MEMÓRIA: Há 12 anos o U2 fazia pocket show no Rio de Janeiro

MEMÓRIA: Há 12 anos o U2 fazia pocket show no Rio de Janeiro

A U2 Week 2000 aconteceu há exatos 12 anos. O U2 aterrissou no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, para promover o álbum ‘All That You Can´t Leave Behind’. Os irlandeses ainda aproveitaram e gravaram um clipe para a música ‘Walk On’.

A banda fez um pocket show para a Rede Globo, que foi exibido no programa Fantástico. Como eles mesmos disseram, foi uma forma de ‘compensar’ os fãs que não conseguiram assistir ao show da PopMart, em 1998, devido a inúmeros problemas de congestionamento na cidade.

Uma homenagem do U2 em respeito aos fãs brasileiros! E algumas pessoas do fã clube UltraViolet-U2 estiveram presente neste show e contam sua experiência de como foi a U2 Week.

Túlio Romanelli (texto escrito na época):

“É difícil até começar a falar…..

15 hrs – estávamos todos no Rio Sul (shopping perto daqui de casa), de onde saímos em três vans para o Projac. Acho que talvez naquele momento estava me dando conta de que estava indo à um show do U2, tudo bem que um show para a gravação da Rede Globo e não um show convencional, mas talvez por isto mesmo um momento único.

Os outros fã-clubes – Chegamos lá por volta das 16 horas e por lá soubemos que os outros fã -clubes agiram na surdina e pelo visto já haviam garantido o ingresso antes de nós. Lá estavam todos nós, o Followers e o U2-Brasil, pelo menos dentre os que eu sei de nome.

Franco Bruni – Pois é … não é que estava lá entre nós – na “recepção” da Globo o tal do Franco Bruni ?!?! O cara tava lá tentando se explicar diante de diversos fãs sobre a desastrosa noite da Popmart (para alguns, diga-se de passagem) em solo carioca. O cara não soava convincente em quase nada do que falava, chegou até a colocar o U2 na roda e dizia ter todos os documentos provando que pagou tudo à todos … pois é, mas alguém deve saber mais disso do que eu. Aguardem outras notícias do ocorrido.

Os tais VIPS – Ao contrário do que se tentou afirmar aqui, na minha opinião, a Rede Globo deu um show de profissionalismo; os tais VIPS assistiram o show atrás de nós, sendo que alguns entre nós (pelo visto por fazerem questão mesmo). Só do meu lado estavam a Letícia Spiller (para a minha total felicidade!) e parte do elenco de Malhação, que só pude perceber quando um deles esbarrou em mim e pediu desculpas. Aquele que faz o tal de Toro parecia estar tão espantado quanto qualquer um de nós, falando ao telefone … “puts! eu não acredito que estou aqui, o U2 vai tocar aqui na frente, consegui entrar!”. No mais, Jota Quest, Toni Garrido, George Israel (kid Abelha), Leila, entre outros.

O show !!!! – Vamos ao que interessa … puta que pariu !!!!!!! Eu não acreditava que poderia estar assistindo o U2 logo depois de um lançamento como ATYCLB !!! Puts … indescritível, ver eles tocando três das músicas do álbum mais The Ground Beneath The Feet. Por sinal acho que nem o Zeca Camargo… pois o cara se emocionou ao dizer que jamais poderia chegar e dizer “Com vcs … o U2!”

Assim como já foi dito aqui, o U2 cantou as músicas Beautiful Day, Elevation, Stuck In a Moment You Can’t Get Out Of. Por problemas técnicos, o grupo teve de regravar Beautiful Day e, de canja, fez a alegria da galera com um bis de Stuck In a Moment You Can’t Get Out Of. Antes de repetir Beautiful Day, Bono, atencioso com o público, relembrou a vinda da banda ao Brasil há dois anos e disse, em português arranhado, que a música era “para as pessoas no trânsito”. O que será que o Sr Bruni (que provavelmente estava assistindo tb) achou disto?! O Bono ainda disse algo como “Gostaria que vocês tivessem tido helicópteros para ir ao show”. Puts nem vou dizer mais nada …. quando me recompor eu falo mais. Tb se ficarem boas, dou um jeito de colocar as fotos que eu tirei no meu site, qq coisa eu falo. Só posso encerrar com a frase que a Letícia (a Spiller) falou ao fim do show … MUITO FODA!!!!!!

Bom, agora vou dar um chega lá no Copacabana Palace pois o Evandro me ligou e disse que de fato eles devem ficar por aqui até amanhã. Alguns UVs ainda não viajaram e hoje talvez ainda role alguma coisa por aqui!

Queria MESMO que todos pudessem estar aqui….. mas ao menos vocês vão ver (espero que a Globo não edite) a UV foi bem marcante no show, o Bono recebeu as flores que as meninas levaram e tudo mais! O Diogenes mesmo ficou batendo um “papo” com o Huck e o Zeca, já que foi selecionado pelo Fantástico. Ele é mais um que está por aqui e deve marcar presença no Palace e depois no Pub Irlandês.”

Ana Vitti (texto atual):

“Essa próxima semana de novembro que entra traz com ela um sentimento confuso: misto de saudade com vontade de voltar no tempo e viver tudo de novo. Há 12 anos uma galera da UV se reuniu no PROJAC na Rede Globo para assistir a gravação de um pocket show que o U2 veio fazer.

Minhas lembranças a essa altura do campeonato são um pouco confusas: me lembro que o André Braun, que naquela época já trabalhava na Globo, foi quem nos informou sobre esse show. O U2 viria e gravaria umas 4 músicas para o Fantástico. Os fãs seriam convidados a ir, mas era um número restrito. Se não me engano, foram convidados apenas a UV e um outro fã-clube, o Followers.

A minha logística para esse ir a esse show beirou à insanidade. Eu tinha uma filha, na época com 5 anos, estava trabalhando full time e morava a quase 1000 quilômetros do Rio. Por um golpe de sorte sem precedentes, meu marido trabalharia naquela semana no Rio e já tinha até hotel reservado. Cheguei na minha chefe e abri o jogo: expliquei que iria ver o U2 e faltaria durante aquela semana. O mais incrível é que ela aceitou de boa. Feito os arranjos todos, foi só partir para o Rio.

De posse dos telefones do pessoal, me lembro que o Braun nos encontraria para irmos todos ao aeroporto. Meu Deus! Que aventura andar de carro com o Braun!! Os cariocas dirigem como loucos!! Chegando ao Galeão, descobrimos que o avião do U2 tinha chegado durante a madrugada e portanto, nós tínhamos perdido a viagem. Com essa etapa resolvida, fomos para o Copacabana Palace, fazer plantão lá na frente. Esperamos por um tempo que pareceu longo demais, mas no meio da tarde eles desceram!! Vieram falar com os fãs e dar autógrafos!! Foi uma loucura geral!! Eu consegui o autógrafo do Edge, Adam e Larry. O do Bono, infelizmente ficou apenas na vontade.

Como sempre acontece quando o assunto é U2, uma das melhores coisas foi poder conviver com o pessoal: nessa U2 week tive oportunidade de conhecer uns UVs cariocas (Túlio, Gabriela Godoi, 
Gracia – que estava grávida da primeira filha). Evandro e Gisele Moura, que tinham vindo do Nordeste!! Um pessoal de Porto Alegre e a Maria Teresa. Reencontrei Juliano Disse, que foi um dos primeiros moderadores da UV. Uma das melhores coisas do U2 sempre foram os fãs! Me perdoem os que eu não citei, pq tinha muita gente!

No dia do pocket show, fomos ao PROJAC em 3 vans que tinham sido organizadas e providenciadas pela Gabi. Frio na barriga total enquanto esperávamos o momento de entrar no estúdio. Ficamos na “praça de alimentação” da Globo assistindo a gravação(acho que era da Xuxa) enquanto o momento não chegava. Assim que nos convidaram pra ir pro estúdio, a loucura foi total. Me lembro de ter desviado do Luciano Huck, que queria entrevistar os fãs. A única coisa que eu queria era chegar lá na “grade” do estúdio!!

A banda tocou 4 músicas apenas. Para nossa felicidade, eles erraram e tiveram que tocar “The ground beneath her feet” duas vezes. Havia vários atores globais no estudio. Eu só fiquei sabendo depois que eles estavam lá, porque não conseguia me concentrar em nada que não fosse os meninos de Dublin!

Passado o pocket show, precisei vir embora. Mas o pessoal que ficou nos dias seguintes conseguiu até acompanhar a gravação de Walk On no Rio!!!

Na página da UV tem várias fotos, para quem quiser saber um pouquinho como foi essa semana pra lá de especial. Deem uma procurada pelos arquivos que vocês acharão preciosidades!”

http://br.groups.yahoo.com/group/ultraviolet-U2/files/

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.