20 anos de Achtung Baby (Parte 1)

20 anos de Achtung Baby (Parte 1)


U2 ainda estava gravando o álbum no estúdio, quando os diretores Jon Klein e Richie Smyth receberam um telefonema para dirigir o primeiro single do cd Achtung Baby, “The Fly”. O nova-iorquino Klein ficou responsável pela gravação em Londres, enquanto o dublinense Smyth teve o desafio de gravar as cenas com as performances da banda.

“The Fly” foi o terceiro clipe gravado por Smyth em sua carreira profissional. Ele começou como fotógrafo e sentiu que os videoclipes eram um passo natural a seguir. “Eu amo música, e a ideia de fazer imagens com música realmente me pareceu uma ideia ótima na época,” disse Smyth.

O U2 chegou à Smyth depois que viram seu segundo clipe, “100 Boys” de The Golden Horde, e gostaram muito. Smyth percebeu que o vídeo do U2 seria muito mais do que um simples clipe, era o começo do fenômeno Zoo TV.

A escolha do U2 por Smyth o levou da cena local de Dublin para o cenário mundial do dia pra noite. Ele disse como o processo mudou sua criatividade como diretor: “Criatividade não é algo que você aprende com alguém, ela vem. E é diferente de um processo como pintar ou escrever. Aqui você tem um cliente com uma agenda. Trabalhando com os desafios da banda, seu processo criativo cresce em muitos níveis. Com esse tipo de trabalho, eu aprendi a não ficar preso a minha ideia porque há sempre uma camada a mais pra cavar e não ter medo disso. Como um diretor irlandês, ser chamado pra filmar um clipe do U2 é como gravar um comercial da Guinness: uma honra enorme. Provavelmente, essas são as duas coisas mais maravilhosas que a Irlanda deu ao mundo.”

O U2 não tinha certeza de como as pessoas reagiriam ao novo look e ao som deles, mas Smyth confiava que seria algo realmente épico. Smyth foi trazido logo no começo do desenvolvimento do processo do clipe. No começo de setembro, o vídeo foi gravado com performances com fundo branco e luzes, que criariam sombras e distorções que a música pedia. Smyth disse: “Foi um processo bem colaborativo. Os rapazes se envolveram bastante. Todos davam 110% na gravação pra ficar o melhor possível.”

O vídeo foi a primeira aparição que o público teve do personagem de Bono, “The Fly”. Fintan Fitzgerald, “guru do guarda roupa”, estava com a banda desde as gravações em Dublin. Bono disse no “U2 by U2” que Fintan tinha encontrado um óculos escuro bem grande, estilo mosca, anos setenta e que ele poderia colocá-lo quando eles tivessem algum problema e, com isso, faria qualquer um rir. Foi somente quando os óculos se ‘encontraram’ com a roupa de couro preta, que o visual estave completo.

Bono não era o único a experimentar um novo look. Edge também estava deixando pra trás seu visual. Smyth disse sobre o novo visual de Edge: “Com o Edge é diferente. Os chapéus de cowboy não combinavam mais com o som da banda. Edge é um guerreiro – ele precisa de algo simples e direto. Ele colocou o gorro e se sentiu bem. Era uma progressão natural da música que eles passaram muito anos compondo e gravando.”

A nova direção que o U2 estava tomando com o seu visual e sua música ajudaram Smyth a capturar a performance deles no vídeo. Ele disse: “A música ficou mais suja, mais rock´n´roll ao contrário à vibe do começo e a performance deles era uma expressão natural da música.”


O vídeo “The Fly” prenunciou a turnê Zoo TV e Smyth estava lá para o seu nascimento. “Havia várias versões anteriormente em uma escala bem menor. Havia muitas idéias. Eu trabalhei no início na mistura visual para o show. Um outro diretor, Mark Pellington, veio de Dublin e trouxe um monte de recursos visuais. Nós tínhamos as performances da banda e tudo, desde bebês até prédios caindo. Nós pegamos uma máquina de loop de imagens, como uma espécie de pré cortes e mistura de imagens. Então corríamos as faixas e tocávamos como VJs. Ficou muito legal quando todos entraram “na zona”. Nós misturávamos essas imagens e foi a noite toda. Eu acredito que este foi o momento em que a Zoo Tv nasceu. A banda a concebeu mas foi nesta noite em Edit One, em Windmill, que ela deu à luz.”
Smyth acha que o clipe de “The Fly” não parece datado, já que passou bem por duas décadas, mesmo a banda aparentando 20 anos menos.

Fonte: @U2

Comments are closed.