Entrevista exclusiva com Peter Rowen

Entrevista exclusiva com Peter Rowen

O garoto da capa dos álbuns ‘Boy’, ‘War’, ‘The Best Of 1980-1990’ e ‘U2-3’ cresceu e hoje está com 37 anos. Peter Rowen é irmão de Guggi, um dos melhores amigos de Bono desde a adolescência, e se tornou fotógrafo.

O U2France fez uma entrevista exclusiva com ele. Confiram: 

Você já considerou ser o garoto das capas do U2 como um problema?
Peter: Não… Isso nunca foi um problema. É algo que eu fiz quando criança e que foi apenas sumindo… Na época, era como uns dias fora da escola e um pouco de diversão! Eu olho pra isso hoje e acho muito legal que meu rosto está na capa do primeiro álbum do U2!

É muito difícil reduzi-lo em um único adjetivo quando se trata do seu olhar na capa do álbum War. É um olhar provocativo mas temeroso, um olhar determinado que desafia as pessoas a continuarem olhando para o seu rosto. Você se lembra qual foi seu estado de espírito na época para fazer aquele olhar particular?
Peter: É muito difícil pra eu me lembrar sobre aqueles ensaios que eu fiz com o U2, aliás a maioria das minhas memórias de infância já se foram!  (Eu acho que memória ruim é de família!!) O que eu estava pensando na época… Eu realmente não sei! Como criança eu sei que eu amava me apresentar na frente das pessoas (eu era um pouco exibido), então eu diria que posar veio naturalmente para mim.

A capa do álbum Boy foi censurada nos Estados Unidos porque era suspeito de ter conteúdo pedófilo. Qual sua opinião sobre isso?
Peter: Pessoalmente, eu acho que há muita paranoia sobre tudo isso…

Você provavelmente já se deparou com uma foto sua de criança na capa do álbum do U2 em alguma loja. O que você sente nessa circunstância?
Peter: Eu já passei por muitas fotos minhas muitas e muitas vezes em lojas de discos ao longo dos anos… Sim, foi sempre bom…

Qual é a sua foto favorita entre as que você tirou quando era um menino para o U2?
Peter: Eu amo algumas ao ar livre que nunca foram usadas… elas apareceram num livro há alguns anos. Foi a primeira vez que eu as vi e sim, eu gosto muito delas… Eu consigo ver uma semelhança grande em algumas delas com a minha filha de 12 anos.

Uma vez você disse que ter escolhido a carreira de fotógrafo não tinha nenhuma relação sem ter sido modelo para o U2. Quando você sentiu que queria ser fotógrafo?
Peter: Meu interesse pela fotografia surgiu do meu interesse em desenhar quando eu era garoto… Eu percebi olhando para trás que eu nunca fui muito de ler, mas eu sempre amava olhar as fotografias e os desenhos. (Arte era uma das coisas que eu fazia na escola!). Então, quando tinha uns 17 anos um amigo me apresentou à fotografia e instantaneamente me apaixonei… em um ano eu estava trabalhando como assistente de fotógrafo em tempo integral.

Você é um fã do U2. O que você na música deles, você tem algum álbum ou música favorita?
Peter: Sim, eu acho o U2 maravilhoso. Álbum preferido provavelmente Achtung Baby. Música favorita seria provavelmente ‘Stay’.

Você esteve em diversos shows do U2, entre eles em Slane Castle em 2001, Barcelona em 2005, como também Dublin, Paris, Roma e Montreal durante a turnê 360°. Quais destes shows do U2 foram inesquecíveis e por que?
Peter: Provavelmente o de Slane Castle em 2001… Foi a primeira vez que eu fui fotografar a banda, o que foi uma experiência maravilhosa… Foi também uma época de grandes mudanças na minha vida, foi um período bem difícil pra mim. Eu fotografei o primeiro show para o Irish Times, onde eu estava trabalhando na época, e no próximo final de semana eu fui como convidado. Estes dois shows, por razões diferentes, são os mais memoráveis para mim.

O que você acha da turnê 360°?
Peter: Eu acho que a turnê 360° foi incrível… eu vi umas seis ou sete vezes e nunca deixou de me impressionar. Eles são uma banda realmente excelente ao vivo.


Foto de Peter Rowen, U2 em Montreal

A maioria dos fãs considera ‘Where The Street Have No Name’ a música mais poderosa no show. Algo me faz pensar que ‘Bad’ é ainda mais intensa para você…
Peter: Sim, ‘Bad’ foi escrita para e sobre meu irmão Andy, que lutou contra o vício por muito tempo da sua vida e graças a Deus ele vai bem hoje em dia.

Rumores dizem que o Bono mostrando o dedo no início do show em Paris em 18 de setembro de 2010 era uma mensagem para você. É verdade?
Peter: Há! Possivelmente… Você deveria perguntar para o Bono responder essa!

Você fez uma aparição no vídeo de ‘Two Hearts Beat As One’, que foi gravado em Paris. Qual é a primeira coisa que você sente quando assiste este clipe de novo?
Peter: Eu só vi agora! Minha primeira reação foi ‘Nossa… esse vídeo tem 30 anos!’ Isso significa que eu estou ficando velho! Caramba!

O que você lembra de Paris em 1983?
Peter: Na verdade, eu lembro (de novo) muito pouco! Uma das minhas poucas memórias é do Anton Corbijn tocando a bateria do Larry e quando ele terminou, ele pulou do banco e saltou sobre a bateria! (provavelmente algo fácil de fazer quando você é tão alto!)

Eu andei lendo que você gosta de Paris. Qual é a coisa mais sedutora na nossa capital pra você?
Peter: Sim, Paris é incrível… a arquitetura, a comida, o tempo, a aparência legal das pessoas, as bicicletas! Muitas bicicletas!

Qual foi a última vez que teve entrou em contato com o Bono ou com alguém da banda?
Peter: Eu acho que foi no ano passado, talvez.

Qual é a sua foto favorita do Anton Corbijn?
Peter: Eu gosto de muitas fotos do Anton! Eu tenho uma bela foto que ele tirou de mim e da banda em 1983/84… Foi tirada numa pequena floresta na rua onde eu cresci… está pendurada na parede da minha sala… Eu adoro aquela foto!

Já faz 30 anos que você posou para as capas dos álbuns do U2 e agora uma das suas fotos foi escolhida para ser a capa de outro álbum do U2 – U22. Como você se sentiu?
Peter: Sim, foi muito legal… Fiquei encantada deles usarem uma das minhas fotos!

Que tipo de foto de trabalho você gostaria de fazer para o U2?
Peter: Eu gostaria de fotografar a capa do próximo álbum de estúdio deles… Isso seria muito legal!

Se a gente te mandasse um monte de barras de chocolate (o U2 deu chocolate para o Peter para ele posar para os álbuns), você faria uma resenha do próximo show do U2 somente para a gente?
Peter: Claro! Por que não?

O que podemos esperar no futuro sobre a sua carreira?
Peter: Eu adoraria fazer melhor e melhor o que eu faço… O que vem em seguida eu não sei… Veremos!

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.