Flashback: U2 toca “Please” nos MTV Music Awards de 1997

Flashback: U2 toca “Please” nos MTV Music Awards de 1997

Fonte: Rolling Stone

O U2 estava em um lugar estranho quando aconteceram os MTV Video Music Awards de 1997. A banda estava no meio de sua épica turnê mundial PopMart, mas seu novo álbum Pop não conseguiu se conectar com os fãs ou críticos. Alguns estádios nos EUA tinha faixas gigantes de lugares vazios, e em uma paisagem de rádio dominada por Puff Daddy, No Doubt, Spice Girls e Hanson, a banda estava começando a parecer mais do que um pouco fora de moda.

A banda estava no meio da perna europeia da PopMart, mas voou para Nova York durante uma pausa de quatro dias para os VMAs, na esperança de que uma apresentação de “Please” na TV finalmente colocaria um dos singles nas paradas americanas. Eles foram encaixados ​​entre Beck, Marilyn Manson, Jewel e Spice Girls, todos no auge de seus poderes comerciais. Puff Daddy roubou o show, trazendo Sting para uma mistura de “I’ll Be Missing You” e “Every Breath You Take”, e os Wallflowers fizeram um dueto com Bruce Springsteen em seu grande sucesso “One Headlight”.

Os membros do U2 foram os únicos estadistas mais velhos permitidos a subir ao palco desacompanhados por um artista mais jovem, e eles foram os únicos a tocar uma música que não foi um enorme hit. Eles deixaram seus equipamentos chamativos da PopMart para trás, optando por tocar em um cenário na maior parte vazio. Bono cobriu o rosto com um capuz, o que levou o anfitrião Chris Rock a depois brincar que ele se parecia com o Unabomber. (Essa roupa tem uma conotação diferente hoje.) A apresentação de seis minutos de “Please” foi significativamente mais potente do que a versão em Pop, e mais uma evidência de que ele teria sido um álbum melhor se eles tivessem tempo de terminá-lo. (O U2 bestamente reservou sua turnê muito antes de o álbum estar pronto, forçando-os a apressar drasticamente o processo no final.)

Apesar do desempenho incrível, “Please” não conseguiu ter um impacto nas paradas americanas. Eles terminaram a turnê em março seguinte, com alguns shows na África do Sul e, finalmente, fizeram sucesso no final daquele ano, quando “The Sweetest Thing” (originalmente um b-side de “Where The Streets Have No Name”) foi lançado como single da compilação de hits The Best of 1980-1990. Não foi até que “Beautiful Day” tivesse sido lançado no final de 2000 que eles provaram mais uma vez que ainda poderiam ser uma força comercial com material novo.

[youtube http://youtu.be/V8m_vLZ3uc4]

2 Replies to “Flashback: U2 toca “Please” nos MTV Music Awards de 1997”

  1. Vou acrescentar meu depoimento, pois achei uma enorme coincidência esse post sobre Please em 1997: me lembro que gravei essa apresentação (tenho até hoje num VHS) e achei que a banda estava com cara de indignação, não sei se era porque POP (o álbum) era “meio fraco” e não se firmava, ou sera porque o POP (estilo musical) dominava as rádios. Sei que o VHS rodou na mão dos meus amigos e todos ficaram embasbacados….
    Pra mim, a melhor versão ao vivo desta música com o U2 sem aquela “firulagem” toda da turnê Popmart, todos preocupados com suas respectivas funções: Adam discreto (mas preciso) como sempre, Edge totalmente concentrado em sua guitarra e seus pedais, Bono estático apenas cantando (não me lembro de tê-lo visto tão parado em show algum) e Larry poderoso em sua bateria marcial (a la Sunday Bloody Sunday) a partir da segunda metade da música.
    Foi a prova que uma grande banda não precisa tocar em rádios para ser competente…

  2. Também lembro desta apresentação, e tive a mesma impressão que eles estavam brabos (ou irritados). Muito boa esta interpretação.
    Gosto também da apresentação deles no Tibet Freedom.

Comments are closed.