30 anos de New Year´s Day

30 anos de New Year´s Day

Olá UVs,

Nesse Dia de Ano Novo, achei que valia à pena divulgar novamente uma interpretação de New Year´s Day que um amigo meu da Califórnia escreveu há alguns bons anos atrás. Na época, pedi autorização a ele para fazer uma versão em português para o nosso grupo, ele ficou lisonjeado e agradeceu. Seu nome é Chris Alonzo, e ele escreve muito bem. Até hoje somos amigos.

Aí vai novamente, para os que ainda não conhecem:

New Year’s Day – O hino de batalha e a prece sincera do U2


Tudo está quieto em Dia de Ano Novo
Um mundo em branco se põe a caminho
Eu quero estar com você
Estar com você noite e dia
Nada muda em Dia de Ano Novo
Em Dia de Ano Novo



Tudo está quieto… uma prece para que, por um dia, todos os conflitos em nosso mundo possam cessar. Os homens poriam de lado suas armas de maciça destruição em terras estrangeiras; terroristas poriam de lado seus planos malignos de aniquilação forjados em corações de ódio; irmãos e irmãs poriam de lado suas armas de rancor para com seus pais e mães que erraram para com eles por ignorância. Um mundo coberto com a brancura do amor e unidade que cai como neve em uma noite fria iluminada pelas estrelas quando tudo está em descanso da luz sofrida do dia; um coração batendo pela quietude da noite, para que se derrame sobre o mais longo dos dias.

Eu estarei com você de novo
Eu estarei com você de novo



Alguém ainda acredita no poder do amor? Um coração que ama derramando palavras de querer, estar tão perto, com o toque da certeza de que… “Eu estarei com você de novo”, trazendo sentimentos desconcertantes, pois o mundo lá fora está indo para o inferno, e o paraíso que você mantém por dentro pode ser o único consolo contra a loucura que se vê a cada olhada para o mundo que se afoga lá fora.

Debaixo de um céu vermelho de sangue
Uma multidão se juntou em preto e branco
Braços entrelaçados, os poucos escolhidos
O jornal diz, diz
Diga que é verdade, que é verdade…
E nós podemos atravessar
Apesar de rasgados em dois
Nós podemos ser um

Debaixo de um céu vermelho de sangue…um mundo em branco se põe a caminho…Sangue significa vida; é a única coisa que não se pode negar viver em cada um de nós, nossa identidade como humanos. O pensamento de que o céu se transformaria num refúgio da vida, um refúgio da paz e graça sustentada… porque sem sangue nós perecemos. As pessoas procuram ascensão mas lado a lado elas são transformadas, braços entrelaçados para suportar o ódio em suas mãos, incapazes de suportar a morte de entes queridos em seus braços…porque nesse dia, então, o preconceito, ódio, cobiça e religiosidade que nos tem rasgado em pedaços, nos tem rasgado em dois e nos faz olhar um para o outro com olhos de intolerância e injustiça; a esperança é de que possamos ser um. E talvez tenhamos pouco controle sobre os outros, além da rua, além da cidade, além do oceano, além de terras estrangeiras, mas que essa esperança possa fazer deste um dia para transformar o errado em certo para com o ser amado, para você e eu, para fazermos a coisa certa, mesmo que estejamos feridos.

Eu…eu começarei de novo
Eu…eu começarei de novo

As mudanças acontecem de dentro para fora…deixe a paz existir e que ela comece comigo.

Oh…
Talvez a hora seja essa
Oh…talvez esta noite…

Tempo…é tudo o que temos, tudo de que precisamos. Enquanto essa noite celebramos o fim de outro ano, e olhamos com ansiedade para o ano novo, talvez o que precisamos seja habilidade para resolver questões de anos passados. Talvez o tempo esteja certo, nós temos que atravessar… talvez essa noite, nós faremos as escolhas que farão os próximos dias serem promissores nesses tempos incertos.

Eu estarei com você de novo
Eu estarei com você de novo

Quem é você que quer estar comigo de novo? É você Deus? Pode realmente ser você? Você ainda me quer? Você ainda quer estar comigo? Com tudo o que eu tenho feito, eu pensei que tivesse roubado sua canção, que tivesse esmagado seu coração, que sua voz não tivesse mais a habilidade de cantar as canções que você costumava cantar para mim. O que é que você quer de mim neste Dia de Ano Novo? Alguém ainda acredita nas mãos do Amor, na voz do Amor, no coração do Amor? “Eu estarei com você de novo”… Eu preciso agora, cantar uma nova canção no Ano Novo. Os problemas do ano passado quase partiram nossos corações, mas se você estiver conosco de novo, tudo estará bem, e nós mais uma vez iremos recuperar o que deveria ser a nossa era dourada de humanidade.

E nos disseram que essa é a era dourada
E ouro é a razão para as guerras que promovemos
Embora eu queira estar com você
Com você noite e dia
Nada muda
Em Dia de Ano Novo
Em Dia de Ano Novo

Nada muda? No horizonte distante parece que isso é verdade novamente, no novo ano… mas eu tenho esperança outra vez nesse novo ano, de que, se nada muda nas circunstâncias desse mundo, pelo menos saiba que a mudança começou em mim…

Por Chris M.Alonzo
Tradução e Adaptação por Maria Teresa M.da Rosa 

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

2 Replies to “30 anos de New Year´s Day”

  1. O mérito é todo do Chris, Patricia. Uma vez disse a ele que ele devia publicar um livro sobre o U2. Eu gostaria de ter esse dom! sorriso

Comments are closed.