10 Músicas em homenagem a Martin Luther King, Jr.

10 Músicas em homenagem a Martin Luther King, Jr.

Hoje, o mundo observa o 50º aniversário do histórico discurso de Dr. Martin Luther King, Jr. “I Have A Dream” em Washington DC no dia 28 de agosto de 1963. As contribuições de King para a esfera social e política dos Estados Unidos são inumeráveis. E ao longo dos anos, a esfera musical global tornou-se cheia de canções inspiradas ou dedicadas ao Dr. Martin Luther King, Jr. Agora, o pessoal Billboard escolheu as 10 preferidas, entre essas músicas estão duas do U2.

Pride (in the name of Love)
U2 (1984)

Se os ouvintes tem alguma dúvida de que Martin Luther King Jr. é o tema de “Pride (In the Name of Love)”, a letra de três minutos escrita por Bono chega a esse ponto: “Early morning, April 4/Shot rings out in the Memphis sky/Free at last, they took your life/They could not take your pride.” De manhã cedo, 4 de abril/Um tiro cruza os céus de Memphis / livres em fim, eles tiraram a sua vida / mas não conseguiram tirar seu orgulho. No entanto, os fãs de história vão notar que a canção, que foi o primeiro single do álbum 1984 do U2, “The Unforgettable Fire”, contém um erro factual – o assassinato de MLK ocorreu no início da noite, ao invés do início da manhã. Mas isso não importa para os fãs de música – o jangle de guitarra do The Edge no início de “Pride (In the Name of Love)” é um dos riffs mais conhecidos da época.

http://www.youtube.com/watch?v=LHcP4MWABGY


MLK
U2 (1984)

 

Talvez, para alguns, seja uma surpresa que uma banda irlandesa fosse a única a criar duas das canções mais prolíficas sobre uma figura histórica americana, mas esse fato só serve para mostrar a influência mundial de MLK. “MLK”, uma breve canção de ninar que aparece no mesmo álbum de “Pride (In the Name of Love)”, mas as duas músicas não poderiam ser mais opostas. Ambas as canções levaram Bono a ser homenageado pelo memorial oficial de MLK, o King’s Center.

http://www.youtube.com/watch?v=D8gLzK8dPRA

Fonte: Billboard

Comments are closed.