Irlanda entre os países que mais providenciam ajuda externa, diz ONE

Irlanda entre os países que mais providenciam ajuda externa, diz ONE

De acordo com a ONE Campaign, a Irlanda tem uma das melhores orientações em ajuda externa no mundo e continua sendo uma inspiração para outros países da União Europeia.

A ONE, co-fundada pelo Bono em 2004 e que trabalha em defesa do desenvolvimento mundial, tem dado ao programa oficial de assistência de desenvolvimento da Irlanda um relatório brilhante.

O relatório anual elogiou a Irlanda por “não dar as costas aos mais pobres do mundo”.

É sabido que o total oficial de assistência ao desenvolvimento diminuiu, mas apenas 3,1% entre 2010 e 2011 apesar de severas restrições orçamentárias.

A Irlanda também continua a frente do seu objetivo de gastar 0,7% da renda nacional bruta em ajuda ao desenvolvimento externo até 2015.

Além disso, ainda está a frente de países como Alemanha, França e Finlândia, que são contribuintes para o fundo de resgate da UE, em atingir estes objetivos.

A Irlanda contribuiu com 650 milhões de euros em ajuda ao desenvolvimento em 2011 e é o sexto a se juntar a UE nos termos de alcançar os objetivos de 2015. A Irlanda é classificada como o principal país europeu em termos de maximizar a eficácia da ajuda dada. Isso significa que passa por um número mínimo de organizações no caminho até as pessoas pobres e reduz a carga administrativa sobre os países beneficiários. É ainda é o segundo em promover instituições nos países em desenvolvimento e quarto em termos de transparência de ajuda.

O diretor executivo da ONE, Jamie Drummond, disse que o povo irlandês devia estar orgulhoso do compromisso contínuo do país para a assistência oficial ao desenvolvimento, e “removeu a desculpa” de outros países que usam a crise econômica global para cortar suas contribuições.

Ele afirmou que a Irlanda está interpretando um papel de liderança na Europa “segurando a linha” e estava em posição de pressionar os outros a fazerem o mesmo quando se detém a presidência da UE no ano que vem. “É importante que as pessoas na Irlanda, que estão passando por momentos difíceis agora, saibam que o dinheiro de ajuda da Irlanda está entre os mais bem gastos no mundo. É um enorme crédito à nação,” ele disse.

Sr. Drummond afirma que os compromissos de ajuda da Irlanda foram apreciados por todo o continente africano e, eventualmente, acabaria por pagar dividendos em termos de comércio recíproco. Países que são sinônimos de fome, como a Etiópia, têm registrado um crescimento anual de 10% na última década. O crescimento na África é atribuído ao cancelamento da dívida nos anos 2000, à ajuda melhor direcionada, tecnologia de celulares e um boom de commodities.

“Nós esperamos que países que usam seus recursos naturais não precisarão da nossa ajuda em 10, 15 anos,” disse Sr. Drummond.

Além disso, ele defende os acordos de impostos de Bono dizendo que são “perfeitamente legais”. O U2 enfrentou duras críticas e acusações de hipocrisia em 2006 quando eles mudaram parte dos seus negócios comerciais para a Holanda, para evitar o pagamento de impostos sobre royalties na Irlanda.

As críticas são particularmente destinadas ao Bono, que é um defensor dos países em desenvolvimento. Ele disse que os impostos dos países são uma questão dos próprios países e os assuntos fiscais do U2 são um problema para a administração da banda.

Sr. Drummond tem viajado regularmente para a África com Bono. “Tudo o que eu posso dizer é que eu conheço o Bono muito bem, e o tamanho de trabalho, tempo, suor e dinheiro que ele gasta nisso é fenomenal.”

Fonte: Irish Times

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

One Reply to “Irlanda entre os países que mais providenciam ajuda externa, diz ONE”

  1. o povo Irlandês está seguindo o exemplo de Bono e ajudando países mais pobres, ao contrário dos EUA que gastam milhões de dólares com aviões,e tal e na hora de se compromenter com algo sério e  que irá ajudar o planeta inteiro eles saem de cena.

Comments are closed.