Ver Versão Completa : Será que ainda existe a genialidade no U2? - Reflexoes sobre a obra da banda...
elevatemehere
22/03/2005, 10h37
LEIAM COM ATENCAO:
...relembrando de uma epoca distante, cada disco do U2 saia com uma ou duas musicas chamadas de obras-primas, nao apenas as cancoes de trabalho, mas sim obras q se destacavam dentro de albuns q eram bons quase por inteiro.
Nao quero aki entrar na discussao se essa lista e justa ou nao, mas temos q ser realistas e colocar as musicas q formam um tipo de panteao de obras primas da banda, pelo gosto da MAIORIA, e nao de cada um especificamente...
Temos entao:
Sunday Bloody Sunday
New years day
Pride
Bad
With or without you
I still havent found what im looking for
Where the streets have no name
One
Nao quero entrar em meritos pessois para a escolha de cada cancao, essa foi uma escolha baseada no que tenho acompanhado desde os anos 80 das reacoes do publico em geral. Nao e uma lista de preferencia pessoal minha!!
CLARO q temos inumeras cancoes geniais, mas sao essas q formam o nucleo de genialidade e inspiracao maxima do grupo durante a carreira.
Poderiamos colocar ate outras q quase entraram nesse nucleo, sao fabulosas e geniais, mas ainda assim nao estao nesse nivel de magica pura q estao essas q foram mencionadas antes:
I will follow
Angel of Harlem
All I want is you
Until the End Of the World
Stay
Beautiful Day
Quero deixar claro q nao entrei em meritos de sucesso comercial tb, afinal beautiful day fez mais sucesso q bad( na verdade Bad nao foi nem single) e hoje e quase tao conhecida qto with or wihout you.
Nao podemos negar q musicas como Pride e Sunday Bloody Sunday parecem q existiram para sempre, tamanha a originalidade e condicao unica de cativar quem a escuta em cada audicao!
Li uma reportagem mto antiga (epoca Joshua Tree/RaH) onde havia uma discussao q diziam q o U2 nao havia produzido nada de realmente interessante depois de Unforgettable Fire, referindo-se q eles esperavam uma continuidade de musicas no nivel de Pride!!!!! Isso me marcou, mostrando primeiro o nivel de qualidade musical q eles haviam alcancado antes mesmo do mega sucesso e segundo escancarando como os fas sao realmente exigentes!!!
Bem, estamos chegando a conclusao dessa analise fria, (na verdade nao tao fria) e cinica... entao como percebemos, desde Achung Baby nao temos uma musica nesse nivel maximo de genialidade(se bem q Stay chegou bem perto).
Vcs acham q nesse ultimo disco existe alguma faixa q alcanca o panteao; vcs acham q algum dia teremos novamente alguma musica q suba a esse restrito nivel de genialidade musical??????
Novamente desculpem pelo longo texto! Abracos a todos!!!
perilima
22/03/2005, 11h49
Eu acho que miracle drug vai ser como Bad, pode ser que nao saia nem em single mas será será o tio de música que daqui a uns 10 anos nao poderá faltar em nenhuma setlist.
eu sou bono demais
22/03/2005, 12h05
Existe e mt!!!
Nunca tinha acompanhado nenhum lançamento de album e nem de turnê, mas acho que isso não interessa, pq a genialidade ainda está presente em miracle drug, city of blinding lights, all because of you, sometimes e crumbs from your table. Esta é a minha opinião.
eu sou bono demais
22/03/2005, 12h07
Outra coisa, esse é o cd que eu mais escutei na minha vida!
beultraviolet
22/03/2005, 12h40
Puxa, isso é difícil. Pra responder essa questão a gente tem que se projetar no futuro pra tentar enxergar uma dessas pérolas que não faltam nos shows? Será que isso é possível antes mesmo dos shows dessa turnê começarem? Afinal, como adivinhar o gosto coletivo? :huh:
Andre Hewson
22/03/2005, 13h34
Outra coisa, esse é o cd que eu mais escutei na minha vida!
Eu também, acho que furei meu cd de tanto escutar!!!! :saúde:
Be Strong
22/03/2005, 14h02
Claro que existe e ela está aperfeiçoada.
Na minha opinião, o que acontece é que as músicas dos anos 80 (aquelas citadas como fabulosas e geniais) mostraram o U2 para o mundo. Eram novidade. Muitas pessoas (como eu) passaram pelos anos 80 curtindo muito U2 e trouxeram essa carga de informações consigo nos anos 90/00. Ocorre que são essas as pessoas que estão à frente das emissoras de tv, rádio, dos meios de comunicação em geral, e não sei porque todos nós temos aquele sentimento saudosista de lembrança de uma época que marcou a nossa vida (geralmente é a adolescência).
Bom, o que eu queria dizer é que Beautiful Day, Elevation, Stuck In a Moment..., In a Little While, Kite, The Fly, Even Better..., Until the End of the World, Stay, Hold Me Thril Me Kiss Me Kill Me, Miss Sarajevo, Gone, If God Will Send His Angels, Please, Staring at the Sun, If You Wear that Velvet Dress, entre outras, são fabulosas e geniais tanto quanto aquelas dos anos 80 e certamente serão clássicos passados mais alguns anos.
Quanto ao novo álbum, todas as músicas são geniais e fabulosas.
Parabéns pelo tópico.
Parabéns pelo tópico cara, isso é questão de gosto, na minha opinião.
Mas eu concordo com vc, quase que plenamente.
Eu sempre achei musicalmente o U2 dos anos 80 insuperável. Até pq nas turnês dos anos 90 a magia das musicas dos 80´s comanda. Streets e Sunday bloody sunday são cultuadas enternamente, até a volta de algumas pingadas como out of control e spanish eyes, como outras, matam a saudade da época mais poética e inspirada do U2. Mas tb axo q os 90´s nao ficam muito atrás não. Achtung Baby foi um estouro com o U2 evoluindo musicalmente. Eu axo q é um sucesso diferente, cada um na sua época. É uma discussão sem fim. Falando no trabalho atual, a bomba é magnífica realmente. Mas eu ainda acho cedo vc avaliar o efeito dela. Qdo saiu o ATYCLB, todos falavam em ser o melhor album da banda, agora muitos dizem o mesmo de HTDAAB. Normal pela empolgação da hora.
Entao, depois da vertigo tour acabar, veremos real valor desse álbum. Se é que me entendem. O TUF, o Joshua, o war sao reconhecidos depois de 20 anos do lançamenteo, até por quem não é fã do U2. Já nao digo o mesmo, do zooropa, pop e ATYCLB. Já criei confusão aqui. Mas é assim que eu vejo. Não com olhares somente de fã.....
Vou responder com as palavras do meu esposo renato, que é um excelente músico professor de instrumentos de corda ( violão, guitarra, contabaixo, viola e cavaquinho ), e acredito futuro estudioso de músicas em geral...
Ele tem um gosto extremamente eclético, que vai do erudito ao caipira sem escalas....
Ele comenta às vezes comigo: gosto de algumas músicas do U2 ( aquelas da lista no início do tópico, e claro algumas que não estão na lista ), mas o U2 perdeu muito, ficou comercial demais, e as músicas estão muito melosas...
Palavras dele...
Na minha opinião, concordo com ele em partes, porque gosto das músicas melosas, mas ele fala por exemplo da Pride, New Year's Day e Sunday Bloody Sunday, que são realmente expressivas ( estou me arrepiando no momento só em lembrar delas ), não só nas letras que realmente diziam alguma coisa, mas pra quem não entende, ou entende muito pouco de inglês, a letra não significa muito, então se presta atenção na melodia da música no instrumental, e concordem comigo essas músicas realmente são "obras-primas" em se tratando de instrumental e melodia!
Dei o exemplo do meu esposo, porque ele não é fã, nem gosta muito do U2 pra falar a verdade, mas na listinha de músicas pra passar pro alunos dele, há pelo menos umas 6 ou 7 músicas do U2... só pra vcs terem noção da importancia que o U2 tem, porém as músicas que entraram são basicamente anos 80...
Desculpem pela mensagem longa
Beijinhos
Da Isa
Michelle_vox
23/03/2005, 17h20
Acredito que existe sim a questão eh a seguinte toda banda tem o seu momento de auge em criações,aquele momento de sonho de uma banda e u2 já teve o seu nos anos 80 assim como teve os seus baixos eh diferente de bandas como Led zeppelin que apenas viveu seu ápice por terem durado pouco assim não tiveram sua fase ruim como u2 e até os rolling stones nos anos 80.
Eh obvio que nunca vamos ter músicas como sunday blood sunday ou with or without you não por eles nao terem mais talento pra fazer isso mas por que musica,principalmente falando de u2,não depende apenas de inteligência o que faz dessas musicas especias eh principalmente o feeling das músicas pois se formos pensar racionalmente sem usar a emoção elas se tornariam apenas mais uma música do u2 já que with or without you,por exemplo,falando instrumentalmente eh simples.
Se eu fosse pensar apenas em qualidade do cd eu diria que o HTDAAB eh o melhor deles....
atilascar
23/03/2005, 17h41
É dificil dizer, mas acho que grandes clássicos que nem foram os anos 80 não virão mais daqui pra frente. Hoje em dia a musica é muito descartável... a única musica realmente que se destacou pra todas as pessoas do ATYCLB foi Beautiful Day... e com certeza é bem capaz que do HTDAAB será somente VERTIGO.... Pois até agora não ouvi nenhuma musica do novo album no rádio a não ser essa!
Eu acho que Beautiful Day daqui uns anos vai ser (se já não é) tão aclamada quanto, sei lá; Pride...Acho que Stay tem UM ENORME POTENCIAL também...
MOSQUINHA
23/03/2005, 21h43
Eu sempre achei musicalmente o U2 dos anos 80 insuperável. Mas tb axo q os 90´s nao ficam muito atrás não. Achtung Baby foi um estouro com o U2 evoluindo musicalmente. Eu axo q é um sucesso diferente, cada um na sua época. É uma discussão sem fim. Falando no trabalho atual, a bomba é magnífica realmente. Mas eu ainda acho cedo vc avaliar o efeito dela. Qdo saiu o ATYCLB, todos falavam em ser o melhor album da banda, agora muitos dizem o mesmo de HTDAAB. Normal pela empolgação da hora.
Estou completamente de acordo com suas palavras... Eu acho o mesmo, tem q dar um tempo as musicas e aos albums... Digamos, eu estou de acordo com alguns pontos de vista dessa visao da comercializacao do U2... digamos, hoje em dia eu acho q eles tiram singles comerciais pra presentar o album. Exemplo "vertigo", q nao esta na lista das minhas musicas preferidas...MAs, depois vemos o segundo single, "sometimes..." nao é nada comercial... Os anos 80 U2 nao tinha esse nivel de comercialidade, porque eles estavam se presentando ao mundo. É muito dificil pra uma banda manter a integridade logo de alcancar a fama, o U2 consiguiu manter bem, mas mesmo assim, algo da exencia eles perdem...
Entao eu sou do tipo q acho q U2 esta mudando constantemente, eles nao param no mesmo estilo q tocavam faz 20 anos... Existem muitos pontos de vista, tem gente q acha q as musicas dos anos 80 sao melhores e tem gente q acha q as dos anos 90 tao melhores... Isso varia com o gosto musical... Tecnicamente eu acho q esta decada (contando o ano 2000 em diante) o U2 melhorou musicalmente... Emocionalmente, varia... ;)
Isso é tudo...
atilascar
24/03/2005, 17h24
Sobre a parte comercial, já está até ridicula... Nos anos 80 era lançado apenas um SINGLE de cada música de trabalho.... Hoje em dia... existem 3 ou 4 versões de um single para cada música... e agora tem DVDsingle que nem tem o clipe oficial da musica de trabalho... Sem contar com esses Remixes que são uma porcaria... Algo que não havia nos anos 80... pois os Bsides eram músicas muito boas.... Simples ouça o cd Bsides dos anos 80 e ouça o dos anos 90.... a diferença é gritante!
MOSQUINHA
24/03/2005, 22h18
Os b-sides do novo cd sao muito bons... Are you gonna wait forever, neon lights, e em destaque Mercy, sao ótimos b-sides...outro é always de beautiful day, achei muito bom tambem...
MAs os b-sides de pop e zooropa nao gosto muito, esses "FRUIT-SINGLES"...
Me expliquem o porque de "Smile" ser um bside, essa música tinha era que ser single!!!!!!! :)
Giu_Hewson
25/03/2005, 10h27
Me expliquem o porque de "Smile" ser um bside, essa música tinha era que ser single!!!!!!! :)
Smile não é b-side...Faz parte das "unrealeased and rare" (do ipod..) Então na verdade nem foi lançada... Mas eu queria que tivesse entrado pro cd, é muito boa a música :D
E Mercy ninguém sabe exatamente o que é, ainda não foi lançada oficialmente em lugar nenhum (ou foi? :dúvida: )
E quanto a genialidade... Na minha opinião ainda existe sim, e muita. Claro que nos 80's tiveram músicas lindas, hinos do u2 (Sunday Bloody Sunday, Pride, With or Without You e muitas outras), mas ainda tem sim. Quem não fica encantado com o Achtung Baby? One? Para mim é a melhor música deles. E Stay do Zooropa?O POP tem músicas excelentes também. Please é magnifica, nem falo da letra, é muito linda. Staring at the Sun também. E Beautiful Day? Todo mundo conhece Beautiful Day, ótima música também. Kite, Walk On. E o How to Dismantle An Atomic Bomb é perfeito também, uma música mais linda que a outra, as letras continuam ótimas.
Acho que não dá para dizer que "essa época é melhor que a outra", cada uma tem suas características, suas qualidades, não dá para comparar uma com a outra.
bem qdo penso em mostar uma lista do u2 aki no winamp sempre me vem na cabeca em uma maioria absoluta musicas dos anos 80, mas os anos 90 tem mtas musicas q podem se encaixar como perolas alem de one, como please, stuck, walk on, stay, the fly, uma q gosto tb mas nunca vi ao vivo eh so cruel, tem varias outras, eles sempre foram geniais na minha opniao em cada cd...alem do mais nos anos 90 a genialidade deles esta mais contida nas turnes do q nos cds em si, sei lah..rs :P
o novo cd eu penso q eh o conjunto de td q eles ja tinham feito e lancaram um buta disco com perolas como sometimes, love and peace e principalmente city :D
followerU2
25/03/2005, 15h17
Claro que existe e ela está aperfeiçoada.
Na minha opinião, o que acontece é que as músicas dos anos 80 (aquelas citadas como fabulosas e geniais) mostraram o U2 para o mundo. Eram novidade. Muitas pessoas (como eu) passaram pelos anos 80 curtindo muito U2 e trouxeram essa carga de informações consigo nos anos 90/00. Ocorre que são essas as pessoas que estão à frente das emissoras de tv, rádio, dos meios de comunicação em geral, e não sei porque todos nós temos aquele sentimento saudosista de lembrança de uma época que marcou a nossa vida (geralmente é a adolescência).
Bom, o que eu queria dizer é que Beautiful Day, Elevation, Stuck In a Moment..., In a Little While, Kite, The Fly, Even Better..., Until the End of the World, Stay, Hold Me Thril Me Kiss Me Kill Me, Miss Sarajevo, Gone, If God Will Send His Angels, Please, Staring at the Sun, If You Wear that Velvet Dress, entre outras, são fabulosas e geniais tanto quanto aquelas dos anos 80 e certamente serão clássicos passados mais alguns anos.
Quanto ao novo álbum, todas as músicas são geniais e fabulosas.
Exatamente. Acho que o fato de o trabalho deles nos anos 90 não ter sido tão popular, não estar tão na cabeça das pessoas, não significa de maneira alguma que eles tenham perdido essa genialidade, e o porquê disso o amigo Be Strong explicou muito bem.
Não há banda como o U2. Eles são únicos e acompanhá-los por 20 anos tem sido uma viagem pra mim.
MT
"See, bands get formed by accident, but they don't survive by accident..."
Essa foi uma bela declação do meu lindo, amado, idolatrado, salve, salve, Bruce Springsteen, e pode responder exatamente o que você está perguntando. O que existe não é genialidade dos anos 70, 80, 90, 2000, existe amizade, ajuda mútua, acertos e erros, e você conseguir isso em todos esses 25 anos, é MUITO genial, um casamento. Entre duas pessoas, já é difícil, imagine com quatro (cinco com o Paul) se acertando.
Um complementa o outro , achei bárbara as declarações de todos eles no RHOF, tanto o discurso do Bruce, e os discursos dos quatro...essa é a genialidade do U2.
:saúde:
atomic bomb
25/03/2005, 20h49
Para alguns a Geanalidade do U2 está em Joshua Tree, Rattle and Hum, The Unforgettleble Fire, pra mim ela está no Zooropa e no Pop, Na ZooTv, e na PopMart....por isso acho relativo, Adimiro o U2 dos anos 80, mas gosto mesmo é do experientalismo dos anos 90...
matsimon
26/03/2005, 01h19
para mim o U2 sempre foi genial...até em fases não muito boas como a do POP eles fizeram musicas como Please...q é sensacional...e do Zooropa, Stay é uma obra prima...ja o ATYCLB foi um ótimo album,mas não teve as musicas geniais da banda...no ultimo disco ,para mim, a genialidade reaflorou com City of blinding lights,love and peace or else,original of the species e miracle drug...
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.