“Mothers of the Disappeared”: Justiça tarda mas não falha

“Mothers of the Disappeared”: Justiça tarda mas não falha

“Mothers of the Disappeared” é uma música do álbum ‘The Joshua Tree’ e tem grande importância para a América Latina.

A canção foi inspirada pela experiência de Bono em El Salvador e Nicarágua. O vocal do U2 viajou a estes lugares, acompanhado de sua esposa Ali, para ver de perto o sofrimento dos camponeses que eram intimidados por conflitos políticos e sofriam intervenção militar dos Estados Unidos.

Durante a turnê A Conspiracy of Hope, Bono se encontrou com um artista chileno chamado René Castro e que havia sido torturado e mantido preso em um campo de concentração por dois anos porque sua arte criticava a ditadura de Pinochet. Foi por ele que Bono conheceu a real situação da Argentina e Chile e o grupo Madres de Plaza de Mayo – mulheres que procuravam por seus filhos desaparecidos durante o regime. Eles eram estudantes que se opuseram ao governo durante a Guerra Suja e do golpe de estado que levou Jorge Rafael Videla ao poder.

Depois de tantos anos de luta e sofrimento, ontem foi noticiado que o ex-ditador Jorge Rafael Videla foi condenado a 50 anos de prisão por conta do sequestro de bebês durante a ditadura militar argentina. Videla foi julgado junto de outros dez acusados, em Buenos Aires.

Ele já tinha sido condenado em 2010 à prisão perpétua por um tribunal de Córdoba pelo fuzilamento de dezenas de presos políticos, em 1976, e vários outros processos por crimes cometidos durante o regime militar.

O diferencial de agora é que, pela primeira vez a Justiça declarou que houve um plano sistemático de sequestro de recém-nascidos, filhos de prisioneiros políticos. Até então, os casos eram tratados de forma isolada. Desta forma, os crimes podem ser considerados como de lesa humanidade, levando a novas condenações de outros envolvidos.

Segundo a associação Avós da Praça de Maio foram sequestrados 500 bebês, que foram entregues a famílias de militares. As Avós já recuperaram 105 desses jovens, que hoje têm seus 30 anos. Elas disseram que a condenação veio em boa hora porque o sequestro dos bebês “é o que distingue a crueldade da ditadura militar argentina em comparação com outras da região.”

A música “Mothers of the Disappeared” foi revivida na PopMart Tour, em 1998, na América do Sul, onde as “mães” se juntaram à banda no palco por duas ocasiões. É emocionante. Confira!

Informações da Folha de S. Paulo – Indicação de Elis Souza

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comments are closed.