40 anos do Domingo Sangrento

40 anos do Domingo Sangrento

30 de janeiro de 1972. Você pode não lembrar, mas esta data faz parte da sua vida. Esta data mudou a vida de todos os irlandeses e, através do U2, se eternizou como uma das músicas mais características da sua história – ‘Sunday Bloody Sunday’.

O “Domingo Sangrento”, como ficou conhecido, foi um dia marcado por um massacre na cidade de Derry, Irlanda do Norte. 14 pessoas foram mortas e 26 ficaram feridas pelo exército britânico, que dissolveu uma manifestação pacífica a favor dos direitos civis e contra o governo no país. Do total de vítimas, 7 eram menores de idade e 5 foram alvejadas pelas costas. Todos estavam desarmados.

Em memória a esta data trágica, o U2 fez ‘Sunday Bloody Sunday’, levando esta problemática a todo o mundo, e se tornando uma das canções mais importantes de sua carreira.

Quem quiser saber mais sobre o assunto, indico o filme de mesmo nome – “Domingo Sangrento”. Diria que é obrigatório para qualquer fã do U2.

Aproveitando, hoje também se completa 14 anos de um dos shows da Popmart Tour, em São Paulo, a primeira turnê do U2 a chegar ao Brasil. Para comemorar a data, vamos relembrar então esta emocionante versão de Sunday Bloody Sunday na voz do The Edge.

Comments are closed.