PDA

Ver Versão Completa : Influências do U2: TELEVISION

Rafaela
18/10/2003, 20h47
Eu estava pra comentar isso faz muuuuito, muito tempo mesmo com o pessoal da Ultraviolet, ou mesmo que fosse um fã do U2 qualquer. É bem possível que a maioria vá dizer "Ih, guria, tá desatualizada, todo mundo sabe disso", mas vamos dizer que é só pra deixar registrado mesmo.

Há um tempo atrás, por sinal bastante tempo, conversei com um amigo dizendo que eu queria saber sobre as bandas dos anos 70, principalmente aquelas que 'trilharam' o caminho pré-punk em Nova York. Ele me falou alguma coisa por cima, sendo que várias eu já conhecia e gostava muito, como o Velvet, os Stooges, MC5, o próprio Richard Hell (só sabia da carreira solo dele, e com os Voidoids) entre outros. Mas algumas eu nunca tinha ouvido falar, e fui atrás. Os últimos da lista que eu procurei foi uma banda chamada Television.

Tá e daí?

Bom, assim como faz bastante tempo que ele me indicou e eu li o livro "Mate-me por favor", que fala toda a tragetória dessas bandas, eu tava querendo comentar com algum fã do U2...

É IMPRESSIONANTE a influência dessa banda sobre o U2. Às vezes quem não gosta do começo da carreira da banda (o que é um baita sacrilégio!!) pode até não reconhecer, mas o Boy tem muitos elementos desse movimento... Claro que você vê claramente alguns traços do Clash, mesmo dos Pistols e do Who na banda, mas acho que essa banda é a que mais dá pra identificar.

Pra quem não conhece, sugiro dois discos: Marquee Moon (excelente!!), de 77 e Adventure, de 78. Ou escute a música "See no evil", desse primeiro disco, e você vai ver: o Boy se resume mais ou menos nisso aí.

Muito bom, recomendo muito!!
Vocês concordam ou acham que eu pirei totalmente nesta comparação??

Lyla Marmalade
20/10/2003, 10h22
Desatualizada, Rafaela? Eu nunca ouvi falar da maioria das bandas que vc mencionou! Adoro a fase pré-UnforgettableFire... :) Amo War de paixão!!!

perilima
17/11/2004, 09h54
Rafaela, vc está totalmente certa. quando escutei televiosion por indicação de um amigo, me surpreendi com a semelhança com o u2. Tem momentos que vc acha que está escutando boy, a nao ser quando entra o vocal.
Um tempo depois li uma entrevista de Edge em que ele citava o guitarrista do television(nao me lembro o nome dele) como uma de suas influencias.
Acho q li a entrevista aqui na ultraviolet. se eu achar indico o local.

pabloidz
17/11/2004, 10h26
(aproveitando que ressuscitaram esse tópico...)

Faz mais ou menos um ano que eu conheci Television, e que fiquei completamente apaixonado pelo álbum Marquee Moon. Ele é um dos meus 3 álbuns favoritos de todos os tempos. São 8 canções perfeitas, todas simplistas sem ser simplórias, extremamente bem tocadas mas sem virtuosismo.

A descrição bate com a de uma banda que começa com U e termina com 2. Saber dessa influência fez cair a ficha, porque eu não entendia o que me fazia gostar tanto do Marquee Moon...

Caraca, eu tô aqui conseguindo ver as semelhanças entre a guitarra do Edge e do Richard Hell, e tô fascinado :D

Be Strong
17/11/2004, 13h52
Uma palavra para Marquee Moon: fantástico!

Lady with the spinning head
17/11/2004, 21h22
Também já conhecia o "Marquee Moon", e sou simplesmente apaixonada por esse álbum!!! São bandas como o Television que me fazem ver o quanto certas coisas que fazem sucesso por aí são ruins, mas não vou citar nomes, afinal, tem quem goste.

perilima
30/11/2004, 12h03
Ouçam o final de "crumbs from your table"(solo de the Edge) pra quem conhece Marquee Moon do television fica evidente a influencia desta banda sobre o U2. :saúde: