatro meses depois, desembarcava no Brasil. “Impossível não me casar com ela. Os astros mostraram, ela é a minha verdadeira cara-metade”, diz ele. Pode parecer loucura, mas o fato é que atualmente a própria ciência, antes tão refratária a coisas desse tipo, se debruça sobre histórias como essa para explicar a natureza da atração exercida pelos astros. Abre-se assim uma nova vertente da astrologia. E abre-se, também, uma nova polêmica tanto no meio acadêmico quanto nos consultórios astrológicos de sensitivos tradicionais. Grande parte dos profissionais desse ramo acha que entender o movimento dos astros e o impacto deles na vida das pessoas é uma combinação de sensibilidade e arte, jamais uma ciência.
http://www.terra.com.br/istoe/1924/fotos/astrologia_02.jpgMaurício Bernis, astrólogo: os métodos de avaliação permitem dar informações sobre negócios ou plano de carreira
Na Universidade de Brasília (UnB), considerada uma das cinco-estrelas no meio intelectual do País, já existe um curso dedicado ao estudo da astrologia com o objetivo de provar a existência e a dinâmica dos fenômenos astrológicos. “Embora não se conheça o tipo de energia que atua nesse campo, dá para formular uma equação matemática descrevendo as ocorrências astrológicas”, diz Álvaro Luiz Tronconi, professor do Instituto de Física da UnB. Em menos de dois anos de estudo, duas pesquisas desse Núcleo de Astrologia deram conta de validar cientificamente as previsões astrológicas. Coordenadas pelo engenheiro Paulo Celso dos Reis Gomes, do Instituto de Tecnologia, elas tentaram identificar, entre dois grupos de voluntários, quais estavam às vésperas de se casar e quais estavam angustiados com o exame vestibular. Evidentemente os astrólogos não sabiam quem era quem. Só tinham em mãos os dados necessários à elaboração do mapa astral de cada um dos 200 inscritos. Para dificultar o trabalho, foram incluídas pessoas com curso superior completo no grupo dos vestibulandos e foi incluída gente que nem sequer tinha namorado no time de noivos. O resultado foi surpreendente: 95% de acerto de quem estava mesmo nessa ou naquela situação. A precisão dos astrólogos-cientistas foi tanta que chamou a atenção do deputado petista José Mentor – ele contratou os serviços de Seabra para saber suas chances de escapar da cassação em meados de abril. “O mapa dizia que deveria passar o aniversário em Los Angeles para receber energias favoráveis”, diz Seabra. A explicação: no dia do aniversário do deputado o Sol caía, em Brasília, na casa 12, referente ao isolamento. Mas em Los Angeles localizava-se na casa 10, ligada ao sucesso. “Era onde ele deveria estar, se quisesse ter alguma chance.” Mentor achou estranho, mas preparou as malas. Foi absolvido do processo em que era acusado de participar do esquema do “mensalão”.
Esses números impressionam, mas não convencem os cientistas em geral e, muito menos, os astrólogos tradicionais – que disparam as suas baterias contra a ciência ao mesmo tempo que vão perdendo terreno para sensitivos que atuam na cartomancia e quiromancia. Há quem insista no ponto que a astrologia só poderia ser considerada uma ciência com a descoberta dos princípios que regem a troca de “energia” entre homem, planetas e demais astros do Sistema Solar. “Se é que, ao menos, existe esse princípio de troca de energia”, diz o astrônomo Amauri de Almeida, da Universidade de São Paulo. Os estudiosos do espaço sabem, por exemplo, que a força gravitacional da Lua sobre a Terra interfere na altura das marés. Mas que força lunar influenciaria na forma como uma pessoa administra seus negócios ou no modo como organiza sua vida profissional? “A única troca de energia que a astronomia consegue identificar entre um corpo celeste e os humanos é a energia da radiação solar”, diz Ronaldo Rogério Mourão, um dos astrônomos mais conceituados do País. De fato, pegar um bronzeado é prova irrefutável dessa influência, mas não é disso que falam os astrólogos.
Para eles, a influência dos astros nas pessoas aconteceria em níveis intra-atômicos, um campo da ciência estudado pela física quântica – outra novidade que ganha corpo e irrita os astrólogos ortodoxos. Algumas teorias dessa área sugerem que a transmissão de energia entre os corpos do Universo não se dá por vias tradicionais, mas, isso sim, por um sistema de coordenadas. Seria como se um satélite GPS recebesse um sinal emitido por um corpo na Terra e o retransmitisse para outra parte do espaço.
O astrofísico inglês Percy Seymour acredita que algo parecido aconteça com
corpos celestes. Segundo sua teoria, que municia os astrólogos científicos, os astros funcionariam como as emissoras de tevê. Sol, Lua, planetas, asteróides
e estrelas emitiriam sinais magnéticos captados pelo sistema nervoso do homem. Cientistas convencionais atiram pedras nessa tese. Mas um experimento recente realizado por físicos do Laboratório de Ciência da IBM, a gigante americana da informática, provou que dois elétrons podem trocar energia livremente se resfriados dentro de um mesmo campo magnético. Seymour defende a teoria de que a
energia entre os corpos no espaço se comporta de forma semelhante. Cada ser humano captaria com suas “antenas” pré-ajustadas pela genética os “programas” que lhe dizem respeito.
“Estamos avançando nesse campo de pesquisa”, diz Seabra, um dos idealizadores do núcleo de Astrologia da UnB, que deixara de ser ensinada nos centros universitários desde a morte do francês Jean Baptiste Morin de Villefranche. Autor do livro Astrologia gálica, Villefranche postulou as 25 regras que regem o trabalho da astrologia científica e seus modelos de cálculos são tão sofisticados que permitem fazer previsões de datas. Vale lembrar: Villefranche faleceu no dia 6 de novembro de 1656, às duas horas da madrugada, rigorosamente como ele próprio havia previsto dois anos antes.
Essa nova astrologia não pára de ganhar adeptos. Cresce, por exemplo, o número de empresários que dizem ter encontrado nos astros uma arma poderosa na administração de seus negócios. Um dos exemplos é o presidente do Banco Fator, Walter Appel. Em seu computador, juntamente com gráficos que apontam as oscilações da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo e as perspectivas de fechamento do pregão, consta diariamente a “opinião” das estrelas sobre o melhor investimento do dia. Um astrólogo foi pago para descobrir se o dia está bom para apostar em papéis de risco ou se a melhor rentabilidade está associada ao petróleo. A ajuda dessa “astrologia esclarecida” balançou até mesmo a Bovespa, que, há cinco anos, chegou a movimentar US$ 100 bilhões. Os operadores estimam que pelo menos 20% desse montante tenha sido regido também por astrólogos. “Com o aprimoramento dos métodos de avaliação, dá para fornecer informações específicas sobre negócios ou plano de carreira”, diz Maurício Bernis, um dos nomes mais procurados pelo sistema financeiro. Foi ele quem ajudou um importante banco brasileiro a escolher a melhor data para lançar suas ações no mercado europeu. Recentemente, até um time paulistano da segunda divisão aderiu à onda dos astros. Só falta agora os cientistas tradicionalistas e os astrólogos ortodoxos derrubarem as barreiras de preconceito para tentar entender, casando astros e ciência, qual é essa força que há milênios deixa a humanidade tão ligada às estrelas.
US$ 20 bilhões é quanto a Bovespa movimentou
em um ano com a ajuda da astrologia

Mirrorball
06/09/2006, 13h55
Coordenadas pelo engenheiro Paulo Celso dos Reis Gomes, do Instituto de Tecnologia, elas tentaram identificar, entre dois grupos de voluntários, quais estavam às vésperas de se casar e quais estavam angustiados com o exame vestibular.
Gente, fala sério. Até eu acertava essa. O cara tem 30 anos, não está prestando vestibular. O cara tem 17 anos, não está se casando. FALA SÉRIO. Eu acertava 95% por cento sem saber astrologia. :P

Mirrorball
06/09/2006, 14h52
Achei outra pesquisa deste engenheiro na Internet, pode ser lida aqui. (http://www.casalperfeito.com.br/unb.htm) Quem leu direitinho a Parte I do meu texto já sabe por que esta pesquisa é ruim. Não há comparação entre dois grupos (cientificamente falando, não há grupo controle). Grupo controle é básico, aula 1 de quem começa um projeto de pesquisa. Não há de se estranhar que os cientistas não levam os astrólogos a sério.
Só para vocês terem uma idéia, se eu fizer uma previsão "hoje você vai ver um carro preto na rua", aposto que eu acerto 95% ou mais. E sem astrologia. Não é difícil obter uma taxa de acerto alta em previsões. A taxa de acerto dos mapas astrais errados é de 95% (dados a serem confirmados).

LadyCygnus
07/09/2006, 21h19
Bem, eu joguei o joguinho duas vezes, às 6 da manhã de hoje (ok, meus horários precisam ser acertados de novo........;) ).

Na primeira partida, acertei 65% e na segunda, 55%. Eu não sei qual é a finalidade do jogo, porém gostei dele. :P

Digamos que eu desenvolvi uma teoria de como ele funciona, mas quero testar mais duas vezes para ter certeza se é como eu penso..........

Mirrorball
07/09/2006, 23h18
Se você souber, pense mais um pouco e conseguirá fazer uma pontuação maior. Eu tenho uma amiga que na 2ª tentativa sacou tudo. Fiquei impressionada. Aliás foi a Andréa Rosa, que escreve a coluna para o site da UV.

cran02girl
08/09/2006, 23h59
Ahahaha!!!
Eu que estou confusa agora!
Acredito muito em astrologia, tudo, tudinho mesmo, mas posso afirmar que: Horóscopos nunca falam a verdade. Já tentou comparar o mesmo horóscopo no mesmo dia, mas de astrólogos diferentes? De um, fala certinho, ou se aproxima bastante, do outro, nao confere nadinha.
Mas esse joguinho me deixou bastante confusa. Das primeiras vezes, acertei, mas depois... Pra mim, eu acho que é intuição (ou dedução).

Cacau
09/09/2006, 12h41
Enquanto uns duvidam, outros acreditam demais.:P

Isto É http://www.terra.com.br/istoe/imagens/1px_invisivel.gif http://www.terra.com.br/istoe/1925/fotos/gente_03.jpg

Decisão cósmica Fernanda Lima acredita viver o retorno de saturno. A atriz e apresentadora completou 29 anos – o tempo de órbita do planeta dos anéis – e passa pelas mudanças que, segundo a astrologia, ele traz. “A sensação é de que, se eu não der essa acalmada agora, quando saturno está me cobrando, não vou conseguir mais realizar”, diz em entrevista à revista Trip, acompanhada do auto-retrato ao lado. Por causa do planeta, ela não topou o convite para participar de uma segunda novela.

giubbyvox
12/09/2006, 20h36
saiu uma matéria bem legal na superinteressante (aliás ô revista boa!!) sobre essa coisa da astrologia X ciência

http://super.abril.com.br/super/edicoes/230/conteudo_164948.shtml

ah, pra ver o conteúdo cliquem em "comprei a super na banca" , e digitem LIBANO ;)

Light My Way
13/09/2006, 21h40
gentem, n eh sobre astrologia nao, mas eh sobre exoterismo...
ou melhor, marromeno!!
eh engraçado!!
vale a pena ler e rir!!

Frank Viana, dançarino morto do Calypso, estaria amaldiçoando grupo

Calypso estaria amaldiçoado por dançarino morto
13 de Setembro de 2006 O babalorixá Paulo de Oxalá afirma que a banda Calypso, um dos maiores grupos populares do Brasil, está sendo amaldiçoado pelo dançarino Frank Viana, morto no dia 21 de agosto ao cair do quarto andar de um hotel em Goiânia.
A maldição estaria tomando forma em pequenos sustos passados pela banda, como o pouso forçado que Joelma e Chimbinha tiveram de fazer em um jatinho particular que ia de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. O trem de pouso do avião teria emperrado e a causa disso, segundo Paulo de Oxalá, pode ser o espírito de Viana.
Segundo o babalorixá, a alma de Viana não foi despachada, então não está tendo descanso. O espírito precisaria ser encaminhado em um ritual chamado Axexé, que proporciona este descanso ao falecido. Se o ritual não acontecer, a banda pode estar sujeita a tragédias. Principalmente a vocalista Joelma.
Ele ainda ressalta que as almas ficam presas à vida material e tentam levar consigo as pessoas amadas, provocando acidentes fatais. Frank Viana não teria se libertado completamente, o que pode acarretar em acúmulo de energias negativas ao redor do Calypso. "Tem gente que morre tragicamente por causa da energia negativa de almas que estão ao seu lado", conta Paulo de Oxalá.
O babalorixá finaliza ensinando o ritual do Axexé, para libertar o espírito e espantar as possibilidades de tragédias: "Acenda sete velas com o nome do morto em uma igreja, reze e peça paz e encaminhamento para o espírito".

Lucilla
07/04/2007, 20h36
Olá a todas.

Estive trabalhando com a Flávia, esses dias, e recebi um recado da Mirror, que praticamente me chamava de volta a este tópico. Então, aqui estou... ;)

Deixe eu ver se consigo, desta vez, explicar por que eu acho que essa pesquisa científica com a qual a Carol nos brindou logo lá no início está errada e não prova nada:

Se bem me lembro, os cientistas pegaram a descrição "clássica" das características de cada signo (tipo, Sagitário é extrovertido, Virgem é tímido), tiraram os nomes dos signos de vista, e mandaram as pessoas identificarem o seu signo com base apenas nas descrições.

Isso, para mim, já é anular qualquer esperança de sucesso de uma pessoa num teste desses. Esse teste pode ser tudo, pode ser até científico, mas é também tendencioso. E por quê?

Simples: psicologicamente falando, toda pessoa é aquilo que gostaria de ser, aquilo que não gostaria de ser, aquilo que teme ser... Toda pessoa sabe de algumas de suas características de personalidade, gosta de algumas, não gosta de outras, tenta adquirir ou eliminar outras tantas, nunca vai admitir que tem certos defeitos, e pode até não saber que tem algumas virtudes.

O "makeup" psicológico de uma pessoa é uma coisa extremamente complicada, e para conseguir se identificar totalmente numa descrição astrológica de seu signo, a pessoa teria que conhecer a si mesma com uma isenção e exatidão científicas, que ninguém tem.

Além disso, a descrição das características de um signo não vale muita coisa, se não for tomada no contexto do mapa astral de nascimento de cada indivíduo. Aquelas descrições que a gente lê nos manuais de astrologia são apenas *potenciais*. Para acertar nesse teste, a pessoa simplesmente teria que saber as características "oficiais" do seu signo de cor, e ir por elas, não por aquilo que realmente (pensa, ou espera que) é.

Essas características podem mudar, e muito, de pessoa para pessoa do mesmo signo, simplesmente em razão da posição relativa dos astros, planetas e estrelas uns aos outros.

Eu por exemplo, sou de Sagitário. Eu deveria ser extrovertida e falante, mas sou tão tímida e desajustada socialmente que às vezes fico até com pena de mim mesma. Esse quadro só piora, se for considerado que o meu ascendente também é Sagitário, o que deveria dobrar essa minha suposta extroversão e facilidade em lidar com as pessoas.

As coisas só começam a se explicar quando se vê que a minha Lua está em Virgem, que é um signo mais introvertido. E devem haver outras coisas, no meu "makeup astral", que explicam a minha psicologia. Por sorte minha, de Sagitário me "sobra" um certo carisma, o que me salva de ser um "desastre" completo... ;)

Se eu fosse participar desse teste, e fosse escolher a descrição que se ajusta mais ao que sei de mim mesma, eu certamente teria escolhido não Sagitário, mas provavelmente um signo mais introvertido. Dessa maneira, eu teria simplesmente sido levada ao erro por um grupo de cientistas espertalhões.

Minha única chance de acerto teria sido saber de antemão de que se trata o teste, e decorar as características de Sagitário de algum livro ou site. Mas aí os cientistas iriam dizer que eu teria trapaceado no precioso testezinho deles.

Portanto, eu concluo, pela lógica, que esse teste não vale muita coisa. Isso, aliás, é o que eu venho tentando dizer desde o começo.

De resto, é pena que eu não conheça a Astrologia bem o suficiente para fazer uma defesa mais conclusiva da Arte em si.

Mas posso dizer que só a Astrologia também não explica tudo, e que, para realmente "explicar uma pessoa", é preciso levar em conta Artes e Ciências complementares, como a Numerologia, a Grafologia, a Psicologia, a Genética, a Fisica Quântica, a Quiromancia, e por aí vai.

Quanto ao joguinho da Carol, confesso, novamente que não entendi, acho até que ela me explicou do que se tratava, e ainda assim eu continuo não entendendo... Acho que eu preciso realmente trabalhar mais o lado esquerdo do meu cérebro. E convido a Carol, mais uma vez, a trabalhar mais o lado direito do cérebro dela. ;)

Louisevans
07/04/2007, 21h14
Não me importa saber se a astrologia tem alguma explicação científica para comprovar sua eficácia ou desmenti-la. Assim, como não sou católica porque acredito que o Santo Padre seja realmente "santo", participo porque gosto de acompanhar os rituais que vão se criando ao longos de séculos, milênios.. quero dizer que, estou interessada astrologia por causa do lado mitológico e cultural desta crença que vem sobrevivendo e se adaptando aos novos tempos. Não é fantástico observar que os conhecimentos astronômicos das antigas civilizações tenham surgido e evoluído por uma razão religiosa?
Nós vivemos no tempo da racionalidade, da crença na positivadade, mas nem sempre foi assim. Religião e ciência caminharam juntas durante a maior parte da nossa história. A necessidade de conhecer o espaço, as constelações, na Grécia antiga Erastóstenes já havia calculado a circunferência da terra apenas observando a incidência perpendicular da luz solar no meio-dia do solstício de verão em um poço na cidade de Sienna, ele mediu o ângulo que os raios solares faziam em direção a cidade de Alexandria... enfim, conhecer o espaço é uma necessidade humana, pois a busca da humanidade é saber de onde viemos e para onde iremos.. e essa busca começou na astronomia, começou com a religiosidade. Astrologia para mim é isso: uma tentativa do homem de dar uma história e uma razão para a sua existência, nada mais que filosofia. Que se dane saber se ela tem precisão científica, e se for comprovado cientificamente que não funciona, vamos descartar toda uma crença de 10.000 anos?

Louisevans
07/04/2007, 21h35
Só pra completar o meu post..

Também não concordo com as pessoas que tentam dar uma racionalidade científica para a astrologia, criando métodos e técnicas. Assim como os totalmente céticos, eles estão incorrendo no mesmo erro de atribuir a racionalidade científica para algo que está ligado a uma ritualidade, a uma crença..

Mirrorball
07/04/2007, 21h43
Estive trabalhando com a Flávia, esses dias, e recebi um recado da Mirror, que praticamente me chamava de volta a este tópico. Então, aqui estou... ;)
Eu só mandei o recado para encher o saco, não para você me lembrar de que eu não terminei de escrever os textos sobre astrologia por pura preguiça. :P
Se bem me lembro, os cientistas pegaram a descrição "clássica" das características de cada signo (tipo, Sagitário é extrovertido, Virgem é tímido), tiraram os nomes dos signos de vista, e mandaram as pessoas identificarem o seu signo com base apenas nas descrições.
Nem eu me lembro sobre o que era o estudo. Vejamos... Sim, um dos experimentos era este mesmo. Eu até entendo a sua crítica e concordo com ela. E a partir da sua própria crítica, você não seria levada a pensar o seguinte: "Mas então eu não sei como é a minha própria personalidade. Como eu posso julgar se o astrólogo está me enganando ou não? E se ele só está me dizendo o que eu quero ouvir? E se astrologia não funciona, como eu vou saber disso se eu não sou capaz de julgar objetivamente a minha própria personalidade? Eu estou colocando tanta fé em algo que eu não posso avaliar." É fácil dizer que os outros não sabem avaliar suas próprias personalidades, mais difícil é dizer que nós também não somos psicólogos e podemos nos enganar.

De qualquer modo, aquele experimento tinha uma segunda parte, na qual as pessoas tinham suas personalidades avaliadas por psicólogos. Os resultados da avaliação verdadeira eram misturados com resultados falsos e os astrólogos não foram capazes de escolher qual era o resultado verdadeiro. A única coisa a dizer neste caso é que os psicólogos eram incompetentes ou psicologia não funciona, certo?
Eu por exemplo, sou de Sagitário. Eu deveria ser extrovertida e falante, mas sou tão tímida e desajustada socialmente que às vezes fico até com pena de mim mesma. Esse quadro só piora, se for considerado que o meu ascendente também é Sagitário, o que deveria dobrar essa minha suposta extroversão e facilidade em lidar com as pessoas.
E depois disto, você ainda acha que a astrologia funciona? :P

Mirrorball
07/04/2007, 21h47
Também não concordo com as pessoas que tentam dar uma racionalidade científica para a astrologia, criando métodos e técnicas. Assim como os totalmente céticos, eles estão incorrendo no mesmo erro de atribuir a racionalidade científica para algo que está ligado a uma ritualidade, a uma crença..
Mesmo que a astrologia não funcione, ainda assim é legal estudar cultura e mitologia. Não preciso acreditar na dança da chuva para achar interessante os ritos dos índios, por exemplo. E ninguém vai negar o poder da crença.

Louisevans
07/04/2007, 21h57
Por um lado eu não acredito na astrologia simplesmente por sua previsão, não gosto de saber que me destino está escrito na estrelas, isso faz eu pensar que sou impotente e não posso assumir a direção da minha vida. Se um dia eu acordo e está escrito no meu horóscopo que eu devo evitar conflitos com familiares pois os astros tendem para a discórdia, ora, é claro que sempre eu desejo evitar brigas e discussões, não preciso de um horóscopo para me dizer isso! Mas por outro lado, não vejo mal algum vc ler seu horóscopo, ou querer saber seu mapa astral, desde que esta curiosidade não se torne uma patologia...

Lucilla
07/04/2007, 22h15
Ops, Carol...
Você tirou sua última citação do que eu disse do contexto... Cadê a parte onde eu falo da Lua em Virgem, e da minha suspeita de que hajam outros aspectos astrológicos a explicar minha introversão?

Além disso, eu também não disse que acredito em Astrologia, assim como não disse que não acredito, mas uma coisa é certa: eu não confio e não acredito em psicólogos, por exemplo. E tenho mais de um psicólogo na minha própria família. Mas a própria psicologia atual é tão falha e incompleta como todo o resto da ciência, e do misticismo também.

Mas o que explica o que permite a alguém confiar, tanto num astrólogo como num psicólogo, é uma coisa só: a ética.

É necessário que haja uma relação de confiança, que se saiba que tanto o astrólogo como o psicólogo são idôneos. Existem charlatães e maus profisionais nos dois lados, assim como existe gente sincera também. E mesmo profissionais éticos e sinceros erram, às vezes, por causa das limitações de suas disciplinas.

De resto, cada pessoa tem uma imagem do que é ou gostaria de ser, e é com isso que ela "navega" a vida, (de preferência) testando e reavaliando a si mesma a cada passo do caminho, ou adotando uma "máscara" (a famosa "Persona" dos gregos, que deu orígem à palavra "personalidade), na qual ela possa acreditar (e, mais importante, na qual os outros acreditem).

É sabido que algumas pessoas são mais iludidas a respeito de si mesmas que outras, mas uma coisa é certa: sem acreditar que se é algo, certa ou errada, pessoa nenhuma chega a lugar algum.

Mas a verdade é que ninguém sabe, com absoluta certeza, quem é realmente. Se soubéssemos quem somos, de onde viemos, para onde vamos, e como exatamente o universo funciona, não haveria necessidade nem de ciência, nem de religião, de filosofia ou de astrologia...

E eu nem ia responder, na verdade... eu sabia que era só "encheção de sacoleta", mas é que "algumas" pessoas manifestaram a vontade de ver um retorno a esse tópico, com o argumento que sentiam saudade de ver duas moças inteligentes debatendo um pouco... ;)

Lucilla
07/04/2007, 22h23
Mesmo que a astrologia não funcione, ainda assim é legal estudar cultura e mitologia. Não preciso acreditar na dança da chuva para achar interessante os ritos dos índios, por exemplo. E ninguém vai negar o poder da crença.

Isso também é verdade...
E a Louisevans também está certa: nem tanto ao mar, e nem tanto à terra.

Mas eu não acredito (eu sei por experiência própria), que uma dança da chuva bem feita (ou o contrário, um sol riscado a giz no chão para fazer parar de chover), pode e vai ter o efeito desejado na maioria das vezes.

É mais um dos mistérios do funcionamento da mente humana que é uma pedra no sapato da ciência tradicional, mas que está aí para quem quiser pesquisar e constatar.

Ao contrário da astrologia, essa é uma parte da parapsicologia da qual eu entendo... :)

Louisevans
07/04/2007, 22h35
Se a psicologia ou a religião ou a astrologia lhe dá uma certa paz para com as suas questões existenciais, não vejo nada demais em seguir com os ritos..

Mirrorball
07/04/2007, 22h48
Você tirou sua última citação do que eu disse do contexto... Cadê a parte onde eu falo da Lua em Virgem, e da minha suspeita de que hajam outros aspectos astrológicos a explicar minha introversão?
Se você é extrovertida, é porque é de Sagitário. Por outro lado, se é introvertida, é porque a sua Lua é em Virgem. Assim não tem como a astrologia dar errado, né? Qualquer coisa que você for, ela tem uma explicação.

Eu vou adivinhar qual número você vai tirar num dado de 6 faces. Pode ser o 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. 100% de chance de eu acertar. :P
Além disso, eu também não disse que acredito em Astrologia, assim como não disse que não acredito, mas uma coisa é certa: eu não confio e não acredito em psicólogos, por exemplo.
Então eu acho que o estudo não vale nada para você. Também não acredito piamente em psicólogos, mas eu acho que certas áreas da psicologia são sérias e funcionam, outras nem tanto.
Mas o que explica o que permite a alguém confiar, tanto num astrólogo como num psicólogo, é uma coisa só: a ética.
Não é só isso, as pessoas se enganam. Toda a população, incluindo os psicólogos, os cientistas e os astrólogos.
E mesmo profissionais éticos e sinceros erram, às vezes, por causa das limitações de suas disciplinas.
Pois é, não é uma coisa só. Como você sabe que o astrólogo não está se autoenganando?
E eu nem ia responder, na verdade... eu sabia que era só "encheção de sacoleta", mas é que "algumas" pessoas manifestaram a vontade de ver um retorno a esse tópico, com o argumento que sentiam saudade de ver duas moças inteligentes debatendo um pouco... ;)
Ainda mais que a maior parte das nossas mensagens sobre este assunto foram em particular. Eu sei que o público clamava ardorosamente por uma discussão sobre astrologia entre nós duas. ;)

Mirrorball
07/04/2007, 22h51
Se a psicologia ou a religião ou a astrologia lhe dá uma certa paz para com as suas questões existenciais, não vejo nada demais em seguir com os ritos..
As pessoas ignorantes às vezes são mais felizes, o que não quer dizer que elas estejam certas. Se alguém me dissesse que iria se matar se eu conseguisse mostrar que astrologia não funciona, eu não abriria a boca para dizer nada contra a astrologia.

Louisevans
07/04/2007, 23h10
As pessoas ignorantes às vezes são mais felizes, o que não quer dizer que elas estejam certas.

Ops!! Ignorante ou crentes?? Não penso que os crentes são ignorantes por acreditarem em alguma coisa transcedental, alías ser crente pode também ser fonte de grandes controvérsias se se depara com questões que a sua crença não pode explicar.. a crença racional é a verdade absoluta, científica, mas existem outras verdades relativas.. é como a Lucilla escreveu, se soubéssemos as respostas para todas as questões, se conhecêssemos a verdade absoluta não haveria motivos por que viver e lutar. Todos nós estamos atrás de uma verdade relativa que esteja de acordo com o que cremos.
Aff.. já não sei mais o que escrever :maluco:

Mirrorball
07/04/2007, 23h12
As pessoas crentes podem ser ignorantes ou não e eu estava falando sobre as ignorantes.

Lucilla
07/04/2007, 23h15
Oi, Carol

Pois é, não é uma coisa só. Como você sabe que o astrólogo não está se autoenganando?

Da mesma maneira como eu não sei se o psicólogo está partindo de uma teoria ou de um pressuposto falhos... ;)

Então eu acho que o estudo não vale nada para você.

Poisé, não vale muito mesmo...
Ainda mais porque eu acho que ele parte de um princípio errado.
Aliás, foi por isso que eu me motivei a responder, em primeiro lugar. Se eu tivesse me convencido que era um estudo verdadeiro, com bases e metodologias sólidas, eu não teia dito nada, e voltado quietamente às minhas cartas de Tarô... ;)

Lucilla
07/04/2007, 23h22
O problema da crença (ou da fé cega), é que ela não se baseia em fatos ou em realidades, o que abre espaço para ilusões e ignorâncias, porque abre demais o leque das possibilidades.

Já o apego "seco" a coisas concretas e "fatos comprovados cientificamente" é algo um tanto rígido demais, e que também pode levar a ilusões e ignorâncias, porque limita a realidade estreitamente demais.

Não é tanto o que leva à ignorância, e sim como *não* chegar lá.
É por isso que é necessário o equilíbrio e a sabedoria, na vida de todos, cientistas e místicos. :)

Lucilla
07/04/2007, 23h24
Gente, vou ver TV... Está passando algo interessantíssimo sobre Jerusalém na Band...
Tchau! :)

Mirrorball
07/04/2007, 23h26
Da mesma maneira como eu não sei se o psicólogo está partindo de uma teoria ou de um pressuposto falhos... ;)
Existe uma parte da psicologia que é baseada em experimentos, que são repetidos todos os anos para os estudantes de psicologia verem; são teorias bem sólidas. Outras partes já são mais "simplesmente acredite no que te disseram". Eu também não colocaria a minha mão no fogo por tudo o que um psicólogo diz. Mas entre astrólogos e psicólogos, eu ficaria com os psicólogos, porque eles pelo menos conversam com os pacientes ao invés de fazerem cálculos com a data de nascimento. Eu acredito no poder da conversa. :)

Marybel
25/06/2007, 11h10
Lembrei deste tópico quando li isso aqui:

Seu signo não combina com o de seu parceiro ou paquera? Fique tranqüila
por Max KlimCom o Dia dos Namorados, assuntos relacionados à vida amorosa ficam em alta. Na astrologia não é diferente. Se você leu em algum lugar que o signo do seu namorado ou daquela paquera não combina com o seu, fique tranqüila.

Recentemente, a mídia divulgou uma 'pesquisa' que contesta dados da astrologia.

Desta vez, o pesquisador David Voas até agora um desconhecido estatístico do Centro de Estudos para Censos e Pesquisas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, divulgou dados de uma 'pesquisa' na qual constata que "é impossível argumentar que pessoas de alguns signos atraem mais as de outros".

Com um estudo do qual se baseou como metodologia apenas na seleção de datas de nascimento de "10 milhões de casais no Reino Unido", o estatístico da velha Albion avança em conclusões que mostram seu desconhecimento dos princípios básicos da astrologia mais séria. E, pior que isso, o colocam no inócuo campo dos cientistas que concluem erros de dados colhidos de forma aleatória, sem respeito aos princípios mais elementares de um estudo que tem 6 mil anos e que nas suas conclusões mais sérias jamais considerou que data de nascimento, ou seja, o signo solar, elemento único para análise de combinação entre duas pessoas.

É sabido pela maioria das pessoas com um conhecimento primário de astrologia que a combinação entre duas ou mais pessoas só pode ser analisada e interpretada com a apuração de seus respectivos mapas astrais e um comparativo sério entre as posições planetárias nas suas casas e signos. E isso significa nada menos que a necessidade de interpretação de 24 aspectos diferentes para se chegar a um resultado minimamente razoável.

A esse processo de análise, conhecido por "mapa de sinastria" - a combinação de pessoas por seus signos astrológicos - é referenciada há séculos, desde que a astrologia foi sistematizada pelos principais pensadores gregos, depois que o conhecimento difundido pelos caldeus se espalhou pelo mundo, antecipando a chegada da própria astronomia, filha-científica da astrologia.

Da mesma forma com que "pesquisadores" e "cientistas" sedentos de notoriedade fazem regularmente ao discutir a validade do horóscopo publicado pela imprensa - sabidamente um difusor de princípios de astrologia por mero entretenimento - a pesquisa de David Voas nos remete ao mais simplório dos julgamentos da estatística, uma ciência séria e que o inglês parece desprezar. Seu "estudo" com 10 milhões de casais - o que nos parece ser a toda a população casada da Grã Bretanha - se assemelha bastante a uma das costumeiras fórmulas de manipulação de dados estatísticos, tão em voga na imprensa sensacionalista londrina.

Por essas fórmulas, poderíamos, da mesma maneira, afirmar que os motoristas ingleses têm hoje maior destreza no uso da mão esquerda para passar a marcha em seus automóveis que seus congêneres brasileiros, afirmando que a pesquisa envolveu 97,8% dos cidadãos habilitados do Reino Unido e 32 milhões de motoristas no Brasil. O estudo será válido desde que não informemos que os veículos na Inglaterra têm volante posicionado à direita e no Brasil, à esquerda.

Esse lamentável 'estudo' que também recebeu destaque de revistas e jornais importantes no Brasil, vem se contrapor aos modernos estudos que mostram a influência de campos gravitacionais e dos movimentos de atração e repulsão planetária sobre todas as formas de vida, aqui e no universo por inteiro. Por isso, cabe afirmar que a arrogância do pesquisador inglês David Voas faz parte de um processo antigo de detratação do conhecimento astrológico por mera ignorância de quem o condena.

Força gravitacional

Habitualmente, essas pessoas fingem desconhecer que a força gravitacional de um mero pedaço de rocha deslocado da Terra e posicionado como nossa Lua provoca efeitos tão fortes que nos fazem prever marés, ciclos de crescimento de pêlos, época de incidência maior de surtos psiquiátricos, períodos de ciclos menstruais nas mulheres e nas fêmeas do mundo animal ou ocasiões propícias ou não ao plantio dos mais diferentes tipos de vegetais. E mais, que as forças geradas pelas explosões solares são capazes de interferência de tal ordem em nosso minúsculo planeta que mudam de condições para transmissão de dados até a regulação do humor das pessoas.

E nos referimos a apenas duas forças, diminutas e insignificantes forças diante do conjunto de vibrações emanadas por gigantes planetários, astros de maior grandeza que o nosso Sol, de galáxias, constelações e nebulosas que promovem nos céus o mais notável balé da natureza. E isso em constante movimento sem choques e desvios que permitem ao conjunto do universo a sua caminhada ordenada desde o big-bang inicial ao fim intuído pelos mais avançados físicos e astrônomos.

A humana arrogância de nos considerar imunes a essas forças, desvinculados de todos os demais seres e corpos no Universo, mostra bem o desejo do homem de se mostrar maior que Deus e maior que o próprio Universo que lhe governa força e vida. E essa mesma arrogância leva "pesquisadores" como David Voas e avançar pelo que não conhecem e daí tirar conclusões infundadas.

Na entrevista concedida a um importande jornal carioca, o pesquisador inglês candidamente confessou que tomou por base em seu "estudo", apenas a data do nascimento dos casais em evidente e suspeita confissão de que seus métodos não se casam com a seriedade da mesma forma com que insinua o que não pode ser comprovado.
A fonte: http://www1.uol.com.br/vyaestelar/astrologia_signos.htm

Cadê a Carol? Ela deve contra argumentar esse artigo facinho, facinho!:assobio: :lol:

Mirrorball
25/06/2007, 13h43
Por que você não poderia ter escolhido um artigo mais curto? :P Dá preguiça de ler, de pensar, de responder...

Desta vez, o pesquisador David Voas até agora um desconhecido estatístico
Primeiro, tentativa de desqualificar o cara porque ele é "desconhecido". O que isso importa? Os argumentos deles é que podem ser bons ou ruins. Aliás nunca ouvi falar neste Max Klim e eu também devo ser uma "desconhecida".

É sabido pela maioria das pessoas com um conhecimento primário de astrologia que a combinação entre duas ou mais pessoas só pode ser analisada e interpretada com a apuração de seus respectivos mapas astrais e um comparativo sério entre as posições planetárias nas suas casas e signos. E isso significa nada menos que a necessidade de interpretação de 24 aspectos diferentes para se chegar a um resultado minimamente razoável.
Existem milhões de livros que vendem horrores sobre este assunto e só se baseiam no signo. As pessoas acreditam neles mesmo assim. Por que este autor não escreve um artigo criticando estes livros, dizendo que eles não são sérios e não funcionam? Afinal eles não analisam os tais 24 aspectos.

Esse lamentável 'estudo' que também recebeu destaque de revistas e jornais importantes no Brasil, vem se contrapor aos modernos estudos que mostram a influência de campos gravitacionais e dos movimentos de atração e repulsão planetária sobre todas as formas de vida, aqui e no universo por inteiro.
Segundo a lei da gravidade, os gordos são mais atraentes, pois têm uma massa maior. ;)

Habitualmente, essas pessoas fingem desconhecer que a força gravitacional de um mero pedaço de rocha deslocado da Terra e posicionado como nossa Lua provoca efeitos tão fortes que nos fazem prever marés, ciclos de crescimento de pêlos, época de incidência maior de surtos psiquiátricos, períodos de ciclos menstruais nas mulheres e nas fêmeas do mundo animal ou ocasiões propícias ou não ao plantio dos mais diferentes tipos de vegetais.
Bel, sinto muito, mas isso foi muito retardado. Quem desconhece a lei da gravidade é o autor, pois ela não tem relação nenhuma com astrologia. A lei da gravidade de Newton diz que as coisas se atraem dependendo do peso e da distância. Isso quer dizer que um elefante te atrai mais gravitacionalmente do que o homem mais lindo do mundo. E como eu disse, os gordos são muito mais atraentes.

A humana arrogância de nos considerar imunes a essas forças, desvinculados de todos os demais seres e corpos no Universo, mostra bem o desejo do homem de se mostrar maior que Deus e maior que o próprio Universo que lhe governa força e vida.
Agora o coitado desconhecido sofre de um desrespeito pelo Universo!

Na entrevista concedida a um importande jornal carioca, o pesquisador inglês candidamente confessou que tomou por base em seu "estudo", apenas a data do nascimento dos casais em evidente e suspeita confissão de que seus métodos não se casam com a seriedade da mesma forma com que insinua o que não pode ser comprovado.
Por que ele então não se dispõe a colaborar com o David, analisando os 24 aspectos dos casais para um estudo? Ao invés de criticar, vá mostrar então que a "astrologia séria" funciona.

Marybel
25/06/2007, 16h24
Ah Carol, eu só estava com saudades desse tópico, só isso... :feliz:

Realmente, eu acho que esse Max Klim foi pelo lado errado. Ao invés de argumentar e pelo menos colocar indícios que provariam que o estudo daquele cientista era equivocado, ele tentou simplesmente desqualificar o cara. Não é por aí.

O que eu achei engraçado de verdade, é essa rixa boba que existe entre a ciência e a astrologia. Ora, se os astrólogos se acham cientistas das estrelas - não estou confundindo com os astrônomos não, tá? - e sobre a relação que o movimento delas têm sobre a vida das pessoas, eu acho que seria uma atitude super saudável juntar forças, como você mesma disse, e tentar provar algo realmente definitivo.

Antes que alguém ache estranho, não, eu não virei cética, continuo vendo minhas previsões diariamente, e além de astrologia eu acredito em mais um monte de oráculos. Sim, eu sou superticiosa também!:assobio: :lol:

Mirrorball
25/06/2007, 16h41
Ah Carol, eu só estava com saudades desse tópico, só isso... :feliz:
Claro, é que eu me desanimei mesmo quando vi o tamanho do artigo. Mas na verdade nem era tão longo, li rapidinho.

eu acho que seria uma atitude super saudável juntar forças, como você mesma disse, e tentar provar algo realmente definitivo.
Pois é. Na primeira mensagem do tópico eu até cito estudos em que astrólogos participaram, mas acho que a maioria não está interessada.

Há algum tempo eu cheguei à conclusão que as pessoas não dão atenção aos estudos científicos e preferem outros tipos de evidência ("funcionou para mim e para a minha melhor amiga") porque elas não entendem como a ciência funciona. Amanhã vai ter um debate sobre divulgação científica aqui na USP e eu vou perguntar aos participantes por que a imprensa não divulga os métodos científicos, por exemplo quais são os tipos de estudo que os cientistas fazem, como eles chegam a uma conclusão ou à outra, por que alguns métodos são melhores do que outros etc. Isso não é mais importante do que ficar jogando fatos que as pessoas têm que aceitar?

Marybel
25/06/2007, 16h48
Claro, é que eu me desanimei mesmo quando vi o tamanho do artigo. Mas na verdade nem era tão longo, li rapidinho.

Pois é. Na primeira mensagem do tópico eu até cito estudos em que astrólogos participaram, mas acho que a maioria não está interessada.

Há algum tempo eu cheguei à conclusão que as pessoas não dão atenção aos estudos científicos e preferem outros tipos de evidência ("funcionou para mim e para a minha melhor amiga") porque elas não entendem como a ciência funciona. Amanhã vai ter um debate sobre divulgação científica aqui na USP e eu vou perguntar aos participantes por que a imprensa não divulga os métodos científicos, por exemplo quais são os tipos de estudo que os cientistas fazem, como eles chegam a uma conclusão ou à outra, por que alguns métodos são melhores do que outros etc. Isso não é mais importante do que ficar jogando fatos que as pessoas têm que aceitar?
Eu concordo com você. Espero que você tenha uma resposta diferente da que eu imagino. Qual seria ela?

Porque a maioria das pessoas não têm interesse suficiente em métodos ou tipos de estudos, se entediariam com qualquer informação a respeito, e largariam a informação principal, resultado do estudo, para lá.

Seria mais ou menos como se você, que é bióloga, estivesse lendo um artigo que prova que a utilização de estaca hélice contínua como solução de fundação representa uma economia de 26% no custo e de 45% no prazo de execução das fundações de uma obra. Até aí é uma informação que você pode utilizar a qualquer tempo. Mas se você começar a ler tudo aquilo que foi utilizado como base para chegar a esta conclusão, talvez você ache chato e acabe desistindo. Isso acontece comigo na maioria das vezes que eu leio algo relacionado à uma área que não é a minha.

Enfim, preguiça de aprender, de expandir os horizontes...

Mirrorball
25/06/2007, 16h59
Seria mais ou menos como se você, que é bióloga, estivesse lendo um artigo que prova que a utilização de estaca hélice contínua como solução de fundação representa uma economia de 26% no custo e de 45% no prazo de execução das fundações de uma obra. Até aí é uma informação que você pode utilizar a qualquer tempo.
Não tenho idéia do que você está falando. Saber isso seria útil para mim? Se seria, me explique melhor, por favor. :) Eu acho que seria realmente útil para as pessoas se elas soubessem um pouco mais sobre método científico. Por exemplo, a minha mãe sempre me irrita quando ela fala que alguma coisa é verdade porque "a repórter da Globo disse que é verdade". E desde quando a gente acredita em tudo que sai na TV? Um mínimo de senso crítico seria útil a todos, eu acho. Isso não é uma coisa da minha área, é algo do dia-a-dia.

Marybel
25/06/2007, 17h09
Não tenho idéia do que você está falando. Saber isso seria útil para mim? Se seria, me explique melhor, por favor. :) Eu acho que seria realmente útil para as pessoas se elas soubessem um pouco mais sobre método científico. Por exemplo, a minha mãe sempre me irrita quando ela fala que alguma coisa é verdade porque "a repórter da Globo disse que é verdade". E desde quando a gente acredita em tudo que sai na TV? Um mínimo de senso crítico seria útil a todos, eu acho. Isso não é uma coisa da minha área, é algo do dia-a-dia.
Depende. Se você é uma pessoa que tem dinheiro parado e gostaria de investir construindo um edifício por exemplo, acho que essa informação interessaria.

Eu acredito que isto é de interesse de todo mundo. Mas sabe do que eu me lembro? Daquela comparação que o Willian Bonner fez, dizendo que o telespectador brasileiro era um Hommer Simpson. E eu concordo com ele. A maioria das pessoas, e eu me incluo no meio delas várias vezes, prefere uma informação superficial, que não agregue muito, e que sirva de base de conversa de botequim, do que realmente se aprofundar em outras coisas...

Mirrorball
25/06/2007, 17h18
Eu acredito que isto é de interesse de todo mundo. Mas sabe do que eu me lembro? Daquela comparação que o Willian Bonner fez, dizendo que o telespectador brasileiro era um Hommer Simpson.
Isso foi meio politicamente incorreto, hein?
E eu concordo com ele. A maioria das pessoas, e eu me incluo no meio delas várias vezes, prefere uma informação superficial, que não agregue muito, e que sirva de base de conversa de botequim, do que realmente se aprofundar em outras coisas...
Eu acho que todos deveriam saber que se deve dar soro a uma criança com diarréia ou como se pega AIDS. Estou quase incluindo senso crítico nesta área, afinal quantas pessoas não ficam doentes porque deixaram de ir ao médico para fazer operação espiritual ou deixaram de receber transfusão de sangue ou tomaram algum remédio popular que faz mal? O ministério da saúde adverte: credulidade faz mal à saúde. :P

Marybel
25/06/2007, 17h44
Isso foi meio politicamente incorreto, hein?

Eu acho que todos deveriam saber que se deve dar soro a uma criança com diarréia ou como se pega AIDS. Estou quase incluindo senso crítico nesta área, afinal quantas pessoas não ficam doentes porque deixaram de ir ao médico para fazer operação espiritual ou deixaram de receber transfusão de sangue ou tomaram algum remédio popular que faz mal? O ministério da saúde adverte: credulidade faz mal à saúde. :P
Sim, eu sei que foi politicamente incorreto...:P
E eu não diria que credulidade faz mal à saúde, porque você pode simplesmente crer em algo bom, como por exemplo que se você não usar camisinha você pode ser contaminado se seu parceiro tiver AIDS. Por mais que uma coisa seja verdade, e cientificamente comprovada, você tem que acreditar nela para seguir o que ela diz, não é mesmo? Eu diria que falta de noção faz mal à saúde. Aí sim!

Mirrorball
25/06/2007, 18h28
E eu não diria que credulidade faz mal à saúde, porque você pode simplesmente crer em algo bom, como por exemplo que se você não usar camisinha você pode ser contaminado se seu parceiro tiver AIDS.
Quem é crédulo pode até acreditar em coisas mais confiáveis, mas também nas pouco confiáveis, sem muito critério.

Por mais que uma coisa seja verdade, e cientificamente comprovada, você tem que acreditar nela para seguir o que ela diz, não é mesmo?
Bel, a rigor não existem coisas "cientificamente comprovadas". Quando as pessoas querem mostrar que têm razão, elas dizem que as idéias delas foram "cientificamente comprovadas", mas só existe prova em matemática e lógica. As teorias científicas são bem ou mal testadas, com muitas ou poucas evidências a favor ou contra. Por isso eu digo que é importante conhecer o raciocínio científico.

Marybel
25/06/2007, 18h38
Bel, a rigor não existem coisas "cientificamente comprovadas". Quando as pessoas querem mostrar que têm razão, elas dizem que as idéias delas foram "cientificamente comprovadas", mas só existe prova em matemática e lógica. As teorias científicas são bem ou mal testadas, com muitas ou poucas evidências a favor ou contra. Por isso eu digo que é importante conhecer o raciocínio científico.
Carol, porque você não explica um pouquinho disso? Sei que leva tempo, mas eu acho que vale a pena!;)

Mirrorball
25/06/2007, 18h44
Carol, porque você não explica um pouquinho disso? Sei que leva tempo, mas eu acho que vale a pena!;)
Você quer apostar que se eu começar a escrever sobre isso, vou largar tudo pela metade, igualzinho a "Por que astrologia não funciona"? Mas se eu escrever algo, você promete que lê, mesmo que dê sono? :D

Marybel
25/06/2007, 18h52
Você quer apostar que se eu começar a escrever sobre isso, vou largar tudo pela metade, igualzinho a "Por que astrologia não funciona"? Mas se eu escrever algo, você promete que lê, mesmo que dê sono? :D
Prometo! :sim:
E não vai dar sono. E se der, eu paro em um parágrafo e retomo depois!;)

Elise
29/06/2007, 15h58
:lol:
Muuuito bom esse tópico (Aliás, a Carol sempre cria uns muito bons! rs)!!

Na verdade eu, li o tópico todo de uma vez (óbvio,estou a mais perdida de todas nesse fórum...mas essa parte a gente pula) e tô rachando de rir, e é o que eu sempre achei de astrologia: ENGRAÇADO!

E não sirvo muito de base porque:
Pra começar, que um minuto depois que eu leio meu horóscopo eu esqueço.
Já cancei de ler signo errado por engano e achar "Nossa, igualzinho a mim!"
O problema dos astros é que eles combinam com tudo, para todos o tempo todo, sempre tem alguma 'desculpa' pra algo dar certo ou não! Nunca é uma coisa concreta, é sempre na probabilidade, por ex: " Vc é calma, mas também é nervosa as vezes" ...Dããh, lógico...todo mundo é assim, NINGUÉM é só uma coisa, e não precisa ler mapa pra saber disso...

Ou seja, não levo astrologia à sério, é até legal como passatempo, mas aí já levar 'fé' é um pouco de exagero...

PS:Essa é só uma simples opinião de uma libriana que tem uma amigona que é fissurada, lê livros, faz calculos, e combinações astrologicas, que me informou que eu tenho vênus em escorpião (e não sei o que isso quer dizer) e que normalmente librianos não ligam pra astrologia mesmo não!!! Hihi