Ver Versão Completa : Em qual estilo?
Lady with the spinning head
25/04/2005, 21h21
Esse tópico surgiu como conseqüência de uma discussão lá do fórum Pop Misuk, no tópico SCORPIONS E STONES DO BRASIL. A Michelle_vox disse que quem curte hard rock deve, obrigatoriamente, conhecer Scorpions, uma vez que eles são referência no estilo. Concordei, e dei mais alguns exemplos, do Nirvana como ícone do grunge, assim como o Pink Floyd é para o progressivo e, mais atualmente, o Linkin Park é para o chamado new metal (não vamos discutir a qualidade, ou ausência de quallidade, dessa banda, por favor, o assunto aqui é outro, hehehe).
Enfim, podemos enumerar vários estilos musicais, mais especificamente vários estilos do rock and roll (e seus derivados), e relacionar muitas bandas nesses estilos, de acordo com as características que elas venham a ter em comum, seja na musicalidade ou na postura. Pergunto, então: onde o U2 fica nessa história? Em qual estilo podemos enquadrar o nosso querido quarteto (se é que é possível enquadrá-los em algum lugar)? O U2 é uma banda representativa, isso é fato, mas representativa de quê? De qual faceta desse enorme universo que é o rock and roll?
Eu não faço a menor idéia. :blink:
Agora eu acho que eles são do estilo U2 mesmo, hehe, mas ouçam The Mission e vejam as semelhanças, deve ter um estilo para esse tipo de música!
25/04/2005, 21h34
Ah, e só uma coisa: não estou querendo que seja dado um rótulo para o U2, até porque aqui ninguém é crítico musical e rótulo é uma coisa chata mesmo. Mas acho que é um bom exercício para pensarmos nas características que constituem a base do som do U2, e, a partir dessas características, aproximarmos o U2 de alguma banda que faz algo semelhante ou próximo. Qual seria a "família" do som do U2?
perilima
25/04/2005, 21h36
na minha opinião, o U2 no começo era o que se chama de pos punk, ao lado de television e patti smith, depois caiu no estilo classico dos anos 80 como simple minds e the cure(pelo menos eu nunca ouvi falar de outro estilo), já em atchung baby cairam no rock sintético, sendo um dos raros representantes desta categoria de rock que teve um trabalho reconhecido, depois, como já sabemos o U2 entrou na fase eletronico/dance/rock(não conheço um nome pra isso), e agora o U2 está numa fase que eu sinceramente não conheço o estilo, muitos chamam de Pop, mas eu nunca aceitei esta definição por não se tratar apenas de vendas, mas sim de arte, criação, o q o pop não representa. Ou seja, o U2 é uma banda de vanguarda, não tem apenas um estilo, por isso volto à comparação que sempre faço com Beatles(imaginem definir um estilo pra eles naquela época)
Achtung Baby
25/04/2005, 21h45
Modern rock????
25/04/2005, 21h54
na minha opinião, o U2 no começo era o que se chama de pos punk, ao lado de television e patti smith, depois caiu no estilo classico dos anos 80 como simple minds e the cure(pelo menos eu nunca ouvi falar de outro estilo), já em atchung baby cairam no rock sintético, sendo um dos raros representantes desta categoria de rock que teve um trabalho reconhecido, depois, como já sabemos o U2 entrou na fase eletronico/dance/rock(não conheço um nome pra isso), e agora o U2 está numa fase que eu sinceramente não conheço o estilo, muitos chamam de Pop, mas eu nunca aceitei esta definição por não se tratar apenas de vendas, mas sim de arte, criação, o q o pop não representa. Ou seja, o U2 é uma banda de vanguarda, não tem apenas um estilo, por isso volto à comparação que sempre faço com Beatles(imaginem definir um estilo pra eles naquela época)
Legal essa questão do pop, tenho uma teoria sobre isso... seria até assunto para um tópico também (rsrsrs)...
Seguinte: não vejo pop como um estilo, sinceramente... pop é aquilo que é popular (dããããã... o nome diz tudo... rsrsrs), isto é, aquilo que não é clássico, erudito, que é feito para que um grande número de pessoas possa apreciar. Quer dzer, dentro do pop está quase todo o tipo de música com a qual temos contato: o rock, o soul, o funk, o reggae, o blues, o axé, o forró, etc. Esses estilos são populares, o mesmo não podemos dizer da música de câmara, da ópera, da música conceitual. Partindo desse princípio, portanto, posso dizer que Björk não é pop, mas o U2 é, desde o Boy, o October, o The Joshua Tree, pois eles sempre fizeram músicas para o alcance de milhões de pessoas. E, com essa mesma afirmação, posso dizer que Madonna é pop sim, pois também tem grande popularidade, mas ela sempre fez música eletrônica, esse seria o seu estilo musical, se fosse para encaixá-la em algum. A conotação negativa da palavra vem justamente disso aí que o perilima falou: da concepção que se tem que pop é algo sem qualidade, vazio. Mas, se pensarmos a questão de maneira mais geral, podemos ver que alguns artistas, e nisso incluo o U2, fazem uma popularização da arte. Assim como muitos fazem grandes porcarias, aí a lista seria infinita.
Resumindo, pop não é estilo, é algo mais amplo, que engloba um monte de estilos e tendências, diferentes entre si, mas que tem em comum o fato de arrebanharem grandes multidões.
Michelle_vox
25/04/2005, 23h07
Eh difícil dizer que estilo u2 se encaixa no rock eu acho que eles criaram seu proprio estilo eh por isso que eles fazem a diferença entre tantas outras bandas :D Eu só sei que eles fazem rock hehe
Agora eu acho que eles são do estilo U2 mesmo, hehe, mas ouçam The Mission e vejam as semelhanças, deve ter um estilo para esse tipo de música!
The Mission era adorado pelos Góticos, coisa que deifinitivamente não acontece com o U2.
O rock tem muitas divisões, fora as citadas ainda tem o rock alternativo, o indie :blink: e tantos outros.
Concordo com a Perilima, pois ao longo dos anos o U2 passou por vários experimentos, testou sons novos, novos estilos, enfim, ousou e abusou de sonoridades diferentes.
Para mim, o U2 pode ser enquadrado como rock, pura e simplesmente rock!
U2 rocks ;) !
Bjssssssssssss
perilima
26/04/2005, 18h36
Legal essa questão do pop, tenho uma teoria sobre isso... seria até assunto para um tópico também (rsrsrs)...
Seguinte: não vejo pop como um estilo, sinceramente... pop é aquilo que é popular (dããããã... o nome diz tudo... rsrsrs), isto é, aquilo que não é clássico, erudito, que é feito para que um grande número de pessoas possa apreciar. Quer dzer, dentro do pop está quase todo o tipo de música com a qual temos contato: o rock, o soul, o funk, o reggae, o blues, o axé, o forró, etc. Esses estilos são populares, o mesmo não podemos dizer da música de câmara, da ópera, da música conceitual. Partindo desse princípio, portanto, posso dizer que Björk não é pop, mas o U2 é, desde o Boy, o October, o The Joshua Tree, pois eles sempre fizeram músicas para o alcance de milhões de pessoas. E, com essa mesma afirmação, posso dizer que Madonna é pop sim, pois também tem grande popularidade, mas ela sempre fez música eletrônica, esse seria o seu estilo musical, se fosse para encaixá-la em algum. A conotação negativa da palavra vem justamente disso aí que o perilima falou: da concepção que se tem que pop é algo sem qualidade, vazio. Mas, se pensarmos a questão de maneira mais geral, podemos ver que alguns artistas, e nisso incluo o U2, fazem uma popularização da arte. Assim como muitos fazem grandes porcarias, aí a lista seria infinita.
Resumindo, pop não é estilo, é algo mais amplo, que engloba um monte de estilos e tendências, diferentes entre si, mas que tem em comum o fato de arrebanharem grandes multidões.
Desculpem estar sendo off topic!! Muito legal seu ponto de vista também Lady With Spinning head, concordo em partes com vc, também acho que o Pop engloba tudo, mas a diferença do meu pensamento em relação ao seu é que eu acho que ao contrário do que vc disse o pop faz músicas com a única e exclusiva vontade de conquistar multidões, as vezes passando por cima até mesmo do gosto do "artista" que compõe, por exemplo, eu gosto de Rock mas faço um disco de Pagode porque é o que está vendendo. Eu acho que o pop dá uma idéia de populismo, já o popular dá uma idéia de uma arte bem aceita. Lembrem-se que todo clássico um dia foi popular.
Resumindo:
Popular: A intenção do artista era de fazer um bom trabalho e que por alcançar sua intenção foi reconhecido pelo público.
Pop: A intenção do "artista" era de vender, então copia uma coisa que deu certo, para alcançar os méritos de seus "inspiradores".
É só um ponto de vista, é claro iremos todos discordar acerca do assunto.
Agora eu acho que eles são do estilo U2 mesmo
clap clap clap!!
:D
eu penso exatemente igual...u2 ao longo do tempo criou o seu proprio estilo, podendo receber influencias de outros estilos musicais, mas o resultado final sempre foi algo totalmente novo!
qto a discussao do pop awe, acho mais facil criar um topico soh pra isso..rs..pq ai cada um vai dar sua opniao e etc etc etc..rs
Silencioso
26/04/2005, 20h04
Eu pensei muito a respeito disso. Sabe existem algumas bandas que pode-se classificar de acordo com o estilo de se vestir, com o corte de cabelo, com o público que atrai mas não há classificação para a música em si.
Ano passado fui ao show da banda The Mars Volta, depois daquela grande apresentação pensei, que estilo eles seria? Nenhum!!! A banda faz o SOM deles próprios, se o público que eles atraem é o público "indie" isso não significa que o som deles sou tal como.
O U2 não tem um segmento de público, de visual e principalmente não tem um estilo de som único. Cada albúm é único no univeros da música, e cada música difere bastante das demias do próprio disco muitas vezes.
Por isso digo: o estilo deles é o estilo U2.
atomic bomb
26/04/2005, 21h46
Eu acho que o U2 tem um estilo proprio, dentro desse estilo varias tendencias, influencias...
Em uma classificação geral diria CLASSIC ROCK, POP ROCK, ROCK N ROLL...
O U2 dos anos 80 não consigo comparar a ninguem (em termos de estilo), mas nos anos 90, principalmente nos ultimos 2 albuns comparo com COLD PLAY e RADIOHEAD......
Be Strong
27/04/2005, 10h43
Rotular uma banda é complicado. Tempos atrás poderia o U2 ser rotulado como uma banda de Blues (Silver & Gold), ou, sei lá, country (Love Rescue Me e outras). Bandas como o U2 não tem como definir um estilo. Eu considero Pop Rock mais pelo alcance de público do que propriamente estilo.
Diferentemente de outras bandas que seguem cartilhas de estilos e uma música acaba sendo igual a outra.
Elevation man
01/05/2005, 10h34
eu Vou tentar dar duas definições:
Pop- para mim é tecno-rock
ATYCLB- Simplesmente rock
HTDAAB- Rock'n Roll
MOSQUINHA
03/05/2005, 18h59
OK, vou separar poe épocas, pq U2 sempre foi rock, isso sim, mas eles sempre misturam estilos e vao inovando, (dann, que novidade). Eles misturam muitos estilos e o resultado é algo novo, algo nunca antes escutado, algo q deixa a marca deles. Entao se vamos colocar um estilo para toda a carreira deles, poderia ser... U2 rock... B)
Até War(e UABRS) um post-punk, depois unforgettable fire eu diria que é um rock alternativo, um rock diferente. Ja o Joshua tree eu acho um rock´n´roll americanizado com o "toque" U2. o rattle and hum, obviamente é um blues, rock´n´roll, principalmente é a uniao de todas as raizes do rock. Logo os anos 90, com o Achtung o rock alternativo, e com Zooropa eu definiria como "rock-experimental". Entao o POP foi um reflexo da musica eletronica que nessa época surgia na europa, eletronica= techno rock, um toquesinho de Hip Hop, e outras coisas, tal vez esse seja o cd com maior amplitude de genero, e pode ser por isso q foi pouco aceitado. ATYCLB um rock-pop ou soft rock, pop neste caso musicalmente, nao em atitude. O HTDAAB este é dificil, pra mim q este tem todo tipo de rock, menos gotico e metal, tem rock´n´roll, um punkizinho, um soft rock mas predominante é o rock alternativo.
Este é meu ponto de vista, mas, U2 é U2, vendo desta maneira da pra ver q les nao tem um genero marcado...
ExMachinaX
15/05/2005, 12h04
Em qual estilo podemos enquadrar o nosso querido quarteto (se é que é possível enquadrá-los em algum lugar)? O U2 é uma banda representativa, isso é fato, mas representativa de quê? De qual faceta desse enorme universo que é o rock and roll?
Sinceramente, clasificar o U2 como rock é um simplismo atroz, principalmente porque rock mesmo, na definição "clássica" da palvra, é oi que eles menos fizeram, mesmo lá nos anos 80.
Além do mais, como já foi dito, classifiar bandas é coisa de críticos e chatos. Pra mim, o que importa é a originalidide do som.
agora o U2 está numa fase que eu sinceramente não conheço o estilo, muitos chamam de Pop, mas eu nunca aceitei esta definição por não se tratar apenas de vendas, mas sim de arte, criação, o q o pop não representa
Então podemos com certeza chamar o U2 de agora de pop, afinal, a critividade que poderia haver no How to Dismantle An Atomic Bomb ficou toda esquecida lá no All That U Can't Leave Behind...
Elevation man
15/05/2005, 19h21
Sinceramente, clasificar o U2 como rock é um simplismo atroz, principalmente porque rock mesmo, na definição "clássica" da palvra, é oi que eles menos fizeram, mesmo lá nos anos 80.
Além do mais, como já foi dito, classifiar bandas é coisa de críticos e chatos. Pra mim, o que importa é a originalidide do som.
Então podemos com certeza chamar o U2 de agora de pop, afinal, a critividade que poderia haver no How to Dismantle An Atomic Bomb ficou toda esquecida lá no All That U Can't Leave Behind...
Não concordo! acho que a criatividade estava a mil, pois fazer algo com city of blinding lights e original of the species é inesquecível. original não tem nada parecido na discografia do U2 ne da de ninguem!
victor_f
16/05/2005, 23h03
Já vi o U2 algumas vezes classificado como "Rock Alternativo".
Agora, não peça pra eu explicar que eu não sei. :dúvida:
pabloidz
17/05/2005, 00h14
Não tem jeito, o U2 é a mais inclassificável das grandes bandas da história do rock. Com qualquer uma você consegue especificar um ou dois subgêneros, mas com o U2...
Desde que não chamem de pop rock, podem chamar de qualquer coisa.
perilima
17/05/2005, 13h44
Não concordo com vc exmachinax como já foi dito de COBL e OOTS também acrescentaria a man and a woman e miracle drug, em tempos de rap ou bandas como linkin park esse cd me parece bem criativo
Andre Hewson
17/05/2005, 15h16
<_< <_< <_< <_< <_< <_< <_< <_< <_< <_< <_< <_<
PCALIFORNIA
17/05/2005, 21h37
Não tem jeito, o U2 é a mais inclassificável das grandes bandas da história do rock. Com qualquer uma você consegue especificar um ou dois subgêneros, mas com o U2...
Desde que não chamem de pop rock, podem chamar de qualquer coisa.
:aprovado: é isso ai pablito!
pior que se chamar de pop o bonão é capaz de adorar a idéia ! :lol: :lol:
cynthia wild honey
17/09/2009, 14h03
U2 não tem rótulo na minha opinião. Eles criaram seu próprio estilo. Mas se for para analisar, acredito que seja rock; TALVEZ com influências punk, porque até hoje são classificados como pós-punk. Eles se enquadram também no pop (e aí vem o famoso ''pop-rock'' que todo mundo diz que é), já se aventuraram no eletrônico, se lembram? Mas não deu muito certo não... Sei lá. Só sei que independente do estilo, suas músicas são de qualidade e isso é o que realmente faz a diferença :lol: .
matsimon
17/09/2009, 14h34
U2 já experimentou o punk e o pos-punk... ja fez musica dançante...ja fez musicas mais pesadas... ja se aventurou no blues e até num ritmo mais jazz...musicas orquestradas...até na ópera...e no eletrônico... o U2 ñ é uma banda de estilo único...é uma banda q se arrisca por diferentes áreas da música...mta gnt denomina este tipo de banda, sem um estilo definido especificamente, como "Rock Alternativo"... U2, R.E.M., David Bowie, The Killers, Dire Straits, seriam artistas que se enqudram no "Rock Alternativo"...mas, cada um tem seu ponto de vista, é um assunto subjetivo eu diria
paco_one
19/09/2009, 02h36
Poderia ser chamado power rock, porque em um unico album você encontra diversos estilos de rock, desde de o pop-rock até o hard-rock, analizemos o No Line On The Horizon, aonde temos musicas bem pop-rock como ''I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight'', mas tmb temos musicas mais pesadas como ''Get On Your Boots'' e ''Stand Up Comedy'', temos algo mais progressivo com ''Fez Being Born'',e algo bem piscicodélico como ''Cedars Of Lebanon'', algo mais acústico como ''White As Snow''.
paco_one
19/09/2009, 21h01
O Bono fala que eles fazem um folk barulhento, mas eu não concordo, folk pra min é violão e voz. e uma percursão de vez em quando, como o Bob Dylan no começo da carreira, hoje o Bob Dylan é rock n' roll.
cynthia wild honey
25/09/2009, 14h08
Concordo :) .
NathelieJulienne
15/01/2011, 23h57
não sei. para mim ele são rock/rock alternativo, mas veja, em um album eles fazem até samba. :lol: e o que seria pop rock? tipo, OK GO?
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.