PDA

Ver Versão Completa : "Planet Rock Profiles" analisa crise do Blur

Marybel
17/03/2006, 12h19
Para aqueles que como eu, gostam de Blur!!!

Assistir a uma série como "Planet Rock Profiles" faz pensar se seria possível uma produção tão cuidadosa no cenário pop e rock brasileiro como esta, que hoje foca os ingleses do Blur.
A produção da BBC londrina parte do momento em que a banda perde o guitarrista Graham Coxon, em 2003. Trata-se de uma questão para o pop britânico, uma vez que o Blur foi uma das bandas que definiram, ao longo dos anos 90, o dito britpop.
Veja bem, leitor, rock é assunto importante na terra dos Beatles, Stones, Led Zeppelin e Oasis. Quando uma banda dessas rompe, estamos diante de um sismo cultural similar, no Brasil, a uma hipotética dissolução da Velha Guarda da Portela ou como se Caetano Veloso dissesse que parou de compor e fazer shows.
Então, o programa tenta apresentar as razões para a separação de Coxon, motivada por suas diferenças com o vocalista Damon Albarn, ao longo de uma análise de como a parceria entre os dois se perdeu ao longo de discos fantásticos como "Parklife", "The Great Escape", "Blur"e "13".
O tom é sério, as versões de Coxon e Albarn são ouvidas e o espectador tira suas conclusões. Como um "Globo Repórter", mas com a agilidade que um dia marcou a MTV na cobertura do pop.
O que satisfaz em "Planet Rock Profiles" é que o artista deixa de ser uma foto numa contracapa de disco para ser realmente um artista, que pensa nos caminhos do que faz, que se interroga e que mantém um foco na sua produção mesmo depois de se tornar celebridade. É humano porque é arte, em vez de puramente comercial por ser superficial.
Hoje, quem olha o mainstream do pop brasileiro pergunta: quem merece ser entrevistado? Quem pode falar sem soar como paliativo ou velho? "Planet Rock Profiles" é um bom pretexto para refletir onde está no país o rock que merece análises mais profundas.
Planet Rock Profiles - Blur
Quando: hoje, às 21h, no Eurochannel

Nani Violet
18/03/2006, 19h52
Eu adoro o Blur e o sotaque do Damon :P Mas nunca entendi direito a separação deles... li que o Graham usava drogas, foi se tratar e o Damon mandou ele embora, é isso?

De qualquer jeito, eles deviam fazer as pazes. Gorillaz já encheu!

Ednéia Ribeiru2
19/03/2006, 01h23
Vc conhece esse cara? <_< Keane, ele é britanico canta umas músicas legais:assobio: mas o bom mesmo é que ele é cover do Bono! a voz é super parecida mas ninguém chega aos pés do original!

Marybel
20/03/2006, 10h21
Eu adoro o Blur e o sotaque do Damon :P Mas nunca entendi direito a separação deles... li que o Graham usava drogas, foi se tratar e o Damon mandou ele embora, é isso?

De qualquer jeito, eles deviam fazer as pazes. Gorillaz já encheu!

Reza a lenda que foi isso...:(
Eu sempre gostei do Blur. Tender vai brigar com All I Want Is You pra música do meu casamento. Acho o som dos caras inovador, sem ser "barulhento" se é que vocês me entendem. Mas eu não consegui assistir o especial. Tava passando um outro especial bacana, na MTV Latina, sobre os clips do Win Wenders. Daí eu acabei esquecendo do Blur:assobio: ...