Dallas Schoo, técnico de guitarra de The Edge, em uma noite de show do U2

Dallas Schoo, técnico de guitarra de The Edge, em uma noite de show do U2

54767066_410acb99fcDallas Schoo é o técnico de guitarra de Edge e trabalha com o U2 já há 27 anos, desde a turnê do álbum ‘The Joshua Tree’.

Além do U2, ele já trabalhou como técnico com o Pearl Jam, Lynyrd Skynyrd, Emmylou Harris, Bruce Springsteen, Paul McCartney e James Taylor.

l

Em algumas noites em shows do U2, são utilizadas 18 guitarras diferentes para um setlist de aproximadamente 23 músicas. A responsabilidade de Dallas é tê-las todas afinadas em seus tons, limpas, e prontas para serem usadas no palco.

É um desafio, pois fazendo as contas, cada instrumento é utilizado por um tempo super limitado no dia do show, uns 4 minutos as vezes, que é a duração de uma música onde é usada, e a preparação para deixar a guitarra pronta para isso requer de 20 à 30 minutos.

Um dos momentos mais desafiadores acontece quando Bono chama uma audível (que é uma canção que ele deseja de última hora que seja tocada pelo U2, mas ela não foi selecionada para o setlist de músicas naquela noite de show) e Dallas não sabe se Adam Clayton e Stuart Morgan (que é técnico de baixo de Adam) tem o mesmo entendimento que ele sobre o tom daquela música, e também Dallas não sabe qual é o baixo que Adam escolheu para tocar a música.

Dallas comenta: “Stuart e eu conversamos muito para acertarmos tudo, mas se eu entrego para Edge uma guitarra e ele está afinada em um tom diferente, pode ser constrangedor.”

DallasLAseapeny

Nos shows, Dallas usa um microfone para se comunicar com o ‘Monitor World’, que é onde Edge vai falando para ele as pistas: menos guitarra, mais bateria, o que ele desejar.

Assim, Dallas passa por voz a instrução para este ‘Monitor World’, e mantém o mix em seu ouvido. As vezes, ele consegue dar a instrução ao monitor, antes de Edge lhe dizer o que fazer.

Durante um show do U2, Dallas sobe e desce cinco degraus de sua posição, para a posição de palco, e entra 47 vezes na apresentação, isso só para a troca de guitarras. Se ocorre problemas técnicos com o sistema Wireless, troca de cabos, troca de guitarras com defeito ou cordas quebradas, este número aumenta.

3804445181_853b376776

Dallas conhece muitos técnicos de guitarra do mundo, e quando alguns deles vão assistir uma apresentação do U2, Dallas os convida para ver exatamente o que ele faz no departamento de The Edge, e nem acreditam que aquilo tudo é necessário, pois muita coisa acontece ali.

Ele mesmo explica: “Trabalhar com guitarras Vintage, por exemplo, são difíceis de afinar e elas reagem ao clima e podem desafinar facilmente, e isso acontece quando você está com ela nas mãos já para ser usada na próxima música! Você tem que manter a calma, porque você ainda está dando sons para Edge no palco, com os pés. E precisa afinar uma guitarra. Então ele pode gritar do outro lado com algumas instruções para a mixagem que deseja, e isso me leva para um pouco mais do ‘Mundo de Edge’ sob o palco.”

 

Ultraviolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

Ultraviolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Holy Joe – Blog U2 Sombras e Árvores Altas – https://www.facebook.com/blogsombrasearvores

2 Replies to “Dallas Schoo, técnico de guitarra de The Edge, em uma noite de show do U2”

Comments are closed.