Bono entrevista a si mesmo no futuro

Bono entrevista a si mesmo no futuro

Bono escreveu uma matéria especial, de perguntas e respostas, como parte do suplemento ‘Ireland 2023’ publicado nesta última quarta-feira. O suplemento é um projeto para apoiar o Hireland, que procura imaginar como um jornal pode refletir um futuro mais brilhante para a Irlanda em uma década.

Segue a tradução:

Irish Times: Terra chamando Bono. Venha.
Câmbio.
Você nos compreende? (haha)

Bono: Roger, isso. Câmbio.
Olá da primeira banda no espaço. Câmbio.
Holograma galorama… Presidente Obama acabou de ligar pra nos desejar tudo de bom.

IT: Você é um fã?
B: Tá certo. Eu gosto sim da Presidente Obama. Eu acho que ela tá fazendo um ótimo trabalho. Eu amei Presidente Clinton também… que sabia que havia um trabalho bem maior do que presidente dos Estados Unidos. Embora se Michelle conseguir um segundo mandato, os Democratas ficarão no cargo por 20 anos, provavelmente não é bom para a democracia… Marco Rubio e Chris Christie são sérios candidatos republicanos e com Chelsea Clinton e Governador Springsteen que há rumores de concorrerem contra eles… divertido de assistir.
A propósito, pra quem esta entrevista?

IT: The Irish Times.
B: Ah sim, para a edição anual impressa. Eu as guardo todas! Eu me lembro de por volta de 2020, quando você entrevistou nosso Presidente Sir Bob Lord Geldof. Você perguntou pra ele sobre a linguagem imprópria que ele usou quando promoveu suas causas nobres.
“Que porra é essa de linguagem imprópria?”, ele respondeu.
James Joyce também não sabia o que era linguagem imprópria. Ele e o Presidente G mudaram o mundo com histórias que eles contaram e o choque pela maneira como contaram. Eu acho que isso é MUITO IRLANDÊS.

IT: O quanto orgulhoso você está por seu amigo se tornar uma história de tanto sucesso?
B: Como todos os amigos… orgulho seguido de aborrecimento. Isso, também, é muito irlandês. Pra ser sincero, eu me preocupo com o caminho que ele expandiu seus interesses comerciais enquanto estava no gabinete… BoomTownRat Co tomando posse da Tullow Oil Providence… sabe. Ainda assim, ele trouxe o turismo de volta a Dalkey. A mudança de nome de Ilha Dalkey para ‘A Ilha do Bob’ foi um pequeno preço a se pagar. Eu estava apenas olhando nesta manhã e tentando imaginar como uma das costas litorâneas mais bonitas do mundo teria ficado parecida expelindo fumaça.

IT: Você se arrepende de não ter entrado na política como o Sir Bob ou outros músicos, como The Pussy Riot Collective?
B: Eles podem querer manter um cargo alto, mas eles ainda aparecem para o nosso almoço no espaço, bebendo nosso vinho e roubando nosso trovão. Apesar dos excessos de estrelas do rock, eles estão tentados a abrandar a marcha Tsar Putin na Grande Rússia… um dos Pussy Riot tem parentes na Ucrânia, que NÃO estão felizes. Nós os amamos. Eles são barulhentos. Barulho é bom. Falando nisso, eu não tenho muito tempo – tenho que me preparar pra este show. Vai ser barulhento.

IT: Eu achei que no espaço ninguém conseguia te ouvir gritar.
B: Isso é besteira. Edge tem gritado comigo toda manhã. O grito é uma importante forma de comunicação. A primeira coisa que fazemos quando nascemos. Vamos deixar o mundo saber que nós chegamos.
Minha nossa. Você consegue alto aqui, respirando oxigênio puro…
Há algo mais profano, ou menos, do que estar fora deste mundo?
Primeira banda no espaço.

IT: Isso é um golpe publicitário sem vergonha?
B: Sim.

IT: Por que é ainda tão importante pra você fazer uma exibição ostensiva? Você não atingiu tudo o que quis?
B: (Fingindo ignorar a pergunta) Ei, e sobre estes Rolling Stones? Que 2023 eles estão tendo… as poucas últimas turnês deles foram algo sensacional, mas esta é a melhor até agora…
Ok, é por isso que tivemos que vir pra cá. Pra superá-los. Lá, eu já disse isso…
Você sabia que nosso pequeno show no espaço vai ser transmitido para os Estados Unidos da África? Primeira vez.

IT: Certamente é o mercado de música a se quebrar… maior que a China agora… 1.5 bilhões.
B: É verdade. Nós vimos Kilmanjaro ontem. Eu sei que foi uma decisão controversa, mas a neve falsa parece ótima daqui. Você sabe, eu estava na Tanzânia para aquela delegação liderada por Taoiseach Brian O´Driscoll para agradecer todos os músicos africanos – Youssou N´Dour, Angelique Kidjo, K´Naan, Kenna – que lideraram a campanha ‘Drop The Debt’ para a Irlanda. Nós fomos de lá para a posse de Ngozi Okonjo Iweala – primeira presidente de toda a África.
Ele é sagaz Brian O´. Eu tive muita pressão pra votar a favor do Robbie Keane quando ele concorreu contra ele. Mas aquela linha com o Comissário Europeu, Thierry Henry, não favoreceu Robbie. Deixa pra lá. Deixa.

IT: Você conhece a Presidente Iweala por muito tempo…
B: Ela é fantástica… ela era da ONE por muitos anos. Eu a conheci pela primeira vez quando ela era Ministra das Finanças da Nigéria, a ‘Polícia da Corrupção’.  Ela era a voz da razão. As pessoas esquecem como as coisas eram difíceis, mas olhe o continente agora. A pólio se foi, malária se foi, a tuberculose também… as leis islâmicas saíram da cidade… Aids está pra se tornar uma lembrança quando a vacina apareceu. Bill e Melinda ganharam o Prêmio Nobel por essa… e parece que Bill conseguiu de novo pelo seu trabalho de energia solar no Sahel. Energia renovável… não é de admirar que todas as pessoas inteligentes querem ir pra África. Embora o ar é rarefeito aqui, é abundante com a possibilidade lá…

IT: Há dez anos, em 2013, você chegou a prever o que esta década seria? Você imaginou que em somente dez anos, o fundamentalismo – tanto teísta, quanto ateísta – seria substituído por verdadeira tolerância? Esta coisa telepática que substituiu a internet realmente ajudou, não é? Isso deve ter te doído, quando o Facebook foi substituído pelo MindRead…
B: Não mesmo… Algumas das mesmas pessoas estavam envolvidas. Não vamos esquecer em que as épocas delas o Facebook podia fazer uma pergunta para os seus três bilhões e meio de usuários e conseguir uma resposta em tempo real. Coisas impressionantes. MindRead somente cortou a digitação. Sem fio. Sem mãos…

IT: Mas você não perdeu boa parte do que fez no setor de vestuário?
B: Perdi minha camisa… haha. Ali fez o sucesso que a Edun é hoje, aí ela me cortou fora. Como é rápido essas garotas que se transformam em mesquinhas. Esse negócio de moda…

IT: Então, nos últimos dez anos, vamos fazer categoria por categoria, começando com o assunto que você parece gostar de pontificar. Religião.
B: Outro irlandês disse uma vez: “Nós temos religião apenas para nos odiarmos, mas não o suficiente para nos amarmos”. Mas agora isso mudou.

IT: Certo. Amor?
B: Bem, eu estou apaixonado. Eu e Pippa temos dois filhos agora. Mercedez e Sony se dão muito bem com seus irmãos e irmãs mais velhas. Eu não achava que pudesse amar de novo depois que Ali fugiu com aquele confuso de Ballymena, Liam Neeson. Mas “o coração tem mais razões do que a razão sabe”. De qualquer forma, as pessoas ainda estão se apaixonando na Irlanda. Especialmente depois da meia noite. O argumento é que qualquer coisa dita depois das 3 da manhã prossegue. Particularmente depois das 3 da manhã.

IT: Europa.
B: Ah isso é um grande assunto nos dias de hoje, e ficando muito, muito maior. Eu comecei a realmente me preocupar novamente em 2017, quando a Grã-Bretanha saiu da Europa e Czar Putin deu uma guinada à esquerda para a zona do euro. Quer dizer, só por exemplo, Putin estava totalmente errado quando afirmou que os idosos e os orçamentos da saúde iriam nos afundar. Como um irlandês que me dá imenso orgulho que o esquema de reciclagem Solas lançado em 2015 em toda a Europa, tendo como alvo os com mais de 60, produziu alguns dos gênios mais inesperados da tecnologia … ironicamente no novo e florescente setor de soluções de saúde de alta tecnologia.
Mas o jogo inteiro mudou agora com a nova Commonwealth sob Clinton. Com os EUA, Canadá, Austrália e Índia voltar se juntando com o Reino Unido e os Estados Unidos da África … isso é quase metade da população do mundo. Acabei de ouvir que o antigo protetorado Hong Kong está também. Essa cidade sozinha acrescenta mais 57 milhões de almas. E a presidente Aung San Suu Kyi está seriamente considerando que, apesar de Burma – como a Irlanda – não fazia parte da quadrilha original… você pode imaginar como isso é complicado para mim em casa com o rei no meu ouvido todos os fins de semana … é muito real este caso de amor Inglaterra-Irlanda… eles realmente querem que nos entremos.

IT: Então, você acha que a Irlanda será mais esperta em deixar a Europa para fazer parte da nova Commonwealth?
B: Isso é coisa existencial … como esta estrela de rock bem sabe, o tamanho não é – sempre – tudo. A Europa começou a mudar a partir de um pensamento para um sentimento. Você se lembra de quando todo o Português e Espanhol se transformou no grande Irlandês … e quando o então Taoiseach “Endgame” Kenny lançou a campanha “Buy Europe”? Bem como os benefícios econômicos, aquelas coisas educadas nos uns com os outros … Alguns argumentaram que o pontapé inicial para a recuperação irlandesa. De fato, o novo ministro irlandês da Cultura Gerard Depardieu está chamando para um aniversário de 10 anos da Reunião a ser realizada em Moscou este ano – com uma performance de Pussy Riot para encabeçar. Ele está tentando levar o U2 pra lá também. Edge diz que ele não vai apoiar “um monte de garotas”, mas Adam está tudo pra isso.
Você já leu o bestseller de Depardieu, “O Arquipélago de Dingle”? Eu acho que é apenas uma divagação messiânica.

IT: E você é contra isso? Na verdade, nós demos 5 estrelas.
B: É verdade, não se deve subestimar um bom complexo messiânico … eles são uma grande diversão … Quero dizer, afinal somos chamados a andar em Seu caminho.

IT: Temas mais leves. Carros – Eu sei que você está interessado em carros …
B: Muito em novos carros eléctricos, embora o silêncio em NY é um pouco irritante, e o ar em LA é bonito. Eu ainda sinto falta de um pouco de barulho e sujeira, mas eu sou antiquado.
E estes auto-condutores mudaram toda a vibração socialmente … Pubs novamente na Irlanda rural e todos sendo orientados pra casa por computadores. Flann O’Brien não poderia ter feito tudo.

IT: Esporte.
B: Mudou muito. O golfe voltou nas Olimpíadas e a Irlanda no topo das tabelas de medalhas. E antes que você pergunte, sim, claro, eles devem ajustar para a população.
Ter sido o jockey vencedor do ano passado no Grand National foi realmente um destaque para mim pessoalmente. 100/1 com Paddy Power? Eu gosto dessas probabilidades.

IT: Filmes.
B: A mãe e o espelho de nossos sonhos. Essa coisa 3D que eles projetam em seu cérebro é boa, não é? E muito bem para o Larry Mullen por ter ganhado o Oscar. Primeiro homem a vencer de melhor atriz coadjuvante. Genial! Que conquista.
Olha, eu realmente tenho que ir … primeira banda no espaço … eles estão me chamando.

IT: Ok, obrigado pelo seu tempo … pergunta final. O que você diria dos próximos 10 anos?
B: Demorou do tempo de Jesus até o tempo de Leonardo para as informações dobrarem. Agora dobram a cada 18 meses … Então, em 10 anos, quem sabe onde estaremos fazendo um show? Eu escutei que Mick e Keith estão trabalhando em um dispositivo de viagem no tempo. Desenvolvendo-o desde os anos 60.

Felicidad 2023 tout le monde! O ano da Graça. Não são todos? Câmbio e desligo.

Bono

Fonte: The Irish Times

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

5 Replies to “Bono entrevista a si mesmo no futuro”

  1. Sensacional, hilário e sensacional. A criatividade do Bono é sem limites…Larry Mullen primeiro homem a vencer o Oscar de melhor atriz coadjuvante é de rachar o bico…hahahahahaha

  2. kkkkkkkkkkkkk… quando eu digo que não é à toa que eu adoro esse Bono!!! Ele é muito engraçado e criativo! Essa de trocar Ali pela Pippa foi a melhor! Larry com Oscar de melhor atriz coadjuvante me fez rir demais!!! kkkkk… Amei mesmo essa entrevista.aprovado Vejo que ele é um homem otimista… rsrsrsrsrsrs

Comments are closed.