U2 Playlist de Lian Lunson

U2 Playlist de Lian Lunson

Dando continuidade, o site oficial do U2 divulgou mais uma U2 Playlist. Desta vez, quem escolhe suas músicas favoritas do U2 é a atriz, diretora e escritora Lian Lunson.

Lian é amiga de longa data da banda e também é conhecida por muitos fãs pelo aclamado documentário ‘Leonard Cohen: I´m your man’, no qual o U2 toca Tower of Song com ele.

Inclusive, foi Lian quem apresentou o U2 ao Willie Nelson e testemunhou a performance original da canção Slow Dancing.

Segue a lista de preferidas dela:

40
Foi a primeira música do U2 que eu ouvi. Eu estava morando na Austrália e sonhando com o dia em que eu iria embora e seguiria meus sonhos. Esta música se tornou uma espécie de mantra para mim. Também foi a primeira vez que eu ouvi e vi alguém realmente ‘quente’ (outro além de Elvis) cantar o espírito e ver isso mudá-los. Muitos anos depois, eu estava em Toronto depois da estreia do meu filme ‘Leonard Cohen: I´m your man’ e aconteceu do U2 estar tocando lá e Bono dedicou 40 para mim. Eu senti como se tivesse vindo para ter aquele momento… e Deus me levou para lá.

Bad
Uau. Eu não sei como descrever essa música e eu tenho certeza que isso é verdade para um monte de gente. Eu vou provavelmente me referir muito ao Elvis, mas o Elvis para mim foi um performer que podia levar a música e, em seguida, ele iria te guiar para um lugar excitante, muito maior do que um ser humano está acostumado. Bad faz isso pra mim. Não consigo explicar o que é.

Promenade
Esta música realmente me acordou para a bela guitarra do Edge. A beleza e a delicadeza de ser capaz de criar uma emoção tão pura quanto essa música, e essa emoção vêm da guitarra. Para mim, sempre senti como se a música estivesse implorando por algo e aí vem com isso. Como um grande sermão que você sempre pensa que é sobre você. Escute a música e parece que é você.

Running To Stand Still
Apenas muito linda. Eu me mudei para os EUA no mesmo ano em que The Joshua Tree saiu. Sabe aqueles álbuns que te pegam nas épocas mais difíceis? Esse foi o álbum pra mim e que presente foi também para as milhares de pessoas. Eu encontrei com a banda em 1988 e minha vida mudou para sempre.

Slow Dancing
Uma das primeiras coisas que eu e Bono tínhamos em comum era nosso amor por Elvis e nosso amor por Willie Nelson. Era 1988 e eu levei Michael Hutchence para se encontrar com Bono no hotel Sunset Marquis. Foi naquela mesma noite, nas primeiras horas da manhã, no piano do lobby, Bono cantarolava uma música que era linda.
“Que música é essa? Como eu posso amá-la tanto?”
Ele disse: “Você ama essa música Lian porque eu a escrevi para Willie Nelson.”
Eu perguntei: “O que houve com ela?”
Bono disse: “Não aconteceu nada”.
Eu disse: “Por que?”
Ele disse: “Você consegue imaginar alguma estrela do rock que envia uma música a um dos maiores compositores do nosso tempo… Willie não respondeu.”
Anos mais tardes, eu fui convidada para fazer um vídeo para Williw Nelson, mas ele estava em turnê e a gravadora me deu algumas opções de onde eu poderia gravar. Eles mencionaram Dublin. ‘Oh Dublin? Eu posso gravar lá sim’. Eu estava no telefone com o empresário de Willie e ele não tinha ideia de que eu conhecesse o Bono ou a banda e ele trouxe a música. Ele disse: ‘Você sabe, Bono escreveu essa linda música para Willie Nelson e Willie simplesmente esperou, na esperança de fazer com ele um dia.’ ‘Sério?’ Eu desliguei o telefone e fui falar com Bono na hora. Eu disse: ‘Você se lembra daquela música?’ Então, eu fui para Dublin.
Eu encontrei com o Willie pela primeira vez e disse: ‘Você quer vir e conhecer o U2 no estúdio deles e jantar?’ Willie falou: ‘Claro’. A banda estava como garotos colegiais, nervosos, Bono finalmente trouxe a música. ‘Willie, você se lembra daquela música?’ Eu nunca vou me esquecer do enorme sorriso no rosto de Willie. Eu tinha minha câmera no andar de baixo, só pra garantir. O resto é história.
Eu amo aquela gravação. Ela é cheia de nervosismo, expectativa, hesitação, erros, timidez e beleza. Eu nunca gostei do remix de Brian Eno (desculpe Brian). A ironia é que depois de Bono ter me falado daquela música há muitos anos, eu fui a única a levar o Willie Nelson a porta dele.

The Sweetest Thing
Uma das melhores coisas em conhecer Bono, talvez a melhor, foi conhecer Ali. Ela e eu nos tornamos verdadeiras parceiras no crime. Minha melhor amiga. Ainda é minha melhor amiga. Esta música é sobre ela (como muitas), mas esta particularmente foi na época em que nos conhecemos então sempre ficou a essência da Ali, e ela é realmente a coisa mais fofa – melhor maneira para descrevê-la.

Van Diemen´s Land
Os Lunsons foram condenados e eu tenho muito orgulho disso. Nós somos parte dos ‘Settlers e Survivors’ que foram condenados para a terra de Van Diemen. Verdadeiro inferno. O fato de que minha família sobreviveu à viagem de barco é um milagre. Eu uso a sobrevivência deles como um distintivo de honra. Então, esta música me faz ter muito orgulho – e eu amo ouvir o Edge cantando.

All I Want Is You
Essa é apenas uma música quente. Eu não sei porque me faz pensar em Suspicious Minds do Elvis – desejo, amor, perda – e no final do dia, a garota não quer um cara para murmurar no seu ouvido All I Want Is You, e em seguida começar a se contorcer de dor e gritando no máximo dos seus pulmões. Essa é uma canção de garota…

Zooropa
Intoxicada, psicodélica. Esta música faz você se sentir como se estivesse pegando um trem e indo pra longe, um caminho longo de mente alterada. É tão cheia e exuberante e pra qualquer um que viu a turnê Zoo TV… que experiência foi aquela. Zooropa parece até hoje vinda do futuro pra você.

Stay (Faraway, So Close)
Esta música sempre me faz lembrar do Win Wenders. Eu me lembro de levar Bono, Edge e Larry para ver ‘Asas do Desejo’ em Los Angeles. Nós todos seríamos mudados por aquilo. Win entraria em nossas vidas com sua bela esposa Donata e eles seriam tudo sobre o amor. Win se tornaria meu mentor como cineasta – sortuda eu sou, hein? – e esta música sempre me lembra de mim naquela época e na entrada das pessoas que você sabe que conhecerá para sempre. Mais ou menos isso resume Stay.

Mysterious Ways
A primeira vez que encontrei com Morleigh Steinberg ela estava coreografando a banda, então veio Mysterious Ways e então ela se tornou esposa do Edge. Mysterious Ways vai sempre me fazer lembrar da bela Morleigh, dançando dança do ventre no palco em toda seu mistério e beleza e sim, ela realmente se move por caminhos misteriosos. Vamos lá Morleigh Steinberg Evans!

Your Blue Room
‘E o tempo é um colar de pérolas…’ A ideia de que alguém poderia criar um lugar para você entrar e mudar a maneira como você se sente, novas instruções, novas direções. Esta música é realmente um espaço que você pode entrar e sair mudado. É realmente surpreendente. Eu a escuto direto. Você entra no lugar e ele é puro conforto. Você começa a reorganizar seus pensamentos e quem sabe encontrar seu caminho de volta. ‘Yeah, Eu espero me lembrar onde está…’

Miss Sarajevo
Eu tive a honra de viajar para a propriedade do maestro Pavarotti, nas montanhas da Itália, com Bono e Ali quando ele trabalhou com ele nesta música. Parece um sonho, eu acho que foi. Eu me lembro de um céu azul ensolarado e de estar na piscina do maestro. O estúdio que eles trabalhavam era bem do lado da piscina e quando foi a vez do maestro Pavarotti cantar a melodia, ele saia e cantava pra gente – para mim – na piscina. Talvez eu sonhei isso, sonho muito bom, performance impressionante. Escutar dois dosmelhores homens juntos foi um momento para a história… e sim, eu estava na piscina.
‘Here she comes
Heads turn around
Here she comes
To take her crown’ 

Nós somos todos Miss Sarajevo, mesmo que seja por um dia.

The Playboy Mansion
Pinturas de veludo… decadência… isso me lembra de Vegas.’Chance is a kind of religion/ where you’re damned for plain hard luck’.O U2 tem a grande habilidade conforme você vai nesse caminho com eles musicalmente, que te leva para o deserto. Você pensa que está numa viagem espiritual e de peregrinação, mas você acaba em Vegas. É desprezível e sujo, mas você passa a perceber que é o mesmo deserto que Jesus perambulou por 40 dias e noites, é o mesmo. Eu não confiaria que muitas pessoas me levassem lá.‘Though I can’t say why/I know I’ve got to believe’.

Kite
‘All That You Can´t Leave Behind’ veio depois da perda de um dos nossos melhores amigos. Há uma tristeza e um questionamento de tudo, mas tem também Beautiful Day. Kite desperta todas as perguntas sem respostas que eu tinha naquela época, toda a raiva e o sentimento de ter sido traída de alguém que fugiu e te largou. Esta música irá significar muito para alguns em formas diferentes, mas para mim é sobre isso.

Stuck In A Moment You Can´t Get Out Of
Deixei esta música por ultimo porque, quando se está na minha playlist, nada pode segui-la. Michael Hutchance era tudo para a gente. Foi muito difícil de aceitar o que aconteceu com ele. Nós o amávamos demais, ele era parte da nossa família. A única maneira possível de começar a descrever era assim mesmo, ele ficou ‘preso num momento’, um flash, nem mesmo um segundo, ele ficou num momento e não conseguiu sair. Nós todos lutamos para aceitar isso até que veio este belo testemunho a ele nesta música e deu muito conforto, que alguém poderia colocar em palavras isso e dizer ao mundo que foi isso que aconteceu. Ele encheu a noite com fogos de artifícios e ‘eu ainda estou encantada com a luz que ele trouxe a mim’. Todos os dias.

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

É permitida a reprodução total ou parcial deste texto desde que obrigatoriamente citada a fonte.”

3 Replies to “U2 Playlist de Lian Lunson”

  1. Adorei a lista! Apesar de não concordar em 100%, é claro…. Cada um tem a sua lista de “as 10 mais”

    Adorei a profundidade, o conhecimento da obra como um todo, a fuga da obviedade e, principalmente as descrições de cada uma delas

    Muito bom!
    amor!

  2. Obrigada por compartilhar! Melhor que a lista, são os comentários.aprovado
    Vou revisitar todas essas canções, com essa perspectiva de alguém tão intima da banda.

  3. Uau! “Promenade”. Pensei que eu fosse o único a gostar (muito) dessa música.
    Como a Cacau mencionou, os comentários são indispensáveis.
    Fiquei emocionado com “Stuck in a Moment…”.

Comments are closed.