U2.com publica entrevista com fotógrafo Otto Kitsinger

U2.com publica entrevista com fotógrafo Otto Kitsinger

Site do Otto Kitsinger
Veja a galeria de fotos do Otto Kitsinger.

O site oficial do U2 divulgou hoje uma entrevista com o fotógrafo Otto Kitsinger, que registrou as quatro últimas turnês da banda e passou de anônimo a profissional festejado. O conteúdo é restrito a assinantes do site, mas você pode conferir alguns dos trechos mais interessantes no resumo que preparamos.

Kitsinger conta como começou a fotografar o U2 ao vivo: “comecei como um fã no meio da plateia. Não levei câmera aos shows da ZOO TV aos quais fui, e na PopMart fui com uma câmera de plástico de 20 dolares para tentar fotografar o telão. Um dia, fiquei próximo ao palco B e uma pessoa da produção se abaixou para que eu pudesse tirar uma foto. Agradeci e, quando o encontrei de novo, ele disse que eu poderia levar uma câmera ao próximo show, desde que não usasse lentes profissionais.”

Ele lembra que, nos shows seguintes, tirou fotos com uma câmera melhor, escaneou e colocou na internet – numa época em que Flickr ou redes sociais não exisitam. Então ele divulgou em algumas listas de discussão e tamanha foi sua surpresa ao descobrir que obteve mais de 24 mil acessos apenas no primeiro dia. De repente, todos [fãs que tinham acesso aos sites relacionados ao U2] sabiam quem ele era.

Perguntado sobre como é fotografar no meio do público, Otto afirma que isso faz toda a diferença, pois a banda toca para o público e é ali que mora toda a energia. Ele teve a chance de ficar no pit em algumas ocasiões, como no começo da Vertigo Tour, mas que não foi tão legal quanto estar na plateia.

Essa visão também influenciou o tipo de imagem que ele gosta de fazer: do ponto de vista de quem está de frente para os refletores – algumas destas fotos se tornaram emblemáticas, como uma do Bono entre dois refletores, que foi tirada totalmente por acaso e quase foi esquecida por ele próprio, mas que acabou virando capa de livro e foi parar até no Rock and Roll Hall of Fame.

Por fim, ele revela que, para fazer com que as fotos sejam variadas mesmo depois de 102 shows, boa parte depende do público, pois em sua opinião algumas cidades são “mais U2”, como Boston e Chicago. E se lembra de momentos únicos, como Bono segurando a mão de alguma garota, olhando-a nos olhos.

A equipe do site pediu que ele escolhesse algumas de suas fotos preferidas, e ele explicou que todas têm uma história por trás, e que isso marcou cada turnê. Cita como exemplo a passarela em formato de coração da Elevation, os paineis de vídeo da Vertigo, a garra e o telão incrível da 360. E deixa claro que suas fotos são apenas um registro retangular de algo muito mais especial e que dá muito trabalho: fruto de uma equipe incrivelmente talentosa e criativa.

Confira algumas fotos do U2 por Otto Kitsinger no site do fotógrafo e em sua página no Facebook.

Comments are closed.