Mais declarações do Larry sobre o U2 e sua carreira de ator

Mais declarações do Larry sobre o U2 e sua carreira de ator

A bola da vez dessa semana é, com certeza, Larry Mullen Jr. O baterista do U2 que quase não fala, dominou as notícias nesses últimos dias. Motivado pela estreia do seu filme – ‘The Man On The Train’ – na Irlanda, hoje, Larry concedeu várias entrevistas.

Hoje foi publicada mais uma no Irish Times. É bem interessante. Segue abaixo!

Depois de ter fundado o U2 há 36 anos, ele teve a oportunidade de construir um repertório considerável de percussão.

Larry: “O problema em ficar no fundo é que as pessoas meio que assumem que você só é unidimensional. Todo mundo sabe sobre o guitarrista e o cantor. E o baixista é o mais legal de todos no show. Eles têm nobreza. Eles se levam como se eles pudessem ter ficado na frente se eles quisessem. Na próxima vida, eu quero voltar como baixista.”

Nós frequentemente dissemos que bateristas são uma raça diferente. Caso em questão: enquanto ‘All That You Can´t Leave Behind’, Mullen e o produtor Brian Eno tinham o que as chamadas antigas “para trás e para frente” sobre a faixa de cliques gerados por computador. Dias depois Eno descobriu que o baterista havia, de fato, encontrado uma discrepância de cerca de dois milissegundos. O incidente iria inspirar Eno à colaborar com o neurocientista David Eagleman em pesquisas sobre bateristas e “tempo de cérebro”.

Larry: “Essa história é verdadeira. Eu acho que eles descobriram algo como uma divisão 60-40 em favor dos bateristas e sua capacidade de pegar em tempo. É algo que alguns bateristas apenas desenvolvem. Se alguma coisa está fora de sintonia eu vou ouvi-la e se você colocar a música em cima de algo que está fora de seu tempo nunca vai estar no tempo. Então, Eno teve de me ligar e eu tive que dizer, ‘Eu sei que eu estava certo.’ Mas só Eno iria sair do estúdio e chamar seu amigo neurocientista. Só Brian Eno teria um amigo neurocientista.”

Com certeza, o encontro com Larry Mullen Jr., pode-se acreditar – da maneira mais agradável possível – que os bateristas são realmente diferentes. Por um lado, é difícil imaginar qualquer frontman manter a linha Mullen em auto-depreciação. Ele não faz entrevistas muitas entrevistas individuais, diz ele, “porque ninguém quer ouvir o que o baterista pensa.”

Larry: “Talvez eu não sou muito confiante na minha própria capacidade de articular o que está acontecendo. E eu estou muito consciente de que, às vezes, quando eu estou assistindo uma entrevista de uma banda, mesmo eu não quero ouvir o que o baterista pensa. Você quer ouvir sobre a letra e a melodia. Isso é o creme. O que Adam [Clayton] e eu fazemos é o ‘encanamento’. Pode ser interessante para nós, mas não é tão bom como o creme.” Ele ri. “Desculpe, isso é provavelmente uma analogia bem porcaria.”
Até agora, Larry Mullen Jr. tem sido perfeitamente feliz com seu jeito, distante da plataforma 360 graus projetada por Willie. Na turnê, ele raramente se aventurava a ir para frente, exceto ocultado por um djembe ou bongo. Ele vive, como um baterista deve, tranquilamente e quase invisível com Ann, sua parceira de cerca de 30 anos, e seus três filhos Aaron, Ava e Ezra.

Larry: “Eu sou absolutamente um lixo em ser uma estrela do rock. Eu sou uma das piores estrelas de rock que eu conheço. Adoro estar em casa com meus filhos. Não há nenhuma droga. Não há nem mesmo um monte de rock’n’roll acontecendo. Eu amo ir para a estrada por um curto período de tempo. Mas eu não sou um animal apenas de rock’n’roll.”

Ele é, portanto, provavelmente, o último membro do U2 se espera encontrar em um filme. Como afinal ele acabou no papel título de ‘The Man On The Train’ da diretora Mary McGuckian?

Larry: “Foi um pouco de choque”, diz Mullen, que inicialmente se inscreveu para uma pequena parte. “Eu tinha conversado com Mary depois de trabalhar no vídeo Electrical Storm com Samantha Morton. Eu pensei que eu gostaria tentar uma participação especial ou na produção de um filme. Isso foi realmente algo que o Bono disse para mim. Ele disse: ‘Se você vai fazer um filme, não importa quão grande ou pequeno, se envolva com a produção. Então, se você é realmente ruim, você tem alguma chance de cobrir sua bunda.’
“Nós estávamos há algumas semanas, quando ela me disse que eu era o homem no trem. Então eu me virei e meu primeiro dia foi atuar com Donald Sutherland. Eu tinha que ensiná-lo a atirar na cena. E eu tinha meus braços em volta tentando parar de pensar: ‘Esse é o cara que fez Klute e Don´t Look Now’. Isso foi quase perdendo as estribeiras.”

Não deve ter sido fácil manter a fachada zen em frente de um dos rostos mais expressivos do cinema, certo?

Larry: “Não, não foi. Donald na verdade fala sobre seu rosto e o que ele pode fazer com ele. Acho que isso diz muito sobre o que ele, que estava preparado para fazer um filme comigo. Ele me levava para o lado e me dizia para acelerar algumas vezes. Ou ele se inclinava como o seu pai para dar uma palavra. Não deve ter sido fácil para ele. Deve ter sido como trabalhar com um baixista que eles só conhece duas notas.
Esta é uma das coisas mais assustadoras que eu fiz artisticamente. Quando eu olhei para aquele monte de coisa eu pensei ‘Bem, é um pouco embaraçoso, mas eu passei por isso e eu não fiz tão mal. Não é embaraçoso o tempo todo’. E se isso é tudo o que eles dizem, eu vou ser feliz.”

É mais fácil dizer nas gravações, eu me pergunto? Ele já sabia no passado quando a banda estava tomando forma?

Larry: “Você nunca pode chamá-lo assim. Já aconteceu um par de vezes em nossa carreira, quando não nem sequer notamos. ‘The Joshua Tree’ é um grande exemplo. Todas as nossas estrelas estavam alinhadas e nós não sabíamos. Há uma grande história sobre Brian Eno tentando destruir a faixa de ‘Where the Streets Have No Name’, porque nós passamos tanto tempo colocando-a junto, ele queria destruí-la com uma lâmina. Foi um trabalho árduo. E então ele saiu e nós, ‘Oh, funcionou’. Considerando que algo como Achtung Baby, nós sabíamos que estava funcionando. Quando nós conseguimos, quando algo mágico aconteceu, nós sabíamos disso.”

Ainda assim, se há uma coisa que sabemos sobre bateristas, é que eles gostam de ficar parados. Você tem que se perguntar por que um quarto de um das bandas mais vendidas iria gostar de uma mudança radical na carreira. É loucura? Ou apenas masoquismo?

Larry: “Há um pouco disso. Eu acho que eu queria me perturbar. Eu queria ter um tipo diferente de conversa. Eu queria, eu acho que, para chegar lá e trabalhar com pessoas que não têm necessariamente os mesmos objetivos ou opiniões que eu. Isso soa egocêntrico. Mas é mais a ver em ter estado em um lugar de sucesso por um tempo tão longo e não querer tomar isso como garantido. A ideia de fazer algo que você poderia cair de bunda não é algo que as pessoas geralmente querem fazer. Mas eu realmente senti que tinha que fazer isso.”

Ele não está pensando em aposentadoria precoce do negócio do encanamento, não é?

Larry: “Oh, eu ainda quero manter o trabalho diário, mas eu não quero ficar sentado por volta de seis meses quando não estamos em turnê ou gravando, enquanto eu poderia ir produzir um filme nesse tempo. Eu preciso ser capaz de fazer algo mais criativo. Fisicamente, o meu corpo tomou uma surra. Porque nós fizemos turnês por todos esses anos, eu tive problemas da cabeça aos pés. Se um atleta está usando o mesmo conjunto de músculos, ele tem sorte de sair sem ferimentos permanentes depois de 10 anos. Eu venho fazendo isso há 35 anos.”

Ele é um pouco menos entusiasmado com a ideia de fazer parte de uma banda com prestígio envelhecido.

Larry: “Você só pode fazer isso pelo tempo que sua música é relevante e por quanto tempo as pessoas ainda querem ouvir. O que os Rolling Stones fazem é excepcional, porque eles têm um legado de blues incrível. Mas, se estamos em turnê aos 60, eu gosto de pensar que vai ser porque nós lançamos um disco que é bom o suficiente para turnê. Eu não quero ser um desses músicos que, quando alguém na banda morre, eu sou um dos três de pé se perguntando: ‘Bem, o que vamos fazer agora?’.”

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.