Ver Versão Completa : E o Joshua Tree? - pensamentos e sentimentos
followerU2
16/08/2003, 22h51
Olá pessoal,
Hoje, ao gravar uma fita nova do Joshua Tree pras minhas caminhadas, me dei conta de há quanto tempo não ouvia esse álbum assim, na íntegra. Em outro tópico estávamos falando sobre o Achtung Baby que muitos consideram o melhor álbum do U2...só que para outros tantos o melhor é o Joshua Tree...ambos são obras-primas, com certeza. Preferências a parte, queria comentar uma coisa que sempre me intrigou...por que o JT é muitas vezes rotulado como o álbum americano do U2? Acho que é um álbum com temas universais na realidade, mais do que os outros. Com exceção de I Still Haven´t Found What I´m Looking For, In God´s Country e Trip Through Your Wires, acho que as demais não têm assim tanta influência americana, pelo menos na inspiração.
Quanto às demais: Where the Streets Have no Name foi inspirada nos lugares que o Bono conheceu na Etiópia; With or Without You tem aquela letra ambígua, pode ser sobre amor, pode ser sobre Deus; Bullet the Blue Sky questiona a presença americana na América Central; Running to Stand Still fala de alguém viciada em heroína; Red Hill Mining Town é solidária com os problemas de mineiros ingleses; One Tree Hill é um réquiem para uma grande amigo; Exit foi inspirada na história de um criminoso arrependido; e Mothers of Disappeared fala das mães dos desaparecidos latinoamericanos.
Por isso acho estranho...se algum álbum do U2 pode ser chamdo de americano é o Rattle and Hum, na minha opinião. O que vocês acham?
Maria Teresa
concordo com vc em tudo. o rattle and hum e bem mais americano mesmo. o bb king e tudo mais..
Mirrorball
17/08/2003, 02h11
Ele pode não ser 100% americano, mas é mais americano do que os outros com possível exceção do Rattle & Hum. Só de olhar a capa do álbum, com a Joshua tree, já sugere ligação com os EUA. De qualquer modo, é um álbum do qual eu gosto muito, principalmente das menos famosas, como Bullet The Blue Sky, In God's Country, Red Hill Mining Town, Trip Through Your Wires e Exit. Mas With Or Without You também é muito linda.
Bullet The Blue Sky é muito boa, não me conformo. E pensar que ela não costuma tocar nas rádios. Talvez com o cover do Sepultura, mais gente se interesse por ela no Brasil.
Concordo com a Maria Teresa, o Joshua Tree, a despeito do Título - inspirado na árvore do deserto americano -, não pode ser estigmatizado como sendo um álbum de música norte-americana, ou com raízes na música dos E.U.A., mas também não podemos esquecer que o rock nasceu lá!
Partindo dessa premissa, penso que a Maria Teresa acertou no alvo mais uma vez e vou mais além, acho que apenas Trip Through Your Wires pode ser tida como verdadeiramente espelho da música americana. As outras podem ter sido inspiradas pela cultura norte-americana, mas musicalmente não estão tão próximas assim. Em I Still Haven't Found... de gospel só a intenção na cabeça do Bono, pois eu já ouvi muita coisa gospel negra de lá (não o gospel branco, que é um lixo) e digo que o instrumental de I Still... não tem nada a ver com gospel, apenas o contrabaixo (talvez) tenha algo a ver, mas aquela guitarra do Edge cheia de delay... nada a ver.
Por fim, acho que, na verdade, o Joshua é o álbum que mais criticou a política externa dos Estados Unidos. Como a Maria Teresa bem lembrou, Bullet the Blue Sky: "Who run into the arms Of America". Mothers e One Tree Hill falam também das ditaduras sulamericanas da década de 60 e 70, bancadas, em sua maioria, pela CIA e pela direita americana. É só lembrarmos do verso "Jara sang, his song a weapon in the hands of love/ You know his blood still cries from the ground". Victor Jara foi um poeta chileno opositor do regime de Augusto Pinochet, torturado e assinado aos 14 de setembro de 1973. Muito de nós brasileiros (eu incusive) sequer conheceríamos esta tragédia não fosse o Joshua Tree.
Bem, cada um tem todo o direito de não gostar do Josua Tree porque a sua musicalidade não lhe agrada ou porque o cabelo do Bono estava horrível :P , mas acho um grande desperdicio deixar de dar a ele o crédito que merece com a desculpa de que é muito "americano". É bem verdade que hoje está na moda odiar os Estados Unidos, mas se os americanos são "bonzinhos" ou "malvadinhos" acho que não cabe discutir aqui (e ninguém pediu minha opinião :D ), agora, deixar esse sentimento influenciar a nossa paixão pelo U2... realmente não vale a pena. ;)
Bem, cada um tem todo o direito de não gostar do Josua Tree porque a sua musicalidade não lhe agrada ou porque o cabelo do Bono estava horrível :P (...)
po... o cabelo dele estava LINDO!! e ainda estava bom... o cabelo dele ainda balançava ao vento, e brilhava tb (vê where the streets..) hahaha!
so um comentario ;)
followerU2
17/08/2003, 15h58
Bom, a Carol tocou num ponto importante, a imagem que ficou, o deserto americano e a Joshua tree. Acho que talvez essas influências americanas tenham começado com o Joshua Tree, mas só se manifestaram completamente com o Rattle and Hum. O que eu quis ressaltar é que existe sim muita universalidade no JT, temas inspirados em diversas regiões e situações, além de muitas emoções e sentimentos conflitantes, como a sempre maravilhosa Bullet the Blue Sky.
Muito interessante isso que o Adelino falou sobre I Still Haven´t Found...te juro que achava ser um gospel perfeito...bem se vê que não entendo nada de gospel, lol...então obrigada pelos esclarecimentos Adelino :) Também bem lembrados os versos de One Tree Hill sobre Victor Jara, maravilhosos, por sinal...então no final das contas poderíamos dizer que o JT é mais latinoamericano do que americano? Talvez nem tanto, mas gosto da definição de um amigo meu...ele disse que o JT é um disco equilibrado, que olha para a "América" pelo lado de fora, com suas coisas boas e ruins.
:)
Maria Teresa
Oi,
eu só vim aqui dizer duas coisas: uma, é que eu AMO o Joshua Tree...pra mim é o melhor album do u2. Eu nunca o vi como um album inteiramente americano, e sim com algumas musicas que chegavam com o blues americano.....
A outra coisa é que eu fico super feliz por participar dessa lista pq vc acaba sabendo muitas coisas... por exemplo, eu naum sabia de onde sairam as inspirações para a maioria das musicas!!!E são musicas que eu simplesmente amo de paixão.
valeu galera! :D
Muito interessante isso que o Adelino falou sobre I Still Haven´t Found...te juro que achava ser um gospel perfeito...bem se vê que não entendo nada de gospel
Bem, não é bem assim Maria Teresa, I Still... é claramente inspirada na música gospel e se o que conta é a intenção... então I Still... é gospel! :) , mas o que se pode realmente chamar de gospel nesta canção é o arranjo do baixo e os vocais do Bono, mas o que realmente importa pra mim é o que sinto quando ouço esta música, principalmente quando o Bono diz: "You broke the bonds/ And you loosed the chains/ Carried the cross of my shame/ Oh my shame, you know I believe it"... é de arrepiar. Quer mais gospel do que isso!
Agora, quanto ao seu conhecimento musical, não se subestime! Considero você, apesar de não nos conhecermos pessoalmente, uma enciclopédia musical, especialmente no que diz respeito ao U2, por isso mesmo respeito muitíssimo o seu ponto de vista.
E tenho dito! ;)
Abraços,
Adelino
followerU2
17/08/2003, 23h21
Grande Lilian, bela declaração de amor ;)
LOL Adelino, enciclopédia musical é ótimo. :ROTFLOL: Só espero que seja uma enciclopédia moderna, em CD-ROM...não aquelas velhas, cheirando a mofo ;)
Bom, acabei inaugurando a minha nova fita do JT esta tarde...estava uma bela tarde de inverno, fria mas com sol e céu azul, sem vento e com ar seco...quer dizer, raridade, LOL. Esqueci de dizer que fiz uma JT extended version, com Walk to the Water e Heartland depois de Mothers...pra terminar a fita no clima, ficou bem legal. Resultado? A constatação, mais uma vez, da beleza dessas composições, quer seja em letras, quer seja em melodia e arranjos. Algumas momentos que até hoje me emocionam...a introdução de Streets, a simplicidade perfeita do final de With or Without You...o vocal raivoso do Bono somado ao baixo swingado do Adam em Bullet the Blue Sky...as maravilhosas interpretações do Bono em Runnig to Stand Still e Red Hill Mining Town...aquela guitarra única do Edge em In God´s Country...One Tree Hill, pura poesia que finaliza com aquele vocal quase religioso do Bono...e Mothers of Disappearead, onde uma simples palavra me arrepia, toda a vez que ouço o último verso, "see their TEEEARS in the rainfall". Poucas bandas nesse planeta produziram um álbum como esse, tenho certeza. Então gurizada, ouçam mais JT! :)
Maria Teresa
Joshua Tree is The best !!!! E qto ao americano ter inventado Rock eu comparo da seguinte forma: O ingles inventou o futebol, e o brasileiro mostrou como deve ser jogado.
No rock a mesma coisa, o americano inventou e os europeus (Inglaterra e Irlanda claro) mostraram como deve ser feito.
Juliano :cerveja:
Concordo Juliano......
Tb acho que o rock europeu dá de 1000 nos americanos.
falow
Blackelevation
14/03/2004, 13h38
Concordo Juliano......
Tb acho que o rock europeu dá de 1000 nos americanos.
falow
Sem dúvida essa afirmação...
O Joshua tah criando teia na caixinha hehe, enjoei completamente desse album...WOWY eh completamente enjoativa, ISHFWILF eh maneirinha tb mas enjoei um pouco, Where The streets o memso de i still, Bullet the blue sky ateh passa, mas tds as outras msks saum countrys demais pro meu ouvido familiarizado c o rock...
Promenade
14/03/2004, 15h56
Olha... Eu não sei colocar citação.. mais a Maria Teresa definiu perfeitamente o Joshua Tree... quando eu li as descrições sobre cada musica dele fiquei com calafrios... Exatamente o que eu penso sobre as músicas dele.. perfeitas e lindas , com as melhores letras que o bono já fez...
gente, o que é ouvir a One Tree Hill.. o seu refrão delicioso de se ouvir... e fechando a música com um final muito legal.. que o Bono usa toda sua voz e emoção.. aquilo é perfeito....
Reforçando o comentario que a Maria fez.. ouçam mais Joshua Tree!!! ;)
Blackelevation
14/03/2004, 16h05
Olha... Eu não sei colocar citação.. mais a Maria Teresa definiu perfeitamente o Joshua Tree... quando eu li as descrições sobre cada musica dele fiquei com calafrios... Exatamente o que eu penso sobre as músicas dele.. perfeitas e lindas , com as melhores letras que o bono já fez...
gente, o que é ouvir a One Tree Hill.. o seu refrão delicioso de se ouvir... e fechando a música com um final muito legal.. que o Bono usa toda sua voz e emoção.. aquilo é perfeito....
Reforçando o comentario que a Maria fez.. ouçam mais Joshua Tree!!! ;)
Promenade pra vc citar eh soh vc apertar no botaozinho "citar" q fica no canto superioro direito de kda msg...
cristinedge
14/03/2004, 16h34
Concordo com Teresa de que os asuntos do album nao sao taaao americanos, mas o som e bastante americano. Eu acho que e por ai o americanismo, e a arbore q e logico. A proposito, vc sabem porque a capa dos best of 1990-2000 sao bufalos? Seria uma posivel ligacao a esa tao citada maeicanice deles? Alguem sabe? beijo
cris :rolleyes:
it's me who's fucking beautiful
14/03/2004, 18h51
http://www.kapowgifts.com/acatalog/Merchan...c_U__V_362.html (http://www.kapowgifts.com/acatalog/Merchandise__music_U__V_362.html)
Essa é a capa do LP?
Blackelevation
14/03/2004, 21h23
Q lp ?
MOSQUINHA
14/03/2004, 23h06
alguem ja escutou falar a estoria do WOWY? é legal, mas nao me lembro onde escutei essa estoria e nao tenho muita certeza que seja verdade...
cristinedge
16/03/2004, 21h36
Nao e nao fucking beautiful, a capa que falo e a dos dois bufalos de frente que e um dos bichos tipicos da America, falou?
followerU2
17/03/2004, 08h20
Concordo com Teresa de que os asuntos do album nao sao taaao americanos, mas o som e bastante americano. Eu acho que e por ai o americanismo, e a arbore q e logico. A proposito, vc sabem porque a capa dos best of 1990-2000 sao bufalos? Seria uma posivel ligacao a esa tao citada maeicanice deles? Alguem sabe? beijo
cris :rolleyes:
Não Cris, a capa do Best Of 1990-2000 vem do video de One dirigido por Mark Pellington, o dos búfalos, que por sua vez tem ligação com a capa do single de One, que reproduz um trabalho do artista plástico americano David Wojnarowicz, que morreu de AIDS. Esse trabalho mostra búfalos caindo de um abismo. Essa aqui...desculpem, mas não achei foto maior:
http://lyrics.interference.com/u2/images/mini-single-one.gif
Cheers
MT
cristinedge
17/03/2004, 22h40
Obrigada pela resposta Teresa, mas a mesma gerou otra duvida: cuantos clipes de one ha afinal? serao treis? o viajei?
beiju
Cris :oh:
followerU2
17/03/2004, 23h53
Pelo que sei são 3 oficiais (drags, búfalos, bar in New York) e 1 quarto que seria o dos búfalos com cenas da banda em preto e branco, algo assim, mas que nunca foi lançado...só pesquisando pra confirmar...só que agora tá meio tarde, e isso já é off topic :rolleyes:
Até mais
Maria Teresa
it's me who's fucking beautiful
18/03/2004, 00h18
Nao e nao fucking beautiful, a capa que falo e a dos dois bufalos de frente que e um dos bichos tipicos da America, falou?
Eu naum me expliquei bem, eu faalva da capa do Joshua. :D
Mudando um pouco de assunto, David Wojnarowicz é akele q tem uma frase no final de one na ZOO TV.
"Smell the flowers while you can"
vBulletin, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.