Ver Versão Completa : O novo PAPA, Joseh Ratzinger... - Benedito XVI ou Bento XVI
Fernanda*U2*
19/04/2005, 14h11
E aí pessoal o q vcs acharam do novo PAPA? :)
Amigo do João Paulo II, será q vai continuar com os objetivos do João?
Que ele Benedito XVI, seja um bom PAPA! :-)
ele é conservador demais. Eu vi no Jornal Hoje que teve gente que falou que ele defende pensamentos medievais!! :oh:
Vamos ver, se bem que papa hoje não serve pra bosta nenhuma. Vive pedindo paz, mas todo mundo ignora!!
Nani Violet
19/04/2005, 16h46
Eu sei que esse tal Joseph Ratzinger é alemão, tem uma saúde muito frágil e é absurdamente conservador. Agora a Igreja descamba mesmo... :dormnd:
Vamos ver, se bem que papa hoje não serve pra bosta nenhuma.
Felizmente. A Igreja se metia em política e já vimos no que isso deu... hmmm, acho que estou ficando cética demais. :P
Vocês sabem o que eu acho da Igreja Católica Apostólica Romana, era mais que óbvio que seria um Papa conservador, mas no fim, não muda nada, porque não é ele que decide sozinho, nem dá a palavra final!
Boa Sorte p/ ele, e espero que eu esteja completamente enganada :(
Mirrorball
19/04/2005, 17h53
Ele já tem 78 anos, não há de ser papa por muito tempo.
E lembrem-se, não usem camisinha porque é pecado! Vocês podem morrer de AIDS com 12 filhos mas pelo menos vão para o céu quando morrerem.
Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos" (http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u82992.shtml).
FILHO DA PU**, quem é ele para repudiar o rock? Jesus disse isso?
É por isso que não sou mais de nenhuma religião, eu era católico mas a igreja inventa muita porcaria inútil, agora ele vem com essa. Já não chega a igreja criar santos adoidados (essa coisa de criar santo é condenado na bíblia). Mas esse fato de dizer isso do rock? Por isso a igreja católica se encontra nessa crise, perdendo fiés todos os dias. Daqui a pouco vão querer QUEIMAR os roqueiros vivos em praça pública!! Como faziam com quem dúvidava da igreja (bruxas segundo eles)
O U2 tem que dar uma resposta a ele!!
Ele cultua imagens e santos!! Será que ele não lê a bíblia??
Nani Violet
19/04/2005, 18h24
Ah, era totalmente de se esperar. Vou contar isso pras minhas amiguinhas. Elas se consideram católicas, são contra o aborto, contra o casamento gay, fazem crisma e têm pena de mim porque minha religião é indefinida (ou inexistente, não sei). Vou mandar elas pararem de ouvir Green Day então. :P
Já a música pop foi descrita por Ratzinger como "um culto industrializado de banalidades".
Aí eu concordo :D
The Wanderer 444
19/04/2005, 19h45
Perdoem-me os católicos mas esse novo Papa é um completo idiota, aliás foi ele que fez com que o brasileiro Leonardo Boff saísse da Igreja.
As posições dele em relação a sexo são rídiculas, e por causa dessa hipocrisia da Igreja em relação ao sexo que tem tanto padre pedófilo...
Escolha lamentável...
Lara Vox
19/04/2005, 20h20
Nao sei... nem tudo que tá escrito lá é mentira, sabe...
pode assumir características de culto ou até de adoração, contrários ao cristianismo
Bom, isso já é uma verdade. Nao é bom nos gostarmos tanto de uma coisa que acabe sendo mais adorada do que o proprio Deus... :ph34r: Mas, no final das contas, esse artigo tava até engraçado :lol:
Enquete feita pelo portal católico "CatolicaNet" apontou que a maioria dos entrevistados (68%) discordava das críticas de Ratzinger contra a música pop e o rock.
A voz do povo é a voz de Deus :lol: ;)
ranilsongf
19/04/2005, 20h24
Eu preferia o João Paulo II que era roqueiro.
Light My Way
19/04/2005, 21h19
eu gostei do Ratzinger!!
achei q ele vai ser um bom papa!!
Amante das artes eruditas e conservador, pq afinal de contas, se a Igreja libera tudo, vira bacanal!!
bom, so desejo Boa Sorte pra ele!!
Ele já tem 78 anos, não há de ser papa por muito tempo.
E lembrem-se, não usem camisinha porque é pecado! Vocês podem morrer de AIDS com 12 filhos mas pelo menos vão para o céu quando morrerem.
Ai, ai é pecado usar camisinha e anticoncepcionais, mas não é a Igreja que cuida das crianças que tem fome, nem dos doentes aidéticos, e das crianças órfãs filhos de aidéticos.
Não foi Jesus que curou os leprosos e fez a multiplicação dos pães e peixes, e transformou água e vinho num casamento?
Bem lembrado por um de vcs, a Igreja tb cultua Santos e Imagens.
Eu não cultuo nenhuma banda de rock, apenas gosto, e duvido que as idéias do Bono sejam piores que as da Igreja; se o homem é Imagem e Semelhança de Deus, pode ser que o homem possa ter idéias boas, né?
Essa semana mesmo, eu lí num livro de Catequese, que pecado é não gostar de Deus!
Ah! Eu acho que eu vou pro inferno depois de dizer tudo isso! :blink:
Lara Hewson
19/04/2005, 23h08
Você vai é pro céu, mammy!!! Pior que ti é quem pensa e fica calado...
Não fui com a cara desse novo Papa....muito conservador pro meu gosto....
:bocejo: Se bem que Papa atualmente realmente não serve pra nada....
"Eu sou contra a guerra no Iraque." *Bum!*
Fernanda*U2*
20/04/2005, 00h37
ah eu nao sabia dessa... putz! sem comentários... ah, hj na facul meu professor, q parece o DIABO em pessoa, disse q o Joseph tem mal de partição (acho q eh assim q se escreve... :( )
pelo visto ele nao vai durmar muito tempo...
Dany Hewson
20/04/2005, 01h48
FILHO DA PU**, quem é ele para repudiar o rock? Jesus disse isso?
[b] É por isso que não sou mais de nenhuma religião, eu era católico mas a igreja inventa muita porcaria inútil, agora ele vem com essa.
Nossa gente vamos pegar leve :dúvida:
Tá certo que ninguém é obrigado a seguir ou a concordar com a Igreja catolica e que esta apresenta muitos conceitos ultrapassados mas eu acho que deve-se manter o respeito.
Respeito é tudo !! A falta de respeito gera a intolerancia, e a intolerancia já fez muito mal para a humanidade...
Vamos esperar para conhecer o novo papa, para ver as idéias e principalmente os atos dele não podemos começar a julgar uma pessoa que ainda não conhecemos.
Religião é um assunto sempre polêmico e deve ser evitado em muitos casos ( como deste fórum por exemplo). O que pega aqui é a maneira agressiva com que o assunto é tratado, palavrões, distorções etc .
Tá alguem escreveu que o Papa "não serve para nada que só pede a paz e pronto" , tudo bem ele só pede a paz e talvez não faça mais nada mesmo, mas, e nós o que fazemos ?
É facil criticar as instituições e as pessoas das quais discordamos, mas, tomar uma atitude, fazer o que tem que ser feito, acertar aonde elas erram nínguem quer né !?
Ah e pelo amor de Deus deixem o U2 fora dessa discussão, acho q o título do tópico é bem claro e misturar as coisas só vai piorar...
Desculpem a sinceridade mais achei necessário....
Não adianta o Papa não durar muito ( ai que horror, já estou matando o novo Papa), o que adianta é trocar aquele monte de Cardeais conservadores e corruptos.
No U2.com estavam discutindo se o Papa (joão PauloII) ia para o purgatório; eu acho que sim, ele era um homem comum, e esufruia de uma vida bem cheia de luxo para a condição dele, igualzinha a de Jesus :assobio:
Isso que eu não entendo, ( claro que entendo :assobio: ) o Vaticano não tinha que ser humilde, sem luxo, uma vida mais privada de tanta ostentação? :dúvida: :(
Dany, me desculpe mas se tratarmos o assunto como se deve, cadê o respeito para os fiéis católicos? Tem gente morrendo de fome e AIDS e cheio de filhos p/ criar simplesmente porque Deus quis.( não foi Deus que não quis...foi a Igreja que não deu opção!)
Nossa gente vamos pegar leve :dúvida:
Tá certo que ninguém é obrigado a seguir ou a concordar com a Igreja catolica e que esta apresenta muitos conceitos ultrapassados mas eu acho que deve-se manter o respeito.
Respeito é tudo !! A falta de respeito gera a intolerancia, e a intolerancia já fez muito mal para a humanidade...
Vamos esperar para conhecer o novo papa, para ver as idéias e principalmente os atos dele não podemos começar a julgar uma pessoa que ainda não conhecemos.
Religião é um assunto sempre polêmico e deve ser evitado em muitos casos ( como deste fórum por exemplo). O que pega aqui é a maneira agressiva com que o assunto é tratado, palavrões, distorções etc .
Tá alguem escreveu que o Papa "não serve para nada que só pede a paz e pronto" , tudo bem ele só pede a paz e talvez não faça mais nada mesmo, mas, e nós o que fazemos ?
É facil criticar as instituições e as pessoas das quais discordamos, mas, tomar uma atitude, fazer o que tem que ser feito, acertar aonde elas erram nínguem quer né !?
Ah e pelo amor de Deus deixem o U2 fora dessa discussão, acho q o título do tópico é bem claro e misturar as coisas só vai piorar...
Desculpem a sinceridade mais achei necessário....
Bom, posso garantir que fiz muito mais coisas pra manter a paz do que a igreja. Jah deixei muitas vezes meu orgulho, essas coisas de lado pra não discutir, brigar etc.
Como acertar onde elas erram, a igreja é mutio ignorante, não aceita nada, não caeita a realidade, visto a situação da África com o problema da AIDS. Não existe padres afim de ir a África e ajudar, pra que existem então??
Sobre a falta de respeito: A igreja não respeita a BÍBLIA!! Inventa SANTOS, enquanto na bíblia diz (APOCALIPSE) que os IDÓLATRAS (pessoas que cultuam imagens) queimaram nas chamas do INFERNO!! A igreja já queimou e matou muitas pessoas na idade-média, mas isso é passado vcs podem dizer. Mas só o fato de inventar SANTOS (alias a única religião que faz isso) e cultuar imagens, indo contra a BÍBLIA!! já basta. QUE RESPEITO ELA MERECE?
The_Passenger
20/04/2005, 14h37
Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos" (http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u82992.shtml).
É, esse aí não vai colocar os óculos do Bono nem a pau...
Cristina Cruz
20/04/2005, 15h28
Confesso que fiquei no minimo apreensiva com esta eleição...
De facto...
Quando George Bush o elogia e a própria ICAR o considera ultra-conservador, sim, fico preocupada. E, depois de alguma pesquisa, o cenário só piora. Há alturas em que os boatos são apenas eufemísticos.
Ratzinger identifica o combate ao budismo como o próximo substituto do histórico "ódio de estimação" da ICAR chamado marxismo, considerando, em Março de 1997, que o budismo é uma "espiritualidade auto-erótica".
Ratzinger foi responsável por graves ataques à Teologia da Libertação...
Ratzinger é manifestamente contra o alargamento do sacerdócio às mulheres, considerando que a homossexualidade é reveladora de um mal intrínseco, que algumas formas de discriminação homófoba são moralmente legítimas e que as mulheres que usam contraceptivos são assassinas.
Mais algumas ideias do novo Papa...
Padres pedófilos: "Estou convencido que as notícias freqüentes sobre padres católicos pecadores [pedófilos] fazem parte de uma campanha planejada para prejudicar a Igreja Católica."
Igrejas protestantes: "A Igreja Católica é a mãe de todas as igrejas cristãs. Por isso, outras igrejas não devem ser consideradas 'irmãs' da Igreja Católica."
Mulheres: defende que a participação feminina na Igreja seja restringida, nomeadamente no número de mulheres em côros e ajudantes no serviço religioso (leituras e afins).
Mirrorball
20/04/2005, 16h25
Já sei, vamos fechar o fórum da Ultraviolet. Apagar tudo. Afinal isso aqui é parte de um culto satânico. Não quero ser responsável pela ida de ninguém ao inferno!
Já sei, vamos fechar o fórum da Ultraviolet. Apagar tudo. Afinal isso aqui é parte de um culto satânico. Não quero ser responsável pela ida de ninguém ao inferno!
Risos... :P
Já foi dito que essse Conclave escolheu foi o declínio do próprio Catolicismo.
Eu, como "bruxilda" e não-Cristã, só posso ter bastante desconfiança de um "ex" Prefeito da Santa Inquisição. Pelo que eu andei lendo, ele parece estar vindo com a intenção de começar uma nova inquisição, na base do "ame-o ou deixe-o": quem quiser ser Católico vai ter que seguir à risca, ou pode se considerar dispensado completamente. (O que até que não é tão ruim assim, penso eu...)
Esse Papa, segundo os próprios Cardeais, tem uns 8 anos de pontificado, apenas...
E segundo Nostradamus, este é o penúltimo Papa. Sendo assim, eu creio que o Catolicismo tem apenas uns 30 anos de "vida". Quem viver verá, e saberá se a profecia se concretizará ou não...
Ah, Meu Deus, cada vez complica mais, porquê? Custa muito ajudar os outros? :(
Lara Hewson
20/04/2005, 22h41
Pelo que eu andei lendo, ele parece estar vindo com a intenção de começar uma nova inquisição, na base do "ame-o ou deixe-o": quem quiser ser Católico vai ter que seguir à risca, ou pode se considerar dispensado completamente. (O que até que não é tão ruim assim, penso eu...)
:huh:
Acho que vou ser dinspensada entao...
E eu que pensava que só precisava falar palavras pacíficas, ficar contra a guerra, apoiar instituições de caridade e pregar que Deus está conosco.... :blink:
Ratzinger é manifestamente contra o alargamento do sacerdócio às mulheres, considerando que a homossexualidade é reveladora de um mal intrínseco, que algumas formas de discriminação homófoba são moralmente legítimas e que as mulheres que usam contraceptivos são assassinas.
Ninguém merece...ninguém merece....
Fernanda*U2*
21/04/2005, 00h41
rs*
Vamos entrar p o OPUS DEI! É a melhor coisa q podemos fazer...rs*
Abri, esse tópico, justamente p discutirmos esse assunto... Quero saber a opnião de tds, por + que uns se estrapolhem, + somos seres humanos, temos q expor as nossas idéias, né!? :lol:
MOSQUINHA
21/04/2005, 00h45
hahahahaha :ph34r:
Sei la, tem que ver né... eu nao senti muita simpatia por ele, espero q minha empatia esteja errada... :dúvida:
Ainda esse opus dei aí, andei lendo umas coisas aí... :dúvida: :blink: :dúvida: :blink: :dúvida: :blink: :ph34r: :ph34r: ...
Fernanda*U2*
21/04/2005, 00h54
hahahahaha :ph34r:
Sei la, tem que ver né... eu nao senti muita simpatia por ele, espero q minha empatia esteja errada... :dúvida:
Ainda esse opus dei aí, andei lendo umas coisas aí... :dúvida: :blink: :dúvida: :blink: :dúvida: :blink: :ph34r: :ph34r: ...
:P
rs*
tb nao fiu muito com a cara desse novo papa, para falar a verdade JOÃO PAULO II foi o PAPA, não haver nem tão cedo um PAPA, como ele! :hipcrt:
:P
rs*
tb nao fiu muito com a cara desse novo papa, para falar a verdade JOÃO PAULO II foi o PAPA, não haver nem tão cedo um PAPA, como ele! :hipcrt:
Mas eu tenho certeza que escolheram esse por causa disso mesmo!
Dany Hewson
21/04/2005, 11h46
"Como acertar onde elas erram, a igreja é mutio ignorante, não aceita nada, não caeita a realidade, visto a situação da África com o problema da AIDS. "
Sobre a falta de respeito: A igreja não respeita a BÍBLIA!! Inventa SANTOS, enquanto na bíblia diz (APOCALIPSE) que os IDÓLATRAS (pessoas que cultuam imagens) queimaram nas chamas do INFERNO!! ... QUE RESPEITO ELA MERECE?
Não digo respeitar a Igreja e sim as pessoas que acreditam no que ela prega!
Não sou católica praticante e nem to aqui para defender a Igreja. Só acho que se deve respeitar os católicos assim como os seguidores de outras religiões.
Concordo com vc que a Igreja fecha os olhos para a realidade e age até com irresponsabilidade ao condenar o uso da camisinha, mas, o que eu acho errado é a maneira de vcs de referirem aos valores religiosos da Igreja, utilizando palavrões ou referencias agressivas.
Já notei que aqui a maioria não é catolica e segue outras religiões cujos valores religiosos entram em choque com os do catolicismo, mas, isso não dá o direito a ninguém de desrespeitar a crença dos outros. E dai se vc acredita ou nao em santos, e dai se vc crê em Deus em Alá ou no Buda, se isso faz bem para vc, te traz paz e vc não faz mal para ninguém é o que importa.
Repito religião é um assunto polêmico, sempre gera discussões não tem jeito mesmo, acho que deve -se questionar sim as posições das Igrejas afinal a influência delas sobre as pessoas é enorme, mas, deve se lembrar que a Igreja catolica não é a unica atrasada, não é a única a fechar os olhos para a realidade e a agir com irresponsabilidades existem outras várias religiões que fazem isso a diferença é que ela ainda é a que tem mais fiéis e por isso é a mais visada.
Ok se vc não é catolico e acha que o alto clero não merece respeito , tudo bem é a sua opinião mas vamos respeitar pelo menos as pessoas q seguem a religião, afinal ninguém é obrigado a ficar lendo ofensas só pq segue a religião.
O problema não é a crítica e sim a maneira com isto esta sendo feito neste tópico.
Nani Violet
21/04/2005, 12h06
[...]
Já notei que aqui a maioria não é catolica e segue outras religiões cujos valores religiosos entram em choque com os do catolicismo, mas, isso não dá o direito a ninguém de desrespeitar a crença dos outros.
A Igreja desrespeita a crença dos outros. Os católicos chamam os espíritas de bruxos (no sentido negativo), os homossexuais de maldosos e os budistas de eróticos. Sinceramente, não vejo razão pra respeitar uma instituição que não respeita e muito menos aceita os outros.
Mirrorball
21/04/2005, 12h40
Pelo que eu andei lendo, ele parece estar vindo com a intenção de começar uma nova inquisição, na base do "ame-o ou deixe-o": quem quiser ser Católico vai ter que seguir à risca, ou pode se considerar dispensado completamente. (O que até que não é tão ruim assim, penso eu...)
Olhando por esse ponto de vista... :P
MOSQUINHA
21/04/2005, 15h38
Esse "dispensado completamente" nao foi algo agradavel aos meus ouvidos...
Eu acho que eu já devo ter nascido dispensada, só não sei como eu fiquei 13 anos num Colégio de Freiras!!! :blink:
Não sou católica praticante e nem to aqui para defender a Igreja. Só acho que se deve respeitar os católicos assim como os seguidores de outras religiões.
Concordo com vc que a Igreja fecha os olhos para a realidade e age até com irresponsabilidade ao condenar o uso da camisinha, mas, o que eu acho errado é a maneira de vcs de referirem aos valores religiosos da Igreja, utilizando palavrões ou referencias agressivas.
Já notei que aqui a maioria não é catolica e segue outras religiões cujos valores religiosos entram em choque com os do catolicismo, mas, isso não dá o direito a ninguém de desrespeitar a crença dos outros. E dai se vc acredita ou nao em santos, e dai se vc crê em Deus em Alá ou no Buda, se isso faz bem para vc, te traz paz e vc não faz mal para ninguém é o que importa.
Repito religião é um assunto polêmico, sempre gera discussões não tem jeito mesmo, acho que deve -se questionar sim as posições das Igrejas afinal a influência delas sobre as pessoas é enorme, mas, deve se lembrar que a Igreja catolica não é a unica atrasada, não é a única a fechar os olhos para a realidade e a agir com irresponsabilidades existem outras várias religiões que fazem isso a diferença é que ela ainda é a que tem mais fiéis e por isso é a mais visada.
Ok se vc não é catolico e acha que o alto clero não merece respeito , tudo bem é a sua opinião mas vamos respeitar pelo menos as pessoas q seguem a religião, afinal ninguém é obrigado a ficar lendo ofensas só pq segue a religião.
O problema não é a crítica e sim a maneira com isto esta sendo feito neste tópico.
As vezes eu pego pesado, mas sou direto.
Tipo o negócio de santos. Sou completamente contra, se o catolicismo segue a bíblia, deve seguir o que está escrito lá, e não inventar e até ir contra o livro que eles tanto respeitam
08. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". Apocalipse 21.1-8
Idólatra: v. tr.,
adorar as imagens dos deuses;
tributar idolatria a;
amar, adorar com idolatria. Achei em um dicionário!!
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Agora leia o apocalipse e o conceito de idólatra e veja: Os que cultuam santos e imagens podem se sentir bem hoje, MAS E DEPOIS QUE MORREREM?
NÃO FAZ A MAL A NINGUÉM? TEM CERTEZA?
Cristina Cruz
21/04/2005, 17h12
Pessoal, calma...
O novo Papa tem o backgroud que tem, mas quem sabe agora a coisa corre menos ortodoxa do que a gente pensa ??
Fernanda*U2*
21/04/2005, 18h05
Temos 3 opções:
1º Seguirmos o novo PAPA
2º Entramos no OPUS DEI
3º Que fod*** o PAPA é viva o ROCK'N'ROLL!!!! :)
Fernanda*U2*
21/04/2005, 18h28
Matéria da BBC
Como papa, Ratzinger troca tom "alarmante" por moderação, diz jornal
O cardeal Joseph Ratzinger passou a moderar o seu tom "alarmante" depois de se tornar papa Bento 16, segundo a edição desta quinta-feira do jornal espanhol "El Periódico".
O diário editado em Barcelona comparou as homilias das missas rezadas por Ratzinger antes e depois de ser eleito papa.
Na primeira homilia, ele advertiu contra o "relativismo" e adotou um tom "alarmante", segundo o jornal. O segundo pronunciamento teria sido "moderado".
Como papa, Bento 16 "defendeu a cooperação e colegialismo entre os bispos, a atualização do [Concílio] Vaticano 2º e a unidade entre todos os cristãos".
"Este é um bom sinal, mas as mesmas palavras freqüentemente são usadas para dizer exatamente o oposto do que se quer dizer", informou o "El Periódico", que conclui que teremos que "esperar para ver".
O jornal diz ainda que a "controvérsia" causada pela eleição papal "é um sinal revelador de como a instituição [da igreja] se distanciou da realidade social", diz o jornal espanhol.
"Desafios"
O britânico "Financial Times" enumera três grandes desafios para o novo papa em seu editorial "Bento ainda precisa construir pontes".
Segundo o jornal, Bento 16 precisa "lidar com o aumento do secularismo" visto particularmente na Europa Ocidental. O editorial admite que o cardeal Ratzinger foi aberto ao diálogo com filósofos seculares, mas "tal diálogo é interrompido bruscamente quando quer que o Vaticano invoque a doutrina da infalibilidade papal".
O segundo desafio apresentado no "Financial Times" é "continuar a falar em nome dos pobres do mundo". O jornal destaca a visão absolutista da igreja em relação a comportamento sexual e a ligação entre a propagação da Aids e a falta de uso de camisinha.
O terceiro desafio é melhorar as relações com outras seitas cristãs e outras religiões. "Sua qualificação das igrejas cristãs não-católicas como 'deficientes' e sua oposição pública a que a Turquia, que é predominantemente muçulmana, passe a integrar a União Européia, podem destruir parte do trabalho ecumênico feito pelo Vaticano no passado."
O jornal espanhol "La Razón" diz que há uma necessidade de reformas na igreja "para refletir mais fielmente a pluralidade dentro do mundo católico e superar o ainda dominante Eurocentrismo".
Temos 3 opções:
1º Seguirmos o novo PAPA
2º Entramos no OPUS DEI
3º Que fod*** o PAPA é viva o ROCK'N'ROLL!!!! :)
Temos uma 4° opção, Amar à Deus e esquecer o resto.... ;)
Lara Hewson
21/04/2005, 18h39
Temos uma 4° opção, Amar à Deus e esquecer o resto.... ;)
E amar ao próximo... concordo com você... ;)
Fernanda*U2*
21/04/2005, 20h37
E amar ao próximo... concordo com você... ;)
Melhor: "Ame-vos uns aos outros assim como eu vos amei." Jo. 15:12 ;)
Dany Hewson
21/04/2005, 20h53
Melhor: "Ame-vos uns aos outros assim como eu vos amei." Jo. 15:12 ;)
;) É isso aí !!!
Notícias UOL, do Le Monde:
22/04/2005
Alvo de ataques em relação ao seu conservadorismo, Bento 16 suaviza discurso
As posições oficiais - homossexualismo, ordenação das mulheres - não devem mudar, mas muitos esperam por uma menor centralização do poder pontifical
Henri Tincq
Em Roma
Por trás do cardeal Ratzinger, desponta agora Bento 16. Como se a sua eleição para ocupar o trono de Pedro tivesse transformado este eminente representante da hierarquia da Igreja Católica numa figura de "pastor" que ninguém suspeitava que ele fosse capaz de assumir. Essa mutação, contudo, não se fará num único dia. Bento 16 não possui o carisma das multidões que caracterizava João Paulo 2º, nem a energia do seu aperto de mão ou da sua palavra.
No entanto, o primeiro dia do novo papa, na quarta-feira (20/04), revelou um estilo que já não era mais aquele do intelectual discreto e tímido que ele era, quando ocupava o seu escritório no ex-Santo Ofício. Ele já começou a aprendizagem da sua profissão de papa. Ele foi cumprimentar os seus antigos colaboradores na Congregação para a doutrina da fé, e então, mostrando certa emoção, retirou os lacres do apartamento pontifical que haviam sido colocados depois da morte de João Paulo 2º.
Depois, ele sentou-se à escrivaninha do seu predecessor e assinou um primeiro documento com o seu novo nome. Mas, antes de ocupar um local que ainda precisa ser reorganizado e decorado, ele permanecerá na casa Santa Marta.
Na parte da tarde, Bento 16 teve o seu primeiro contato físico com a multidão, ao sair do apartamento onde ele morava, em Citta Leonina, perto do Vaticano. Ele deu beijos em crianças, respondeu às saudações da multidão, na qual muitas pessoas se mostravam incrédulas por vê-lo ali, antes de partir a bordo de uma Mercedes preta. O sorriso é franco, e ele acena com gestos amplos e cordiais. Será o homem que mudou, ou será a maneira de vê-lo que hoje é diferente?
O discurso, por sua vez, mudou nitidamente. A homilia que o novo papa pronunciou, em latim, por ocasião da missa de encerramento do conclave, na primeira hora do dia desta quarta-feira, parecia estar menos crispada que aquela pronunciada antes do conclave. Como se Bento 16 quisesse oferecer garantias da sua boa-vontade, tranqüilizar os progressistas que não escondem as suas dúvidas em relação à sua fidelidade às orientações definidas pelo concílio Vaticano 2, e acalmar os partidários do diálogo ecumênico que desconfiam dele.
O mistério da sua eleição tão rápido já foi desvendado. As primeiras indiscrições revelaram que a corrente reformadora do conclave - muito minoritária e sem nenhum líder - não demorou a dar o seu apoio para o voto pró-Ratzinger. Em contrapartida, a perplexidade reina no que diz respeito às suas intenções. Será o caso de continuar a enxergar em Bento 16 o homem emblemático de um congelamento da "verdade" católica, agredida pelo mundo moderno, ou, tal como ele se mostrou nesta quarta-feira, o advogado de "uma Igreja mais corajosa, mais livre, mais jovem, que olha com serenidade para o passado e não tem medo do futuro"?
Bento 16 não escolheu o nome dos papas do concílio (João 23, Paulo 6º), mas isso não quer dizer que ele seja um papa "anti-modernista". "Eu quero afirmar com força", disse ele, "a minha vontade decisiva de dar continuidade aos compromissos firmados durante a realização do concílio Vaticano 2, de seguir no caminho trilhado pelos meus predecessores e dentro do respeito e da fidelidade à tradição bi-milenar da Igreja".
Quando ele pronunciou a sua homilia durante o funeral de João Paulo 2º, ele, que ainda era simplesmente o cardeal Ratzinger, decano do Sagrado Colégio, não fez nenhuma referência ao concílio Vaticano 2.
Mas qual interpretação deveria ser feita hoje deste evento que ocorreu há quarenta anos? "O concílio, sim, mas nada além do concílio", dizia o cardeal Ratzinger. E os progressistas respondiam: o concílio, sim, mas o concílio por inteiro!
O novo papa jamais questionará as condenações que ele havia pronunciado no passado (do homossexualismo até a ordenação das mulheres), mas alguns alimentam a esperança de que haverá algumas acomodações, sobretudo, em favor das Igrejas locais, em relação ao modo de exercício do poder pontifical e à extrema centralização do catolicismo.
No que diz respeito à retomada do diálogo com as outras confissões, Bento 16 também tentou diminuir as preocupações. Ele quer seguir fielmente os passos de João Paulo 2º. "O novo papa", disse, "se compromete a trabalhar incansavelmente para reconstituir a unidade plena e visível de todos os fiéis do Cristo. Tal é a sua ambição, o dever urgente que o chama. Ele está consciente de que nem as declarações, nem as demonstrações de bons sentimentos serão suficientes, uma vez que são necessários gestos concretos que comovam as consciências. Esta é a condição para todo progresso no caminho do ecumenismo". A seguir, ele retomou o tema, ao qual João Paulo 2º dava tanta importância, da "purificação da memória", considerada como a única capaz de enfrentar os desacordos históricos.
Mas, quais seriam esses "gestos concretos"? O arcebispo de Canterbury (Igreja Anglicana), Dom Rowan Williams, aplaudiu a sua eleição, assim como fez a Federação Lutheriana Mundial cujos dirigentes não se esqueceram do acordo histórico que o cardeal Ratzinger havia permitido assinar, em 1999, sobre a "justificação pela fé" que, quatro séculos atrás havia condenado Martin Luther. Contudo, para os ortodoxos da Rússia, a sua eleição em nada vai alterar o contencioso histórico e teológico que opõe Roma a Moscou.
Os compromissos assumidos por Bento 16 pedem para ser verificados, uma vez que eles emanam de um homem que sempre se mostrou mais preocupado com a afirmação da verdade católica do que com a reunificação entre Igrejas, a qual vem esbarrando no "obstáculo" (Paulo 6º) que representa a primazia do bispo de Roma.
Enquanto isso, a sua boa-vontade parece ser total em relação a religiões não-cristãs. O cardeal Ratzinger havia aprovado as iniciativas de João Paulo 2º em busca de uma aproximação com o judaísmo, o que fez com que a sua eleição suscitasse certa satisfação nos meios judaicos e em Israel. Contudo, a afirmação, presente em todos os seus documentos, de que Jesus Cristo é o "único mediador" entre Deus e os homens, e ainda as condenações dos teólogos que não concordem com este ponto, em caso algum irão tranqüilizar todos aqueles que acreditam no diálogo do catolicismo com o islã ou as grandes tradições religiosas asiáticas.
Este é o ponto sobre o qual o novo papa se mostrou mais impreciso na quarta-feira: "A Igreja está decidida a prosseguir junto com as religiões não-cristãs um diálogo aberto e sincero", disse. "Eu não descartarei nenhum esforço no sentido de prosseguir o diálogo promissor que foi iniciado pelos meus predecessores com as diversas correntes de civilização".
Vai saber... :dúvida:
Light My Way
23/04/2005, 01h23
A Igreja desrespeita a crença dos outros. Os católicos chamam os espíritas de bruxos (no sentido negativo), os homossexuais de maldosos e os budistas de eróticos. Sinceramente, não vejo razão pra respeitar uma instituição que não respeita e muito menos aceita os outros.
Gente, tá na hora de eu tomar meu partido aqui
PRIMEIRO: Os católicos NÃO CHAMAM NINGUÉM DE BRUXO, MALDOSO E ERÓTICO. Bem, temos 1 milhão de católicos apostólicos no mundo e vc num quer que todos pensem da mesma maneira.
É a mesma coisa que dizer que todo espírita é médium, o que não é verdade.
SEGUNDO: Tá faltando respeito aqui SIM. NÃO é só a Igreja Católica que erra, que rouba, que faz o escambau. Mas a mídia está voltada para ela, por ser a mais importante, por assim dizer
Além disso, ninguém deve baixar o paw na religião dos outros porque não concorda ou dizer que o papa não é importante. Pode não ser importante pra vc!
Pois bem, a religião é um meio de ligação à Deus (latim: religare) e cada um tem seu modo de fazer isso. Então fiquemos por aqui.
FIM DE OFF TOPIC
FALEMOS DE RATZINGER
Ele sabe que não pode manter a estrutura intelectual que tinha antes. Ele vai, com certeza, tentar se tornar um líder carismático, pois ser sucessor de João Paulo II é coisa de louco.
Mas de todo modo, ele num dura muito não, pois é velho (tem 78 anos), se considerando que João Paulo morreu cou 84 (ou foi 86)
PRIMEIRO: Os católicos NÃO CHAMAM NINGUÉM DE BRUXO, MALDOSO E ERÓTICO. Bem, temos 1 milhão de católicos apostólicos no mundo e vc num quer que todos pensem da mesma maneira.
É a mesma coisa que dizer que todo espírita é médium, o que não é verdade.
SEGUNDO: Tá faltando respeito aqui SIM. NÃO é só a Igreja Católica que erra, que rouba, que faz o escambau. Mas a mídia está voltada para ela, por ser a mais importante, por assim dizer
Além disso, ninguém deve baixar o paw na religião dos outros porque não concorda ou dizer que o papa não é importante. Pode não ser importante pra vc!
Pois bem, a religião é um meio de ligação à Deus (latim: religare) e cada um tem seu modo de fazer isso. Então fiquemos por aqui.
FIM DE OFF TOPIC
FALEMOS DE RATZINGER
Ele sabe que não pode manter a estrutura intelectual que tinha antes. Ele vai, com certeza, tentar se tornar um líder carismático, pois ser sucessor de João Paulo II é coisa de louco.
Mas de todo modo, ele num dura muito não, pois é velho (tem 78 anos), se considerando que João Paulo morreu cou 84 (ou foi 86)
"PRIMEIRO: Os católicos NÃO CHAMAM NINGUÉM DE BRUXO, MALDOSO E ERÓTICO."
A inquisição foi o quê? As bruxas nada mais eram que pessoas ( mulheres ), que usavam elementos da natureza para fazer remédios, até hoje isso é feito, e ninguém é bruxo, vide os Florais, homeopatia...tudo é essência de alguma erva, animal, e outras coisas. Erótico? Não existiam umas mulheres que eram condenadas por ter "Furor Uterino"???????????????
E daí prá frente todo mundo sabe que a Igreja Católica Apostólica "Romana", sempre quis dominar as outras religiões(junto com Roma) e o mundo, quem não fosse católico ou não seguisse fielmente, era dizimado, daí é que surgiram as outras religiões ligadas ao Luteranismo. ( Se alguém for de uma Igreja Luterana, gostaria saber mais )
De resto, concordo com vc! ;)
Nani Violet
23/04/2005, 14h25
Eu conheço um bocado de católicos e vários têm uma mente fechada. Não generalizo, tem MUITOS, MUITOS católicos que são absolutamente fantásticos! Só não sei se todos esses milhões de seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana conhecem a história da instituição que seguem ou simplesmente a seguem porque... seguem... o mesmo vale pra outras religiões. Até que ponto as pessoas acreditam no que querem?
Quando eu era pequena, já questionava algumas coisas da Igreja. Detestava me confessar, detestava ir a missas, detestava acreditar em algo que não me convencia. Mas nunca disse isso em voz alta porque tinha medo. E não é isso que a Igreja Católica prega? Se você não é católico, você é digno de pena. Se você não acredita em Deus, vai arder no inferno. Honestamente, eu não me importo se você acredita em Deus, Alá, Jeová, Buda ou se não acredita em ninguém. Existem muitos ateus bem-intencionados. Existem muitos religiosos perversos.
Fernanda*U2*
23/04/2005, 14h41
O que me deixa p revoltada, foi as guerras ou melhor batalhas nos outros séculos q a igreja CATÓLICA, apoiou e até mesmo participava... Ah, aquela, q tinha várias crianças q foram mandadas p a guerra, no século XV, não lembro... Nossa, isso é revoltando, fazer o q... nao é pq sou CATÓLICA q serei a favor de coisas q não são p o meu BEM... :huh:
Exato, a Igreja Católica Apostólica Romana, sempre foi muito manipuladora, e sempre ligada à política.
Os conceitos baseados em culpa, e posso te dizer, que isso reflete em muitos assuntos, até na economia dos países Católicos ( você não pode ganhar dinheiro justo e com todo a sua capacidade, porque tem gente que não ganha, então vc se culpa e tem que dar dinheiro p/ quem não tem, se você não dá, arde no inferno e não está servindo à Deus, sendo que nem a própia Igreja faz isso. :(
Dany Hewson
24/04/2005, 11h00
Exato, a Igreja Católica Apostólica Romana, sempre foi muito manipuladora, e sempre ligada à política.
Os conceitos baseados em culpa, e posso te dizer, que isso reflete em muitos assuntos, até na economia dos países Católicos ( você não pode ganhar dinheiro justo e com todo a sua capacidade, porque tem gente que não ganha, então vc se culpa e tem que dar dinheiro p/ quem não tem, se você não dá, arde no inferno e não está servindo à Deus, sendo que nem a própia Igreja faz isso. :(
É mais não é só a Igreja Catolica que tem esse conceito !!
E mais tá cheio de Igreja por ai recolhendo dinheiro de pobres coitados (sob pena de irem para o inferno se não contribuirem) para sustentar os luxos de seus membros, poderia citar o nome de várias mais não vou prolongar esse assunto...
Aqui na minha cidade teve um caso de um homem q matou a familia inteira e depois se suicidou porq não tinha 100 reais para dar para uma determinada Igreja... <_<
Bom, uma semana depois, ele parece estar "cantando" num tom bem mais moderado.
Já falaram que ele está pensando em tentar aproximar os divorciados que se casaram novamente (e que estão proíbidos de fazer a comunhão) da igreja outra vez, visto que assassinos e criminosos podem comungar na cadeia, e pessoas cujo único "crime" foi ter um casamento falido não podem.
O negócio é que hoje em dia nem mesmo o Papa governa sozinho.
Por isso eu acredito que ele vai quase que ser obrigado a botar o lado inquisidor dele de lado um pouco.
Seria realmente loucura iniciar uma nova inquisição.
Enfim, o tempo dirá.
Mirrorball
28/04/2005, 11h10
A última do papa é criticar Harry Potter.
http://www.hollywood.com/news/detail/article/2439745
J.K. Rowling corrompendo as criancinhas! Tsc, tsc...
Lady with the spinning head
28/04/2005, 18h19
Perfeito, Dany!
Também não tenho motivo nenhum para defender a Igreja Católica, mas não podemos colocar as coisas em uma base tão impiedosa como estamos vendo aqui.
Meninos, metam uma coisa na cabeça: a Igreja não é uma instituição liberal. Não é uma instituição democrática. Não é uma ONG. Ela é conservadora mesmo!!! O que vocês queriam? Um papa porra louca vestindo camiseta do The Doors, com uma louraça sentada em seu colo e fumando um baseado?
Fala-se muita na probição do uso da camisinha, mas pensem comigo: a Igreja é contra o sexo fora do casamente, não é mesmo? Então, por que a proibição da camisinha seria ridícula ou irresponsável??? Eu acho que faz muito sentido... segue os preceitos da Igreja quem quiser, e quem estiver afim de criticar que tenha cuidado, embasamento.
Claro que a Igreja tem que saber o que está acontecendo no mundo de hoje, mas ela tem que ser, ao mesmo tempo, uma instituição conservadora. Ela não pode simplesmente sair fazendo concessões. A Igreja Católica não pode e nem deve entrar em "competição" com as outras religiões, simplesmente para deter a evasão de seus fiéis. Ou então, se transformaria num supermercado da fé, oferecendo vários "produtos" na forma de ensinamentos para consumidores que escolheriam nas prateleiras esse ou aquele, o que lhes fosse conveniente. Ela tem de manter a sua base. A Igreja tem todo o direito de expressar seus ensinamentos e seu posicionamento e de impor essas normas a seus fiéis. Não estão satisfeitos? Saiam, já vão tarde. Afinal, todos nós temos liberdade para seguir uma religião ou não.
Mirrorball
28/04/2005, 19h33
Meninos, metam uma coisa na cabeça: a Igreja não é uma instituição liberal. Não é uma instituição democrática. Não é uma ONG. Ela é conservadora mesmo!!! O que vocês queriam? Um papa porra louca vestindo camiseta do The Doors, com uma louraça sentada em seu colo e fumando um baseado?
Não precisa ser nem um extremo nem o outro. Eu não sou conservadora nem porra louca que fuma baseado. Exitem posições intermediárias.
Fala-se muita na probição do uso da camisinha, mas pensem comigo: a Igreja é contra o sexo fora do casamente, não é mesmo? Então, por que a proibição da camisinha seria ridícula ou irresponsável???
Porque ela é proibida mesmo se você for casada! Você é obrigada a ter 12 filhos ou fazer celibato. Além disso, ninguém vai deixar de fazer sexo fora do casamento só porque a Igreja proibiu o uso de camisinha. As pessoas vão continuar a fazer sexo fora do casamento e sem camisinha ainda por cima. É totalmente irresponsável.
Só lembrando uma questão abordada no nosso encontro, a Carol deu uma idéia...
O que será que aconteceria se o Bono conhecesse o Padre Marcelo? Eles cantariam juntos??????????? :lol: ( lembrando que o Padre marcelo levou uma gelada da Cúria, e não está mais participando de programas de TV e tal, né? )Agora com esse Papa, se rock é profano, o que acontecerá com o Padre Marcelo, que canta e dança? :dúvida:
Ah, eaquecí, eu estudei do pré ao 1° colegial num colégio de Freiras, foi o suficiente para eu desistir do catolicismo, já fui faz tempo!, e não pertenço à nenhuma outra religião, acredito em Deus e faço o possível para ajudar as pessoas no que eu posso, e se não posso ajudar, eu pelo menos faço que minha casa funcione bem, fazendo com que as crianças sejam bem educadas, tratadas, e que minha família seja feliz, é o que me basta. :)
29/04/2005, 14h06
Porque ela é proibida mesmo se você for casada! Você é obrigada a ter 12 filhos ou fazer celibato. Além disso, ninguém vai deixar de fazer sexo fora do casamento só porque a Igreja proibiu o uso de camisinha. As pessoas vão continuar a fazer sexo fora do casamento e sem camisinha ainda por cima. É totalmente irresponsável.
Mirror, irresponsável é quem acha que deve seguir os preceitos da Igreja no mundo em que vivemos hoje. É o caminho inverso que devemos seguir... não é criticando a Igreja que vamos solucionar problemas como esses. É muito mais simples admitir que a Igreja não vai mudar os seus preceitos, jogar essa história de "sou católico não praticante" para o alto (até porque isso não existe, se você não pratica, não é católico), e seguir a nossa vida, com responsabilidade e tomando os devidos cuidados que devemos ter, pois não nos resta outra alternativa.
Como disse, todo mundo é livre para seguir uma religião ou não. E não é apenas a Igreja Católica que faz proibições desse gênero. Portanto, cabe a cada um conhecer os seus limites e saber se pode ou não ser um católico de fato, seguindo a risca tudo o que a Igreja dita. Ela, como instituição, tem o direito de criar regras de conduta. Segue quem quiser.
Sim, segue quem quiser, e irresponsável é quem segue?
Acho que todos aquí que escreveram sobre o assunto dizendo que a Igreja Católica é uma Igreja altamente ditadora e manipuladora de multidões, tem essa visão porque são pessoas cultas. O grande problema são com as pessoas menos informadas que seguem TODAS as regras impostas pela Igreja, falo sobre a Católica porque é uma das maiores e que tem milhões de seguidores como você, eu que sabemos nos cuidar, e que tem também pessoas muito menos informadas. E essas, como ficam? No "Porque foi Deus quem quis"? Pessoas ignorantes que não usam camisinha porque não tem conhecimento, e porque a Igreja diz prá não usar, como ficam crianças doentes, órfãs de pais aidéticos, e aquelas que passam fome porque tem 10 irmãos? O que adianta a mulher ser Católica e ser fiel, quando o marido não é católico e não é fiel(ou vice -versa)? A doença e a fome estão aí prá todos! E são essas as pessoas irresponsáveis? É nisso com que eu me preocupo e sei que a Igreja fecha os olhos. Havia uma esperança no Papa João Paulo II, se nesse momento em que o mundo precisa de uma mudança séria chega um Papa extremamente conservador o que pode acontecer para melhorar? :(
Concordo plenamente que a Igreja tenha que seguir seus dogmas e suas regras, mas a Igreja precisa se atualizar.
29/04/2005, 14h51
Sim, segue quem quiser, e irresponsável é quem segue?
Hum... me expressei muito mal. Sorry!
O que eu quis dizer: segue quem quer, temos livre arbítrio, mas quem resolve seguir o que a Igreja preconiza deve ter plena consciência de que os dogmas dela não são adequados às necessidades do mundo de hoje.
A Igreja não vai mudar, isso é fato, por mais que a gente reclame. Portanto, quem quiser seguir, siga, mas assuma todas as conseqüências.
Melhorou? ;)
Mirrorball
29/04/2005, 14h54
Concordo com o que a Paty disse. Além disso, em cidades pobres, as prefeituras ficam meio receosas em distribuir camisinhas porque isso pode desagradar os habitantes católicos. Como esses políticos só pensam em ganhar votos, podem deixar de fazer o que é melhor para a saúde pública em troca de popularidade.
Não estou dizendo que a culpa é toda da igreja mas também não vou achar legal eles proibirem o uso de algo que é bom para a saúde.
Hum... me expressei muito mal. Sorry!
O que eu quis dizer: segue quem quer, temos livre arbítrio, mas quem resolve seguir o que a Igreja preconiza deve ter plena consciência de que os dogmas dela não são adequados às necessidades do mundo de hoje.
A Igreja não vai mudar, isso é fato, por mais que a gente reclame. Portanto, quem quiser seguir, siga, mas assuma todas as conseqüências.
Melhorou? ;)
Eu entendí, mas nem todas as pessoas tem a capacidade deste livre arbítrio ;)
Eu penso nas pessoas carentes que tem Deus e a religião onde se apegar em primeiro lugar. São pessoas sem estudo, sem informação, sem condições financeiras e que são pegas de surpresa quando tem 10 filhos e ainda com mais um na barriga ( "Porque foi Deus quem quis"), descobrem que estão doentes, .... Eu me refiro à essas pessoas, que não tem como optar por uma ou outra religião, ou que não tiveram as informações nescessárias para poder escolher e viver bem como nós.
Eu sei que o assunto básico é Educação, e nisso infelizmente tem muito interesse envolvido , mas se a Igreja ajudasse, seria um GRANDE passo! Eles movem milhões de pessoas, e de repente poderiam salvar milhões de pessoas também! :(
mas se a Igreja ajudasse, seria um GRANDE passo! Eles movem milhões de pessoas, e de repente poderiam salvar milhões de pessoas também! :(
Gente eu não estou discordando de nada aqui ok...
Mas vcs acham que a igreja ainda tem tanta influencia assim?...Sei lá....eu não consigo achar tanto poder assim assim na igreja mais não........ :dúvida:
Eu acho que tem sim, muita gente que se apega.
Não conheço outras religiões o que elas dizem sobre isso, gostaria de saber... :)
Dany Hewson
30/04/2005, 17h18
Gente eu não estou discordando de nada aqui ok...
Mas vcs acham que a igreja ainda tem tanta influencia assim?...Sei lá....eu não consigo achar tanto poder assim assim na igreja mais não........ :dúvida:
Ah pior que tem sim! Tudo ainda é muito influenciado pela igreja, a politica, as leis, o modo que muita gente se veste, e principalmente a maneira de pensar das pessoas.
Por exemplo tem aquele projeto do governo para a distribuição da pilula do dia seguinte, mas, aqui na minha cidade os vereadores conseguiram impedir a distribuição dessas pílulas baseado-se nos conceitos da Igreja e na a ampla campanha contra a distribuição dessa pilulas q esta fez.
Entrevistaram um senhor na porta de uma Igreja perguntan-lhe o q ele achava sobre o rémedio e ele disse "Se o padre disse que não é bom então agente acredita né."
Religião sempre teve e sempre terá forte influência sobre as pessoas. Só que hoje em dia com tanta informação por ai a pessoa tem que ser muito ignorante + muito mesmo para deixar de usar camisinha (por exemplo) só pq a Igreja disse para não usar.
David Gilmour
30/04/2005, 17h51
Bah........daqui a pouco o tal velho morre. Não dou 4 anos pra ele....
E em vez de seguirem o conselho do Papa, sobre a camisinha, sigam os conselhos do pedreiro do fórum.....Usem sim galera.......pedreiragem sem camisinha dá problema........ohohohoh
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.