Por Favor

Por Favor

A41530F81DAFD61922F275519696F801
Os conflitos na Irlanda do Norte tem motivado muitas canções do U2 ao longo dos anos. “Please” é uma delas.
Anton Corbijn foi o diretor convidado pelo U2 para fazer um videoclipe para a canção, que foi lançado em 1997.
Nele, podemos ver que na verdade, todas as casas tem um rosto, e as ruas não tem nome. Casas com olhos e nariz, esta era a ideia da equipe. As casas dão um toque humano.
Para Anton, as casas e as projeções do céu em volta delas, são o melhor do vídeo. É como um mundo artificial, e isso agrada muito ele.
Ele disse: “se você tem a possibilidade de refazer seu próprio mundo em um estúdio, é realmente encantador.”
Anton revelou que o videoclipe foi feito exatamente do jeito que ele desenhou. Ele brinca que esse foi o erro da banda.
Dentro de uma destas casas, a banda está tocando e olhando para o mundo lá fora, e Bono canta de uma janela para o mundo.
Os personagens vistos são uma espécie de representantes de parte da população do mundo, escolhidos à esmo. A ideia para as pessoas ajoelhadas tem a ver com humildade, e a ver as coisas de um ângulo diferente.

img_1569_u2-please
Quando as pessoas estão se levantando e andando, elas estão ignorando um monte de fatos. Uma espécie de metáfora da vida. “Todos nós temos chances na vida, e as pessoas abandonam isso pelo caminho”, diz Corbijn.
O homem mais velho pode ser visto como a metáfora mais óbvia da figura de um Deus. O diretor vê ele apenas como um “homem sábio”, e um desafio que podemos aceitar ou não.
A sessão inicial do videoclipe é em preto e branco, porque não é como a realidade é de verdade, mas sim o mundo na visão que Anton gostaria que fosse, com as pessoas vivendo em paz. Passa a sensação que aquilo é que está acontecendo no momento, que é assim que o mundo é.
O diretor passou duas tardes procurando personagens para o vídeo, em especial para representar o homem mais velho, e ele diz que sua escolha foi ótima, achou o visual perfeito.

x240-Ygt
Vemos também uma dupla de freiras, um bispo em suas vestes litúrgicas, um rabino, uma menina vestida de branco, um grupo de adolescentes e um homem com tatuagens.

l_6ce95c9a
Para Joanou, as palavras não são traduzidas diretamente em imagens, então ele fez isso com “Por Favor” , “De Joelhos” e “Levante-se”. Parecia ser uma ideia visual muito forte, que não poderia deixar de ser usada.
A garotinha de branco, é a inocência e esperança.
O videoclipe muda, a música muda. Sai o preto e branco e entra o colorido, as pessoas ficam agressivas, começam os confrontos.

333A3B943B5232327Ffp33B3Dot3E232-1
Bono, como sempre, é a alma da música.
Todos passam pelo homem velho, que tem uma placa sinalizando “Por Favor”. Ninguém tem tempo pra ele, e nem estão interessados. Cada um só se interessa pelos seus próprios problemas e prioridades.
E então o momento incrível do videoclipe: Bono canta “levante-se de joelhos, por favor”, e começa a chorar de verdade cantando esta parte.
É um vídeo que vai de A para B, segundo Anton. Não há muita repetição, e há uma lógica na sequência.
Anton ao ouvir “Please”, presumiu que era um tipo de música romântica, e que se poderia ampliar o sentido.

Quando o homem velho vai embora no final do vídeo, ele deixa nós seguirmos este desafio, de se fazer um mundo melhor. A placa então passa para a garotinha, a esperança.

Ultraviolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

Ultraviolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Holy Joe – Blog U2 Sombras e Árvores Altas – https://www.facebook.com/blogsombrasearvores

Comments are closed.