PDA

Ver Versão Completa : Sobre o U2 ao vivo - a criação de uma comunidade

followerU2
17/04/2005, 16h13
Estava lendo algums artigos e reviews sobre os últimos shows do U2 na costa oeste americana, quando me deparei com um trecho que achei interessante divulgar. É do jornal/revista (não sei ao certo) Inside Bay Area, assinado por Jim Harrington. O título do review é All That You Can´t Leave Behind e está no @U2.

"A verdadeira genialidade do U2 está na capacidade da banda em se conectar com toda e qualquer alma em uma arena de 20 mil lugares. Não importa de se você é um fã enlouquecido que consegue recitar a tracklist de todos os álbuns desde Boy, ou alguém que só consegue lembrar de alguns hits. Não tem importância se você ouve regularmente rock clássico, rock atual, hip hop ou country. Coisas como idade, raça, classe social e religião são totalmente irrelevantes nessa arena. O U2 vai te conquistar, e vai fazer isso sempre, todas as vezes. É por isso que o quarteto irlandês ultrapassa até mesmo Bruce Springsteen e Rolling Stones como aaposta mais certeira no mundo do espetáculo. A essa altura em sua carreira, com o ainda recente ingresso no Rock and Roll Hall of Fame, o U2 só tem que se preocupar em bater a si mesmo a cada vez que cai na estrada."

Na sequência, vem o review do show da primeira noite, em San Jose, bem legal de ler, aqui:
All that you can´t leave behind (http://www.atu2.com/news/article.src?ID=3834)

Há uns bons 4 anos atrás, fiz uma versão de um trecho da introdução que o Bill Flanagan, autor do At the End of the World, escreveu para o livro U2 The Complete Songs. Como se trata do mesmo tema, vou transcrevê-la novamente.

"Os shows do U2 são celebrações, mas eles são celebrações que começam na intimidade. É quando você ouve sozinho One ou Running to Stand Still ou Wake Up Dead Man, que a música entra na sua pele e dentro do seu sangue. Você está deitado na cama no escuro, ou dirigindo na estrada, ou você está na rua, isolado com o seu walkman, quando a música realmente atinge você, quando a canção encontra as palavras que você sentia, mas era incapaz de falar. A verdadeira conexão de almas é feita uma a uma. Em seu melhor momento, você sente que encontrou na música uma voz como a sua própria. Não é uma voz que você compartilha com sua família, seus amigos, as pessoas que trabalham com você. É algo mais próximo e ao mesmo tempo é como algo que vem de algum lugar que você nunca viu. É como um segredo. Às vezes você sente como se fosse a única
pessoa que realmente ouve a canção, como se ela fosse escrita só pra você. Então você vai ao show e - que maravilha - existem milhares de pessoas que compartilham do mesmo segredo. Milhares de pessoas tiveram a mesma experiência muito íntima, e sentem do mesmo jeito que você. É por isso que os shows do U2 são celebrações. É o som de 20 mil pessoas que se dão conta, ao mesmo tempo, de que elas não estão sozinhas. Bono sempre fala sobre essa contradição - ele chama de "colocar pensamentos íntimos no sistema de som". É a coisa mais poderosa e, provavelmente, mais valiosa que um músico e compositor pode fazer. É a criação de uma comunidade."

O texto completo está aqui:
Bill Flanagan´s introduction to U2 The Complete Songs (http://www.atu2.com/news/article.src?ID=1224&Key=complete%20songs&Year=&Cat=)

Não me canso de ler essas coisas :hipcrt:

:)
MT

Shy
17/04/2005, 16h25
É verdade, eu sinto assim também. Por mais que você assista um DVD, show, ouça uma música do U2, você não se cansa, fica no sangue mesmo, é um sentimento estranho, difícil de explicar... :rolleyes: Por mais que eu assista aos shows em que a platéia canta junto, ou que vc nem ouça direito o Bono cantando eu fico completamente emocionada. :)

thefly
17/04/2005, 16h38
É engraçado o k os U2 transmitem.... as vezes até penso k eles sao abençoados, é uma das respostas k encontro para isto. Por outro lado concordo plenamente com esse texto.... é como k tivessemos sido nós a escrever isso pk acho k é exactamente o k os fas sentem :)

Adelino
17/04/2005, 17h38

:)
MT
E, por favor, não se canse de compartilhar essas coisas com a gente!!! :saúde:

Spanish eyes
17/04/2005, 21h05
Por mais que você assista um DVD, show, ouça uma música do U2, você não se cansa, fica no sangue mesmo, é um sentimento estranho, difícil de explicar... :rolleyes:
É mais ou menos isso que sinto em relação ao U2, não dá pra cansar deles nunca! ;)

Elise
17/04/2005, 21h16
Nem eu MT!!! De vez em quando eu até leio coisa repetida, e empolgo do mesmo jeito! :D
É verdade, eu sinto assim também. Por mais que você assista um DVD, show, ouça uma música do U2, você não se cansa, fica no sangue mesmo, é um sentimento estranho, difícil de explicar... :rolleyes: Por mais que eu assista aos shows em que a platéia canta junto, ou que vc nem ouça direito o Bono cantando eu fico completamente emocionada. :)
Num é difícil não Pat, eu (e acho que todo mundo aqui!) sinto o mesmo!! ;)