‘Give Us The Money’: Documentário sobre ativismo de Bono e Bob Geldof

‘Give Us The Money’: Documentário sobre ativismo de Bono e Bob Geldof

A BBC está exibindo uma série de documentários chamada ‘Why Poverty?’ e um desses episódios analisa o ativismo das estrelas de rock. ‘Bono e Bob Geldof estão realmente fazendo um bom trabalho?’, muitas pessoas fazem essa pergunta, acusando os dois de querer fazer auto-publicidade. ‘Give Us The Money’ mostra como as celebridades se tornaram porta-voz da África.

O diretor Bosse Lindquist disse que, na verdade, não esperava encontrar nada “muito bom ou impressionante” sobre Bono e Geldof. Então, ele entrevistou os dois e foi surpreendido pela dedicação deles. Ambos passaram anos fazendo lobby com líderes mundiais, insistindo na pressão pública para reduzir a dívida da África. Bono chegou até a estudar economia para compreender melhor essas questões.

“Bono e Geldof realmente ajudaram a reduzir a dívida e arrecadaram bilhões em ajuda,” disse Lindquist. “Eles tiveram um impacto mensurável na saúde e educação… Eles certamente vêm fazendo mais do que eu ao longo dos últimos 30 anos para efetuar a mudança”.

Sobre os ‘click ativistas’, aqueles que ‘curtem’ (‘Like’) páginas no Facebook ou assinam petições, Lindquist falou: “Eu sempre desconfiei dessas campanhas porque parece muito superficial apertar um botão. O quanto isso pode alcançar? Mas então Bono e Bob Geldof me dizem que isso pode alcançar muito; se você acumular 12 milhões de assinaturas, você pode fazer uma impressão aos políticos – e pressão política é importante.”

Infelizmente, o site BBC iplayer exibe os programas da TV somente para o Reino Unido. Mas segue o trailer.

ATUALIZADO: Recebi a dica de que o canal Futura está transmitindo o documentário ‘Why poverty?’.

Mundo.Doc
Domingo: 25/11 – 19h30
De segunda a sexta – 21h30

Informações: The Arts Desk e Brisbane Times

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

2 Replies to “‘Give Us The Money’: Documentário sobre ativismo de Bono e Bob Geldof”

  1. O Canal Futura está exibindo essa série de documentários desde o dia 22 de novembro pelo Mundo.doc. É só olhar na grade de programação do canal.

Comments are closed.