Especial U2 Books – Parte 6

Especial U2 Books – Parte 6

Continuando, segue a sexta parte, com os próximos 5 livros, sempre em ordem cronológica de publicação (obs.: refere-se às edições que possuo, podem haver outras mais antigas ou mais recentes).

U2 By U2, by Bono, The Edge, Adam Clayton and Larry Mullen Jr with Neil McCormick
HarperCollins Publishers, 2006

Para marcar os 30 anos desde a primeira jam session na cozinha da casa do Larry em 25 de setembro de 1976, o U2 finalmente resolveu contar sua história. Através de entrevistas conduzidas pelo jornalista, amigo e ex-colega de escola Neil McCormick, os integrantes da banda Bono, Edge, Larry e Adam, somados ao empresário Paul McGuinness nos levam a viajar no tempo com eles e suas reminiscências desde os primeiros anos na batalha para vencer no mundo da música, até a edição do último álbum, na época, How To Dismantle na Atomic Bomb. O livro é muito lindo, em edições capa dura ou brochura, no original em inglês. Há edição em português, de Portugal porém. O projeto gráfico elaborado mais uma vez pelo pessoal da Four5One é primoroso, e contém inúmeras fotos inéditas até então. Obrigatório, para ler e reler muitas vezes.

On The Move, A Speech, by Bono
W Publishing Group, 2006

Esse pequeno livrinho é na verdade a versão impressa do famoso discurso feito pelo Bono num evento ecumênico que ocorreu na Casa Branca chamado Prayer Breakfast, ainda na administração Bush. O discurso, emocionante, eloqüente, e às vezes até engraçado, foi um chamado à consciência e à ação para os líderes religiosos e políticos americanos presentes. O livro traz fotos de crianças etíopes, tiradas pelo próprio Bono em 1985, no período que ele passou na África, junto com sua esposa Ali, trabalhando num orfanato na Etiópia. Toda a renda com a venda do livro foi doada para a One Campaign. Vale à pena ter esse livrinho.

U2 An Irish Phenomenon, by Visnja Cogan
The Collins Press, 2006

O livro começou na verdade como uma tese de mestrado em Estudos Irlandeses, tendo o U2 como tópico principal. A autora, fã do U2 que nasceu na Croácia e foi criada na França, viveu muitos anos em Dublin, lecionando francês na Dublin City University. Eu gosto bastante desse livro, estruturado em capítulos que procuram “explicar” o fenômeno U2 e seu sucesso mergulhando em tópicos como comunidade, irlandesidade, independência, espiritualidade, imaginação, consciência social, ambição e estratégia. O epílogo traz entrevistas com fãs do mundo todo, em depoimentos bem interessantes.

U2 Popaganda, Essential U2 Quotations, by Tony Clayton-Lea
Hodder Headline Ireland, 2007

Ótimo para dar umas risadas de vez em quando, especialmente quando o tema das citações é leve, ou pra conhecer a opinião dos U2ers sobre muitas coisas. O autor colecionou algumas tantas pérolas de sabedoria publicadas em entrevistas com nossos irlandeses favoritos, e as catalogou por assuntos ou temas, os mais variados. Livrinho despretensioso, mas interessante e divertido.

Achtung Baby: Meditations on Love In the Shadow Of The Fall, by Stephen Catanzarite
Continuum Publishing Group, 2007

Confesso que nunca cheguei a terminar de ler esse livro. Comprei pensando que seria uma coisa, e era outra. Basicamente é a versão religiosa, ou espiritual do autor, com relação às músicas que compõem essa obra-prima do U2, Achtung Baby. Sinceramente, não consegui concordar com o pouco que li, até porque sei que o álbum é muito mais do que isso, e por tudo o que rolou nos bastidores da sua gestação, mas… pra quem se interessa por essa, digamos assim, linha de interpretação, é um prato cheio. Não é o meu caso, então não vou opinar sobre ele.

(N.E., em breve, a sétima e última parte deste especial…)

2 Replies to “Especial U2 Books – Parte 6”

  1. Márcio, quais desses livros tem versão em português? Mesmo que seja o de Portugal.

    E não tem nenhum desses livros cadastrados no skoob triste(

    Só o U2 by U2.  Eu queria adquirir, ou pelos menos ter traduções.

  2. Olá, nas minhas resenhas eu procurei informar quais livros têm versão em português. Do acervo que tenho, apenas o U2 By U2, e o Bono in Conversations with Michka Assayas têm versão editada em Portugal. No Brasil, há os dois livros do Cláudio Dirani (Histórias e Canções Comentadas, e Na Rota da BRU2), e ainda A Jornada Espiritual do U2, de Steve Stockman, e U2 e a Filosofia, de Mark A.Wrathall. Todos os demais só têm versões originais, em inglês.

Comments are closed.