McGuinness presta homenagem à pioneiro do mundo das turnês, que trabalhou com o U2

McGuinness presta homenagem à pioneiro do mundo das turnês, que trabalhou com o U2

Frank Barsalona, fundador da Premier Talent e um dos pioneiros dos negócios das turnês modernas, faleceu na manhã do Dia de Ação de Graças depois de uma longa doença. Para homenageá-lo, foi pedido para que Paul McGuinness escrevesse algo sobre ele. Segue abaixo:

“Tentar conseguir que o U2 assinasse com a Premier Talent foi o motivo de minha viagem para Nova York, pela primeira vez em 1980. Eu era um empresário começando, mas eu sabia que a Premier era a agência que tinha conduzido a ‘Invasão Britânica’ para o The Who, Zeppelin e todas as grandes bandas. O U2 estava gravando seu primeiro álbum, ‘Boy’, em Dublin, com Steve Lillywhite produzindo para  Island Records. Quando eu cheguei a Nova York, eu telefonei para o escritório do Frank Barsalona para marcar uma reunião. Eles pegaram meu número, talvez eles teriam me ligado de volta. No dia seguinte, meu pai morreu de repente em Dublin. Eu telefonei para a Premier e disse que não poderia ver Frank naquela semana porque eu estaria no funeral, mas eu voltaria. Ele tinha que me ver quando eu retornasse, eu era o cara da Irlanda cujo pai tinha morrido…

Quando eu encontrei com o Frank uma semana ou duas depois, ele escutou as fitas do U2, olhou um videoclipe que eu tinha feito e (com um pouco de incentivo de Chris Blackwell, que já tinha socorrido sua agência uma vez) concordou em representar a banda. Essa foi a aliança mais importante que já tínhamos feito até então.

Através dos anos 80 na América do Norte, Barbara Skydel e Frank guiaram o U2 para se tornar uma das maiores bandas ao vivo, que são até hoje. Durante muitas noites, sentado em seu escritório, ele me contou suas histórias depois que todo mundo já tinha ido embora pra casa, ele me deu minha educação em negócios. As vezes íamos ver o jogo dos Yankees, mas na maiorias nós sentávamos e ele falava muitas vezes até meia noite.

Ele me ensinou e ao U2 algo que nos colocou numa posição boa desde então – que um artista tem duas carreiras paralelas: uma no disco e outra ao vivo. O fato de que o sucesso do álbum veio depois para o U2 foi compensado pela sua rápida ascensão à fama, como uma das grandes atrações ao vivo.

Ele e sua rede de promotores regionais nos deu muita de sua habilidade e sabedoria. Em 1991/92, nós fizemos a ambiciosa, cara e merecidamente lendária ZOO TV Tour. Nós mantivemos o preço dos ingressos baixo e quebrou mesmo.

Em 1997, quando os custos foram mais altos ainda, nós estávamos planejando a PopMart Tour e nós mudamos o modelo de negócios e decidimos tentar ofertas de grupos interessados, que iriam firmar durante toda a turnê mundial e assumir o risco que a banda tinha até então tomado. Isso significou trabalhar sem um agente e eu tive a dura tarefa de informar Barbara e Frank que o U2 não era mais cliente da Premier. Os negócios estavam mudando. Eu tive que falar o mesmo para Flooks of Wasted Talent, que foi nosso brilhante agente no resto do mundo.

Então, nós começamos a trabalhar pelo mundo com Michael Cohl e Arthur Fogel, em seguida trabalhando sob o nome de TDA. Embora Michael não faça mais parte da organização, TDA se tornou SFX, que se tornou Clear Channel e a atual Live Nation organização de shows, que é em muitas maneiras a sucessora do trabalho de Frank Barsalona. Nós continuamos trabalhando com Arthur Fogel, que foi o primeiro a tocar o U2 em El Mocambo em Toronto, em 1980, uma data reservada pela Premier.

Frank foi um grande homem e nós não veremos alguém similar novamente. Minha solidariedade e condolências vão para sua esposa June e sua filha Nicole.”

Fonte: Billboard.biz

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

Comments are closed.