U2 Playlist com Willie Williams

U2 Playlist com Willie Williams

Muitos fãs já conhecem o Willie Williams. Ele ocupa o cargo de designer de iluminação e diretor de show. Além de escrever o diário das turnês, ele já trabalha com o U2 desde os anos 80, por isso conhece bem o catálogo de músicas.

Confiram a U2 Playlist de Willie Williams!

Even Better Than The Real Thing – Live, ‘Fish out of water’ Remix

Na hora que você está entrando no terceiro ano de turnê recorde em estádios, que passou pelo mundo todo, as forças gêmeas de confiança sólida e protelando o tédio podem produzir resultados notáveis. Se você tiver um talentoso engenheiro de remix na estrada com você, as possibilidades de diversão aumentam. Demorou um pouco para Declan Gaffney moldar seu remix que pudesse ser tocado por seres humanos, mas finalmente quando aconteceu se tornou uma das aberturas mais notáveis do show do U2. Seu melhor momento foi no Festival Glastonbury, tocado por uma banda acompanhada por um vídeo feito especialmente para a ocasião por Damien Hirst. Está na natureza das coisas que muitas vezes você só reconhece os grandes momentos da vida quando você olha para trás, mas neste caso, confie em mim, nós sabíamos bem no momento.

An Cat Dubh / Into The Heart – Boy

Eu me apaixonei por esta música enquanto tomava banho em Israel em 1981 e não é segredo nenhum que essa seria a única coisa que eu levaria para uma ilha deserta. A perfeição, a ânsia dispersa da passagem instrumental é muito maior do que a soma de suas partes. Era puro prazer ouvi-la ser tocada ao vivo algumas vezes na Vertigo Tour, embora a versão mais vívida que eu me lembro foi no Palladium em Nova York na turnê do War.Ninguém naquele lugar respirava por 8 minutos.

Beautiful Day – All That You Can´t Leave Behind

Se o sola fizesse um barulho quando saísse de trás das nuvens, soaria como a abertura desta música. Para mim é também senti sempre como uma parceira anti-partícula de An Cat Dubh, embora eu não consiga explicar o que quero dizer com isso.

I Fall Down – October

Tanta angústia em homens tão jovens. Eu amo o vazio deste álbum inteiro, com fragmentos atmosféricos. Foi o que me ofereceu a ideia de Scarlet ter um lugar no set list na última parte da turnê 360° e eu achava realmente que isso não ia acontecer. Eu poderia ter escolhido esta música para a lista ou Stranger in a Strange Land, mas quando veio a mim I Fall Down de alguma forma tem o pico do minimalismo melancólico. Não me admira que eles se deram tão bem com Brian Eno.

Love Is Blindness – Achtung Baby

Assistindo ao documentário de Davis Guggenheim, ‘From The Sky Down’, me lembrou de como essa música é extraordinária. Foi, claro, a trilha sonora do pano caindo da Zoo TV e em algum momento daquela turnê Bono me disse que ele tinha finalmente descoberto sobre o que era o Achtung Baby – “a futilidade do amor erótico”. Nenhuma música no álbum resume tão bem isso quanto esta.

I Know I´ll Go Crazy If I Don´t Go Crazy Tonight – , Live, Redanka Remix

Esta música foi feita especialmente para a turnê 360°, criada durante os ensaios da produção em Barcelona. Nós sabíamos que queríamos um momento completamente descontruído no show onde a produção meio que virava do avesso – toda a banda na órbita externa enquanto o telão descia no palco principal. Nós questionamos sobre esta janela ser gravada pelo remix de Oakenfold de ‘Even Better Than The Real Thing’, mas quando Redanka entregou o remix de ‘Crazy’ nós sabíamos que era perfeito. Esta, mais do que qualquer outra faixa, define a turnê 360° para mim, então eu considero uma pena que os perversos jogadores não a votaram para o álbum U22, mas esta é a democracia.

Where The Streets Have No Name – The Joshua Tree

É quase um cliché incluir essa faixa, mas noite após noite todos os pelos continuavam de pé arrepiados no fim. O riff de abertura do Edge tem uma propriedade única de evocar por antecipação e desenlaçar ao mesmo tempo, em termos dramáticos que eu não acho que é tecnicamente possível. Isso ainda acontece – noite após noite após noite.

Zooropa – Zooropa

Quando essa música foi tocada ao vivo pela primeira vez em quase vinte anos, a palavra ‘Zooropa’ alcançou o top ten dos trending topics no Twitter em algumas horas. Por que nós amamos essa música incoerente de tanta estranheza, essa fria e iluminada Polaroid de Plutão? Eu não sei dizer, mas certamente, mas certamente foi maravilhoso ouvi-la.

The Lady With The Spinning Head – B-side Even Better Than The Real Thing

Eu ouvi uma versão inicial desta música em Tenerife, enquanto a banda estava na correria inicial de sua cross-dressing. Então era apenas chamada de ‘69’ e foi a primeira coisa que eu ouvi do Achtung Baby. Eu praticamente me molhei e devo ter ouvido umas cem vezes durante a semana. A música acabou sendo dividida em duas e se tornou ‘The Fly’ e ‘Ultra Violet’, mas com os quatro músicos a todo vapor é a confiança desenfreada da performance que a faz uma obra-prima do jeito que está – além de ser a primeira odisseia de jazz do U2.

When I Look At The World – All That You Can´t Leave Behind

Essa é uma pequena joia do ATYCLB, que com humor sábio, parece uma faixa perdida do Achtung Baby. Guitarra, baixo, bateria, letra e tudo que vem depois.

Bad – The Unforgettable Fire

 Como ‘Streets’, essa música é enormemente emocional que quando é tocada ao vivo sua posição no set list requer alguma estratégia de forma a não desestabilizar o show todo. Por outro lado, a versão do álbum soa extremamente frágil, delicada e discreta. Eu amo a quebra disso e para ouvir no iPod optaria por esta invés da experiência ao vivo.

Acrobat – Achtung Baby

Uma música a espera de sua estreia ao vivo. Nós ensaiamos uma versão na Zoo TV que abria com ‘Acrobat’ e era extremamente dramático, embora numa situação de estádio pudesse ser argumentado que teria o mesmo impacto dramático como andando no palco e dizendo foda-se para a plateia. Eu acho que o U2 irá tocá-la algum dia, mas até lá esta gravação surpreendente terá que fazer.

No Line On The Horizon – No Line On The Horizon

Esta, em minha humilde opinião, foi o single que faltou do álbum de mesmo nome. Era e é minha música favorita do álbum, e quando no contexto ao vivo, combinada com a fotografia animada de Hiroshi Sugimoto se torna algo quase sublime.

Desire – Live In Rotterdam (Noite de abertura da turnê Zooropa, não vendida comercialmente)

Eu amo o jeito que’ Desire’ fez um salto do backbeat-skiffle do Rattle and Hum para o pregador cowboy da Zoo TV, numa fantasia de globo de espelhos. Folkway para Vegas em 60 segundos ou menos. Quando nós fomos a Europa para começar a turnê Zooropa, as rodas realmente se desprenderam conforme MacPhisto assumiu o papel de liderança para a música. Na noite de abertura em Rotterdam um trovão forte e uma tempestade atingiram quando ‘Desire’ começou o bis, o que eu acho que deu a Bono a coragem necessária para enfrentar seu público vestido como uma drag-diabo Laurence Olivier em plataformas douradas. É sempre divertido assistir 60 mil pessoas falando ‘que porra é essa?’

Take To The Clouds Above – Single, LMC VS U2

Essa sempre sentiu menos como uma canção pop do que um tipo de estilo de construção matemática Eric Satie. Poderia ter sido escrita por um computador encontrando permutações aleatórias de duas linhas de How Will I Know de Whitney Houston, uma frase do Edge e do Adam de ‘With Or Without You’ e uma bateria eletrônica. Eu não consigo imaginar porque eu a acho tão comovente – talvez seja minha angústia adolescente comungando com seu disco interno.

Na turnê Vertigo eu tentei convencer Bono a cantar o refrão de Whitney Houston no fim de With Or Withou You. Depois de meses de incômodo, ele finalmente fez em Manchester. Eu amei, The Edge ficou estarrecido e nunca mais aconteceu de novo.

Leia também as Playlists de: Jacknife Lee , Daniel Lanois , John Noble – Bigwave , Matt McGee – atu2 e Caroline van Oosten de Boer – U2log.

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2

UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.