The Edge e parceiros do Music Rising garantem novos instrumentos para estudantes de Detroit

The Edge e parceiros do Music Rising garantem novos instrumentos para estudantes de Detroit

Screenshot_1

De acordo com o portal M Live , The Edge se juntou à luta para garantir instrumentos e programas musicais nas escolas da área de Detroit.Unindo forças entre Music Rising e The Mr. Holland’s Opus Foundation, o guitarrista promoveu a doação de 96 instrumentos para a Lincoln Middle School. A instituição declarou que, graças a esta generosidade, poderá guardar dinheiro para manutenção de professores de música em sua equipe.

A presença de The Edge no evento não foi confirmada, mas espera-se que o músico envie uma mensagem de vídeo para os estudantes da escola.

Via e-mail, o repórter Eric Lacy fez uma breve entrevista com o guitarrista do U2. Confira a tradução:

Como você se envolveu no projeto e o que significa ajudar uma área urbana necessitada de um programa musical incentivador?

Após o furacão Katrina, em 2005, sabíamos que era necessário fazer algo para os músicos de Nova Orleans que perderam seus meios de subsistência, como resultado das consequências da catástrofe. Eu não posso imaginar o que seria da minha vida sem minha guitarra e minha música, então lançamos a Music Rising. Bob Ezrin, produtor e amigo de longa data, se juntou a mim no lançamento da organização e desde então passou por diversas fases de assistência, que incluiu escolas, templos e programas curriculares dedicados aos estudos na região da Costa do Golfo, na Universidade de Tulane.

Quando a ideia de ajudar a escola Lincoln chegou até nós, foi uma oportunidade natural para levarmos a música para a vida de estudantes em uma área que está sofrendo economicamente. Sabemos que os instrumentos fornecidos já promoveram um crescimento de público em programas musicais e na formação de bandas nas escolas públicas do distrito de Van Dyke. Nossa esperança é que estes alunos sejam enriquecidos,de diversas maneiras, com a oportunidade de se expressar através da música.

Quando você foi fisgado pela música e como ela mudou sua vida?

Comecei a tocar quando eu era criança e não consegui mais largar a guitarra depois disso. Não sei o que seria da minha vida sem música. Tenho esperança de que os estudantes da Lincoln High School que serão beneficiados com a iniciativa da Music Rising e da The Mr. Holland’s Opus Foundation algum dia possam ter a mesma experiência.

O que mais te intriga e interessa na história musical da área de Detroit?

Como em Nova Orleans, Detroit tem uma rica e longa herança em diferentes gêneros musicais. Do Gospel, R&B e Pop, Motown até MC5, Eminem e Jack White. É uma das comunidades musicais mais criativas e importantes do país. É extremamente necessário que nós ajudemos a preservar este patrimônio musical para todos.

Qual sua expectativa sobre o futuro dos programas musicais nas escolas (ou a falta deles) em lugares como Detroit?

Infelizmente, como sabemos agora, muitas escolas e organizações educacionais ainda sofrem com a falta de verba e uma das primeiras medidas a serem tomadas é o corte dos programas de música. Precisamos continuar enfatizando os muitos benefícios da música nas escolas, uma vez que vai além de simplesmente fazer música.

Já foi provado muitas vezes que a música auxilia os alunos na aprendizagem e a ter foco, ajudando-os a obter uma vida melhor aos lhes oferecer uma nova forma de expressão e, em alguns casos, estabelecendo metas para estudantes que de outras maneiras poderiam se perder. A Music Rising se dedica a ajudar e preservar esses programas em todo o país, de qualquer forma que pudermos, e espero que nosso trabalho em Warren, Michigan, esta semana, seja a prova de que acreditamos em Detroit.

Screenshot_2

Comments are closed.