Ver Versão Completa : Cinema brasileiro - Eu adoro!
Não é de agora que tem muita produção cinematográfica nacional ganhando bastante atenção do público que mais torce o nariz pra esse "gênero" de filme: o brasileiro. Eu adoro, mas confesso que não faz lá muito tempo que eu estou preferindo ver filmes nacionais a muitos estrangerios que entram em cartaz.
Eu fico muito feliz quando vejo alguma sala de cinema grande dando espaço para um ou mais filmes daqui. Ainda assim, acho que é pouco. Existem leis sobre essa matéria, o que de um lado é triste mas já serve para alguma coisa; acho que o incentivo deveria ser maior ainda.
Tem muita coisa bacana surgindo, mas, como em qualquer outro lugar, também sai muita coisa ruim. O que vocês acham?
Assisti esta semana aquela filmagem de uma peça já meio antiga de teatro, o "Dois perdidos numa noite suja" e achei muito bacana. Mas dos que assisti esse ano, fico entre "O homem que copiava", do Jorge Furtado, e "O Homem do ano", do José Fonseca, também conhecido como "o filme com o Murilo Benício loiro". ;)
E o tão falado "Lisbela..." é bonitinho, despretencioso, nada além. Muito televisão pra cinema... Vale só pelo Selton Melo e a música dos Los Hermanos... :)
Alguém mais??
Cristina Cruz
05/09/2003, 20h01
Aqui a Portugal é difícil chegar o cinema brasileiro, mas eu amei o filme "Central do Brasil" do Walter Salles. E acabei de saber que está cá esta semana o filme "Cidade de Deus". Para a semana vou ver porque pelo que li deve ser também muito bom.
Cris
followerU2
05/09/2003, 22h14
Cristina, tem um ótimo filme do Walter Salles rodado em Portugal, chamado Terra Estrangeira, talvez encontres em fita ou DVD, é um dos primeiros filmes dele. Adoro o Walter Salles, quem ainda não viu não pode perder Abril Despedaçado, maravilhoso, dirigido por ele com o Rodrigo Santoro mostrando que é bem mais do que uma carinha bonita (aliás não só a carinha...;)).
Falando no Rodrigo, gostei muito também de outro trabalho dele, Bicho de Sete Cabeças, mas ainda não vi Carandiru.
Assim como a Rafaela, também tenho visto muitos filmes brasileiros ultimamente, só que quase sempre em DVD, tem sim muita coisa por aí. Não sei se O Homem que Copiava ainda está passando, mas se estiver pretendo ver nesse fim de semana. Outro bem legal do Jorge Furtado é o primeiro longa dele, Houve Uma Vez Dois Verões. Qualquer um que tenha passado um verão da adolescência nas "maravilhosas" praias gaúchas vai se ver no filme. Outro filme gaúcho muito bom é Netto Perde Sua Alma, bela produção, boa estória.
Sobre Cidade dos Anjos, eu adorei, mas prepara o espírito Cristina, porque é bem barra pesada. Mais legal ainda é conferir os extras do DVD.
Bom, fico por aqui. Volto depois.
:)
Maria Teresa
Cristina Cruz
06/09/2003, 20h21
Maria Teresa, com grande pena minha não consegui encontrar ainda Terra Estrangeira. Inclusive há 2 meses procurei em Lisboa (lá há mais oferta) e nada. E hoje fui à FNAC do Porto e também não encontrei nada de cinema brasileiro. (Mas comprei o Rattle and Hum em DVD...Quando o vi na estante ia tendo um troço, tal a emoção...)
Na segunda ou terça vou ver o Cidade de Deus. Mas ainda bem que você me avisa para eu ir preparada. Já tinha ficado com essa ideia depois de ler várias críticas ao filme, mas agora seu aviso é bem mais real...
Cris
Na segunda ou terça vou ver o Cidade de Deus. Mas ainda bem que você me avisa para eu ir preparada. Já tinha ficado com essa ideia depois de ler várias críticas ao filme, mas agora seu aviso é bem mais real
Cidades de Deus é o melhor filme brasileiro q já assisti. Ele é facil de entender, é real e muito bem filmado.
Agora se prepara mesmo q vc vai ouvir muito palavão e muita morte.
Ps.: E te digo mais, no filme inventaram um bandido bonzinho, q particularmente acho q não existe.
Juliano :cerveja:
Outro filme legal q assisti nesse final de semana foi "Deus é brasileiro" com Antonio Fagundes e Paloma Duarte. Muito legal o filme, vale a pena locar.
PÔ, eu AMEI Lisbela e o prisioneiro. Tanto que já assissti duas vezes.....
Cinema brasileiro está cada vez melhor pq os investimetnos para a área estão aumentando. E uma coisa boa - eles estão valorizando e muito a cultura, a história e a realidade brasileira. Graças a Deus os diretores de cinema entenderam que não dava pra fazer um cinema brasileiro com cara de americano. As últimas produções foram muito show: ~bicho de sete cabeça, cidade de Deus, auto da compadecida, copacabana, o homem que copiava.... gosto muito de cinema brasileiro.
bj
Cristina Cruz
13/09/2003, 19h30
Fui ver "Cidade de Deus" hoje no cinema. É mesmo um filme muito bom. Tal como o Juliano e a Maria Teresa tinham alertado é muito duro, mas real e muito bem pensado. Bem, a parte do "real" é mais: porque se diz no próprio filme que o filme é baseado em histórias reais; pelo que eu vejo nas reportagens sobre o Rio e São Paulo. Aqui em Portugal esse tipo de violência e situação não existe.
Uma pequena curiosidade: reparei no genérico final que o Walter Sales é o produtor do filme. Óptimo! Ele participa nos dois melhores filmes brasileiro que eu vi até hoje: Cidade de Deus e Central do Brasil. Já sou fã dele...
Cris
followerU2
14/09/2003, 16h17
Cristina, só uma curiosidade minha? Deu pra entender bem o que eles falam ou o filme passou com legendas aí? Pergunto isso porque mesmo pra mim que sou brasileira ficava dífícil de entender às vezes, não sei se pelo som da sala que não era muito bom ou porque tem muita gíria estranha, talvez mais comuns aos cariocas do que aos sulistas como eu.
:)
Maria Teresa
Cristina Cruz
14/09/2003, 19h38
Maria Teresa, não passou com legendas, mas devia.... Por um lado, o som não era dos melhores, mas esse é um problema crónico nas salas daqui. Por outro lado, houve alguns diálogos que eu não percebi completamente. Claro que eu fiz um esforço e tirava o que não percebia pelo sentido, mas teria sido melhor com legendas...
Já agora, por curiosidade, posso dizer que o filme foi um enorme sucesso não só em Portugal como em toda a Europa. E bem merece...
E hoje por intermédio de uma revista de cinema fiquei a par da polémica que o filme criou na própria Cidade de Deus cujos moradores (que até criaram um movimento) fizeram um comunicado dizendo que o filme tinha utilizado as história da favela e beneficiado com isso, enquanto a Cidade de Deus continuava tão pobre como antes.
Ora, na minha opinião, o filme tem apenas como intenção fazer com que a sociedade faça uma reflexão sobre a pobreza e a criminalidade e as suas causas. Não é função do cinema, ou de um realizador, trazer riqueza e melhoria das condições de vida, pelo menos directamente. Ao alertar para essa realidade, a nível nacional e até internacionalmente, ele contriuiu decididamente para se dar um primeiro passo para que algo seja mudado, mas não lhe competindo a ele fazê-lo. Isso cabe ao poder político, não ao cinema...
PCALIFORNIA
15/09/2003, 01h49
SOU DO TEMPO Q. SE ODIAVA O CIMEMA NACIONAL...PELO SIMPLES MOTIVO QUE SO ENCONTRAVA-SE :SEXO,PALAVRÃO E FINAIS SEM SENTIDO....RSSSSSSS
MAS AGORA VEMOS ROTEIROS MAIS BEM CONSTRUÍDOS,SOM (OUTRO DETALHE ERA PÉSSIMO!) COM MELHOR QUALIDADE , UMA PRODUÇÃO MAIS BEM ELABORADA E SEM DUVIDA RECURSOS PARA CULTURA SENDO DEVIDAMENTE REPASSADOS ( EU ACHO...RS)
O problema de som deve ser da sala de cinema, pois qdo assisti pelo DVD reparei q o som era muito melhor do q muitos filmes brasileiros q eu já tinha assistido. E com relação a linguagem dos caras eu até q consegui entender, mas acho q é pq presto muito atenção em gírias, quem não presta atenção fica meio perdido no filme.
Pessoal, ontem eu assisti em DVD o filme CARANDIRU. Um excelente filme, história legal, som legal, boas interpretações, ou seja, um filmaço. Quem não assistiu tem q locar pra ver.
Agora uma duvida. Quem já assistiu pode tentar me ajudar. O filme é baseado no livro do Dr. Drauzio Varela. Mas fiquei na duvida se o Dr. q aparece no filme está representando o Drauzio. Se for isso, que dizer q o Drauzio presenciou tudo aquilo. É isso ou não, aquele Dr. é outra pessoa?
pabloidz
18/09/2003, 15h40
Apesar do médico no filme Carandiru não ser o Dráuzio Varela (essa personagem nem mesmo um nome tem no filme), quase todas aquelas situações foram presenciadas por ele. Porém os produtores do filme misturaram as histórias, trocando personagens entre elas. Particularmente eu achei esse Carandiru bem mais ou menos, o livro é muito melhor... Também, Cidade de Deus mudou completamente os meus parâmetros :) É um dos meus filmes favoritos, seja nacional ou internacional, o som é límpido (raridade total por aqui, infelizmente), e tem as melhores atuações que já assisti. Nunca mais consegui assistir nada sem sentir uma sensação de "farsa", e olha que eu assisto muito cinema brasileiro...
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.