PDA

Ver Versão Completa : Esclarecimento sobre o Pro-Uni

Elevation man
30/03/2006, 16h38
Gente, eu vou colocar aqui umas informações sobre o Pro-Uni que eu acho que são de interesse de todos:

Para se cadastrar:

É preciso ter cursado o ensino médio em colégio público;

É preciso comprovar uma renda mais ou menos baixa (o que não é difícil, basta vc levar um comprovante de aposentadoria e dizer que você mora somente com essa pessoa aposentada);

É preciso fazer o ENEM

Depois disso, eu vou dar uns toques:

A nota do Enem de preferência, na média das duas provas (redação e objetiva) tem de ser maior que 75 (pra vc poder pegar faculs boas)

Pra quem fez ensino médio em escola particular: É simples: pede um comprovante na escola de bolsa (peça pra alguem que vc seja amigo na diretoria da escola, pq aí eles te liberam o documento)

Você pode colocar cinco opções de faculdades no seu formulário. Fuja de Mackenzie, PUC e Cásper Líbero (as notas necessárias para entras nessas são altíssimas,eu, por exemplo, só consegui a vaga no mackenzie porque a minha média foi 92. mas mesmo assim eu não faço lá por causa do ambiente...)

Espero esclarecer as dúvidas de muita gente, pos isso é muito bom!

MrsGoldenMacPhisto
30/03/2006, 16h42
Gente, eu vou colocar aqui umas informações sobre o Pro-Uni que eu acho que são de interesse de todos:

Para se cadastrar:

É preciso ter cursado o ensino médio em colégio público;

É preciso comprovar uma renda mais ou menos baixa (o que não é difícil, basta vc levar um comprovante de aposentadoria e dizer que você mora somente com essa pessoa aposentada);

É preciso fazer o ENEM

Depois disso, eu vou dar uns toques:

A nota do Enem de preferência, na média das duas provas (redação e objetiva) tem de ser maior que 75 (pra vc poder pegar faculs boas)

Pra quem fez ensino médio em escola particular: É simples: pede um comprovante na escola de bolsa (peça pra alguem que vc seja amigo na diretoria da escola, pq aí eles te liberam o documento)

Você pode colocar cinco opções de faculdades no seu formulário. Fuja de Mackenzie, PUC e Cásper Líbero (as notas necessárias para entras nessas são altíssimas,eu, por exemplo, só consegui a vaga no mackenzie porque a minha média foi 92. mas mesmo assim eu não faço lá por causa do ambiente...)

Espero esclarecer as dúvidas de muita gente, pos isso é muito bom!

Ei, como assim O AMBIENTE??? Tá me chamando de que?quer apanhar :dúvida: ...só queria esclarecer aqui que a única coisa que presta no Mackenzie é o ambiente...as pessoas que estudam lá e etc, porque elas se misturam. O Mackenzie entre as faculdades particulares (decentes) é uma das mais baratas e por isso permite que várias pessoas de diferentes culturas e níveis sociais estudem juntas...

O que não presta no Mackenzie, é o resto todo :P . Mas isso não, viu senhor Luiz...agora você deu uma bola bem fora...:sou mau:

Elevation man
30/03/2006, 16h46
Olha, eu fui já no Mackenzie, e as pessoas naum se misturam naum... vc pode ta dentro e achar normal... mas ficam grupinhos... e isso naum é legal. a melhor em qusetão de ambiente das mais famosas é a Casper libero

Anitah BH
30/03/2006, 16h47
na verdade, a melhor é a puc de BH:P

Elevation man
30/03/2006, 16h54
na verdade, a melhor é a puc de BH:P

Sei...

Shy
30/03/2006, 16h59
Olha, eu fui já no Mackenzie, e as pessoas naum se misturam naum... vc pode ta dentro e achar normal... mas ficam grupinhos... e isso naum é legal. a melhor em qusetão de ambiente das mais famosas é a Casper libero

Eu fui Mackenzista e meu marido também, nunca tive problemas de relacionamento nem na minha Faculdade nem nas outras...E tem outra, eu não tenho amigo nenhum de faculdade, todas as minha amigas são de colégio. Meu marido idem, minhas amigas idem, difícil vc ter um grupo de amigos, cada um faz uma coisa, um tem estágio tal hora, não bate horário de aula com o outro, e assim vai....
Sr. Rafael, tome sua linha!:P

Ah! esqueci, minha mãe também foi Mackenzista:lol:

Anitah BH
30/03/2006, 17h00
Eu fui Mackenzista e meu marido também, nunca tive problemas de relacionamento nem na minha Faculdade nem nas outras...E tem outra, eu não tenho amigo nenhum de faculdade, todas as minha amigas são de colégio. Meu marido idem, minhas amigas idem, difícil vc ter um grupo de amigos, cada um faz uma coisa, um tem estágio tal hora, não bate horário de aula com o outro, e assim vai....
Sr. Rafael, tome sua linha!:P

Ah! esqueci, minha mãe também foi Mackenzista:lol:
eu tenho amigo de faculdade e de colegio ate hoje!!!:aprovado:

Shy
30/03/2006, 17h01
eu tenho amigo de faculdade e de colegio ate hoje!!!:aprovado:

Eu não, nem sei o paradeiro deles, tem até um que eu estou querendo achar, mas nada, nem Orkut o cara tem...

Shy
30/03/2006, 17h04
Eu vou aproveitar o tópico e falar uma coisa,( não para vc Rafael ), mas parem de meter o pau em pessoas e nas "propiedades"...:bravo:

Elevation man
30/03/2006, 17h25
Eu entendei! naum foi pro rafael, foi pro Luiz!:chorando: :chorando: :chorando: :chorando:
To magoado com vc mãe...:chorando: :chorando: :chorando: :chorando: :chorando: :chorando:

:lol:

Shy
30/03/2006, 17h28
:consolnd:

Tatiane RD
30/03/2006, 20h04
Só uma pergunta: eu fiz só o 3º ano na rede pública, posso me inscrever mesmo assim?! :dúvida:

Mirrorball
30/03/2006, 20h05
Eu ia reclamar do colégio Mackenzie, onde eu estudei no colegial, mas agora fiquei com medo. :dúvida:

cran02girl
30/03/2006, 20h14
Mas vem cá, qdo eh que começa as inscricoes??? Isso muito me interessa, ano passado eu desencanei disso pq estava desempregada (ô situação!), e ano que vem eu preciso estar na facul!!!

Agora sobre a polêmica "Mackenzie". Minha opinião, nao conheco ninguem que estuda ou estudou, mas sabe aquele velho ditado?

"Quem faz o ambiente é você"

Elevation man
31/03/2006, 01h12
Esclarecendo mais uma duvida: não adianta fazer só o terceiro ano na rede pública, tem que ser os três... mas vc pode pedir um comprovante de bolsa no seu colégio particular... as inscrições devem ou já terem começado ou vão começar até Junho.

Marybel
01/04/2006, 18h41
Ah... não vou colocar lenha na fogueira, mas eu gosto do Mackenzie.
Quantas vezes daí da GV (técnico gente, nada a ver com a FGV) e fui pros barzinhos da rua do Mackenzie encontrar os irmãos mais velhos dos meus amigos???
Foi a turma do Mackenzie que me apresentou a festa mais legal do mundo: a Oktoberfest!!!
E também me embrenhei na turma do Mackenzie em uma das Interenges, não me lembro o ano. Foram 3 dias dos mais malucos da minha vida!!!:P :P :P

*Carol*Ws*Sl*Hewson*
01/04/2006, 18h59
Hmm esse esquema é legal...

Eu to fu total...eu quero prestar só nas melhores em Direito, São Franciso-USP(óbviooo), Mackenzie,PUC-SP e a Faculdade de Direito de São Bernardo(PUC tbm eu acho).

Ahhh socorrrooo, na verdade eu queria mto mas mtoooo USP , meu pai disse que n tem problema c eu entrar em alguma particular que ele me ajuda(das fodonas claro), mas nossa seria mto perfeito n ter que pagar...sabe uma autonomia mt maior....mas sei lah...o que realmente importa pra mim é uma facul com uma base mto boa que me ajude a passar na OAB e me de base tbm pra passar nos concursos públicos que eu pretendo prestar...

Deus que me ajude XDDD

Anitah BH
01/04/2006, 19h55
Hmm esse esquema é legal...

Eu to fu total...eu quero prestar só nas melhores em Direito, São Franciso-USP(óbviooo), Mackenzie,PUC-SP e a Faculdade de Direito de São Bernardo(PUC tbm eu acho).

Ahhh socorrrooo, na verdade eu queria mto mas mtoooo USP , meu pai disse que n tem problema c eu entrar em alguma particular que ele me ajuda(das fodonas claro), mas nossa seria mto perfeito n ter que pagar...sabe uma autonomia mt maior....mas sei lah...o que realmente importa pra mim é uma facul com uma base mto boa que me ajude a passar na OAB e me de base tbm pra passar nos concursos públicos que eu pretendo prestar...

Deus que me ajude XDDD
sim boza, é bom vc ja pensar na oab antes mesmo de entrar na facul pq o trem nao ta mole nao!!!e sim, uma boa faculdade que te prepara pra frente é o que há!!!uai, tu vai ser minha colega de profissao??:oh:

MYSTERIOUS
02/04/2006, 08h32
O esquema é o seguinte...faço supletivo do segundão...particular...tem como eu fazer esse esquema ai Luiz??????:dúvida:

Nildo
02/04/2006, 16h51
Vendo esse topico agora so uma coisa a dizer mesmo , ainda bem q eu ja abandonei o barco.

cran02girl
03/04/2006, 15h23
O esquema é o seguinte...faço supletivo do segundão...particular...tem como eu fazer esse esquema ai Luiz??????:dúvida:

Já que ele nao respondeu... Cris, é o seguinte. Primeiramente, antes de tudo, quem quiser tentar o pró-uni, tem que fazer o Enem, que abre inscricoes no dia 2 de maio, e quem pode prestar é quem já terminou o colegial ou quem está no terceiro ano. Se o seu supletivo for semestral (vc está cursando o 2. ano agora, e o terceiro no segundo semestre) ai vc pode. Alunos da rede estadual tem taxa isenta do Enem, alunos de escolas pagas podem conseguir insenção através de uma declaracao (da escola) de isenção.
Eu vou prestar o enem pela 3 vez, das outras fui muito mal, e enfim, fiz a cagada de prestar usp pra jornalismo 2 vezes, mas nem deu certo.
Vou tentar pró-uni, e se Deus me ajudar, ano que vem entro na facul!!!

Marybel
03/04/2006, 15h38
Ele há de ajudar!:)

Elevation man
03/04/2006, 15h57
Vamos esclarecer a dúvisda da minha querida Cris: antes de você fazer o ENEM, tenha certeza de que o colégio em que você está fazendo o supletivo te dará um comprovante de que você está lá por bolsa (não precisa ser verdade, basta o papel da escola). Daí vc faz o ENEM (que, com esse papel anterior, vc fará de graça). Consiga uma nota razoável e anote o seu número no ENEM. Faça a inscrição no ProUni e coloque as cinco opções de facul que vc deseja (seja bem eclética). Daí, dependendo da sua nota, vc terá a disposição qualquer uma das cinco que vc escolheu!

Marybel
03/04/2006, 16h20
Daí, dependendo da sua nota, vc terá a disposição qualquer uma das cinco que vc escolheu!

Luiz, pelo que eu saiba, não é assim não...
Vai por ordem de prioridade. Quando você for escolher as 5 faculdades e os 5 cursos, você tem que fazê-lo EM ORDEM DE PRIORIDADE PARA VOCÊ. Daí, se a nota da sua prova não for suficiente para você entrar na primeira, eles tentam na segunda. Se não for suficiente, eles tentam na terceira. E assim por diante.

Por exemplo: a irmã de um amigo meu conseguiu nota 98 e quis o curso de medicina da Santa Casa em primeiro lugar. Depois o da Uninove, e daí, foi para outros cursos. Quando ela foi ver a classificação, ela estava apta apenas para o primeiro curso, travando as outras escolhas, entendeu?

Ou seja, se a sua nota for suficiente para a faculdade que vc. escolheu em primeiro lugar, não há a opção de mudar para as outras!

Elevation man
03/04/2006, 16h37
Sim, é que eu me espressei mau... se coloquei minha primeira opção ibero, entaum eu teria entrado nas outras tbm, entendeu? mas a que vale é a primeira