The Edge entre os 100 melhores guitarristas de todos os tempos

The Edge entre os 100 melhores guitarristas de todos os tempos

Em fevereiro, a Rolling Stone Brasil chega às bancas em edição de colecionador, apresentando a lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos. A votação foi realizada por grandes especialistas e por quem mais entende do assunto: os próprios guitarristas.

O The Edge ocupou o 38° lugar da lista. Confiram abaixo o depoimento de Daniel Lanois:

“Muito já havia sido dito sobre a guitarra quando The Edge a pegou. Seu segredo é que ele aprendeu sozinho a tocar – por isso ele é tão único. A mente dele é tão muito inovadora: cada álbum do U2 no qual me envolvi tinha um novo som vindo dele. Não há muito dedilhado em seu estilo; ele é basicamente um servo da melodia. Seu foco é na inter-relação entre sua guitarra e os vocais de Bono. The Edge é um cientista de dia e um poeta à noite: sempre tem um pequeno equipamento em casa. Leva uma batida de bateria de Larry Mullen e volta ao estúdio na manhã seguinte dizendo “Bono, tenho uma para você” – e apresenta “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, com um riff simples que norteia toda a direção da música. É dedicado a fazer anotações. Ele e seu técnico de guitarra, Dallas Schoo, documentam cada detalhe de seu som – que pedais, que captador usou –, qualquer coisa que ache que possa usar depois. Há uma quebra perto de dois terços de “Mysterious Ways”, antes de a música entrar em sinfonia que, para mim, está no mesmo nível das melhores partes de guitarra de James Brown ou, então, a uma das melhores linhas de sopro tocadas pelo Tower of Power. Não é realmente um riff – é um momento, que me leva às lágrimas sempre que o ouço.”

PRINCIPAIS FAIXAS“I Will Follow”, “Pride (In the Name of Love)”, “The Fly”, “Mysterious Ways”

A edição 65 da Rolling Stone Brasil já está nas bancas com três capas diferentes (o conteúdo é idêntico): Jimi Hendrix, Eddie Van Halen e Jimmy Page.

One Reply to “The Edge entre os 100 melhores guitarristas de todos os tempos”

  1. ”Não há muito dedilhado em seu estilo; ele é basicamente um servo da melodia. Seu foco é na inter-relação entre sua guitarra e os vocais de Bono”
    Caramba é tudo que eu penso sobre Edge!!!! uma ligação muito forte de seus acordes com a voz do Bono isso é incrivel!!!38 . que venceu? heheheh

Comments are closed.