Bate papo exclusivo com Peter Rowen, o eterno ‘Boy’ das capas do U2

Bate papo exclusivo com Peter Rowen, o eterno ‘Boy’ das capas do U2

Primeiramente, gostaria de falar que eu (Fernanda) fiquei muito feliz em poder conversar um pouco com o Peter. Ele foi muito simpático, solícito em dar essa entrevista. Na verdade, classifico mais como um bate papo, uma conversa porque não quis abusar da boa vontade dele. E apoiada pelos meus companheiros de trabalho aqui na UV – Ricardo e Leah – consegui algumas declarações exclusivas do Peter.

Pra quem não lembra Peter Rowen é o garoto que aparece nas capas do U2-3, Boy, War e The Best Of 1980-1990 e recebeu do U2 barras de chocolate como forma de ‘pagamento’. Além disso, Peter (que é irmão do Guggi, melhor amigo do Bono desde a adolescência) também aparece no clipe da música ‘Two Hearts Beat As One’.

O “menino” cresceu e virou fotógrafo profissional. Ele já teve algumas oportunidades de fotografar shows do U2 e não foi diferente na mais recente turnê da banda, a 360°. Inclusive a foto da capa do U22 – álbum duplo exclusivo para assinantes do U2com – é de autoria do Peter. Agora algumas destas fotos dos shows estão à venda em seu site. Aproveitando esse gancho, entrei em contato com o Peter. Espero que gostem do resultado!

Fernanda: O U2 te convidou para tirar fotos de alguns dos shows deles. Você acha que foi diferente do que fotografar o show de qualquer outra pessoa? Quero dizer, é mais fácil ou mais difícil por vocês serem amigos?
Pete: Foi muito bom fotografar os shows do U2. O fato de eu conhecê-los certamente fez a coisa ser muito mais prazerosa. É maravilhoso ver esse cara (Bono), que cresceu na minha rua, vivia na minha casa e que foi também para a mesma escola que eu entretendo públicos enormes ao redor do mundo.

Fernanda: Como foi a experiência para você em fotografar a turnê 360°? Um palco grande cercado de pessoas… O que era mais importante pra você: capturar os pequenos detalhes, as expressões dos integrantes ou a magnitude do palco?
Pete: Como eu disse, toda a experiência foi incrível. Meu objetivo principal, eu acho, foi tentar e obter algumas boas imagens da banda. Foi um pouco complicado fazer isso, mesmo porque eu estava bem na beirada do palco e, na maior parte do show, eles ficaram longe de mim. Eu gostaria de ser capaz de ter chegado mais perto!

Fernanda: Você gostaria de fazer uma exposição com as suas fotos do U2? Ou talvez lançar um livro como o Anton Corbijn?
Pete: Eu adoraria fazer uma exposição… Na verdade, há uma pequena galeria em Nova York que pode estar interessada em fazer! Veremos… Um livro, claro, seria ótimo. O que eu amaria fazer (se o U2 fizer outra turnê) é um ‘behind the scenes’, tipo ter acesso à todas as áreas com o U2… Eu não acho que isso já tenha sido feito adequadamente antes e eu adoraria fazer… Poderia ficar o máximo!

Fernanda: Você já pensou em fotografar o U2 na América Latina, especialmente no Brasil? A banda sempre diz que o público brasileiro é muito apaixonado, tem uma energia especial…
Pete: Eu adoraria fotografar o U2 no Brasil. Eu nunca estive na América Latina, mas já ouvi dizer que é maravilhoso! Eu espero, algum dia!

Para saber mais sobre o trabalho do Peter Rowen como fotógrafo, acessem seu BLOG e SITE, onde também estão disponíveis as fotos da U2 360° que estão à venda.

Mais uma vez agradeço publicamente a gentileza do Pete.

Por Fernanda Bottini

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

6 Replies to “Bate papo exclusivo com Peter Rowen, o eterno ‘Boy’ das capas do U2”

Comments are closed.