Turnê 360° no Brasil – 1 ano Parte 2

Turnê 360° no Brasil – 1 ano Parte 2

Na primeira parte do especial sobre o um ano da passagem da turnê 360° pelo Brasil relembramos os três shows do U2. Se você perdeu, pode conferir aqui: http://www.ultraviolet-u2.com/noticias/2012/04/09/turne-360-no-brasil-1-ano/

Mas quando qualquer artista internacional vem ao nosso país, ele não se contenta apenas em fazer o show e passar o resto do tempo no hotel, não é verdade? Com o U2 não foi diferente, visto que os próprios dizem que adoram curtir as terras brasileiras.

Pelas outras vindas da banda, já tivemos um pouco a noção de que Bono, Edge, Larry e Adam adoram passear pelo nosso país: visita à escola de samba, futebol na praia, carnaval em Salvador, etc.

Em 2011, pudemos dividir esses momentos de descontração do U2 em baladas e encontros políticos. É disto que vamos falar nesta segunda parte da reportagem especial “Turnê 360° no Brasil – 1 ano”.

Pelo o que ficamos sabendo, Larry e sua namorada Ann chegaram ao Brasil antes do resto da banda e foram para a Bahia relaxar. Parece que ele gostou da experiência em 2006 e decidiu aproveitar as nossas praias. Mas como o baterista é muito discreto com sua vida pessoal, não temos mais muitos detalhes sobre isto.


foto: Sérgio Lima/Folhapress 

O primeiro compromisso oficial do U2 por aqui foi o encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada em Brasília, no dia 08 de abril. Bono tomou a dianteira da conversa e lamentou a tragédia ocorrida na escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, dias antes. “É um dia muito triste para o Brasil,” disse. Ele também fez questão de falar sobre as ações de combate à AIDS e a erradicação da pobreza, afirmando que todo presidente deveria priorizar a luta contra a miséria.

Depois do segundo show, no dia 10, o U2 e membros da banda Muse foram comemorar o aniversário do Julian Lennon. Eles seguiram para o bar Número e a festa foi até às 6h da manhã, com direito a bolo e parabéns puxado por Bono no microfone, ao som de muita música brasileira animando toda a noite. Aliás, nosso vocalista disse que se sentiu em casa. Tomou vinho, uísque e adorou comer coxinha. Quem diria que na festa de aniversário do filho do beatle John Lennon fosse ter coxinha, né?




fotos: Eduardo Lopes

No dia seguinte, Bono teve uma reunião política com o ex-presidente Lula. Segundo a Folha de S. Paulo, o encontro durou duas horas, no período da tarde, e contou com a participação de executivos da ONE. Bono pediu esta reunião para dar início a um trabalho conjunto com Lula na luta contra a pobreza extrema no continente africano. Bono também se encontrou com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Dizem que depois do trabalho, o descanso é merecido. Mas qual seria o descanso para um irlandês? Se você respondeu ir num pub tomar umas com os amigos e curtir a noite, você acertou. E foi exatamente isso que o Bono fez. Mas antes, ele jantou bacalhau no restaurante português A Bela Cintra e de sobremesa comeu frutas. Com o estômago cheio, ele foi a um tradicional pub irlandês, O´Malleys, com diversas pessoas da equipe do U2. Lá bebeu chopp Guinness, cerveja Heineken e vinho. E só foi embora às 3h da manhã, meio “alegrinho” segundo consta. No dia seguinte surgiram alguns boatos de que ele teria deixado o pub sem pagar a conta, porém logo foi desmentido pela assessoria do local que disse que a conta foi paga pela secretária do Bono. Falta de dinheiro não seria o motivo, não é?A gente conhece o Bono e sabe como ele é “distraído e esquecido”, ainda mais no final de uma noite de bebedeira.

No último dia de apresentação do U2 no Brasil, 13 de abril, pouco antes do show Bono foi atender alguns fãs que estavam na porta do hotel. Pura simpatia, que já tinha sido percebida também pelos fãs que acamparam no Morumbi e que receberam o carinho quando o U2 fez as passagens de som no estádio.

Fim da noite, três ótimos shows e, claro, todos foram comemorar. A banda foi para o bar Secreto acompanhado do ex-jogador Ronaldo e cantaram num karaokê. Parece brincadeira, mas foi verdade. Bono, Edge, Larry e Ronaldo podem ser vistos se divertindo no vídeo abaixo. Vale a pena revermos esses momentos pra darmos umas boas risadas. E assim encerramos esta reportagem especial de retrospectiva de um ano da turnê 360°pelo Brasil. Em resumo, foi bom demais e só nos restaram as saudades!

2 Replies to “Turnê 360° no Brasil – 1 ano Parte 2”

  1. Ótimo resumo, parabéns Fernanda. Pra completar,queria lembrar da passagem do Bono pelo prédio do BB na Av.Paulista, é lá que funciona o escritório do Ministério da Fazenda, e quem fez as honras da casa foi um dos executivos do BB em São Paulo. A passagem do Bono causou o maior alvoroço no prédio, e ele acabou tirando várias fotos com colegas meus do BB. As fotos apareceram na nossa intranet, e eu divulguei na lista, na época.
    Abs, MT

  2. Obrigada MT!
    Estou sempre lendo seus comentários e fico feliz que esteja gostando dos especiais.
    Lembro sim da passagem do Bono na Av. Paulista, mas ao mesmo tempo que penso em fazer um texto bem completo, tenho que fazê-lo de forma o mais resumida possível. Já percebi que quando o texto é longo demais, muita gente não lê. Uma pena, mas enfim obrigada pelo comentário e pela lembrança.

Comments are closed.