Parabéns ao The Edge!

Parabéns ao The Edge!

David Howell Evans, ou simplesmente The Edge, está completando 51 anos nesse dia 08 de agosto. Um homem de mil e uma utilidades, por que não? Ele toca guitarra, piano e teclado, compõe e canta.

The Edge é mais do que um guitarrista, ele é um cientista. Os outros podem têm pedais com poucos efeitos, mas ele tem um armário cheio de efeitos e eletrônicos. Poucos são os artistas que conseguem se tornar uma ‘marca’ e ele é, com seu jeito próprio de tocar guitarra. Seu estilo deu característica ao som do U2. Um cara de poucos acordes, mas com muitos efeitos de delay. The Edge fez riffs memoráveis que marcaram a música do U2 e são reconhecidos pelos fãs e amantes do rock and roll.

Nascido em Londres, segundo filho de pais galeses, e que se mudou bem pequeno para a Irlanda. O destino o fez ser amigo de Adam, baixista, ainda criança em Malahide e depois se re-encontrarem novamente. Edge também já tinha ouvido falar de Bono anos antes mesmo de conhecê-lo num horário de almoço da Mount Temple School. E foi por meio do seu professor de música que ele ficou sabendo que Larry tocava bateria e queria formar um grupo.

Eu diria que os pais de Edge, Garvin e Gwenda (falecida em junho, veja aqui e aqui) tiveram grande influência na iniciação de Edge na música. Sua primeira guitarra foi dada pela mãe quando ele tinha sete anos. Não era somente um brinquedo para ele. Apesar de não saber tocar ainda, ele ficou encantado. Além de ouvir todo tipo de música em casa, seu primeiro contato com o rock na roll veio num Natal, quando ele assistiu ‘A Hard Day´s Night’, dos Beatles, na televisão. A partir daí, Edge e o irmão Richard – também conhecido como Dick – se juntavam pra comprar discos juntos de bandas que eles gostavam e aprender a tocar e, praticamente, construir uma guitarra também, já que ambos curtiam esse lance de montar e criar eletrônicos, explosivos – genes herdados do pai, que era engenheiro.

Dick chegou a entrar no U2, quando ainda a banda nem tinha esse nome, juntamente com o Edge, que ganhou este apelido de Bono. Edge sempre muito responsável, levava a banda a sério, mas também não deixava os estudos de lado. Sua mãe é considerada a primeira roadie do U2 porque levava para os shows e ensaios os, então, adolescentes e seus instrumentos no carro dela. Saiba mais aqui.





Edge também passou a participar de um grupo religioso ao lado de Bono e Larry. Isso o tirou da banda, quando ele ficou dividido entre seus ideais cristãos e o estilo de vida do rock and roll. Foi na época do álbum October. Mas, seguindo os conselhos de Bono que lhe disse para ouvir seu coração, Edge decidiu continuar na banda, já que viu que era possível manter uma vida espiritual ao mesmo tempo em que ele acreditava estar fazendo algo muito especial com o U2 também.

Edge se casou pela primeira vez com Aislin em 1983 e teve três filhas: Hollie, Arran e Blue Angel. Porém, o casal se separou em 1990, só se divorciando em 1996. Durante o documentário ‘From The Sky Down’, tivemos noção do quanto esse momento difícil afetou não somente a vida do Edge, mas também de toda a banda.


Felizmente, Edge encontrou um novo amor. Morleigh, coreógrafa e dançarina da turnê ZOO TV, já era sua amiga antes. O casal se uniu, casando-se oficialmente em 2002, e tem dois filhos: Sian e Levi.

Sua genialidade é tão grande que vai além do próprio U2. Edge já participou de algumas parcerias e, inclusive, tem um álbum solo – ‘Captive’ – a trilha sonora do filme de mesmo nome.

Ao lado do companheiro de banda, Bono, Edge também compôs a trilha do musical da Broadway ‘Spider-Man: Turn Off The Dark’, que bateu recorde de arrecadação. Re-leia aqui.

Edge também foi um dos protagonistas do documentário ‘It Might Get Loud’ (A Todo Volume). Ele juntamente de Jimmy Page e Jack White mostraram sua relação com seu instrumento: a guitarra. Três gerações diferentes, que compartilham da mesma paixão. Um filme bem legal, não só para guitarristas, mas todos os amantes de música e, principalmente, do rock and roll.


Não foi à toa que o Edge foi escolhido para fazer parte deste documentário. Sempre detalhista, perfeccionista e estudioso, Edge foi considerado pela revista Rolling Stone o 38° melhor guitarrista de todos os tempos.

Mas claro, fazendo parte do U2, não tem como não se envolver em alguma causa social. Sabemos que Bono é o que mais desenvolve seu lado humanitário, mas Edge não fica atrás. Em 2005, ele co-fundou o ‘Music Rising’, um projeto com o objetivo de restaurar a cultura musical da Costa do Golfo (EUA) que foi devastada pelo furacão Katrina. A organização substitui os instrumentos que foram perdidos pelo desastre.

Inicialmente, o objetivo era atender somente os músicos profissionais que tinham sido afetados pelas tempestades. No entanto, agora, eles estão ajudando também escolas e igrejas, que perderam seus instrumentos.


Desde então, Edge também deixou público seu apoio às organizações New York Food Bank (banco de alimentos) e Mencap, na Irlanda do Norte (atende pessoas com deficiência mental). No ano passado, Edge também se envolveu na produção de um documentário sobre menores de rua nos Estados Unidos. O programa chamado ‘The Break’ foi ao ar na MTV americana e também conta com uma música inédita composta por ele – ‘No Home Like Place’. Re-leia aqui.

Por Fernanda Bottini / Fotos: Ricardo Rocha

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

3 Replies to “Parabéns ao The Edge!”

Comments are closed.