Shows no Canadá dão início à Turnê Innocence + Experience

Shows no Canadá dão início à Turnê Innocence + Experience

Foram muitos meses de ansiedade e especulações sobre a nova turnê do U2, Innocence + Experience. Ainda mais depois do acidente de bicicleta que Bono sofreu no final de 2014, comprometendo sua integridade física e fazendo surgir o temor e boatos de que o início da tour poderia ser adiado.

Os planos foram mantidos e, após algumas semanas de ensaios – que incluíram um show teste completo na última semana -, nos dias 14 e 15 de maio ocorreram os concertos de abertura da turnê na Rogers Arena, em Vancouver, Canadá.

Embora o clima ainda seja de entrosamento, a banda manteve uma postura firme e apostou num repertório seguro, sem muitos riscos. Várias canções de Songs of Innocence foram incluídas, começando pela abertura com The Miracle (of Joey Ramone), passando por Iris, Cedarwood Road, Raised by Wolves, Every Breaking Wave (versão piano e voz) e The Troubles. Entre os clássicos, tivemos a volta de Out of Control e I Will Follow, e também de Bullet the Blue Sky, que não foi tocada durante a 360° tour. Além de Desire e de uma nova versão de Sunday Bloody Sunday, tocada no violão por The Edge. Um trecho (“snippet”) de The Hands That Built America introduziu Pride. Sweetest Thing também apareceu como novidade. Mas a verdadeira surpresa no primeiro show ficou por conta da ausência de One, pela primeira vez desde a ZOO TV Tour (dando fim à inacreditável marca de 603 apresentações ao vivo da música até então!).

Há uma divisão clara do show entre dois momentos, o que pode explicar e caracterizar o nome da turnê: o primeiro bloco seria o Innocence, com músicas mais antigas combinadas com as do novo álbum que fazem alusão à mesma época. O bloco Experience trata de temas mais sérios, mais “adultos”. Isso fica claro com o vídeo que é exibido nos telões durante o intervalo entre as duas partes do show.

Em termos de palco, como foi possível conferir na prévia apresentada em vídeo durante o programa de Jimmy Fallon, há um palco principal, uma passarela e um palco B. Os telões ficam dispostos na arena numa configuração que chega a dificultar a visão de quem está na grade ou mesmo na Red Zone, mas que proporciona uma experiência fantástica para quem está um pouco mais afastado. Os efeitos em Invisible e o “tour virtual” pela Cedarwood Road durante a canção de mesmo nome são os pontos altos do uso do vídeo como suporte à apresentação.

O primeiro show terminou com I Still Haven’t Found What I’m Looking For, que foi “coroada” com um belo tombo de The Edge. Ele caminhava pela passarela, tocando e cantando, e, mesmo com uma visível faixa amarela delimitando o caminho, não olhou para o chão e acabou caindo do palco. Não foi nada grave, e uma foto dos arranhões no braço foi postada no Instagram e no Facebook oficiais da banda.

Na segunda noite houve uma discreta variação no setlist. One voltou (!), The Troubles saiu. Entre as novidades, a inclusão de California (there is no end to love), Angel of Harlem, Miracle Drug (estas duas últimas muito aguardadas, pois foram ensaiadas, mas acabaram não entrarando no primeiro show) e a volta da tão amada, e sempre esperada, Bad. Houve também uma performance de When Love Comes To Town, como homenagem ao mestre do blues B. B. King, que morreu na noite anterior.

Fãs relatam um Bono relativamente contido, mas espontâneo e feliz em estar de volta, sem muitos discursos, e com pouca improvisação – abusando apenas dos snippets, citações a outras músicas.

Muito se falou sobre a estratégia de fazer os shows em pares em cada cidade. Houve rumores de que poderiam fazer um show elétrico e outro acústico, ou um show apenas com o U2 e outro com o acompanhamento de uma orquestra, mas nada disso aconteceu – pelo menos por enquanto.

Confira os setlists das duas primeiras apresentações da Innocence + Experience Tour:

14 de Maio – Rogers Arena, Vancouver (Canadá)

The Miracle (Of Joey Ramone)
Out Of Control
Vertigo
I Will Follow
Iris (Hold Me Close)
Cedarwood Road
Song For Someone
Sunday Bloody Sunday
Raised By Wolves
Until The End Of The World
Invisible
Even Better Than The Real Thing
Mysterious Ways
Desire
Sweetest Thing
Every Breaking Wave
Bullet The Blue Sky
The Hands That Built America (snippet) / Pride (In The Name Of Love)
The Troubles
With Or Without You
City Of Blinding Lights
Beautiful Day
Where The Streets Have No Name / California (There Is No End To Love) (snippet)
I Still Haven’t Found What I’m Looking For / Invisible (snippet)

 

15 de Maio – Rogers Arena, Vancouver (Canadá)

The Miracle (Of Joey Ramone)
Vertigo
California (There Is No End To Love)
I Will Follow
Iris (Hold Me Close)
Cedarwood Road
Song For Someone
Sunday Bloody Sunday
Raised By Wolves
Until The End Of The World
Invisible
Even Better Than The Real Thing
Mysterious Ways
Angel Of Harlem
When Love Comes To Town
Every Breaking Wave
Bullet The Blue Sky
The Hands That Built America (snippet) / Pride (In The Name Of Love)
Beautiful Day
With Or Without You
Miracle Drug
Bad / Moment of Surrender (snippet)
Where The Streets Have No Name / California (There Is No End To Love) (snippet)
One

 

Vídeos

Assista aos vídeos feitos por fãs!
Crédito de todos os vídeos / All videos by: U2Gigs

14/05/2015:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15/05/2015:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma Resposta a “Shows no Canadá dão início à Turnê Innocence + Experience”

Os comentários estão encerrados.