Ver Versão Completa : Elis & Tom - um disco maravilhoso
followerU2
11/07/2003, 23h02
Há alguns meses atrás, em uma discussão no Interference, estávamos falando de outros artistas, então eu mencionei o quanto gostava de Elis, e falei alguma coisa sobre ela, até achei uma biografia dela em inglês, muito boa. Então um holandês disse que estava numa fase de curtir world music, e me pediu indicação de algum disco dela. Indiquei um dos meus favoritos, Elis & Tom, que contém maravilhas como Águas de Março, Só Tinha Que Ser Com Você, Retrato em Branco e Preto e Por Toda a Minha Vida. Essa última aparece no filme do Almodóvar, Fale com Ela, uma sequência linda com a toureira, quem viu há de lembrar. Bem, o tal cara acabou comprando o disco e me escreveu dizendo que se apaixonou completamente...pelo disco e pela Elis...tanto que agora ele não sai do meu pé, querendo mais indicações e até que eu compre discos pra ele, porque não se acha assim tão fácil, mesmo na Europa, disse ele. Moral da estória: Elis é eterna, além de divina...e o Tom também, é claro :)
Alguém conhece/tem esse disco? Gosta/não gosta? :)
An Cat Dubh
12/07/2003, 20h06
Elis é Divina e maravilhosa
Mas infelizmente não tenho nada.. devo ter alguns vinis por aqui, Falso Brilhante, e outros.. mas nunca mais comprei agulha p/ o meu toca discos, nem ouvi mais...
Falando em Elis, só consigo lembrar de fossa, ela cantava tão "doído", era impossível não se emocionar... Mas agora, tudo o que me vem à lembrança é com Tom Jobim, essa música faz parte da minha alma...
Eu sei que vou te amar ... por toda a minha vida eu vou te amar...
A cada despedida eu vou te amar ...
Desesperadamente eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
pra te dizer
Que eu sei que vou te amar por toda a minha vida
Eu sei que vou chorar, a cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa tua ausência me causou
followerU2
12/07/2003, 20h24
Essa é mesmo pra matar...maravilhosa. Um dia desses comprei na Saraiva online um CD bem baratinho, Elis Vive, tem um show completo gravado num teatro em São Paulo, acho que em 1974. É também um dos meus preferidos, junto com Trem Azul. Ainda não vi alguém, uma mulher cantar com tanta alma quanto ela...infelizmente sou meio "machista" (que palavrão, LOL) com respeito à música...normalmente não gosto de cantoras...as exceções são mesmo a Elis, Billie Holiday e Janis Joplin...pensando bem, elas tem muito em comum. :)
MT...ouvindo One...ainda o boot the Sampa...com muito :frio:
Cristina Cruz
12/07/2003, 20h53
Eu também adoro Elis e Tom... e os CD deles são bem fáceis de achar aqui em Portugal.
Tenho alguns CDs do Tom Jobim e inclusive quando deixei o meu anterior emprego os meus colegas me deram de lembrança de despedida um CD de tributo ao Tom. Não sei o nome porque o emprestei há uns 15 dias a uma amiga, mas reune muitos cantores brasileiros que cantos músicas dele.
Há cerca de 15 dias fui a um concerto do Sakamoto com os irmãos Morelembaum (será qu está bem escrito o nome?) e adorei!!!
Cris :D
followerU2
12/07/2003, 21h12
Grande Cris...que legal que gostas da Elis e do Tom também. Vou sair um pouquinho do tema pra te perguntar...já ouviste aquele cover the Wake Up Dead Man com os teus conterrâneos Maria João e Mário Laginha? Eu adoro esse cover!
MT ...ainda com muito :frio:
Cristina Cruz
13/07/2003, 09h32
Sim, até já os ouvi cantá-lo ao vivo... Eles já eram bem conhecidos, mas ficaram ainda mais quando há 2/3 anos formaram este dueto (eles são um casal também na vida particular). Eu sempre gostei muito dele. Ela sempre me deu um pouco nos nervos, embora inexplicavelmente. Sabem, quando reconhecemos o valor de um cantor/cantora, mas por qualquer motivo não explicável não o suportamos? Acontece-me isso com ela.
Assim sendo, devo confessar que foi essa nova versão da "Wake up dead..." que me levou ao show deles. Gostei, mas não entrou em mim, não fez clique.. :(
Cris
P.S. Aproveito para confessar também que adoro Chico Buarque e Caetano Veloso (já vi três shows dele)... :assobio:
Olá pessoal,
Se nossa amiga matogrossense anonima é um pouco "machista" em relação à música, eu ando bastante "feminista". Se a Elis Regina infelizmente não está mais aqui, temos outras intérpretes fantásticas, que tenho ouvido bastante:
A Bebel Gilberto é, na minha opinião, a melhor da nova geração;
A Fernanda Porto a mais revolucionária - imperdível;
Preciso citar a Marisa Monte e a Adriana Calcanhoto?
Entre as gringas, a novidade Norah Jones é muuuuuuuito mais que um tema de novela;
Diana Krall já se consagrou, mas ainda seria uma novidade para muita gente;
Menos conhecida, mas igualmente talentosa, considero a Jane Monheit...
Bom... acho que essa listinha já está boa...
Deixaria o Anjo do Harlem mais que feliz.
Adriano
followerU2
13/07/2003, 13h28
Adriano,
1. Não sou matogrossense, sou gaúcha.
2. Não era pra parecer anônima...MT goes for Maria Teresa ;)
3. Sei que temos cantoras muito boas, mas ninguém é como a Elis pra mim. De qualquer maneira, quem ainda não ouviu Elis & Tom, está bem baratinho na Saraiva online, só R$ 12,90, se não me engano.
Cristina, que legal que assististe a dupla Maria João e Mário Laginha ao vivo. E já que gostas de Caetano também, não sei se já ouviste a versão deles para O Quereres. Um assinante da lista U2Portugal me mandou o arquivo mp3, bem interessante, se quiseres te mando.
Tchau
MT :rolleyes:
Cristina Cruz
13/07/2003, 14h10
Maria Teresa, ainda não ouvi essa versão. :oh: Agradecia que você me enviasse.
Mil obrigadas desde já. Depois digo o que achei. Ou :reprvd: ou :aprovado:
Cris
P.S. Meu mail é cristina.cruz@netcabo.pt
Minha relação com a Elis é estreita desde que muito nova. Tenho 18 anos, mas ouçou música brasileira desde que nasci por influência da minha mãe. E com ela, aprendi a amar tanto a elis quanto o Chico, indispensáveis pra qualquer pessoa que goste de música brasileira.
A Elis como intérprete era sensacional, e sem querer deixar a música estática (já que é uma coisa que sempre detestei! principalemnte em relação ás bandas de rock), acho que de todas as cantoras que o brasil já teve, ela é quem mais se destacou - por tudo. É só ler uma biografia ou saber um pouco de sua história, ou mesmo ver uma simples entrevista, para ver oq aunto sua personalidade também influiu muito no seu estilo e sua importância.
Só pra citar, nunca vou me esquecer uma das primeiras imagens que vi da Elis, era de algum show em algum canal de televisão que não me recordo agora, cantando a maravilhosa 'Atrás da porta'. Até aí tudo bem. Mas ela estava aos prantos, absolutamente infiltrda na letra da música.
Gosto muito da Fernanda Porto e princiaplemente da Adriana Calcanhoto, assim como Astrud Gilberto, entre tantas outras. Mas ainda acho que cantora como a Elis, tá pra aparecer...
E concordo: esse disco com o Tom é maravilhoso.
beijos!
Rafaela
- que já foi muito 'machista', só ouvia cantores homens, mas hoje em dia sabe muito bem aprecisar a voz feminina... ;) Estou numa fase de ouvir bandas de rock, as mais variadas possíveis, com vocais de mulheres.
Mirrorball
13/07/2003, 20h12
Um pouco off-topic mas eu adoro certas cantoras: Bjork e PJ Harvey.
Quem me dera ter assistido um show da PJ Harvey (ou Polly, como diz o Bono) antes do show do U2 na Elevation Tour, já que ela abriu vários shows para eles. Parece que o empresário dela é o Paul Mc Guinness, não tenho certeza.
Quem abriu o show da ET ao qual eu fui foram os Corrs... A Andrea não é má como cantora, mas as músicas são tão açucaradas.
Eu acho a Norah Jones muito chata, sinto muito.
O que eu tenho a dizer sobre a Elis... Não conheço muita coisa mas a minha mãe sempre diz que só foi a um show na vida e foi o da Elis. Ela bateu tanta palma que depois a mão dela inchou e o anel não queria sair. :D
gentem, tenho que meter meu bedelho aqui.
eu adoro musica brasileira e reconheço o valor de Elis. Mas não existe cantora melhor na minha opinião, do que MARIA BETÂNIA. Não me trucidem por isso.Ela simplesmente é maravilhosa, excelente intérprete e como cantora, nem se fala.
EU ADORO MARIA BETÂNIA, de todo meu coração.Gostoooo de Elis, e de Tom, mais ainda.
bj
followerU2
15/07/2003, 23h29
Sem problema Lilian...legal que temos tantas cantoras boas mesmo. A Betânia tem interpretações lindas, com certeza :)
Cris...quase ia esquecendo...you got mail. ;)
:rolleyes:
MT
vBulletin v3.6.2, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.