Exploração de petróleo na Irlanda pode colocar em risco região onde Bono vive

Exploração de petróleo na Irlanda pode colocar em risco região onde Bono vive

A empresa Providence Resources, exploradora de gás e óleo, pretende realizar perfurações exploratórias por petróleo numa região no sul da Irlanda, em Dublin Bay a 4 milhas de Dalkey, onde estão as residências de Bono, do U2, e também do músico Van Morrison e do ex-piloto de F1, Eddie Irvine.

A Providence já divulgou no início deste ano a descoberta de um grande campo de petróleo na costa sul da Irlanda, em Barryroe. Porém, o diretor executivo da Providence, Tom O´Reilly, acha que na Irlanda tem muito mais a ser descoberto. Em entrevista à BBC, na semana passada, ele falou que espera que a exploração comece no início do ano que vem.

Naturalmente os ambientalistas irlandeses estão indignados com essa situação e com o governo que emitiu uma licença de exploração para a Providence, sem antes encomendar um estudo de impacto ambiental ou fazer inquéritos públicos.

Porém, para a Irlanda, um dos cinco países do euro a pedir um resgate internacional, a extração de recursos nacionais poderia ser uma maneira de ajudá-la a sair da sua pior recessão, defende O´Reilly.

As opiniões continuam divididas. Dan Finnegan, dono do bar Finnegan – um dos favoritos de Bono – apoia o projeto. Ele acha que o país precisa da exploração para ajudar a aliviar os problemas econômicos da Irlanda, que se iniciaram em 2008 com o colapso do mercado imobiliário e a crise bancária.

Por outro lado, os pescadores locais são contra o projeto, cujo o local de perfuração seria no meio de uma zona de pesca.  Os moradores também estão preocupados com um possível derramamento de óleo. “Se houvesse um derramamento de óleo, seria um desastre para as pessoas que vivem aqui,” disse o escritor John O´Sullivan. “Eles nunca vão conseguir permissão para perfurar comercialmente, os moradores endinheirados daqui vão ver isso.”

Informações de Forbes e Bloomberg

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

One Reply to “Exploração de petróleo na Irlanda pode colocar em risco região onde Bono vive”

  1. Mas … mas … é a casa do Bono! Eu acho que a região deveria ser tombada como patrimônio histórico.
    (Linda foto, a segunda. Eu já passei por lá e vi essa ilhazinha, coisa linda.)

Comments are closed.