St Patrick´s Day e o U2

St Patrick´s Day e o U2

No dia 17 de março, é comemorado na Irlanda o Dia de Saint Patrick (São Patrício) – padroeiro do país. A festa tão tradicional, com desfiles pelas ruas, ganha cada vez mais espaço e é também celebrada em vários outros países, até no Brasil. Claro, tudo com muita cerveja e a cor verde.

Pra quem não sabe, Saint Patrick foi o responsável por levar o Catolicismo à Irlanda. E é dito que ele usava um trevo de três folhas como auxílio para evangelizar o povo, simbolizando a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Desde então, o santo é muito estimado no país e as comemorações no dia de sua morte se tornaram tão famosas que praticamente o mundo todo celebra este acontecimento, exaltando a cultura irlandesa.

Nesta data, todo o mundo se torna irlandês. Porém, nós fãs do U2, somos irlandeses o ano inteiro, não é? Por isso, não vamos deixar de lado nossa banda abençoada.

Mergulhando na história, em um Saint Patrick´s Day, mas em 1978, o U2 venceu um concurso de talentos em Limerick, na Irlanda. Como prêmio, ganharam 500 libras e puderam gravar num estúdio uma demo, que seria ouvida pela gravadora CBS. Esta vitória foi um marco importante para o início da carreira e auto-afirmação da banda.

Em 1982, o U2 gravou uma reportagem à MTV americana falando sobre o tradicional evento irlandês, mostrando um pouco de Dublin e desejando um “Happy St. Patrick´s Day” a todos. Confiram o vídeo:

Já no ano 2000, a banda foi entrevistada em um programa de Dublin, bebendo umas e outras em meio às comemorações. Na primeira parte, entrevista com Bono e Edge falando sobre o Clarence Hotel (propriedade dos dois), o encontro de Bono com o Papa, o filme ‘O Hotel de Um Milhão de Dólares’, entre outras coisas. (Os vídeos abaixo só podem ser vistos no próprio Youtube. Basta clicar em “Assistir no Youtube” na parte inferior do canto direito de cada vídeo).

Na segunda parte, Bono e Edge interpretam ‘The Ground Beneath Her Feet’.

Feliz St. Patrick´s Day! Vistam verde, dizem que dá sorte!

Comments are closed.