Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

18 janeiro 2014 11:31

por: Holy Joe

54767066_410acb99fcDallas Schoo é o técnico de guitarra de Edge e trabalha com o U2 já há 27 anos, desde a turnê do álbum ‘The Joshua Tree’.

Além do U2, ele já trabalhou como técnico com o Pearl Jam, Lynyrd Skynyrd, Emmylou Harris, Bruce Springsteen, Paul McCartney e James Taylor.

l

Em algumas noites em shows do U2, são utilizadas 18 guitarras diferentes para um setlist de aproximadamente 23 músicas. A responsabilidade de Dallas é tê-las todas afinadas em seus tons, limpas, e prontas para serem usadas no palco.

É um desafio, pois fazendo as contas, cada instrumento é utilizado por um tempo super limitado no dia do show, uns 4 minutos as vezes, que é a duração de uma música onde é usada, e a preparação para deixar a guitarra pronta para isso requer de 20 à 30 minutos.

Um dos momentos mais desafiadores acontece quando Bono chama uma audível (que é uma canção que ele deseja de última hora que seja tocada pelo U2, mas ela não foi selecionada para o setlist de músicas naquela noite de show) e Dallas não sabe se Adam Clayton e Stuart Morgan (que é técnico de baixo de Adam) tem o mesmo entendimento que ele sobre o tom daquela música, e também Dallas não sabe qual é o baixo que Adam escolheu para tocar a música.

Dallas comenta: “Stuart e eu conversamos muito para acertarmos tudo, mas se eu entrego para Edge uma guitarra e ele está afinada em um tom diferente, pode ser constrangedor.”

DallasLAseapeny

Nos shows, Dallas usa um microfone para se comunicar com o ‘Monitor World’, que é onde Edge vai falando para ele as pistas: menos guitarra, mais bateria, o que ele desejar.

Assim, Dallas passa por voz a instrução para este ‘Monitor World’, e mantém o mix em seu ouvido. As vezes, ele consegue dar a instrução ao monitor, antes de Edge lhe dizer o que fazer.

Durante um show do U2, Dallas sobe e desce cinco degraus de sua posição, para a posição de palco, e entra 47 vezes na apresentação, isso só para a troca de guitarras. Se ocorre problemas técnicos com o sistema Wireless, troca de cabos, troca de guitarras com defeito ou cordas quebradas, este número aumenta.

3804445181_853b376776

Dallas conhece muitos técnicos de guitarra do mundo, e quando alguns deles vão assistir uma apresentação do U2, Dallas os convida para ver exatamente o que ele faz no departamento de The Edge, e nem acreditam que aquilo tudo é necessário, pois muita coisa acontece ali.

Ele mesmo explica: “Trabalhar com guitarras Vintage, por exemplo, são difíceis de afinar e elas reagem ao clima e podem desafinar facilmente, e isso acontece quando você está com ela nas mãos já para ser usada na próxima música! Você tem que manter a calma, porque você ainda está dando sons para Edge no palco, com os pés. E precisa afinar uma guitarra. Então ele pode gritar do outro lado com algumas instruções para a mixagem que deseja, e isso me leva para um pouco mais do ‘Mundo de Edge’ sob o palco.”

 

Ultraviolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

Ultraviolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Holy Joe – Blog U2 Sombras e Árvores Altas – https://www.facebook.com/blogsombrasearvores

Comentários

Fabíana Alvarenga

Frenético.

Homem que contribui sempre para as maravilhas feitas em palco!

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet