Artista vs Ativista

Artista vs Ativista

bono-one-620x403

Quem é Bono de verdade? O cantor de rock? O ativista? O megaempresário? O marido da Ali… Gostar de qualquer uma das facetas deste cidadão dublinense não significa que se vá apoiar/gostar/acompanhar todas as outras, que como todo ser humano, pode ter falhas e acertos – bonoteístas a parte, hehehe.

Bono suscita muitas críticas por seus métodos, utilizados em ações sociais e políticas. Geralmente ninguém se aprofunda no assunto, procura ver quem são as pessoas que suas ONGs ajudam, quais ações são realizadas, qual a percentagem de sucesso que cada uma consegue, nem há quanto tempo elas existem…

O livro do jornalista irlandês Harry Browne é mais uma tentativa oportunista de ver o artista e confundi-lo com o ativista, sem se importar com o cerne da questão: existe algum bem real em seus atos? É mais importante questionar seus métodos, mesmo que superficialmente, do que analisar se há alguma benfeitoria real e duradoura…

Ninguém gostou de ver Bono ao lado de George W. Bush… Mas ele era presidente da nação mais rica e poderosa do mundo, não é possível deixar questões pessoais à frente da ajuda real que os EUA deram à África… O Bono Político tinha que vir antes do Artista… Qualquer análise que não leve isso em conta é mera infantilidade, pra não falar em sensacionalismo.

Leia:
Estadão: Um ataque à fama de bom moço de Bono
ONE: Progresso Real na Luta contra a Pobreza (em inglês)

Veja também no site da Ultraviolet:
“Não comprem livro vergonhoso sobre Bono,” diz Adi Roche
Crítica brasileira de livro sobre o Bono

One Reply to “Artista vs Ativista”

Comments are closed.