O lançamento: álbum gratuito para meio bilhão de pessoas!

O lançamento: álbum gratuito para meio bilhão de pessoas!

Finalmente o dia que tanto esperávamos chegou: 9 de setembro de 2014. A menos que você tenha estado fora do planeta Terra nas últimas semanas, já deve saber que o lançamento do álbum Songs of Innocence foi feito no evento Keynote da Apple, sem aviso prévio. Com direito a apresentação ao vivo da banda, que tocou a nova “The Miracle (of Joey Ramone)”, mesma canção usada na propaganda que promove o álbum no iTunes. O aplicativo foi o canal escolhido pelo U2 e pela gigante da tecnologia para divulgar o novo trabalho.

Reveja a apresentação completa: desde o anúncio da parceria feito por Tim Cook até o gesto simbólico de apertar um botão para que as músicas fossem “enviadas” para os cerca de 500 milhões de usuários do iTunes espalhados pelo planeta gratuitamente.

Os assinantes do U2.com receberam um e-mail cerca de uma hora antes do lançamento, que já dava a dica: fiquem atentos, pois haverá uma surpresa ainda hoje. Minutos depois do anúncio oficial, novo e-mail foi disparado, desta vez com detalhes sobre o novo trabalho.

Começou então a corrida dos fãs, ávidos por novo material depois de um hiato tão grande. Bastava ter o iTunes instalado no computador ou em qualquer dispositivo Apple (iPod, iPhone ou iPad) para ouvir o novo disco – disponível até o dia 13 de outubro de 2014. No dia seguinte saem as versões em CD (simples e deluxe).

São 11 músicas, duração total de 48 minutos:

1- The Miracle (of Joey Ramone)
2- Every Breaking Wave
3- California (There Is no End to Love)
4- Song for Someone
5- Iris (Hold Me Close)
6- Volcano
7- Raised By Wolves
8- Cedarwood Road
9- Sleep Like a Baby Tonight
10- The is Where You Can Reach Me
11- The Troubles

O download veio também com um arquivo PDF equivalente ao encarte do CD. Ele contém todas as letras das músicas com seus respectivos créditos, além de fotos e um texto que ocupa duas páginas em que a banda fala um pouco sobre as canções e suas inspirações.

Como já havíamos especulado anteriormente, confirma-se que os produtores do álbum são Danger Mouse, Flood, Paul Epworth e Ryan Tedder.

A escolha do U2 em inovar e fazer um lançamento deste porte foi bastante polêmica e gerou muitas reações, tanto positivas quanto negativas. E ainda repercute, duas semanas depois. Muitas críticas, como a de “invasão de privacidade” devido ao fato de as músicas terem sido baixadas automaticamente, sem solicitar autorização do usuário, começaram a tomar conta da internet quase que automaticamente.

Se a ideia era criar furor e fazer as pessoas falarem sobre o U2, não importa se mal ou bem, a estratégia foi bem sucedida. Dificilmente alguém passou despercebido pela menção à banda nos últimos dias.

Ouça Songs of Innocence na íntegra!

Hotsite especial U2 feito pela Apple

One Reply to “O lançamento: álbum gratuito para meio bilhão de pessoas!”

Comments are closed.