Daniel Lanois irá receber homenagem no Canadian Music Industry Hall of Fame

Daniel Lanois irá receber homenagem no Canadian Music Industry Hall of Fame

 No dia 22 de março, Daniel Lanois receberá uma homenagem pela sua vasta carreira com a indução ao Canadian Music Industry Hall of Fame. O tributo ocorrerá durante o Canadian Music & Broadcast Industry Awards, em Toronto, como parte das celebrações de 30 anos da Canadian Music Week.

Lanois deixou uma marca na indústria musical, através de seu trabalho de mais de quatro décadas com Peter Gabriel, Neil Young, Bob Dylan, U2 e outros. Como produtor do U2, Lanois fez uma longa parceria de sucesso com Brian Eno que resultou em diversos álbuns importantes, incluindo The Unforgettable Fire, The Joshua Tree, Achtung Baby, All That You Can´t Leave Behind, No Line On The Horizon, só pra citar alguns e sem esquecer de outros trabalhos como a trilha do filme O Hotel de Um Milhão de Dólares.

 O Rock Cellar Magazine aproveitou a oportunidade para fazer uma entrevista com Lanois. Ele falou sobre sua carreira, música, seus diversos trabalhos com nomes famosos da música, etc. Aqui vou destacar seus comentários referentes ao U2.

RCM: Você obviamente chegou num momento quente, se juntando com Brian Eno para produzir o marcante álbum do U2 ‘The Unforgettable Fire’, em 1984. Como é gravar com o U2?

DL: Eles são uma banda muito espontânea no estúdio, quando nós conseguimos chegar às músicas. Eles vêm com as ideias e a próxima coisa que você sabe é que está numa barca em um rio veloz e você está fazendo o seu melhor. Você faz o que tem que fazer pra transformar aquilo em algo. É como um bando de cavalos selvagens. O começo das músicas é muitas vezes renegado.

RCM: Como você reflete sobre sua carreira de quatro décadas – desde o porão da sua mãe até TheBellavista, por assim dizer – há uma certa qualidade que você em seus pares da indústria musical. Há algo em comum entre Willie Nelson, Peter Gabriel e U2?

DL: Muitas pessoas que ocupam essa posição são ótimos seres humanos e de alma também. Qualquer pessoa que lutou de baixo e chegou ao topo e o U2 é um excelente exemplo disso. Eles são os seres humanos mais generosos e isso eu realmente aprecio neles. Meu amigo irlandês me disse uma vez, ‘Sim, o U2 é uma grande operação, mas há quatro corações generosos no centro disso’. Eu não sei mais o que dizer sobre eles, a não ser que eu sou abençoado por nossos caminhos terem se cruzado.
Alguns artistas como Bono e Bruce Springsteen são a voz de uma geração. São pessoas com valores bons, que querem deixar o mundo num lugar melhor do que eles encontraram. E esse é o nosso trabalho, não só como artistas, mas como seres humanos. Bruce Springsteen, Peter Gabriel, U2 – eles tocam os corações. Que nós todos possamos tocar um coração em algum lugar, algum dia.

Fonte: Rock Cellar Magazine – entrevista completa: http://www.rockcellarmagazine.com/2012/03/19/daniel-lanois/

Comments are closed.