40 Curiosidades sobre o U2 – Você sabia? #U240

40 Curiosidades sobre o U2 – Você sabia? #U240

Saiba 40 curiosidades sobre o U2, neste super aniversário de 40 anos!

1- Larry tinha 14 anos quando colocou aquele bendito bilhete no quadro de avisos da escola, querendo formar uma banda. screenshot_1

2- No início, eles tinham cinco integrantes: Adam Clayton (baixo), David Evans/The Edge (guitarra), Dik Evans (guitarra), Paul Hewson/Bono (no vocal) e o próprio Larry Mullen na bateria. David e Dick Evans eram irmãos.

3- Em 2002, o correio da Irlanda lançou um selo com uma imagem do grupo estampada.

4- Bono fez um dueto com Frank Sinatra em I’ve Got You Under My Skin. Outro grande cantor com quem ele fez dueto foi Luciano Pavarotti, na música Miss Sarajevo.

5- O U2 já apareceu em Os Simpsons, no episódio 200, chamado de  The Trash of the Titans, de 1998

6- A letra The Ground Beneath Her Feet foi escrita pelo escritor britânico Salman Rushdie.  A música está no CD da trilha sonora do filme O Hotel de Um Milhão de Dólares, disponível na Netflix. Bono escreveu o argumento e faz uma aparição relâmpago no filme.

7- Bono e Edge fizeram a trilha sonora do Musical Homem Aranha, da Broadway. O Cd com a trilha teve a participação de ambos.

8- Bono e Edge também são autores da música tema do filme 007 contra Goldeneye, interpretada por Tina Turner.screenshot_2

9- O U2 concorreu ao Oscar em duas oportunidades. A primeira com a música tema do Filme Gangues de Nova Iorque e a segunda, com Ordinary love, tema da cinebiografia de Nelson Mandela, Um Longo caminho para a Liberdade.

10- A banda já participou do carnaval de Salvador, a partir da janela do camarote Expresso 2222, de Gilberto Gil. Eles cantaram com Ivete Sangalo, Aline Rosa e com o próprio Gil.

11- A turnê 360º reuniu 320 000 fãs do grupo apenas na Cidade do México.

12- Antes de se chamar U2, a banda teve os nomes The Hype e Feedback. mas começou sendo apenas The Larry Mullen Band.

13-The Joshua Tree quase se chamou The Desert Song.

14 –  A banda começou logo após o estouro do movimento punk, que tinha como lema Do It Yourself – Faça você mesmo. Além de U-2 ser o nome de um avião da Segunda Guerra, é um trocadilho de Você Também, uma provocação meio punk.

15- O videoclipe da música Please traz duas curiosidades que podem facilmente passar despercebidas. A primeira é que numa das ruas por onde as pessoas transitam aparece uma placa com a inscrição: “No Name” e a segunda é um grafite numa parede com a palavra YES, numa clara alusão ao processo de paz na Irlanda do Norte entre católicos e protestantes que foram às urnas votar no referendo de maio de 98.

16 – Certa vez, Adam resolveu desafiar as normas da escola e saiu correndo nu pelos corredores. Ele repetiu a façanha na capa do CD Achtung Baby.

screenshot_3

17 – Adam foi o primeiro empresário da banda. Foi ele quem inscreveu a banda para o Harp And Guinness Talent Contest em 18/03/78, quando venceram o concurso e faturaram um prêmio de 500 Libras, além da chance de gravar um single pela CBS, atual Sony Music.

18 – Na noite do lançamento de The Joshua Tree, em 1987, filas quilométricas se formaram em grandes cidades do planeta. Eram os fãs ansiosos pelo novo trabalho. O disco foi lançado meia noite em ponto!

19- A música Zooropa conta com vários slogans de comerciais muito conhecidos na Europa: Vorsprung durch technik (AUDI), Be all that you can be (Exército Americano), Be a winner (Loterias Inglesas) , Eat to get slimmer (SlimFast) , A bluer kind of white (Persil-sabão em pó) , We’re mild and green, and squeaky clean (Fairy – para lavar louça), Better by design (Toshiba), Fly the friendly skies (United Airlines), We’ve got that ring of confidence (Colgate).

20- Um dos pontos altos da turnê Pop Mart era no momento em que um limão gigante se deslocava do palco principal até o palco B e dele saiam os quatro integrantes do U2 tocando Discothèque. No show em Oslo, Noruega, em Agosto de 97, o limão não abriu e a banda teve que descer por trás para continuar o show.

21- U2 é a banda que mais ganhou o Grammy Awards, 22 no total.

22- A canção “Beautiful Day” foi utilizada nos jogos oficiais da equipe alemã nos Jogos Olímpicos de 2000.

23- Larry Mullen Jr. e Adam Clayton forneceram a música tema para o filme Missão Impossível de 1996.

screenshot_4

24- Uma mala que havia sido roubada, em 1981, foi devolvida a Bono em 2004. Ela continha as letras originais do álbum October.

25- Bono e The Edge são co-proprietários do Hotel Clarence em Dublin.

26- U2 foi a 4ª banda de rock a ser destaque na capa da revista Time, após The Beatles, The Band e Who.

27- U2 nunca cantou, ao vivo, músicas como Acrobat, Stand Up Comedy e This is where you can reach me now, dentre outras.

28- U2 lançou seu álbum ‘War’, em 1983. Mais tarde, naquele ano, a banda War incluiu um medley chamado U2 em seu registro de 1983, ‘Life (Is So Strange)’.

29- O videoclipe de Red Hill Mining Town só foi divulgado quando o CD The Joshua Tree foi remasterizado, quase 20 anos depois. The Ground beneath her feet também só saiu em DVD, nunca foi lançado oficialmente.

30-  O telão da turnê 360º tinha 500 mil pixels. Para sustentar toda aquela estrutura gigantesca, eram necessários 30 mil cabos!

31-Por ser extremamente trabalhoso de se montar, três palcos iguais à “garra” foram construídos. Eram necessários cinco dias para ficarem prontos.

32- Em 1997, o U2 deu início à turnê do álbum ‘Pop’. Criada para satirizar o consumismo e a cultura pop, ela tinha um arco de 30m que fazia referência ao McDonald’s e um telão gigantesco que precisava de três caminhões para ser transportado. Ela tinha mais de 50m de largura por 15m de altura.

33-Pop Mart foi a primeira turnê da banda pelo Brasil. Eles realizaram shows em São Paulo e no Rio, sendo esse último problemático, já que a estrutura do palco não coube no Maracanã e foi preciso transferi-lo para o antigo autódromo Nelson Piquet, no local onde hoje se encontra o parque olímpico utilizado na Rio2016.

34- O U2 já realizou 8 apresentações no Brasil, 1 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo. Além disso, veio ao Brasil mais uma vez para se apresentar num show fechado no Projac e gravar o videoclipe de Walk On.screenshot_5

35- Adam é casado com uma brasileira – Mariana Teixeira – assim como o atual empresário da banda, Guy Oseary, com a ex-modelo Michelle Alves.

36- Varias garotas puxadas por Bono durante os shows, em São Paulo, são UVs e amigas dos UVs. Katilce Miranda, Alessandra Germano, Carla Vaz, além dos “garotos” Paulo Lilla e Eduardo Cerqueira, que subiram ao palco em shows realizados em outros países.

37-O palco da Zoo TV tinha visual futurista inspirado em ‘Blade Runner’ e no cyberpunk. O destaque eram as dezenas de monitores de diferentes tamanhos. Ele revolucionou o mercado dos grandes shows mundiais e foi considerado a melhor tour de todos os tempos.

38- Um estúdio de edição de TV foi construído para a turnê, ao custo de US$ 3,5 milhões. Doze diretores foram contratados para operá-lo, Em um dos momentos do show, Bono ‘zapeava’ pela grade de uma emissora local e fazia críticas ao conteúdo.

39- O personagem MacPhisto, interpretado por Bono,  era uma paródia do diabo. Além de muita maquiagem, Bono usava sapatos de salto alto. MacPhisto também praticava trotes. O alvo preferencial eram políticos importantes, com quem ele tentava fazer pactos com o ‘diabo’, ou seja, com ele mesmo.

screenshot_6

40-O U2 sempre toca uma ou mais músicas de outras bandas e artistas durante os shows. tem gente que fica esperando para catalogar os snippets. Mas outros artistas também já regravaram o U2. Veja nesta lista:

 

screenshot_7
Feliz Aniversário, U2!

 

Fontes: therockpaulera.blogspot.com.br , maisquecuriosidade.blogspot.com.br, blogrockcity.blogspot.com.br e maiscuriosidade.com.br

Comments are closed.