Music can change the world because it can change people.

Bono

ULTRAVIOLET-U2 Brasil

você está em
Notícias

Voltar
lista de notícias

24 maio 2012 23:08

por: febottini

Nesse mundo do rock and roll, muitos poucos empresários ganharam tanto destaque quanto o Paul McGuinness. Podemos lembrar de alguns nomes importantes que deixaram sua marca no show business. E com certeza, o empresário do U2 faria parte desta listinha.

Paul McGuinness se tornou empresário do U2 em 25 de maio de 1978. Ou seja, está acompanhando a banda desde o comecinho de sua carreira e continua firme e forte até hoje.

A origem de sua relação com a banda teve início bem antes, quando ele ainda jovem foi estudar psicologia e filosofia na Trinity College, em Dublin. Apesar de nunca ter se formado, foi onde McGuinness viveu momentos que marcariam sua vida toda. Ele não só conheceu sua futura esposa lá, Kathy Gilfillan, mas também fez amizade com Michael Deeeny – que se tornaria empresário da banda Horslips e que incluía o produtor do U2 e diretor de clipes Barry Devlin – e Bill Graham.

Bill Graham era escritor da revista Hot Press e foi ele quem apresentou o U2 ao Paul McGuinness. Graham falou pra ele sobre uma banda bem jovem que estava começando a trilhar seu caminho em Dublin. E exatamente no dia 25 de maio de 1978, McGuinness esteve num show do U2 no Centro de Projetos de Arte e encontrou com a banda pela primeira vez.

 Vejam o vídeo, no qual o próprio McGuinness conta um pouco sobre isso.

Após o primeiro encontro e algumas reuniões com o pai do The Edge, Garvin Evans, e a mãe do Adam, Jo Brian, Paul McGuinness se tornou o empresário do U2 por um período experimental de seis meses. McGuinness agendou mais shows para a banda e levou o U2 ao estúdio para gravar uma demo.

Em seguida veio o acordo com a CBS, o lançamento do U2-3 e o acordo com Chris Blackwell e a Island Records. Através da inteligente negociação de McGuinness, o U2 detém os direitos de todos os seus trabalhos, independente de qual selo o U2 assine o contrato. Além disso, as músicas do U2 também não podem ser usadas em comerciais ou em qualquer outra coisa sem a permissão da banda.

Desta forma, Paul McGuinness é considerado o quinto membro do U2. Por meio do Principle Management, McGuinness, Bono, Edge, Larry e Adam lidam com todos os aspectos da banda, do marketing ao merchandising.

Com o mesmo entusiasmo e o comprometimento com o U2 desde o início, McGuinness mantém seu plano de trabalho com a banda e pretende continuar fazendo isso por quanto tempo eles forem bons nisso.

 “É muito estranho para os mesmos cinco homens estarem trabalhando juntos por quase trinta anos. É muito difícil, às vezes há lágrimas do mesmo modo que há alegria e divertimento. Eu acho que somos bons fazendo isso juntos e bons em mantendo nossa distância. Bono diz que há quatro pessoas na banda e cinco a bordo. Eu gosto de trabalhar com o U2 porque tira de mim toda a habilidade que eu tenho; há arte e comércio, política e história. Eu nunca fui um músico, frustrado ou qualquer outra coisa.Eu sou razoavelmente crítico com o material quando está acabado ou quase acabado. No começo das canções, eu acho que não sou muito de julgar. Eu tenho muito orgulho do U2 e o que eles alcançaram produtivamente durante os anos. Eu também tenho orgulho do que nós conseguimos juntos nos negócios. Nós sempre concordamos que seria patético sermos bons na música e ruim nos negócios”. (Paul McGuinness, “U2 BY U2”).

UltraViolet-U2 no Twitter: https://twitter.com//ultravioletu2
UltraViolet-U2 no Facebook: https://www.facebook.com/UltravioletU2Brasil

Comentários

Ele e Peter Grant do Led Zeppelin são os maiores Manager “phodões” da música. #fato.

Busca

Assine

Lista de Discussão

Converse com os fãs do U2 por .

Redes Sociais

Facebook Twitter Google Plus RSS

Anúncios

Coloque seu anúncio aqui.

Contribua

Se você tem alguma dica de notícia sobre o U2 que ainda não publicamos, por favor envie-nos um email. O nosso endereço é dicas@ultraviolet-u2.com.

Por favor indique a fonte da notícia e, se houver uma foto que ilustre a notícia, anexe a foto ao seu email.

Nós Apoiamos

GRAAC Conheça mais sobre o GRAAC. Assista o vídeo. Você também pode ajudar. Faça uma doação ao GRAAC.
Ultraviolet