Novo álbum pode ser lançado através de aplicativo

Novo álbum pode ser lançado através de aplicativo

O fansite U2 Valencia publicou um texto com algumas declarações do Bono e outras notícias recentes envolvendo o interesse do U2 pela tecnologia. Foram citados o lançamento do U2 iPod em 2004 e a estratégia com a BlackBerry para o álbum No Line On The Horizon.

O radialista Alan Cross repercutiu o artigo citando uma situação vivida por ele mesmo. Ele conta que em março de 2008 se encontrou com Bono em um bar em Boston e questionou por que a banda havia “trocado” a Apple pela RIM/BlackBerry. Bono respondeu que a RIM ofereceu algo que a Apple não podia dar: sua mão de obra e seus laboratórios. E que o U2 tinha ideias interessantes de como combinar a tecnologia com a música no futuro, tanto ao vivo quanto com os fãs. Ele não deu mais detalhes, mas deixou no ar: “Você vai ver…”

Cross lembra em seu artigo que durante a 360 Tour havia interatividade via BlackBerry, mas que a isso não foi muito adiante. Para arrematar, ele sinaliza que, conhecendo o U2, e sabendo que Bono faz parte de um grupo de investidores no Vale do Silício, o raciocínio de que o novo álbum possa vir a ser lançado por meio de um app é válido.

Confira as citações publicadas pelo U2 Valencia:

Em Agosto de 2010, Bono declarou ao Giornale.it:  “Estamos planejando lançar nosso próximo disco como um aplicativo. Hoje em dia, com os notebooks, iPods, iPhones e Ipads é possível voltar a ser um fenômeno visual”.

Em Novembro de 2011, Bono comentou no Irish Times – na ocasião ele carregava um iPad com as músicas e os clipes do Achtung Baby: “Provavelmente o nosso novo álbum será algo deste tipo. Tenho falado sobre isso nos últimos quatro anos. Nosso último disco foi o primeiro a estar disponível como aplicativo em celulares BlackBerry, mas não deu certo: a funcionalidade não aconteceu como poderia ter acontecido. Estou sempre batendo na mesma tecla sobre isso: o formato app te leva de volta ao hábito do encarte, de poder ler as letras – e [agora] poder colocar o disco para tocar em casa, na sua TV de plasma”. [via @U2]

Um ano atrás, o Los Angeles Times publicou uma nota mencionando que a agência digital Blitz estava “trabalhando numa aplicação digital para a banda U2” – no próprio site da agência o logo da banda aparece na lista de clientes (veja).

Nós também publicamos recentemente em nossa fanpage que o contador do U2, Trevor Bowen, está investindo na start-up do aplicativo de música Soundwave, o que também ajuda a reforçar esta teoria.

Fontes: U2 Valencia / Alan Cross / @U2 (links ao longo do texto)

3 Replies to “Novo álbum pode ser lançado através de aplicativo”

Comments are closed.