Especial U2 Show – Parte 12

Especial U2 Show – Parte 12

CHRIS BLACKWELL

Aí vão mais algumas coisas legais que li nesse livro, do artigo do Chris Blackwell, fundador da Island Records, e pessoa chave na história do U2, alguém a cuja visão de futuro e paciência o Bono agradece muito em seu discurso no Rock´n´Roll Hall of Fame em 2005.

A primeira vez que vi o U2 se apresentar, havia umas dez pessoas na audiência – e eu acho que a maioria delas trabalhava pra eles ou pra Island. Mas eles tocaram como se fosse noite de casa cheia. Embora a música deles não tenha me tocado de imediato, eles me tocaram como pessoas, pela paixão, crença e comprometimento com o que estavam fazendo. Eu simplesmente acreditei neles. É uma daquelas coisas, quando você sente, bem, ‘Eu acredito nesses caras. Eu acredito que eles são muito espertos, eu acredito que eles são basicamente boa gente e estão genuinamente comprometidos com o que fazem. E se isso é o que eles querem fazer, tenho certeza que vão ser bem sucedidos. Posso não ouvi-los agora, mas tenho certeza que vai ser um sucesso.’ Eles tinham também um empresário muito bom, que era um fator chave. Paul McGuinness era muito bom. Contratar um artista é mais ou menos como um capitalista investir em um negócio. Você quer saber quem é o gerente, qual é o produto, esse tipo de coisa. Então eu instrui a companhia a basicamente seguir a direção deles porque eu realmente acreditava neles. E isso na verdade resume como nos sempre trabalhamos com o U2. Não não fizemos muito por eles, exceto dar apoio e a liberdade que eles precisavam pra perseguir sua visão.”

Sempre que você inicia com uma banda, você sente que algo pode ser grande, mas você nunca sabe que impacto global uma banda pode ter. É impossível enxergar tão longe. Existem inúmeros obstáculos, muita coisa pode acontecer. Bandas podem terminar, as coisas podem não funcionar como planejado. Você nunca sabe onde vai dar. O U2 criou seu próprio caminho. Eles são diferentes de todos os outros que conheço. Eu os vi pela primeira vez em 1980. Cá estamos, 23 anos mais tarde, e qualquer um que trabalhe com eles vai te dizer que eles são as pessoas mais honradas e extraordinárias. Todos eles. Normalmente, quanto mais você se aproxima de uma banda, mais podre é o núcleo em muitos casos. A mulher de um cara da banda odeia o outro cara da banda, e também a mulher do outro, e assim por diante. O U2 é sólido. Bono é o que tem mais visibilidade, mas todos eles são incríveis. O menos visível de todos, como vocês provavelmente sabem, é o líder da banda, Larry. Eles nunca perderam a cabeça no meio de tudo isso. Sempre mantiveram os pés no chão. Nunca perderam suas raízes. São pessoas simples. Acredite, isso é mais do que incomum. O U2 é definitivamente a única banda a durar tanto tempo com a mesma formação original.”

Pessoalmente, eu acho que a chave é fazer discos que te fazem querer ver a banda ao vivo. Muitos discos são brilhantes, mas muitas vezes você sabe que o disco é muito melhor do que a banda ao vivo. Você quer ficar com a impressão de que você tem que ver essa banda, porque eles vão ser fantásticos ao vivo. Eu acho que isso tem acontecido com o U2 em praticamente todos os seus discos. Eles conseguiram fazer algo que é muito difícil: manter os primeiros fãs, que estão agora na faixa dos 40 anos, e também conquistar os filhos desses mesmos fãs. Normalmente isso é muito difícil, porque a essência do rock´n´roll é a de que é uma música que os teus pais odeiam!”

Comments are closed.